Famosos

Autora de “Mentes que Amam Demais” fala sobre transtorno borderline em livro

Publicado

Comportamentos com instabilidade de humor, descontrole emocional, ciúmes intensos, desespero e medo da rejeição são alguns dos sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline
(TPB), assunto tratado no livro
“Mentes que Amam Demais – o Jeito bBorderline de Ser ”, da escritora e psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.

Leia também:Escritora Ilana Casoy garante livro de Gil Rugai e filme de Suzane Richtofen


Mentes que amam demais
Divulgação

Mentes que amam demais

O comportamento humano refere-se ao conjunto das ações físicas e emocionais dos indivíduos. Contudo, quando envolvem questões psicológicas a linha de pesquisa se torna ainda mais delicada. Em “ Mentes que Amam Demais
” a Dr. Ana Beatriz explica como o transtorno borderline, pouco conhecido atualmente, afeta as pessoas.

Leia também:”A sociedade quer e ajuda a ser enganada”, diz autor de livro sobre fake news

Médica graduada com residência em psiquiatria, Ana Beatriz conta que o livro surgiu com a intensão de trazer simplicidade ao tema complexo. “O transtorno de personalidade é um tema muito pouco conhecido, inclusive por especialistas, por pessoas que trabalham na área do comportamento humano. Ele sempre foi muito confundido, é muito comum a gente ver o transtorno de personalidade borderline com um diagnóstico equivocado de transtorno bipolar”.

A dimensão de “Mentes que Amam Demais”


Autora de
Arquivo pessoal

Autora de “Mentes que amam demais” fala sobre transtorno borderline em livro

Atualizado e complementado de sua edição anterior, “Corações Descontrolados”, lançada em 2013, a escritora explica que mudou o nome do livro para compor sua série de 12 obras que levam a temática ‘mente’ em seus títulos.

Veja Mais:  Latino surpreende e se declara para Kelly Key em programa

A médica também explica como o exemplar aborda a questão das pessoas que possuem o transtorno. “Ele acaba falando bem do tema. São pessoas extremamente emocionais e pouco racionais e por serem assim elas sentem muito mais sintomas ou sofrimento, justamente quando se deparam com relações afetivas”.

Ana ressalta que um dos principais sintomas que se encontra dentro do transtorno é a instabilidade de humor. “São pessoas que flutuam de humor muito rapidamente, podendo essa instabilidade ocorrer várias vezes ao dia perante pequenas frustações. Seria justamente essa maneira de ser quase 100% emoção e quase zero razão”.

Especialista sobre variados temas do comportamento humano, Ana ainda conta que as pessoas que possuem o TPB são afetadas com uma baixa autoestima. “O bord tem tão pouco autoestima que ele vê a sua vida no outro”.

Fato que faz com que os afetados acabem se tornando possessivos. “É como se ele necessitasse do outro para ser alguém e nisso ele tente ter muito sentimento de posse porque perder o outro é se perder também então são pessoas extremamente ciumentas e tendem a ter muito controle sobre a vida dos parceiros por medo e desespero de perder aquele que eles julgam ser a próprio sentido da vida dele, que é o feto do outro”.

Ainda segundo a escritora, o transtorno é mais encontrado em mulheres, apesar de pesquisas mostrarem que os homens são os mais afetados. “Nas minhas práticas eu diria que atinge 70% mulheres e 30% homens […] Mas as estáticas oficiais falam que são 90% homens e 10% mulheres.”

Veja Mais:  Musa e empreendedora, Gracyanne Barbosa vai lançar linha de calçados

Leia também: Autora de “A Barraca do Beijo” participa da 25ª Bienal do Livro de São Paulo

Desafios da produção


Mentes que amam demais
Arquivo pessoal

Mentes que amam demais

Considerada uma referência nacional no tratamento dos transtornos mentais, a Dr. expõe a dificuldade que teve durante a elaboração do livro. “O grande desafio que eu me deparei foi que não tinha nenhuma bibliografia brasileira, então eu tive que restringir o livro todo em uma bibliografia americana, que é onde a gente tem um material bem mais vasto, onde há um estudo de longo prazo”.

Sobre as pesquisas comportamentais que fizeram parte do processo de elaboração do livro, a escritora ressalta que o capítulo em que descreve sobre a intensidade da personalidade borderline e a sua veia artística foram um dos mais complexos na hora de produzir. “Pessoas com personalidade borderline geralmente trazem uma veia artística. São pessoas muito inteligentes, muito talentosas principalmente nessa área artística. Seja na arte do teatro, de cinema e também de música, de pintura, então… isso foi um momento muito bacana”, afirma.

Autoconhecimento é a base

Ana Beatriz ressalta que mesmo que o transtorno não tenha uma ‘cura’, o caminho para ter uma vida mais tranquila com ele é se conhecer. “A busca do autoconhecimento é uma das alternativas para que as pessoas possam amenizar o sofrimento causado pelo transtorno e não seja tão independente do outro”. 

Veja Mais:  Mulher Melão deseja bom dia para fãs usando apenas lingerie

“É o conhecimento que trouxe a humanidade onde trouxe. É o conhecimento que faz com que a gente possa evoluir, como espécie e também como individuo”, expõe a autora de “Mentes que Amam Demais”.

Comentários Facebook

Famosos

João Guilherme responde acusações de gordofobia: “Sou moleque”

Publicado

O ator João Guilherme, do SBT , se envolveu em uma polêmica nesta sexta-feira (27) ao se referir a uma mulher como “peixe-boi” em um de seus stories no Instagram.

Leia também: Thammy Miranda diz que preconceito o impede de conseguir trabalhos

João Guilherme arrow-options
Divugação

João Guilherme


No vídeo gravado por ele, João Guilherme aparece dizendo: “Olha que bonitinho, tem um monte de peixe aqui. Tem peixe-boi aqui também”, disparou e apontou a câmera na direção de uma mulher. Os internautas não gostaram do que viram e acusaram o ator de gordofobia .

Leia também: Blogueira é acusada de racismo ao falar que estava suja por encostar em preto

Poucas horas depois o filho do cantor Leonardo usou sua conta no Twitter para se desculpar sobre o ocorrido. “Venho aqui pedir desculpas sinceras pelo o que disse. Falei besteira e não sou a favor de brincadeiras e colocações como essa, mesmo. Não fico feliz com a repercussão disso e quem me acompanha sabe que eu não tenho maldade na fala e nem no pensar, minhas sinceras desculpas. Sei que muitos temos problemas com corpo e isso não é coisa para se brincar. Minha família me educou bem, sim, maldade não é da minha índole. Mais uma vez, desculpa, a noção passou longe. E sou moleque”, afirmou.

Leia também: Thais Carla processa nutricionista por gordofobia: “Justiça sendo feita”

Veja Mais:  “Roma” persegue recordes e ineditismos no Oscar 2019; veja quais

“Sei que pela internet não é fácil de se sensibilizar com um pedido de desculpas. Um pedido on-line fica superficial, mas é o que está ao meu alcance. O que falei foi errado, me sinto mal por ter falado o que disse, no tom que disse. Peço desculpas sinceras a todos que se ofenderam, prestando atenção no que disse… Sou novo, tô aprendendo a lidar com erros e com outros. Parte do aprendizado é pedir desculpas e não cometer o mesmo erro duas vezes. Como uma pessoa do bem vocês não verão mais maldade na minha fala”, finalizou João Guilherme .


Comentários Facebook
Continue lendo

Famosos

Atrizes da Globo negam acusação de assédio moral contra Marcius Melhem

Publicado

As humoristas da Globo , Maria Clara Gueiros e Renata Castro Barbosa usaram suas redes para negar que tenham sido vítimas de assédio moral pelo coordenador do departamento de humor, Marcius Melhem, como informou o colunista Leo Dias.

Leia também:Repórter da Globo leva “puxão de orelha” do marido e se retrata ao vivo; assista

Marcius Melhem arrow-options
Divulgação

Marcius Melhem


A primeira a se manifesta foi Maria Clara Gueiros que escreveu em seu Instagram: “Eu não fui vítima de assédio moral e não fiz denúncia”, garantiu a atriz da Globo .

Leia também: Vacas magras! Globo fica no prejuízo com Especial de Roberto Carlos

Já a assessoria de imprensa de Renata Castro Barbosa informou: “Comunicamos que a atriz não fez qualquer denúncia contra Marcius Melhem nem sofreu assédio moral, segundo anteriormente ublicado pelo colunista Leo Dias. O nome da atriz, inclusive, já foi retirado da matéria por ele”.

Enquanto isso, Dani Calabresa , que seria uma das denunciantes, não se posicionou sobre o assunto.

Leia também: MC Carol denuncia romantização do machismo em novela da Globo

Em nota, a Globo disse que “todo relato de assédio, moral ou sexual, na Globo é apurado criteriosamente assim que tomamos conhecimento. A Globo reafirma que não aceita qualquer tipo de assédio e, neste sentido, mantém um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética do Grupo Globo “.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Roupa que Princesa Diana usava para espantar paparazzi vai a leilão
Continue lendo

Famosos

Repórter da Globo leva “puxão de orelha” do marido e se retrata ao vivo; assista

Publicado

Pedro Figueiredo, repórter da TV Globo do Rio de Janeiro, revelou ao vivo que levou “puxão de orelha” do marido Erick Rianelli, que também é jornalista, por causa de uma afirmação que fez durante o “Bom Dia Rio”.

Leia também: Ana Maria Braga surge nua e lembra: Foi um show de horrores

repórter pedro figueiredo, da Globo, e o marido arrow-options
Reprodução/Instagram/@pedfig

Pedro Figueiredo, da TV Globo, ao lado de Erick Rianelli, seu marido

O repórter estava na rodoviária para cobrir a saída de alguns cariocas para o ano novo e contou aos âncoras da Globo que o companheiro o questionou sobre ele ter comentado alguns momentos antes que passaria o Réveillon em Búzios.

Leia também: Primeiro Papai Noel negro da Globo vira sensação na internet

“Vocês me deixaram agora em maus lençóis. Vocês perguntaram se eu ia embarcar, eu disse que iria para Búzios. Já tomei um puxão de orelha do meu marido, já! Pode ficar tranquilo que eu vou passar o Réveillon aqui, no Rio de Janeiro”, garantiu Pedro Figueiredo .

Leia também: Jornalista da RedeTV! vira correspondente em NY e acaba demitida pela emissora

O jornalista da Globo e Erick Rianelli se conheceram em 2013 e se casaram em maio de 2018. Na ocasião, passaram a lua-de-mel na Argentina.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Jamil desconfia das intenções de Basma em “Órfãos da Terra”
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana