Nacional
Alcione canta com Cármen Lúcia, Raquel Dodge e Grace Mendonça; assista ao vídeo
“Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar. O morro foi feito de samba. De samba pra gente sambar.”. Foi com esse clássico da música brasileira que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia encerrou o dia ao lado da cantora Alcione.
Leia também: Rosa Weber critica baixa representação feminina na política

Alcione esteve em Brasília durante essa segunda-feira (20) para participar do seminário Elas por Elas, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O tema discutido no encontro era o papel da Mulher no Poder Estatal e na Sociedade.
Leia também: Pesquisa Ibope: Doria (PSDB) lidera em São Paulo, Skaf (MDB) vem em 2º lugar
A publicação no Instagram da cantora já foi visualizada por mais de 80 mil usuários da rede social. No vídeo, Alcione pede: “Vai, Cármen Lúcia” e ainda brinca com a desenvoltura da ministra: “Tô desempregada”.
Também aparecem no vídeo, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz e a procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge.
Leia também: Pesquisa Ibope: Lula lidera intenções de voto e abre vantagem sobre Bolsonaro
“Não tem como medir o prazer de estar na companhia dessas mulheres incríveis! Obrigada, Ministra Cármen Lúcia”, escreveu Alcione
na rede social.

Nacional
Projeto prevê especialista indicado por associação médica em comissão de tecnologias do SUS


O Projeto de Lei 213/22 assegura a participação de um especialista indicado pela Associação Médica Brasileira (AMB) na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Já aprovada pelo Senado Federal, a proposta altera a Lei 8.080/90, que trata da organização e funcionamento do SUS. Hoje a norma prevê que a composição da Conitec seja definida em regulamento e conte com a participação de um representante indicado pelo Conselho Nacional de Saúde e um indicado pelo Conselho Federal de Medicina.
A comissão assessora o Ministério da Saúde a avaliar a incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica.
Autor da proposta, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) aponta que houve “inegável omissão legal” quanto à participação na Conitec de especialista indicado pela AMB. Segundo ele, desde 2000, a entidade elabora diretrizes médicas baseadas em evidências científicas, com o intuito de padronizar condutas e auxiliar o médico nas decisões clínicas relacionadas ao diagnóstico e tratamento.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra
Fonte: Câmara dos Deputados Federais
Nacional
Promulgado tratado internacional sobre comércio de armas convencionais


O presidente Jair Bolsonaro promulgou o Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA, em português, ou Arms Trade Treaty – ATT, em inglês), que regulamenta as transferências internacionais de armas convencionais e suas munições, como blindados, aviões de combate, navios, mísseis e fuzis. São as armas mais utilizadas em cenários de conflito e crimes, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pelo TCA.
O tratado se aplica a atividades de comércio internacional que compreendem exportação, importação, trânsito, transbordo e agenciamento.
A promulgação do TCA se deu por meio do Decreto 11.173/22, publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União. O acordo foi assinado pelo Brasil em 2013, no governo Dilma Rousseff, e aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado nos anos de 2017 e 2018, respectivamente.
Objetivo
O objetivo do TCA é estabelecer os mais elevados padrões internacionais comuns para regulamentar o comércio internacional de armas convencionais, além de prevenir o comércio ilícito ou o desvio de armas convencionais.
Com o instrumento, as decisões de transferência de armas passam a estar atreladas a preocupações humanitárias. Um país só exportará armas a outro após avaliar se as armas e munições contribuem para garantir a paz e a segurança ou atentam contra elas, e se existe possibilidade de o armamento ser usado para violar direitos humanitários. Caberá ao importador fornecer as informações apropriadas e relevantes ao estado exportador.
Para garantir o controle das exportações, cada país signatário do TCA manterá um sistema nacional de controle para regular a exportação de munições, além de partes e componentes utilizados na fabricação de armas convencionais.
Relatórios
Os países também ficam obrigados a apresentar anualmente, até 31 de maio, um relatório relativo ao ano anterior sobre as exportações e importações autorizadas ou realizadas de armas convencionais. O texto poderá omitir informações comercialmente sensíveis ou relativas à segurança nacional.
O documento será entregue ao secretariado que presta assistência às nações signatárias na implementação do tratado e ficará disponível aos demais membros do TCA.
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira
Fonte: Câmara dos Deputados Federais
Nacional
Número de candidatos ao Senado já passa de 200 Fonte: Agência Senado
Em todo o país, mais de 200 candidatos estarão na disputa por 27 cadeiras do Senado nas eleições de 2022 (uma por unidade da Federação). O prazo para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira (15). Até as 19h desta segunda, já havia 234 candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O quantitativo já é superior ao de 2014, quando 185 candidatos concorreram pelo mesmo número de vagas. Nas eleições de 2018, foram 352 candidatos a senador, mas naquele ano 54 cadeiras (dois terços das vagas do Senado) estavam em disputa.
O sistema utilizado nas eleições para o cargo de senador é o majoritário. É eleito o candidato que obtiver o maior número dos votos apurados no estado em que concorre. O mandato dos senadores é de oito anos, mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras.
O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 2 de outubro.
Atuação do Senado
O Senado compõe o Congresso Nacional junto com a Câmara dos Deputados e é considerado a Câmara Alta do Poder Legislativo federal. Tem status de Casa revisora e representa os estados e o Distrito Federal, enquanto a Câmara dos Deputados representa o povo. Por isso cada estado tem três senadores, independentemente do tamanho da população de cada um.
Os senadores possuem muitas atribuições privativas, que não passam pelos deputados federais. Entre elas, está o julgamento de crimes de responsabilidade por parte do presidente da República, que só é efetivamente afastado caso o Senado, por dois terços dos votos, opte pela procedência da acusação. O mesmo vale para casos envolvendo ministros.
Também cabe ao Senado a aprovação de nomes indicados ao STF e a procurador-geral da República, além dos presidentes e diretores do Banco Central (BC) e de agências reguladoras. Outra atribuição dos senadores é autorizar operações financeiras externas da União, estados e municípios.
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram
Fonte: Agência Senado
-
Policial10/08/2022 - 09:49
Bombeiros combatem incêndio em veículo em Rondonópolis
-
Policial09/08/2022 - 19:05
Pedreiro é condenado a 52 anos de reclusão por homicídio e estupros
-
Esportes10/08/2022 - 16:53
Vereador Adonias Fernandes intermedia e Câmara aprova R$10mil para evento de Ciclismo em Rondonópolis
-
Esportes10/08/2022 - 12:03
Antônio Marcos ‘Baiano’ conquista o 2º lugar nos 10km da Corrida Tiradentes
-
Rondonópolis10/08/2022 - 11:15
Zé do Pátio e o desejo de reduzir o plano de Saúde dos Servidores Públicos
-
Esportes10/08/2022 - 14:00
Copa FMF 2022: Após desistência do Academia, FMF divulga nova tabela detalhada; Cuiabá e Operário abrem a competição
-
Política MT10/08/2022 - 16:18
Delegado Claudinei apoia projeto social ligado ao Futebol de 7 para jovens em Rondonópolis
-
Política MT10/08/2022 - 16:25
Beto Dois a Um promove reunião com mais de 200 apoiadores de Cuiabá e Várzea grande