Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Capital nacional do agro investe na internacionalização da marca Sorriso

Publicado

Movimento busca alavancar as potencialidades de crescimento e destacar a zona de desenvolvimento do agronegócio

Ampliar a visibilidade global. Esse é o propósito da cidade erguida em meio ao cerrado brasileiro. Jovem, Sorriso completou 39 anos de emancipação política-administrativa em maio de 2025 e, ainda antes de completar quatro décadas, projeta ampliar a visibilidade do Município que se constituiu em sinônimo de desenvolvimento e tecnologia. Inclusive, a marca que apresenta ao mercado global, em que estão presentes as principais commodities como a soja e o milho e inova ao salientar a importância da diversificação produtiva com a suinocultura e a tecnologia, tem como base a promoção do agronegócio vinculado ao desenvolvimento sustentável.

Mensalmente, a balança comercial de 2025 vem apontando a expansão do crescimento sorrisense. Nos cinco primeiros meses do ano, a Capital Nacional do Agro já movimentou US$ 938.019.126 em exportações, principalmente de commodities agrícolas, como a soja e o milho.

Mas, Sorriso vai muito além disso e agora busca mostrar mais. Em solo sorrisense há o crescimento das áreas produtivas de algodão e o impulso na suinocultura, bovinocultura, avicultura e na apicultura, gerando um crescimento sustentável. Também, em solo sorrisense estão instalados laboratórios de referência internacional em tecnologia agrícola. A cidade, que no fim da década de 70 contou com a instalação de um campo experimental de 3,2 hectares em que eram testadas as culturas de arroz, milho, soja, algodão e pastagens, hoje por si só é um campo a céu aberto em que os cultivares testados – e outros em testes – brotam e reforçam a vocação para o agro.

Veja Mais:  Formatura do Projeto Social Bombeiros do Futuro será na sexta-feira, 22

E para mostrar esses números e um pouco mais de Sorriso, o Município já iniciou o processo de globalização. Recentemente, a aposta para mostrar ao mundo a internacionalização da marca Sorriso passou pelo Global Agribusiness Festival (GAFFFF). No evento realizado no início de junho em São Paulo, o Município apresentou os dados atuais e as possibilidades de crescimento com as mais variadas áreas que compreendem investimentos. Com um público superior a 60 mil pessoas, o GAFFF reuniu participante de 29 países. “Foi para esse público que apresentamos um pouco do que é Sorriso, do que temos a oferecer ao mercado e como pensamos o Município para daqui 30 anos”, salienta o prefeito, Alei Fernandes. “Na Fit Pantanal também estivemos presentes e compartilhando experiências positivas com o nosso Estado”, diz.

Alei destaca a história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo como impulsão a agricultura. Conforme os dados já levantados pela Administração Municipal, se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 1,8 milhão de toneladas produzidas em 520 mil hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares.

“Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso e queremos mostrar ao mundo que estamos prontos para ampliar nossa cartela de negócios quer seja exportando produtos já industrializados, ampliando o mercado atual das commodities agrícolas quer seja importando, já que a necessidade de insumos para a produção agrícola também vem em um crescente ”, frisa o gestor.

Veja Mais:  Sorriso estreia em casa nesta quarta-feira pela 2ª Divisão do Mato-grossense

Alei salienta que para falar mais da zona de desenvolvimento que congrega ao somar esforços com os municípios circunvizinhos, Sorriso deve sediar em setembro um evento voltado a reunir os prefeitos de cidades do agro.

Concomitante ao lançamento da internacionalização da marca, o Município também deve iniciar a tradução de todo o material produzido para outras línguas. “É mais uma maneira de darmos visibilidade nos fazendo perceptíveis para o mercado financeiro exterior; nossa meta também é buscar cooperação internacional para ampliarmos os estudos e as ferramentas utilizadas hoje para que possamos produzir sempre respeitando o patamar da sustentabilidade”, adianta.

O prefeito faz questão de lembrar que tudo no Município foi planejado. Além, da instalação do campo experimental, o próprio traçado das rodovias que circundam o Município como o entroncamento da BR-163 com a MT-242 foi, no passado, pensado e buscado pelos pioneiros. “Assim nasceu o hub logístico em que estamos inseridos e que conta hoje com o Aeroporto Adolino Bedin”, frisa. Para o prefeito, os investimentos na duplicação da BR-163 fortalecem o hub. A defesa da inclusão de Sorriso no traçado da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) também é uma das bandeiras de Alei. “A inclusão de Sorriso nesse traçado é uma estratégia válida, necessária, temos condições de um ser um polo de escoamento capaz de fortalecer a logística do Brasil inteiro”, defende.

Veja Mais:  Dose de reforço da vacina ACWY para bebês de 12 meses estará disponível na rede

A missão é promover, apresentar, deixar o registro de Sorriso. “Temos aqui uma terra cheia de beleza natural, realmente abençoada pela produtividade e feita de gentes, digo gentes porque hoje somos uma mistura de pessoas de todo o país, de braços abertos a receber e crescer com o mercado mundial e estamos prontos para apresentar essa marca ao mundo”, finaliza Alei.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Vigilância Sanitária promove capacitação para feirantes sobre boas práticas e segurança alimentar

Publicado

Em parceria com a Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM/SORRISO

A Vigilância Sanitária de Sorriso, em parceria com a Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e o Serviço de Inspeção Municipal – SIM/SORRISO, está intensificando as ações de educação em saúde com o lançamento do Manual do Instrutor, voltado à capacitação dos feirantes que comercializam alimentos in natura, processados ou preparados nas feiras livres do Município. O material foi elaborado como ferramenta de apoio didático para padronizar os treinamentos, fortalecer a segurança alimentar e garantir o cumprimento das normas sanitárias.

O objetivo do programa é capacitar os feirantes para o cumprimento das normas aplicáveis à comercialização de alimentos, promovendo a segurança alimentar e a proteção da saúde pública. A iniciativa destaca a atuação preventiva e educativa da Vigilância Sanitária, aliada a ações intersetoriais da saúde pública municipal.

A formação terá carga horária de 2 horas, com uma metodologia dinâmica que inclui aulas expositivas dialogadas, demonstrações práticas, estudos de caso e emissão de certificado de participação.O cronograma é composto por oito partes, apresentadas da seguinte forma:

Parte 1 – Introdução à Vigilância Sanitária: apresenta a definição, estrutura (ANVISA, estado e município), papel dos feirantes e benefícios das adequações.

Atividade: discussão sobre experiências com fiscalização.

Parte 2 – Legislação Sanitária Aplicável: explica a hierarquia legal, normas principais (RDC 216/2004, Lei 6.437/77, Código Sanitário de MT) e documentação exigida.

Atividade: análise de documentos obrigatórios.

Veja Mais:  Secretaria da Cidade orienta corretores sobre o cumprimento da lei 6766/79

Parte 3 – Doenças Transmitidas por Alimentos: aborda agentes causadores (bactérias, vírus, parasitas), prevenção e as cinco chaves da OMS.

Atividade: estudo de caso sobre surto de DTA.

Parte 4 – Boas Práticas de Manipulação: inclui higiene pessoal, técnica de lavagem das mãos (8 passos), controle de saúde e comportamentos proibidos.

Atividade: demonstração prática de lavagem correta.

Parte 5 – Estrutura Física e Equipamentos: requisitos mínimos de bancadas, cobertura, pias, refrigeração e materiais adequados.

Atividade: análise de fotos de estruturas.

Parte 6 – Controle de Alimentos: método PEPS, zona de perigo de temperatura, critérios de aceitação/rejeição e boas práticas no recebimento e armazenamento.

Atividade: simulação de recebimento de mercadorias.

Parte 7 – Higiene Ambiental: conceitos de limpeza, desinfecção, cronograma, controle de pragas e manejo de resíduos.

Atividade: demonstração de diluição de produtos.

Parte 8 – Documentação e Fiscalização: explanação sobre POPs, Manual de Boas Práticas, certificações e como lidar com fiscalizações.

Atividade: simulação de fiscalização.

Locais e datas das capacitações:

18/07 – Feira Central – bairros Rota do Sol e Bela Vista

25/07 – Zona Leste (Turma 1)

01/08 – Zona Leste (Turma 2)

Todas, ocorrerão às 19h.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Marystela Mamoré, ressalta que a participação dos feirantes é fundamental para melhorar as condições sanitárias nas feiras e garantir alimentos mais seguros à população.

“Nosso objetivo é orientar, padronizar e apoiar os feirantes para que eles possam oferecer alimentos seguros à população. Além disso, mostramos que a fiscalização também tem um papel educativo, e que cuidar da higiene e da estrutura é uma forma de valorizar o próprio trabalho e a saúde de quem consome esses produtos”, finaliza.

Veja Mais:  Refis 2023 é prorrogado até dia 1.º de novembro

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Educação permanente fortalece atuação e integração das equipes do SAMU

Publicado

Promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sorriso reforça o compromisso com a qualidade do atendimento pré-hospitalar por meio de um modelo constante de educação permanente, desenvolvido internamente durante os plantões. Atualmente, o serviço conta com quatro equipes fixas: leões, Castor, Fênix e Águia, que participam ativamente da construção e condução das capacitações.

Cada equipe é responsável, em sistema rotativo, por conduzir um tema baseado nos manuais do SAMU (Suporte Básico e Avançado), no livro PHTLS e em materiais científicos atualizados, promovendo uma troca de conhecimento entre os próprios profissionais. As atividades são dinâmicas, práticas e abrangem diferentes áreas da atuação em urgência e emergência, fortalecendo não só o conhecimento técnico, mas também os laços de confiança e cooperação entre os trabalhadores da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso.

Entre os temas abordados recentemente estão:

Estudo sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Estudo sobre Crises Hipertensivas;

Estudo sobre intoxicação por medicamentos depressores do SNC(sistema nervoso central);

Operações básicas de ventilador mecânico para transporte;

Técnicas de imobilização com cordas;

Abordagem sobre ritmos chocáveis e não chocáveis;

Práticas de RCP (Reanimação Cardiopulmonar).

O diferencial, segundo a coordenadora da Base, enf.ª Marisa Antunes Lauermann, está na participação multidisciplinar: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores na gerência dos encontros. A troca de saberes valoriza os diferentes papéis dentro do atendimento de urgência e emergência, promovendo uma formação horizontal e integradora entre a equipe.

Veja Mais:  Refis 2023 é prorrogado até dia 1.º de novembro

“Teoria e prática caminham juntas e aqui todos são aptos a compartilhar conhecimento. O médico pode abordar uma patologia, o condutor fala sobre segurança e sinalização, o enfermeiro discute os cuidados e condutas. A estratégia visa manter as equipes atualizadas, preparadas e integradas, valorizando o trabalho coletivo e aprimorando a qualidade do atendimento prestado à população”, destacou Marisa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso sediará evento de artes marciais mistas no próximo domingo

Publicado

Sorriso recebe, no próximo domingo (20), mais uma edição do Fight Night Champion – Artes Marciais Mistas. A programação terá início às 15h, no CT Jarutas, localizado na Rua Mato Grosso, nº 2668, bairro Centro Sul, próximo à Praça da Juventude.

O evento contará com um total de dez combates, envolvendo atletas das categorias masculina e feminina. Serão realizadas seis lutas de muay-thai, três de jiu-jitsu e uma luta de boxe.

A luta principal será protagonizada por atletas de Sorriso e valerá o cinturão da categoria até 61 kg. Gustavo Bassani, do CT Jarutas, fará sua primeira defesa do título enfrentando Michel Dams, da Fighter Club.

Além dos representantes locais, o evento reunirá lutadores de Sapezal, Sinop, Tapurah, Vera e Colíder. O Fight Night Champion é realizado pelo CT Jarutas, com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Crianças do Cemeis Jardim Amazônia aprendem sobre construção civil
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana