Mato Grosso

Centro de Triagem da Covid-19 já atendeu mais de 93 mil pessoas

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Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem da Covid-19 completa seis meses de funcionamento em janeiro de 2021. A unidade de testagem tem auxiliado a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, por meio do tratamento precoce da doença. 

Os dados mais recentes mostram que, de 22 de julho de 2020 a 12 de janeiro de 2021, 93.490 pessoas foram atendidas na unidade. Deste total, 15.118 (16,17%) testaram positivo para o novo coronavírus, 51.125 (54,68%) tiveram o resultado negativo e 27.247 (29,14%) apresentaram quadro suspeito da Covid-19.

Neste mesmo período, foram realizadas 7.020 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 42.365 (45% em relação aos atendidos) de medicamento. Os remédios só são fornecidos após realização de consulta e emissão de receita médica.

A secretária adjunta de Gestão Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, enfatizou que são distribuídas de 500 senhas virtuais e 400 senhas presenciais – 900 no total.

“O serviço que ofertamos no Centro de Triagem é uma função da Atenção Primária dos municípios. Mas, como forma de auxiliar, o Governo do Estado queria um espaço onde as pessoas pudessem receber o tratamento precoce com orientação e atendimento médico. Estamos atendendo entre 800 e 900 pessoas por dia. A Arena está sendo procurada e acreditamos que este projeto superou os objetivos positivamente”, avaliou a gestora.

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Somente na terça-feira (12.01), o Centro de Triagem Covid-19 registrou 807 atendimentos, sendo 203 (25%) casos positivos, 248 (32%) casos suspeitos e 356 (44%) casos negativos. 

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. São entregues até 900 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet – por meio do link triagem.mt.gov.br – e 400 senhas presenciais entregues das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT

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Estado vistoria Baía de Chacororé e identifica intervenções para mitigar seca

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Uma comitiva do Governo de Mato Grosso identificou os pontos que necessitam de intervenção para assegurar o fluxo das águas da Baía de Chacororé, localizada em Barão de Melgaço (113km de Cuiabá). A vistoria foi realizada nesta sexta-feira (15) por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Infraestutura e Logística, e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A equipe percorreu cada um dos pontos de entrada de água na região de Chacororé e identificou ao menos sete aterros em locais indevidos que interrompem a passagem da água pelos corixos – canais de água que ligam rios à baía. Além da verificação por terra, técnicos da Sinfra utilizaram drones para acompanhar o curso dos rios e captar imagens e interrupções do fluxo da água.

Após a visita, o Estado irá solicitar apoio do Ministério Público para possibilitar ações em áreas particulares, e a responsabilização por irregularidades encontradas.

“O que estiver ao alcance do Estado nós vamos fazer o mais breve possível em uma força tarefa entre diversos órgãos. Vamos solicitar audiência com o MP para elaborarmos uma agenda conjunta de ações, visto que alguns pontos de intervenção estão dentro de propriedades privadas, e precisaríamos de autorização para realizar as ações necessárias”, explica o secretário Executivo da Sema, Alex Marega. 

A seca severa do último ano também é um fator importante para que o nível da água esteja abaixo do esperado, apesar disso, o nível das chuvas já começa a encher a baía. Nesta época, a área alagada deveria ter em média 11 mil hectares, no entanto, é possível ver vegetação onde a paisagem deveria ser um espelho d’água. 

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“Quando a gente chega na Baía, percebemos que não é só por causa das irregularidades que o local está nesta situação. A área está com água abaixo da média que costuma ter nas outras épocas do ano. Vemos que a seca deste ano é uma das principais causas”, afirma o secretário executivo. 

O engenheiro e professor aposentado Rubem Mauro conta que conhece o Pantanal há décadas, e viu a biodiversidade do local se alterar, e a situação do esvaziamento da Baía de Chacororé se agravar no último ano. Ele percorreu a localidade representando a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. 

“Estou otimista porque estou vendo uma mobilização de todo o governo, não só da Sinfra, como da Sema. Estava faltando essa visão do que é o Pantanal, e das coisas que precisavam ser feitas”, comentou o professor.

O superintendente de obras da Sinfra, Zenildo de Castro, aponta que a secretaria já está trabalhando desde novembro do ano passado na reconstrução de uma barragem, com pedras e areia, o que deve diminuir a vazão da água e contribuir com a preservação da Baía. 

“O Governo do Estado vai recuperar parte da Baía que sofreu erosão e foi feito um trabalho lá atrás, em 2010, para levantar a barragem com pedra. Começamos no ano passado um trabalho de limpeza da estrada que dá acesso a esse local e queremos dar novamente esse suporte. Vamos fazer também um relatório detalhado com tudo o que vimos in loco para determinar quais outras ações nós vamos executar”, acrescenta o engenheiro.
 

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Fonte: GOV MT

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Governo de Mato Grosso contrata consultoria em assistência hospitalar

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A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou o processo de contratação de uma consultoria em assistência hospitalar. O assessoramento tem como objetivo melhorar os índices de recuperação de pacientes registrados nos Hospitais Regionais de todo o Estado de Mato Grosso.

Dentre estas unidades está o Hospital Regional de Sinop. Mesmo registrando uma média de 47,3% de cura entre os pacientes atendidos na ala Covid-19 – em enfermaria e Terapia Intensiva -, o governo tem como desafio aumentar a taxa de recuperação registrada.

A taxa é relativa aos tratamentos oferecidos em enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que compreendem toda a instalação do hospital. Os dados ainda apontam que é inverídica a informação de que todos os pacientes da UTI vieram a óbito nos últimos meses.

“É absolutamente falsa a informação de que todos os pacientes que entraram na UTI do Hospital Regional de Sinop vieram a óbito. Contudo, estamos muito empenhados em ofertar essa consultoria aos hospitais e aumentar as nossas taxas de cura. Trabalhamos para oferecer o melhor atendimento à população”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), Marco Antônio Norberto Felipe, enfatizou a credibilidade do hospital junto à população mato-grossense. “O Hospital Regional de Sinop tem profissionais altamente qualificados e já salvou muitas vidas. Eu tenho amigo pessoal que foi internado na UTI Covid em Sinop e na semana passada obteve alta”, validou o presidente.

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Na unidade regional de Sinop, mais de 300 pacientes receberam tratamento e se recuperaram com o auxílio da equipe profissional. O professor Euclides Maranho, de 65 anos e residente de Lucas do Rio Verde, ficou 16 dias internado na UTI do Hospital Regional. Ele atribui a sua recuperação à competência da equipe da unidade hospitalar.

“Passei muito mal e fui transferido para o Hospital Regional de Sinop, onde fiquei internado em UTI. Nesses dias em que estive no hospital, eu fui muito bem tratado, tinha seis refeições por dia. Nunca me faltou atendimento. Como fiquei sempre lúcido, pude perceber na UTI a dedicação total da equipe. Isso me deu a confiança de que, se dependesse do hospital, eu sairia de lá com vida. Comecei a acreditar e me sentir mais forte, também fui acompanhado por psicólogos”.

Euclides ainda pontuou que o atendimento não poderia ser melhor. “Eu só tenho a agradecer. Quem conhece o SUS do jeito que eu conheci e o tratamento que me foi dado, jamais teria coragem de falar mal do serviço”, disse.

O fotógrafo Jaime Júnior de Oliveira, de 33 anos e residente do município de Sinop, também foi atendido pelo Hospital Regional. Ele passou 25 dias em UTI, sendo 11 deles entubado. A avaliação dele, enquanto paciente, foi positiva. “O atendimento foi ótimo, da limpeza ao médico. Não tenho nada do que reclamar. Os profissionais da equipe eram muito atenciosos, me deixavam para cima, me davam motivação, falavam que eu ia conseguir sair da UTI e me recuperar”.

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A paciente Maria Neuza Pontarolo, de 68 anos, passou pela UTI Covid-19 do Hospital Regional de Sinop e também avaliou positivamente o atendimento. “Fui muito bem tratada e cuidada. Agora estou em recuperação, mas vou ser grata o resto da vida aos profissionais do hospital, que cuidavam da gente com o maior carinho. Muito obrigada ao regional e aos profissionais, só gratidão”, concluiu.

Fonte: GOV MT

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Parque Tecnológico é considerado apoiador de empreendedores pela Associação Brasileira de Startups

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O Parque Tecnológico Mato Grosso, que é gerido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), foi citado pela pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), como como um forte apoiador das Startups no Estado.

A Abstartups realiza este levantamento anual e elabora um diagnóstico da realidade de cada região. Em 2020, o Parque foi citado como importante elo de conexão e interlocução no ecossistema de inovação e tecnologia do Estado, dando suporte aos empreendedores e comunidades mato-grossenses.

A superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, explica que dentro dos seis aspectos pontuados no diagnóstico estão: densidade, cultura, talento, acesso à mercado, acesso à capital e ambiente regulatório.

“O Parque foi citado no pilar de densidade que se refere à estrutura de suporte, estrutura de formação e grupos de conhecimento, portanto o destaque do Parque é para este apoio ofertado às empresas inovadoras. Isso reforça que todas as adequações e investimentos que estamos fazendo realmente agrega estas startups num ambiente propício para inovação e de empreendedorismo” falou.

Participaram do diagnóstico 38 cidades de 21 Estados do Brasil. Ao todo 27 ambientes de inovação foram citados: 06 ambientes de Minas Gerais, 04 de Santa Catarina, 03 de São Paulo e 02 de cada um dos demais estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

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Os dois ambientes diagnosticados em Mato Grosso, foram Cuiabá e Sinop com taxa de adoção de 60% e 61% respectivamente, o que coloca o Estado dentro da média do demais ambientes no Brasil, sendo que Sinop se destaca por estar acima da média.

Esta análise da comunidade e ambiente inovador é uma ferramenta para a atuação das lideranças e de todos os envolvidos com a comunidade que poderão ter uma visão documentada do momento atual e uma auto reflexão de como os agentes se avaliam e percebem a atuação dos seis pilares da sua própria comunidade.

Rogério Nunes, coordenador do Parque Tecnológico, ressalta que este reconhecimento mostra a importância do Parque para o desenvolvimento de empresas com bases tecnológicas, como as Startups.

“Este diagnóstico que vem de um associação nacional, mostra que estamos no caminho certo e que as nossas ações estão surtindo efeito, no intuito de promover o amadurecimento destes empreendedores”, falou.

Com base neste diagnóstico serão realizadas ações com vistas a promover a evolução do ambiente de Cuiabá em cada um dos pilares apresentados.

Para acessar o diagnóstico completo, clique AQUI

Para conhecer mais sobre o Parque Tecnológico Mato Grosso acesse AQUI

Fonte: GOV MT

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