Mulher
Animais exóticos usados para consumo no Brasil

Existem alguns costumes que os brasileiros tem e poucos comentam por serem exclusivamente regionais. Já lembrou de algum? Em alguns estados do país é normal o abate de alguns animais para comer, você sabia disso? E não estamos falando de boi, galinha e porco, pelo contrário, são espécies típicas brasileiras que são especiarias em algumas regiões. Ficou curioso? Veja a seguir animais exóticos usados para consumo no Brasil.
Animais exóticos usados para consumo:
Tanajura
Costume antigo, as formigas do bundão, como são chamadas as tanajuras, que saem em época de chuvas aos montes para acasalar e depois formar seus formigueiros. A tanajura é a fêmea da formiga da espécie Saúva, muito comum em regiões rurais. Para serem consumidas, separam o abdômen da formiga e torram com manteiga ou gordura. Elas podem ser consumidas sozinhas ou em farofas.
Tatu selvagem
A carne de tatu é bastante popular no Brasil, porém não é recomendável a caça deste animal para consumo, pois o animal pode estar doente e provocar doenças, como a micose pulmonar. Além disso, os animais são transmissores de hanseníase, a conhecida lepra. Alguns órgãos governamentais não recomendam o consumo da carne de tatu selvagem.
Porco do mato Queixada
Carne bastante comum em restaurantes especializados em carnes exóticas, o queixadinha. São animais selvagens que são bastantes visados pela caça. O consumo de carne de porcos selvagens se estende também ao javali que não é nativo do Brasil, é considerado uma espécie invasora.
Cavalo
O Brasil é um dos grandes exportadores de carne de cavalo que são bastante apreciados no exterior. Não só como os cavalos, também existe registro de consumo de burro, jegue e mula em regiões mais interioranas.
Jacaré
Você viu?
Não, você leu errado! Existem abatedouros de jacaré para o consumo legalizados no Brasil no Mato Grosso. Conhecida por sua cor branca, a carne de jacaré é bastante apreciada por quem já teve oportunidade de experimentar. A carne do jacaré criado em cativeiro não é igual à do jacaré selvagem, por isso, existem lugares com autorizações de órgãos legais para a criação destes animais.
Tartaruga
A carne de tartaruga é tradicional na região de Amazonas. A venda desse animal só é permitida por criadouros autorizados por órgãos oficiais para evitar a extinção da espécie na natureza.
Rã
Por ter a carne delicada, a carne de rã é considerada uma especiaria bastante refinada. Existem criadouros de rã no Brasil com autorização de órgãos competentes.
+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link !
Essas são algumas das espécies consumidas ou produzidas no país, existe também o consumo de cutia, avestruz, coelhos, cobra e muitos outros animais. Alguns desses têm o consumo liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, enquanto, outros animais são consumidos de forma deliberada, o que não é recomendado por alguns animais serem transmissores de doenças, além de constituir crime ambiental.
LEIA TAMBÉM:

Mulher
Obra limpa e conservada: saiba como organizar e proteger os materiais

Muita gente associa a palavra “obra” com sujeira, bagunça e perda de materiais, sinônimo de prejuízo. Porém, com uma série de processos, é possível realizar construções e reformas de forma organizada e sem os famosos e recorrentes problemas, tanto para os profissionais, quanto para os proprietários. O arquiteto Bruno Moraes explica como conseguir tais resultados a partir de um planejamento pautado em ações que resultarão em uma obra com outro panorama. Confira!
Planejamento

Para que tudo fique organizado, é necessário contar com um planejamento para cada etapa. Com o cronograma bem detalhado, com cada atividade que será executada diariamente, é possível separar um período no final do dia que sempre será dedicado para limpeza e a arrumação do local. “Nas obras gerenciadas por nosso escritório, implantamos a rotina de encerrar o expediente 15 minutos antes para que a equipe possa realizar a varrição, conferir as proteções e guardar ferramentas. Sem isso, não terminamos nosso dia de trabalho”, conta o arquiteto.
Proteção

Em todas as etapas, é necessário ficar atento a tudo que cerca o local e identificar quais materiais podem, porventura, serem danificados durante o período da obra. Caso de itens mais delicados como vidros, pisos, revestimentos em geral, tampos e móveis, entre outros.
De acordo com Bruno, materiais de proteção como papelão liso ou corrugado (em diferentes gramaturas), plástico bolha ou normal, lonas (com diferentes espessuras), mantas impermeabilizantes ou emborrachadas, entre outros, nunca são gastos supérfluos, pois às vezes, o barato pode sair muito caro. “Ao deixar de proteger móveis ou o piso, um arranhão pode ser muito mais oneroso para reparar a investir em proteção. Sem contar os aborrecimentos devido aos danos e desgastes”, avalia.
Cada material, uma proteção diferente
Bruno exemplifica, de maneira simples, as funções de cada tipo de proteção:
Lona de plástico: protege contra poeira, tintas e riscos superficiais. O arquiteto indica instalar lonas fixas no teto e pisos, formando uma cortina fixa, para não entrar pó em outros ambientes do imóvel;
Papelão ondulado: recomendado contra poeira, riscos e impactos diversos. Porém, com muita umidade ele pode dissolver e até manchar aquilo que está em sua proteção. Portanto, será preciso trocar com frequência;
Mantas emborrachadas: asseguram proteção contra poeira, riscos e são muito resistentes contra impactos. São ótimas opções, mas têm um custo um pouco mais elevado. Segundo o profissional, vale a pena pela segurança;
Manta de Polietileno ou madeirites: são ótimos para proteção contra impactos durante a execução da obra;
Manta impermeabilizante: ideais para proteger da umidade;
“Salva Pisos”: trata-se de uma espécie de papel bolha mais rígido, fixado a um papel Kraft laminado bem resistente, propiciando proteção contra impactos, poeira, riscos e líquidos, como respingos de tinta.
Dica 1: A compra de materiais mais baratos e/ou menos resistentes implica em uma troca com mais frequência, haja vista que alguns podem se decompor com o tempo da obra;
Dica 2: O arquiteto Bruno Moraes afirma a preferência do escritório por uma combinação de materiais capazes de resistir tanto aos impactos, como também à umidade ou aos desgastes, como no caso da circulação dos profissionais. “Por isso é tão importante reunir vários tipos de proteções na obra. Não adianta apenas cobrir uma bancada de pedra ou piso com uma lona preta, pois ela salvaguardará apenas a incidência de sujeiras e umidade. Todavia, caso ocorra a queda de algum objeto pesado, não haverá nenhuma proteção contra impacto” avisa.
Piso

Independentemente do tipo de revestimento, é essencial protegê-lo! Desde o mais delicado, como um assoalho de madeira, ou mais resistente como um porcelanato. Afinal, há a chance de riscá-los, receber respingos de tinta ou danificá-los com a queda de uma ferramenta pesada.
Bruno explica que cada piso tem sua peculiaridade na hora de realizar a proteção. Por exemplo, para o assoalho de madeira, ele não indica utilizar a ondulação do papelão (tipo corrugado) para baixo, pois poderá marcar. Também não é recomendado unir um papelão com outro utilizando fitas colantes, pois o piso também precisa respirar. Já no caso do porcelanato, é possível realizar a proteção com papelão e a vedação de todas as frestas com fitas colantes, de forma que não entre nenhum vestígio da obra para baixo.
Cuidado com as intempéries

Bruno relata que em uma obra recente, onde ocorreu a instalação do piso da varanda, foi necessário fechar o ambiente com uma manta de proteção até o teto como meio de proteção do local contra a poeira, ventos e chuva, já que o fechamento de vidro ainda não havia sido executado. Em obras de rua, por exemplo, como casos de fachadas e áreas externas, é preciso colocar tapumes para proteger das intempéries.
Pintura

A tinta, por ser um produto líquido, demanda uma proteção que não estrague com a umidade. Nesse caso, o arquiteto sugere o plástico bolha, “salva piso”, lona, vinil ou o madeirite, entre outras opções disponíveis no mercado. Na união entre os materiais citados, é indispensável efetuar o isolamento de forma correta, para que a tinta não escorra nas frestas, nem alcance a altura do piso. No processo da pintura, Bruno aconselha sempre proteger com fita de pintura as portas, interruptores e quaisquer outros itens que possam receber respingos de tinta.
Mulher
Sete mulheres que lutaram contra a ditadura militar no Brasil

A ditadura militar instaurada em 1964 durou 21 anos. Em 2021, completa 57 anos do golpe que caçou mandatos, suspendeu direitos políticos, perseguiu e matou milhares de pessoas. Muitas mulheres tiveram um papel importante na resistência contra o regime militar, mobilizando-se em movimentos pelos presos políticos e pela volta dos exilados.
Por causa disso, elas também se tornaram alvo dos órgãos de repressão política, foram presas, torturadas e mortas. O filme A Torre das Donzelas (2018) conta a história de algumas presas que dividiram uma cela no presídio Tiradentes. Entre elas estava a ex-presidenta Dilma Rousseff. Veja a seguir como ela e outras mulheres se mobilizaram neste período.
Aurora Maria Nascimento Furtado

Aurora foi uma militante do socialismo no Brasil e lutou contra a ditadura militar. Ela foi presa em 1972 e assassinada no mesmo ano. Eny Moreira, advogada dos presos políticos do período, deu um depoimento onde afirmou que o corpo da militante foi encontrado com diversas mordidas, entre elas, afundamento no maxilar, fraturas expostas, mordidas pelo corpo, as unhas e o bico dos seios arrancados e seu crânio foi afundado devido o uso da “Coroa de Cristo”, uma das torturas a qual a militante foi submetida. O caso da Aurora é um dos mais conhecidos do país e foi narado no romance “Em Câmera Lenta”, escrito por Renato Tapajós, também preso-político.
Dinalva Oliveira Teixeira

Dinalva era militante e em 1974, aos 29 anos, foi presa, torturada e assassinada enquanto estava grávida.A estudante era formada em Geologia pela UFBA e foi uma das melhores guerrilheiras do Araguaia, devido sua força de vontade, esforço físico e comprometimento com a causa. Documentos da época contam que na hora de seu assassinato, ela pediu para “morrer de frente”, então, foi executada com tiros.
Dilma Rousseff

A ex-presidente da República foi presa com 22 anos, quando fazia parte do Comando de Libertação Nacional, movimento contra a repressão do regime. Ela foi submetida a tortura com pau-de-arara, palmatória, choques, socos e condenada a seis anos de prisão. Ela foi liberta em 1972, por conseguir redução da pena.
41 anos após a sua prisão, ela se tornaria a primeira mulher presidente do Brasil. “Se o interrogatório é de longa duração, com interrogador ‘experiente’, ele te bota no pau de arara alguns momentos e depois leva para o choque, uma dor que não deixa rastro, só te mina.”, disse a ex-presidente em uma declaração.
Você viu?
Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez foi autora, política, professora, filósofa e é uma das figuras mais importantes do país. Ativista, foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978 e também do Partido dos Trabalhadores (PT), que fazia oposição ao regime militar. Foi pioneira nos estudos sobre a cultura negra no Brasil, que aconteciam, inclusive, durante o período da ditadura.
A intelectual foi inspiração de Angela Davis, ativista americana que ressaltou toda a importância de Lélia para o país. Ela morreu aos 59 anos e deixou um imenso legado na luta contra o racismo e o sexismo. Confira a matéria completa sobre a história de Lélia aqui .
Maria Amélia de Almeida Teles

Amelinha é o apelido de Maria Amélia de Almeida Teles. Ela foi militante do PCdoB e presa em 28 de dezembro de 1972 por “agrupamento prejudicial à segurança nacional.”
Submetida a sessões de tortura pelo major do exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, ela teve seus filhos sequestrados e obrigados a assistir os pais sendo torturados. A família de Amelinha foi muito presente no combate a ditadura e sua irmã, Crimeia Alice Schmidt de Almeida também foi presa.
Atualmente, Amelinha tem 76 anos e é diretora da União de Mulheres de São Paulo e integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.
Miriam Leitão

Miriam Leitão é jornalista e ex-militante do PCdoB, foi presa por fazer parte do partido que, na época, era considerado clandestino por sua oposição ao governo. Ela e seu marido, Marcelo Netto, foram detidos de 1972 a 1973. Na época da prisão, a jornalista tinha 19 anos e estava grávida de seu primeiro filho, mesmo assim, foi submetida a sessões de tortura como agressões físicas, pancadas na cabeça, ameaças e torturas psicológicas. Certa vez, foi trancada em uma cela escura com uma cobra. Em 2019, a jornalista lidou com acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, que duvidaram da prisão e da tortura que ela sofreu durante o regime militar.
Zuzu Angel

Zuzu Angel foi pioneira na moda brasileira e uma das mães que protestaram e, na luta incessável de procura a seu filho, se tornou uma das vítimas do regime militar. Ela era estilista e seu filho, Stuart Angel, de 26 anos, se posicionava contra a ditadura militar e foi preso, torturado e morto.
A estilista lutou para ter o corpo de seu filho recuperado e ganhou visibilidade internacional no caso. Em uma de suas coleções após o desaparecimento de Stuart, ela criou modelos com roupas repletas de manchas vermelhas, simbolizando o sangue da ditadura, pássaros engaiolados e símbolos bélicos em protesto ao regime.
Em 14 de abril de 1976, com 54 anos, Zuzu sofreu um acidente de carro planejado pelos agentes da ditadura e não resistiu. Em 2020, a justiça brasileira reconheceu a culpa do Estado na morte da estilista.
Mulher
Horóscopo do dia: previsões para 12 de abril de 2021

ÁRIES
O período da tarde pode ser mais produtivo, basta tomar as iniciativas necessárias. Na hora do almoço a Lua ingressa em Touro, pedindo que diminua o passo para que possa dar continuidade ao que foi iniciado. Você pode amadurecer os projetos e traçar estratégias. Vale investir em tudo o que possa oferecer segurança e conforto. Vale também desacelerar para saborear pequenos prazeres da vida. Mercúrio segue em seu signo e se alinha Saturno, favorecendo contatos, intercâmbios, divulgações e toda atividade ligada à comunicação.
TOURO
É tempo de novos contatos e conquistas. Sol, Mercúrio e Vênus seguem em Áries, favorecendo a coragem e a ousadia para avançar. Vale circular e dialogar. Conversas, contatos, movimentos e iniciativas ficam favorecidos. No início da tarde a Lua ingressa em seu signo: reduza a velocidade e arregace as mangas para persistir em seus propósitos. Mas não deixe de tratar-se com carinho. Cuidado com investimentos arriscados, pesquise melhor. A preferência vai para o que já é conhecido, seguro e confiável.
GÊMEOS
A Lua nova indica um momento de movimento e fertilidade, todos os começos são bem-vindos. Mercúrio e Saturno seguem em harmonia, favorecendo negociações, conversas e contatos profissionais. Aproveite para falar com quem for preciso para engatilhar seus projetos. Anote as boas ideias, está mais fácil ordená-las. No período da tarde a Lua ingressa em Touro, favorecendo a praticidade. A continuidade do trabalho fica favorecida. Aproveite também para reduzir o ritmo e saborear as coisas simples da vida.
CÂNCER
A Lua nova continua em Áries pela manhã, período bom para estipular metas e tomar toda sorte de iniciativas. Mercúrio se combina com Saturno, seus projetos podem amadurecer e ganhar forma. Contatos de trabalho estão favorecidos. No início da tarde a Lua ingressa em Touro e você pode desacelerar um pouco. Pode contar com mais firmeza e perseverança para seguir a rota, para dar continuidade nos novos projetos e trabalhar pela sua concretização. Emocionalmente você fica mais calmo, dócil e paciente.
LEÃO
É tempo de tomar iniciativas e agir com autonomia, novos planos e projetos estão em plena germinação. Com o Sol em bons aspectos, aproveite para investir na confiança, na clareza, na expressão de ideias e sentimentos com uma visão mais ampliada da vida. No início da tarde a Lua ingressa em Touro, você pode contar com mais firmeza para ativar novos projetos e trabalhar pela sua concretização. Aproveite para fazer tudo com mais calma, sem precipitações. O que conta agora é a praticidade e a produtividade.
VIRGEM
Você viu?
Você ganha mais clareza e objetividade ao se comunicar. Mercúrio continua em harmonia com Saturno para favorecer conversas profissionais, as estratégias e o amadurecimento dos projetos. Além disso, na parte da tarde a Lua ingressa em Touro e a inquietação diminui. Aproveite também para mimar-se, cultivar conforto, alimentar-se bem, programar atividades relaxantes, que são antídoto para a impaciência. Você pode investir no trabalho, mas não se esqueça que depois do dever, vem o prazer.
LIBRA
Você pode traçar metas e estratégias para otimizar o tempo e fazer o tempo render mais. A Lua segue em Áries pela manhã, indicando mais energia. Período ideal para começar um programa de atividades físicas. Vale investir também em divulgações, contatos, encontros e novas amizades. Mas Vênus ainda segue desarmonia com Plutão, atenção para a carência e os gastos impulsivos! É importante gastar energia para evitar a ansiedade e a impaciência. Ainda bem que a Lua ingressa em Touro no início da tarde para apaziguar os ânimos.
ESCORPIÃO
Ânimos restaurados. A Lua nova continua a marcar um ponto de partida. Bom para plantar uma nova semente, ideia ou intenção. Bom também para investir em terapias, análises e práticas de cura. Não apenas do corpo físico, mas em todos os corpos: emocional, mental e ancestral (passado, presente e futuro). Invista em atividades que possa exercer com autonomia. A Lua nova ingressa em Touro à tarde para ajudá-lo a dar continuidade a tudo o que foi iniciado. Vale também desfrutar dos confortos que a vida oferece.
SAGITÁRIO
Mercúrio e Saturno se combinam para favorecer o profissionalismo e a responsabilidade nos intercâmbios. Você pode elaborar melhor suas metas, ideias, projetos e intenções. Pode também fazer contatos, esclarecer assuntos, estudar e colocar-se em movimento para fazer as coisas acontecerem. Os objetivos podem ficar mais claros e bem delineados. Já na parte da tarde, com a Lua em Touro, o ritmo diminui e o clima fica mais ameno. Aproveite para organizar sua rotina, estipule horários com o cuidado de reservar tempo para si.
CAPRICÓRNIO
Vênus pode investir em novas metas e avançar em seus empreendimentos. Mercúrio se combina com Saturno para favorecer contatos profissionais e estratégias. Vale tomar as iniciativas necessárias sem deixar nada para depois. O lema do período é: autonomia, liberdade e independência. Mas é importante também respeitar o tempo do outro. Não se irrite com quem estiver por perto, procure agir com o coração. Aproveite a energia dinâmica do período para praticar exercícios físicos, recuperar as forças e a saúde.
AQUÁRIO
As novidades e os novos projetos continuam em pauta com a Lua nova. Qualquer coisa que plantar nessa época, até mesmo uma palavra ou um pensamento, tem mais chance de se concretizar. É hora de pensar em formas criativas de divulgar seu trabalho. Mercúrio e Saturno se combinam, favorecendo todo o tipo de contatos, reuniões, intercâmbios e divulgações. Vale também buscar novos cursos e aprendizados. Tudo o que possa fazer para traçar estratégias e amadurecer suas ideias está favorecido.
PEIXES
É tempo de dar início a todos os projetos e assuntos que estavam germinando. Prefira atividades em que pode ser autossuficiente. Pela manhã, com a Lua fora de curso, é melhor evitar grandes decisões. O período da tarde tende a ser mais produtivo. Em atividades físicas, passeios e esportes, novas inspirações e ideias podem surgir. Conte com criatividade, inspiração e vontade de criar algo novo. Após o almoço a Lua ingressa em Touro para diminuir a inquietação e trazer mais estabilidade para as emoções.
-
Cidades12/04/2021 - 09:50
TCE realiza lives para divulgar missão e projetos do Tribunal
-
Cidades12/04/2021 - 09:50
Teto de gastos e reforma da Previdência geraram economia de R$ 900 bi
-
Economia12/04/2021 - 09:50
Compra de mês no supermercado ainda vale a pena? Veja dicas para economizar
-
Política MT12/04/2021 - 09:50
Avallone destaca protagonismo da ALMT na decisão que adiou aumento da energia
-
Nacional12/04/2021 - 09:50
Proposta define prazo para a troca de itens comprados pela internet
-
Nacional12/04/2021 - 09:25
Projeto autoriza benefícios fiscais a projetos esportivos de igrejas e filantrópicas
-
Cidades12/04/2021 - 09:25
Liberação dos recursos da MP 1041 garantem o custeio temporário dos Centros Covid-19
-
Política MT12/04/2021 - 09:25
Deputado acompanha início da vacinação das forças de segurança em Rondonópolis