Cidades

Campanha Contra Câncer Infantil traz alunos do município para visita a Câmara Municipal

Publicado


Câmara Municipal de Cuiabá

Na manhã desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Cuiabá recebeu a visita de duas turmas do 5º ano de alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Joana D´Arc da Silva, do bairro Real Park, região Sul da Capital.
A visita foi programada pela Sala da Mulher, presidida por Adélia Galvão e coordenada pela servidora Thamires Rondon e pela Escola Legislativa – sob chefia do servidor Danilo Monlevade -, como parte da Campanha de Luta Contra o Câncer Infantil, que foi lançada na segunda-feira (10), na Casa de Leis.
A campanha contra o Câncer Infantil ocorre em todo o mundo e tem como data crucial o dia 15 de fevereiro. Em apoio a essa luta, o Legislativo Cuiabano convidou o Hospital do Câncer de Mato Grosso, que através da administradora Silvia Negri enviou cartilhas educativas para serem distribuídas.
Além disso, a Câmara recebeu apoio da Liga do Sorriso, com a participação de uma equipe coordenada pela artista Carla Soler, que nesta semana está percorrendo a Casa levando informações sobre a doença, de forma descontraída.
O personagem Batman, encarado pelo performático, Luiz Miguel Faria Júnior, também trouxe sua colaboração para a visita, com o intuito de torná-la mais divertida.
O alunos, cerca de 30, acompanhados pela Coordenadora da escola Laura Helena Ribeiro e pela Professora Tânia Pavani, percorreram a Câmara conhecendo os setores da casa e conheceram também o Centro Geodésico, participando de uma mini-aula ministrada pelo servidor Danilo Monlevade, que é historiador.
A visita dos alunos contou ainda com uma palestra sobre o câncer infantil ministrada pela sra. Evelyn Ottonelli, do Hospital do Câncer, cuja abordagem central foi sobre a importância de uma campanha para ajudar a combater a doença.
Dados apresentados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), dão conta de que no Brasil o câncer já é a primeira causa de óbitos entre a população de 1 a 19 anos. A entidade calcula que, ano base 2018, mais de 12 mil casos novos da doença surjam a cada ano.
No mundo, a CCI (Childhood Cancer International) estima que mais de 300 mil crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano. Desse total, entre 8 e 10 crianças vivem em países com baixa ou média renda, com a taxa de sobrevivência alcançando apenas 20%. Em contraste, nos países de alta renda, as taxas de cura ultrapassam 80%.
Um dos objetivos da Campanha da Luta Contra o Câncer Infantil é alertar para a necessidade de medidas que venham eliminar a dor e o sofrimento das crianças que lutam contra a doença e buscar meios de atingir 60% de cura em todo o mundo.
Nessa perspectiva, a Câmara Municipal de Cuiabá, trabalha para contribuir com as organizações que formam coro para tornar o câncer infantil uma prioridade nacional e global de saúde.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Mais:  Aulas foram retomadas esta semana em Castanheira

Cidades

Luto: Novo Horizonte do Norte perde um de seus pioneiros

Publicado


.

Novo Horizonte do Norte perde um de seus pioneiros. Vítima de infarto fulminante do miocárdio, morreu por volta das 22h40 de quarta-feira, 05 de agosto, José Pereira do Amaral, 81 anos de idade.

Zé Pequeno, como era popularmente conhecido, foi um dos pioneiros no município, com chegada entre os anos 1975 e 1976.

Ele deixa a esposa, 07 filhos,18 netos e 20 bisnetos.

O corpo está sendo velado em sua residência na Comunidade Tabajara. O sepultamento está previsto para o período da manhã de sexta-feira, 07 de agosto.

Com o falecimento, o prefeito Silvano Pereira Neves (MDB) decretou luto oficial.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Prefeito assina Decreto de Compromisso com o Plano Municipal de Saneamento Básico
Continue lendo

Cidades

Mais de 2,5 mil Kits COVID-19 já foram distribuídos em Cuiabá

Publicado


.

Pouco mais de duas semanas depois que a Prefeitura de Cuiabá começou a disponibilizar o Kit COVID-19 para pacientes com sintomas leves, nas unidades da Atenção Básica, cerca de 2.700 já foram entregues para a população que procurou atendimento nos PSFs e Centros de Saúde. De acordo com dados da diretoria de Atenção Básica, os locais onde foram distribuídos um número maior de foram a Clínica da Família, o PSF Pedra 90 I e II e a UBS Parque Ohara.

“Estas três unidades recebem uma grande quantidade de pacientes. A Clínica da Família possui 5 equipes de saúde, então é como se fossem 5 PSFs num só local, o que possibilita ter um número maior de atendimentos. O PSF do Pedra 90 recebe pacientes do próprio bairro, que é bastante populoso, então a demanda é alta. O Parque Ohara é uma unidade nova, onde funciona a hora estendida, então a população tem até mais tarde para se consultar”, comentou a diretora Miriam Naschenveng.

O secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma, explica que o Kit COVID está disponível para pacientes com sintomas leves da doença que procurem atendimento médico. “É importante ressaltar que os medicamentos não têm eficácia comprovada na prevenção da COVID-19. Eles têm sido utilizados seguindo protocolos do Ministério da Saúde para o tratamento precoce e só são entregues para o paciente mediante apresentação da receita médica. Mesmo que tenha sido atendido em uma unidade de saúde que não seja as do município, se o paciente apresentar a receita médica, ele pode pegar o kit em nossas unidades”, revela Palma.

Além das 14 unidades básicas de saúde onde começaram a ser disponibilizados, agora os medicamentos também podem ser encontrados em mais dois locais: PSF Santa Terezinha e no Centro de Saúde Ana Poupina, onde funciona o Centro de Referência para COVID-19 da Atenção Básica.

O Centro de Referência, por sua vez, durante a pandemia está atendendo exclusivamente pacientes que apresentam sintomas leves de síndrome gripal. Os pacientes atendidos no local poderão fazer tanto o teste rápido quando o RT-PCR no local, conforme os critérios de avaliação dos médicos. “Caso o médico ache necessário que o paciente faça o exame, ele será agendado na própria unidade, levando-se em conta o tempo de início dos sintomas”, explica o secretário adjunto.

Atenção Secundária

A partir desta sexta-feira (7), os pacientes que procurarem atendimento em UPAs e Policlínicas e que receberem receitas dos médicos para usar o Kit Covid-19 poderão retirar os medicamentos na própria unidade onde foram atendidos. “Ao disponibilizar o Kit COVID nas UPAs e Policlínicas estamos facilitando o acesso da população aos remédios, evitando que precisem se deslocar até uma unidade da Atenção Básica para pegar o Kit. Com isso evitamos a circulação de pacientes positivados, diminuindo a chance de transmissão para outras pessoas”, concluiu o adjunto. 

Os kits estarão disponíveis a partir de amanhã na UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Verdão, Policlínica do Coxipó, Policlinica do Planalto e Policlínica do Pedra 90.

Veja as unidades de saúde que já dispõem do Kit Covid-19:

PSF Santa Izabel I / PSF Santa Isabel II

PSF Despraiado I / PSF Despraiado II                                                                         

Centro de Saúde do Grande Terceiro

Centro de Saúde Dom Aquino

Centro de Saúde Jardim Leblon 

PSF Pedregal I / PSF Pedregal II

PSF Pedra 90 I / PSF Pedra 90 II 

Centro de Saúde do Parque Cuiabá

Centro de Saúde do Tijucal 

UBS Parque Ohara

Clínica da Família do CPA 1

PSF Três Barras

PSF Jardim Umuarama 

Centro de Saúde CPA III

PSF Jardim Fortaleza / Santa Laura

PSF Santa Terezinha / Itapajé

Fonte: AMM

Veja Mais:  Mais de 2,5 mil Kits COVID-19 já foram distribuídos em Cuiabá

Continue lendo

Cidades

Prefeito assina Decreto de Compromisso com o Plano Municipal de Saneamento Básico

Publicado


.

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, assinou na manhã desta quinta-feira, 06, Decreto que firma o compromisso com o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município, o PMSB. A assinatura aconteceu no Gabinete do Chefe do Poder Executivo e contou com a participação do atual Diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Marcel Berteges.

O PMSB estabelece o planejamento do Município na área de saneamento básico pelos os próximos 20 anos. De acordo com o Diretor, a ação foi desenvolvida pelo SAMAE, juntamente com especialistas contratados, bem como com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva.

“Através do Decreto assinado pelo Prefeito fica celebrado o compromisso com o Plano Municipal de Saneamento Básico da nossa cidade, elaborado com eficiência técnica em parceria entre a Prefeitura, o SAMAE, a UFMT e a Uniselva. Esse plano nos traz as diretrizes para os próximos 20 anos para a busca da excelência e da plenitude no que tange ao Saneamento Básico para o Município”, pontuou Berteges.

Segundo o Diretor do SAMAE, o Decreto assinado por Fábio Junqueira estabelece o compromisso para que nos próximos 20 anos Tangará da Serra tenha Plenitude dos quatro eixos do saneamento: água, esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais (drenagem). “Tangará é referência em saneamento básico para todo o estado de Mato Grosso e cada um desses eixos é de fundamental importância”, concluiu.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Publicado novo decreto que suspende temporariamente o toque de recolher e flexibiliza atividades em Terra Nova

Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana