Rondonópolis
Alunos do Cmei Antonio Vanier participam do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob

Alunos do 5º agrupamento da educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antonio Vanier visitaram nesta quinta-feira (20) a agência Sicoob Unicidades, da avenida Lions Internacional de Rondonópolis. Os estudantes estão participando do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob e nesta fase puderam conhecer o funcionamento de uma instituição financeira.
O projeto, conforme explica o gestor da agência, voluntário do Instituto Sicoob, Paulo Souza, tem o objetivo de levar educação financeira para as crianças menores, de até cinco anos, em comunidades em que as agências estão inseridas. A equipe da agência procurou o Cmei, apresentou o projeto, e a direção da unidade abriu as portas para receber os voluntários do “Financinhas”.

A diretora do Cmei Antonio Vanier, Viviane Soares, destaca que duas turmas do 5º agrupamento, que são crianças de 5 anos, estão participando do projeto “Financinhas”. “Eles nos apresentaram o projeto e entendemos que é muito importante a educação financeira nesta faixa etária, já que é a fase em que as crianças começam a aprender o que é o dinheiro”, disse.
O gerente regional do Sicoob Unicidades, César Vicintini, acrescenta que o projeto “Financinhas” faz analogias lúdicas para que as crianças possam entender, por exemplo, que o dinheiro não vem do caixa eletrônico, ou do PIX, ou do cartão, ele vem do papai e da mamãe”, exemplifica.
O projeto deve continuar com novas ações ao longo do ano com os alunos do Cmei Antonio Vanier. “Nós fazemos esse acompanhamento das turmas que participam do projeto e a ideia é fazer ações ao menos uma vez por mês”, explica Souza que acrescenta que na terça-feira (19), voluntários do projeto estiveram no Cmei numa ação de contação de histórias.


Rondonópolis
Procon apreende produtos impróprios para consumo antes do feriado prolongado

O Procon Rondonópolis realizou fiscalização com apreensão de produtos com data de validade vencida sendo comercializados num mercado da região central, na semana que antecede à Páscoa. A ação tem objetivo de retirar produtos impróprios para o consumo e tranquilizar os clientes que irão às compras para o feriado prolongado, que começa nesta a Sexta-feira Santa e vai até segunda (Dia de Tiradentes).
Foram apreendidos vários itens que encheram dois carrinhos de supermercado. A maior parte dos produtos estava imprópria para consumo, entre eles, queijos, massas, comida pronta, peixes, doces e até mesmo, bolo recheado.
Itens colocados na promoção estavam sem todas as informações necessárias no cartaz, como por exemplo, a validade do que estava na oferta, já que, era preciso constar até quando o produto poderia ser consumido, caso este prazo fosse inferior a 30 dias.
Outras irregularidades encontradas foram em relação às avarias, como embalagens amassadas e rasgadas, que podem danificar o produto, itens com conteúdo quebrado expostos nas gôndolas e também divergência de preços, com até três preços divergentes para a mesma coisa.
O comércio foi autuado por desrespeitar artigos da legislação do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) da Lei Federal 8.137 Lei Complementar Municipal 030/2005, além de um Decreto Federal 2.181/1997.
A multa no caso de descumprimento da legislação de proteção ao consumidor varia de acordo com a infração constatada e o que for apresentado pela empresa posteriormente sobre a autuação.
O Procon alerta que os consumidores devem ficar atentos à data de validade dos produtos para não terem problemas de saúde ou prejuízos. Em caso de descumprimento da legislação, a denúncia pode ser feita no Whatsapp do Procon: 66 98438-2460.
Rondonópolis
Assistência Social proporciona Páscoa antecipada para crianças e adolescentes

Um dia cheio de significado para as crianças e adolescentes assistidas pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, aconteceu na Vila Olímpica, nesta quarta-feira (16), para celebrar a Páscoa.
A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal Educação, Cultura, Esporte e Lazer, reunindo uma média de 350 crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), da Rede Cidadã, da Casa Abrigo e do Alfredo de Castro.
Iniciando com um café da manhã às 7h30 seguido de atividades recreativas como futebol de sabão, cama elástica, tobogã e sala de cinema, além de aulas de jiu-jitsu e de música. Após a pausa para o almoço, a recreação voltou às 13h com direito a teatro retratando a morte e ressurreição de Jesus Cristo, realizado pelos alunos da Escola Educar e finalizando as 17h.
Representando a Páscoa, as crianças e adolescentes ganharam uma lembrancinha composta por pão e suco de uva, representando o corpo e sangue de Cristo da Santa Ceia. E, também ovos de chocolate, doados pela empresa Sementes Carolina.
“Hoje é um motivo de muita alegria que a gente reuniu nossas crianças aqui no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Não só foi um dia de atividades, mas foi um dia também que a gente teve um teatro e explicamos para eles o verdadeiro sentido da Páscoa, que é a ressurreição de Cristo”, comentou a primeira-dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira.
Rondonópolis
Prefeitura de Rondonópolis institui a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Nos primeiros meses da nova gestão, a Prefeitura de Rondonópolis dá mais um passo para o avanço da digitalização dos serviços públicos. Nessa realidade, profissionais e interessados não vão precisar ir até o paço municipal somente para tirar uma nota fiscal. A partir de agora, já podem emitir a nota fiscal avulsa pela internet, através da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
Por mês, são mais de mil notas que eram emitidas apenas na sede da Prefeitura que estão sendo migradas para o sistema online. O avanço é possível com a publicação nesta semana no Diário Oficial do Município do decreto 12.648 de 14 de abril de 2025, que altera o decreto 11.677, de 13 de setembro de 2023, para dispor sobre os procedimentos de emissão e cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica por profissionais liberais.
A emissão do documento é obrigatória a todos prestadores de serviços inscritos no Cadastro Mobiliário de Contribuintes (CMC) ou com atividade econômica no território municipal, inclusive microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços.
A secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, atesta que o governo Cláudio Ferreira trouxe a missão de implantar o governo digital no âmbito municipal. Nisso, a oferta desse serviço online faz parte do Programa Conta Certa, da Secretaria Municipal de Fazenda, estando dentro do plano de governo da gestão Cláudio Ferreira.
“Essa é mais uma das entregas que vai ao encontro dessa digitalização dos serviços, porque isso facilita a vida do contribuinte, do cidadão de Rondonópolis. Assim, ele não tem que vir aqui na Prefeitura, enfrentar a fila, voltar em casa, providenciar a documentação, voltar à Prefeitura, quer dizer, economiza tempo. Ele pode fazer toda solicitação de onde estiver”, argumenta.
Até então, a emissão da nota fiscal avulsa era possível apenas de forma física, na Prefeitura, sendo necessário três viagens até o paço municipal. Com a melhoria, os interessados devem acessar o site https://www.rondonopolis.mt.gov.br/servicos/nota-fiscal-avulsa-online/, onde estão disponíveis as instruções. Os profissionais podem iniciar uma solicitação de cadastro de acesso a nota fiscal avulsa, bem como o acompanhamento da solicitação de cadastro. Na sequência, emitir a nota fiscal avulsa online e promover a autenticidade do documento pela internet.
Vale observar que a emissão da nota fiscal avulsa continua disponível de forma presencial na Prefeitura também. “Quem tiver dificuldade com a internet, o serviço físico vai continuar. Mas estamos oferecendo o benefício de acessar a internet, de casa, no trabalho, onde a pessoa estiver, agilizando a prestação desse serviço”, explica a secretária.
O horário de atendimento virtual para solicitação de cadastro e análise fiscal para emissão de nota avulsa funciona de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 12h às 18h. O suporte de nota fiscal avulsa online é feito pelos telefones (66) 3111 – 3515; 3111 – 3551; 9 8413 – 0001.
-
Saúde11/04/2025 - 16:00
Dor pós-atividade física é sinônimo de treino eficaz?
-
Saúde11/04/2025 - 15:48
Dengue: da prevenção à hidratação
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:30
Prefeitura firma termo de cooperação técnica para construção da nova delegacia da PF em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/04/2025 - 19:05
Santa Casa de Rondonópolis emite esclarecimento sobre emenda parlamentar de R$10milhões
-
Rondonópolis11/04/2025 - 09:30
Prefeito anuncia redução da tarifa de ônibus
-
Rondonópolis10/04/2025 - 22:52
Câmara Municipal empossa servidores no dia que marca 100 dias de gestão
-
Rondonópolis11/04/2025 - 21:00
Jogos Escolares 2025 revelam os campeões no vôlei
-
Rondonópolis12/04/2025 - 08:30
Prefeito promove desburocratização de serviços e extingue taxas