Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é oficializado e aulas iniciarão em março de 2026

Publicado

Na noite desta quinta-feira (24), a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi oficializada em Lucas do Rio Verde. Após a assinatura do Termo de Autorização, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini afirmou que as aulas no novo campus já iniciarão em março de 2026. O termo também foi assinado pelo prefeito Miguel Vaz e pela reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva. O ato aconteceu no município e contou com as presenças do ministro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, do governador Mauro Mendes, autoridades federais, estaduais e locais.

A proposta da universidade contempla a oferta de quatro cursos de graduação, com ênfase na área tecnológica: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras – português e inglês. A expectativa é que a UFMT em Lucas do Rio Verde se torne um centro de excelência em ensino e pesquisa, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade e de toda a região, qualificando mão de obra e criando mais oportunidades de investimentos e geração de emprego.

“A surpresa foi que em março nós já teremos alunos estudando na UFMT no campus de Lucas do Rio Verde. Isso é extremamente importante. A gente recebe com muita alegria, muito entusiasmo, muita emoção essa grande notícia. A gente sabe da importância da Universidade Federal no município, especialmente com cursos com base tecnológica, como engenharia de software, inteligência artificial, entre outros. Isso vai exatamente nortear o nosso município alinhado com a nossa visão de futuro que é desenvolver base tecnológica aqui. Então, muito contentes, parabenizar e agradecer o apoio de todos”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

Veja Mais:  Copa Rio Verde de Futsal começa neste sábado (17)

A implantação do novo campus é uma luta antiga no município e faz parte do programa de expansão das universidades federais. Durante a cerimônia, as autoridades presentes destacaram a importância da iniciativa para o município e região.

O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini afirmou em sua fala que as aulas da UFMT já iniciarão em março de 2026.

“Esse campus em Lucas do Rio Verde não estava previsto entre os 10 da expansão do governo federal. Esse campus é o 11º, muito pela luta do ministro Fávaro, pela luta da Rosa Neide e pela luta de todos os que acreditam na educação do Mato Grosso. Mas esse é o primeiro passo. Nós precisamos agora fazer um pacto entre nós três. Universidade Federal do Mato Grosso, Ministério da Educação e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A prefeitura vai dar o prédio e o terreno para a construção da sede definitiva. Mas agora a prefeitura vai doar uma escola para a Universidade Federal do Mato Grosso para que a gente possa começar as aulas. A UFMT vai dar aos professores e os técnicos administrativos para que a gente possa começar as aulas. O MEC vai ter de dar os recursos para custeio, os códigos de vagas para a contratação do professor e se comprometer aqui que a gente em março vai começar as aulas, aqui em Lucas do Rio Verde. Isso quer dizer, os estudantes de Lucas do Rio Verde devem fazer o ENEM agora, em 2025”, enfatizou o secretário.

Veja Mais:  Qualifica Lucas oferece 6 cursos gratuitos para os luverdenses

A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva comemorou e acredita que a concorrência será grande. “Nós fizemos todo o esforço para que hoje a gente pudesse anunciar que o campus foi aprovado. Portanto, hoje, a partir da manifestação do MEC, nós temos a certeza de que nós iremos receber vagas para docentes, vagas para técnicos, que o prefeito vai oferecer a estrutura física, e que nós temos todos os motivos para começar a funcionar em março. A gente espera que todos os jovens se preparem, porque eu acredito que nós teremos uma grande concorrência”, enfatizou a reitora.

No Termo assinado, as instituições envolvidas se comprometem a mobilizar suas equipes para a adoção das medidas necessárias à rápida concretização do projeto. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde já realizou a doação do terreno onde será construída a unidade e apresentou ao MEC o projeto pedagógico-orçamentário, atualmente em fase de readequação. Além disso, o Município ira ceder uma escola para que as aulas já iniciem no próximo ano, até que o prédio da UFMT seja construído.

Em fevereiro deste ano, o prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini estiveram reunidos com o ministro Camilo Santana, em encontro articulado pelo ministro Carlos Fávaro. Na reunião, discutiram os detalhes do projeto e reforçaram a importância da instituição para o município, que atualmente conta com 25 mil estudantes até o ensino médio e lidera o ranking nacional de geração de empregos em 2024.

Veja Mais:  Prefeitura apresenta estudo de nova concessão de transporte coletivo

Ainda durante o evento, o prefeito Miguel Vaz entregou ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o projeto arquitetônico de ampliação do campus, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde. Além disso, o terreno para a ampliação do Instituto Federal foi doado pela Fundação Rio Verde, ato realizado pelo vice-prefeito e presidente da fundação, Joci Piccini.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Cerca de 1.350 corredores participaram da Corrida de Outono

Publicado

O sábado (17) foi de muita disputa e diversão nos 5 quilômetros de percurso da Corrida de Outono. A prova é a segunda de quarto provas do Circuito Municipal de Corridas de Rua de Lucas do Rio de Verde.

Foram cerca de 1.350 inscritos e centenas de participantes, num final de tarde cheio de conquistas pessoais e superação por muitos atletas.

“Isso demonstra que realmente nós estamos no caminho certo, a população está cada vez aderindo à atividade física em Lucas do Rio Verde. E isso é uma promoção que a Secretaria do Esporte vem incentivando cada vez mais”, destacou o secretário de Esporte e Lazer André Matto.

Quem participou elogiou a organização da prova. “Esse percurso aqui é bem desafiador. Tem uma subidinha ali que é pra atiçar o coração, ficar mais elétrico, é tudo de bom. A Prefeitura está de parabéns por realizar essas corridas aqui em Lucas do Rio Verde”, disse a atleta Eliane de Oliveira.

Iniciante na corrida, o jovem Jonathan William de França, de 16 anos, falou com otimismo da participação na corrida. “O incentivo tem que ser você próprio. Você não pode se abalar por perder uma, duas vezes. Você tem que continuar, persistir que uma hora a medalha vem”, acrescentou o corredor.

Ao longo do ano serão promovidas 10 corridas de rua em Lucas do Rio Verde. Até o momento foram realizadas quatro corridas. A próxima prova de rua será a Corrida de Inverno.

Veja Mais:  LRV tem resultados efetivos com Botão do Pânico e Patrulha Maria da Penha no combate à violência doméstica

Confira a lista de classificação e tempo de prova da Corrida de Inverno no seguinte endereço eletrônico: https://old.agitoesportes.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2025/CORRIDA-OUTONO-LUCAS-RIO-VERDE/evento.clax

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Programa Viva Lucas passa a ofertar aulas de bocha paralímpica

Publicado

Estão abertas as inscrições para a modalidade de bocha paralímpica pelo Programa Viva Lucas, da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. As aulas já estão acontecendo e ainda há vagas abertas.

A bocha paralímpica é dedicada a prática esportiva para atletas (cadeirantes) com Paralisia Cerebral ou Lesões Neurológicas. Os interessados devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

As aulas serão no Ginásio Rio Verde, localizado no bairro Rio Verde, às terças e quintas-feiras no período matutino e as terças e sextas-feiras no vespertino.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, já oferece inclusão por meio do esporte, com resultados em campeonatos regionais, estaduais e nacionais, na modalidade de atletismo paralímpico, em provas de corridas, lançamento de disco, arremesso de peso e lançamento de club (prova específica para pessoas com deficiência acometidos por paralisia cerebral, acidente vascular cerebral ou lesão medular).

Mais informações podem ser adquiridas com a profª Luciana Mafra, pelo seguinte contato: (65) 9 9996-0186.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  3ª Conferência Municipal de Cultura será no dia 30 de agosto
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Pescarias esportivas de Lucas do Rio Verde estão com inscrições abertas

Publicado

A Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Rádio Regional FM, abriu nesta sexta-feira (16), as inscrições para a Pescaria das Amigas da Regional e o Festival de Pesca Esportiva Mirim. As atividades serão na modalidade pesque e solte e acontecerão no Lago Ernani José Machado, nos dias 14 e 15 de junho.

Pescaria das Amigas da Regional

Será no sábado, dia 14 de junho, a partir das 15h30. Podem participar mulheres com idade acima dos 18 anos.

As inscrições devem ser feitas diretamente na Pantanal Caça e Pesca até o dia 06 de junho, ou até serem completadas as vagas, limitadas a 150 participantes.

É importante que as inscritas fiquem atentas ao regulamento da pescaria, para evitar desclassificação e perder pontuação ao infringir alguma regra. Cada inscrita, terá direito a dois (02), acompanhantes, que deverão ser identificados na inscrição.

Este é um evento já tradicional em Lucas do Rio Verde. No ano passado, alcançou cerca de 80% das vagas e esse ano a expectativa é aumentar ainda mais. Antecipamos essa pescaria para pegar o clima mais ameno, não estará tão seco, também não corre o risco de pegar o retorno das chuvas”, explicou o coordenador do Lazer, Glaico Freitas.

Festival de Pescaria Esportiva Mirim

Será no domingo, dia de 15 de junho, a partir das 07h30. Podem participar crianças de 06 a 12 anos.

Veja Mais:  Prefeitura apresenta estudo de nova concessão de transporte coletivo

As inscrições devem ser feitas diretamente na Africano Caça e Pesca até o dia 07 de junho, ou até serem completadas as vagas, limitadas a 150 participantes.

Durante a prova, os participantes poderão ser acompanhados por três (03) pessoas (pai, mãe ou responsável), previamente identificadas no momento da confirmação da inscrição.

Na modalidade infantil, será permitido apenas o uso de “varinha de bambu” ou similares, ou seja, não será aceito fazer uso de molinetes, carretilhas e afins.

Haverá premiação em medalha e troféu e sorteio de brindes. Para a pescaria infantil, haverá premiação do primeiro ao décimo lugar, entre troféu, medalha, premiação em dinheiro, kit de pesca. Também haverá sorteio de bicicletas e distribuição de picolés.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana