Esportes

Ayrton Senna será homenageado com mural no autódromo de Ímola

Publicado

Ayrton Senna será homenageado em Ímola arrow-options
Arquivo iG Esporte

Ayrton Senna será homenageado em Ímola

O autódromo italiano de Ímola, palco do acidente que tirou a vida do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna (1960-1994), ganhará na semana que vem um mural em homenagem ao piloto pintado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra.

Leia mais: Michael Schumacher está “consciente”, relata enfermeira de hospital em Paris

A obra terá 21 metros de comprimento e sete de altura e ficará na fachada do Museo Checco Costa, a poucos metros da antiga curva Tamburello , onde Senna bateu sua Williams naquele fatídico Grande Prêmio de San Marino, em 1º de maio de 1994.

“Talvez a primeira coisa que eu faça ao chegar seja ir no local do acidente. Para mim, tem um significado emocional muito grande, sou muito conectado à história do Senna”, disse Kobra à ANSA nesta terça-feira (10), um dia antes de embarcar para a Itália.

Fã do piloto brasileiro, o artista de 44 anos já fez cerca de 10 murais que retratam o tricampeão de F1. “Admiro muito a trajetória dele. Ele me inspira muito, principalmente como pessoa, a forma de ele agir, a perseverança no trabalho”, acrescentou.

Kobra vive desde a metade de 2018 o período mais profícuo de sua carreira para convites internacionais, com mais de 40 pedidos, e a encomenda do mural de Senna é uma das poucas que ele conseguiu aceitar. “Era uma obra que eu queria fazer. Gosto muito de fazer ações ligadas ao Senna”, disse.

Veja Mais:  Flamengo vence o Boavista por 2 a 0 e garante o primeiro lugar no Carioca

O artista deve levar seis dias para concluir o painel , que será inspirado nos momentos em que o piloto fazia reverências aos céus para agradecer por vitórias. O trabalho será voluntário, mas Kobra pediu permissão ao Instituto Ayrton Senna para fazer o painel. “Se eles não aprovassem, eu não iria”, revelou.

Essa será a quarta obra do artista na Itália, e em breve ele deve realizar um mural em San Marino sobre a história desse pequeno país, que fica a cerca de 100 quilômetros de Ímola .

Comentários Facebook

Esportes

Secel abre edital para seleção de Pontos de Esporte e Lazer

Publicado

.

Organizações que desenvolvem ações sociais de esporte e lazer podem receber uma importante fonte de fomento com o edital lançado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), nessa quinta-feira (09.07). Denominado “Pontos de Esporte e Lazer”, o edital de chamada pública vai contemplar 25 organizações da sociedade civil com prêmios de R$ 15 mil para cada uma e está com inscrições abertas até o dia 07 de agosto de 2020.

A seleção visa apoiar iniciativas que ajudam a efetivar o direito ao esporte e ao lazer, principalmente em comunidades e populações mais vulneráveis. Para ser contemplada como Ponto de Esporte e Lazer, a entidade deverá comprovar atuação em atividades esportivas continuadas de interesse social e coletivo há pelo menos três anos. Os demais requisitos para participar do processo de seleção estão disponíveis em www.esportes.mt.gov.br/editais.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, o lançamento do edital é um marco para pasta e para as instituições na realização de suas boas práticas.

“Há excelentes projetos sociais na área esportiva acontecendo por todo o estado. São projetos que prestam serviços maravilhosos e que, a partir de agora, vão contar com apoio institucional do Governo para continuar levando esporte e cidadania à população. Apesar do recurso disponível limitar a quantidade de organizações contempladas,  a ideia é ampliar cada vez mais nos próximos anos”, declara Jefferson.

Veja Mais:  Flamengo vence o Boavista por 2 a 0 e garante o primeiro lugar no Carioca

O conceito é que o Ponto de Esporte e Lazer funcione como instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, com ações esportivas continuadas nos mais diversos campos.  Também serão consideradas áreas temáticas de atuação, como Esporte e Meio ambiente, Esporte Populares e Tradicionais, Esporte e Coletividade Esporte Inter-racial, Esportes indígenas, Esporte e infância e Esporte de Inclusão.

Para garantir a descentralização dos recursos e a redução das desigualdades regionais, o edital prevê que 60% dos projetos selecionados sejam de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). A seleção ainda buscará contemplar pelo menos uma organização que atue em projetos de práticas desportivas para Pessoas com Deficiência (PCD).

O edital prevê um investimento total de R$ 375 mil que contará com recursos do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado de Mato Grosso (Funded). Cada organização da sociedade civil selecionada receberá o prêmio em parcela única.

Serviço:

Edital de chamada pública 05/2020 – Pontos de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso

Inscrições abertas até 07/08/2020

Acesso ao edital, cronograma e formulários: www.esportes.mt.gov.br/editais

Informações:  (65) 3613.4955  ou [email protected]

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

CBF divulga calendário revisado da temporada 2020

Publicado

© Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados

A Confederação Brasileira de Futebol publica nesta quinta-feira (9), o calendário revisado de competições profissionais masculinas para o ano de 2020. O ajuste se deve à paralisação dos jogos por conta da pandemia de Covid-19 e a temporada tem o encerramento previsto para o dia 24 de fevereiro de 2021.

As tabelas das Séries A, B e C serão mantidas conforme originalmente anunciadas. O detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado pela Diretoria de Competições no início da próxima semana, juntamente com as Diretrizes Operacionais para realização das partidas.

Os calendários do futebol de base e do futebol feminino serão divulgados de forma independente nos próximos dias.

Campeonato Brasileiro – Série A

Será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.

Campeonato Brasileiro – Série B

Irá de 8 de agosto a 30 de janeiro, permanecendo em sistema de pontos corridos e dando acesso a quatro equipes para a Série A do ano seguinte.

O Cuiabá E.C será o representante de Mato Grosso na competição. O Dourado fará sua estreia diante do Brasil de Pelotas-RS, em casa.

Campeonato Brasileiro – Série C

A competição será disputada em 26 datas, de 9 de agosto a 31 de janeiro.

Campeonato Brasileiro – Série D

Tem como previsão de início em 6 de setembro e a data de 7 de fevereiro para o encerramento.

Veja Mais:  Campeonato Brasileiro pode retornar no início de agosto

Operário Várzea-grandense, União de Rondonópolis e Luverdense serão os representantes do Estado na competição.

Copa do Brasil

As 11 datas restantes da competição mais democrática do país serão disputadas entre 26 de agosto e 10 de fevereiro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Fluminense derrota o Flamengo e é campeão da Taça Rio

Publicado

Fotos: Lucas Merçon/FFC

É CAMPEÃO! Em um jogo muito disputado durante os 90 minutos, Fluminense e Flamengo empataram em 1 a 1 – gols de Gilberto e Pedro (Fla) – e disputaram o título da Taça Rio nos pênaltis. Na decisão, destaque para Muriel, que fez duas defesas e garantiu a taça para as Laranjeiras e a vaga na decisão do Campeonato Carioca, a ser iniciada no próximo domingo, contra o mesmo rival.

PRIMEIRO TEMPO

O Fluminense iniciou a partida tentando dominar as ações. Antes do primeiro minuto, Nene aproveitou uma sobra e bateu forte, mas a bola subiu demais. O camisa 77 teve outra chance, em cobrança de falta, aos 18, mas a bola ficou na barreira. Aos 24, mais um boa chance. Após falta cobrada na área por Nene, a bola pipocou na área e sobrou para Gilberto. O lateral tentou de cabeça e o goleiro adversário fez a defesa.

O Flu chegou com muito perigo mais uma vez aos 35, com Yago aproveitando cruzamento da direita e batendo rente a trave. Na sequência, dois minutos depois, finalmente a bola entrou. Após falta cobrada na área, Gilberto não desperdiçou e, de cabeça, abriu o placar para o Time de Guerreiros.

SEGUNDO TEMPO

O Fluminense retornou para a segunda etapa com uma mudança: Fernando Pacheco entrou no lugar de Evanílson. Antes dos 15, Marcos Paulo e Yago Felipe tiveram boas oportunidades travadas pela defesa adversária. O técnico Odair Hellmann fez outras alterações, com a entrada de Yuri e Caio Paulista nas vagas de Yago Felipe e Marcos Paulo. Aos 31 minutos, em trama pela esquerda, Pedro marcou o gol de empate do Flamengo.

Veja Mais:  Campeonato Brasileiro pode retornar no início de agosto

A última substituição no Tricolor foi a entrada de Michel Araújo na vaga de Gilberto, aos 43. O Fluminense lutou até o fim e quase marcou o gol do título aos 49, mas a defesa do adversário cortou um escanteio cobrado por Nene que tinha endereço certo. Como o empate persistiu, a decisão do título da Taça Rio foi para os pênaltis.

PÊNALTIS

Nene abriu as cobranças para o Fluminense e balançou as redes. Gabriel Barbosa bateu para o Flamengo e empatou. Dodi foi o segundo para o Flu e parou em Diego Alves. Muriel não deixou barato e pegou a cobrança seguinte, de Willian Arão. O terceiro a cobrar pelo Tricolor foi Hudson, que também marcou. Léo Pereira foi na bola para o Flamengo e mandou para fora. O uruguaio Michel Araújo fez a quarta cobrança tricolor e parou em defesa do goleiro. Pedro foi para a bola pelo adversário e empatou. Fernando Pacheco foi para a quinta cobrança e marcou. Rafinha fechou a série de cobranças para o rival e parou em Muriel, que garantiu o título para o Fluminense!

Veja fotos da partida: https://www.flickr.com/photos/oficialflu

FICHA TÉCNICA
TAÇA RIO – FINAL
Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

Fluminense (1)
Muriel; Gilberto (Michel Araújo), Matheus Ferraz, Nino e Egídio; Hudson, Yago Felipe (Yuri) e Dodi; Nene, Marcos Paulo (Caio Paulista) e Evanílson (Fernando Pacheco).
Técnico: Odair Hellmann

Flamengo (1)
Diego Alves; Rafinha, Léo Pereira, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson (DIego), Arrascaeta (Pedro) e Éverton Ribeiro (Michael); Bruno Henrique (Vitinho) e Gabriel Barbosa.
Técnico: Jorge Jesus

Veja Mais:  Em bate-papo organizado pelo Arena Hub, o Mauro Silva ressaltou como o futebol pode ser usado na educação

Gols: Gilberto (37′ 1T) – FLU; Pedro (31′ 2T) – FLA
Cartões amarelos: Gilberto, Nene (FLU); Léo Pereira, Filipe Luís, Rafinha (FLA)
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Corrêa e Thiago Henrique Neto Farinha

Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Lucas Merçon/FFC

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana