Esportes

Cine Teatro Cuiabá quebra a segunda-feira com o espetáculo que conta a história do Muay Thai

Publicado

No dia 15 (segunda-feira) às 19h30, pela primeira vez em Cuiabá esta história será representada pela Selva Team, em um mix de luta performativa e teatro.

Mas antes de conhecer essa lenda, o mestre Sifu Robson irá demonstrar uma luta, da academia Kung Fu CPA Fitness.

Muay Thai é uma arte marcial milenar, originária da Tailândia. O esporte é conhecido como arte das oito armas, pois combina golpes utilizando os punhos, braços, cotovelos, joelhos e pés. … O Muay Thai ajuda a reduzir o peso, ajuda na coordenação motora, além de ser apropriado para a autodefesa.

Essa luta se difundiu na Tailândia e, além dos propósitos militares, começou a ser praticada como um esporte. Hoje o Muay Thai tem adeptos no mundo todo e em 2016 tornou-se um esporte olímpico.

A história traz uma lenda do Nai Khanom Tom, que foi um guerreiro do Reino de Ayutthaya capturado pelos Birmaneses em 1773. Foi-lhe oferecida a liberdade se ele conseguisse derrotar nove lutadores birmaneses. Nai Khanom Tom realizou antes do combate um ritual designado Ram Muay, uma dança cerimonial que visa homenagear os mestres e ancestrais do muay thai. Utilizando-se das técnicas de muay thai, o lutador tailandês venceu os nove guerreiros.

O espetáculo foi uma iniciativa de uma das alunas da academia, Tainara Araujo, junto com o mestre e proprietário Gilvan Selva. Juntos eles fizeram uma pesquisa profunda sobre o muay thai. Ao final do espetáculo os alunos da Selva Teen, receberão a graduação.

Veja Mais:  Cuiabá encara o São Paulo nesta quarta-feira (23), pela sexta rodada do Brasileirão

Ficha técnica

Atores e atrizes: Angélica Tedesco, Ayla Bueno, Danielle Souziel, Dicélia Corrêa, Kadu Feguri, Luiz Fernando Maciel, Lorrany Souza, Erick Fernandes, Raquel Reis, Ozanam Mariano e Wing Jhon.

Alunos: Gilvan Selva, Robert William, Guilherme Cayres, Ésio Silva, Vinicius Luiz, Gabriella Motta e Leticia Genaro.

Direção Geral: Tainara Araujo, Paulo Fábio e Sergio Sampaio; Dramaturgia: Tainara Araujo; Sonosplastia: Jair Júnior, Iluminação: Hiald Iluminação; Pesquisa De Proposta De Figurino: Bruno Brum; Excução Do Cenário E Figurino: Naiane Gonçalves; Fotografia e Designer Gráfico e Digital: Marcondes Araújo; Cerimonialista: Edinara Thanara: Produção: Manga Preta Rock Store; Assistente De Produção: Leidiane Figueiredo, Nandressa Gajo, Jadson Cândido, Poliana Cândido e Vanessa Lima.

O espetáculo tem o apoio cultural da vereador Michele Alencar, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, Cia de Teatro Cena Onze, Academia CPA Fitness, Hiald Iluminação e Entrevia Produções.

Comentários Facebook

Esportes

4 dicas para começar a correr 5 km

Publicado

4 dicas para começar a correr 5 km
Redação EdiCase
4 dicas para começar a correr 5 km

A corrida de rua vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos e se tornando um esporte bastante popular, principalmente nas grandes capitais, que oferecem provas de 5 e 10 km. Entre as vantagens da corrida estão o fato de exigir pouco investimento inicial – basta roupas leves e um tênis adequado –, e poder ser praticada em parques, praças ou mesmo na rua (de preferência com pouco movimento, claro).

1. Comece com caminhadas

Apesar de toda a facilidade, alguns cuidados devem ser tomados antes de começar. “Um erro comum é a pessoa querer já sair correndo sem estar com o corpo preparado. Assim, não aguenta sustentar a corrida , acha que não consegue ou não leva jeito para correr e acaba desistindo”, comenta Adriano Bastos, atleta profissional, sócio-proprietário e treinador da assessoria esportiva Adriano Bastos Treinamento Esportivo.

Ainda de acordo com o profissional, “o ideal é começar com caminhadas de 30 minutos e a cada treino, aos poucos, ir introduzindo a corrida no meio, intercalando com a caminhada, até chegar o momento em que correrá direto os 30 minutos sem dificuldade”.

2. Melhore o condicionamento físico

Segundo Adriano Bastos, com um treinamento correto e planejado, há grande evolução no condicionamento físico e a partir do momento em que o corredor iniciante já estiver conseguindo correr 30 minutos direto em treinos, facilmente conseguirá realizar uma prova de 5 km. “Para chegar a esse ponto, normalmente o programa dura em torno de cinco a oito semanas, tudo depende da evolução da pessoa, que varia muito de indivíduo para indivíduo, além da dedicação.”

Veja Mais:  Cuiabá encara o São Paulo nesta quarta-feira (23), pela sexta rodada do Brasileirão

3. Prepare-se para correr 5 km

Para se preparar para correr 5 km, o ideal é realizar de três a quatro treinos de corrida na semana com intensidade leve, apenas para aguentar o volume desejado, e mais dois dias de musculação. “Depois que a pessoa já estiver bem treinada, poderá intensificar os treinos, realizando dois treinos na semana em ritmo forte e dois em ritmo leve. A musculação também é um complemento importante para quem corre, principalmente para evitar lesões”, acrescenta Adriano Bastos.

Ele também explica que na musculação não é necessário treinar com altas cargas , e sim séries de resistência para fortalecimento. Isso porque o ganho excessivo de massa muscular pode atrapalhar na corrida.

4. Cuide do corpo

Antes de cada treino é importante ainda estar alimentado e hidratar-se durante e após o treino. “Lembre-se ainda de dedicar entre 10 e 15 minutos aos alongamentos depois de cada treino, isso a longo prazo evitará que a musculatura fique encurtada, evitando também o aparecimento de lesões”, completa Adriano Bastos. Além disso, consultar um profissional de educação física pode te ajudar a refinar a prática e evitar lesões.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Sorrisenses conquistam 34 medalhas no Campeonato Estadual Adulto de Atletismo e Etapa Sub16

Publicado

Os medalhistas competiram em dois Campeonatos Estaduais Caixa de Atletismo

No final de semana (13 e 14), a delegação composta por 53 integrantes de atletas, treinadores e monitor participaram do Campeonato Estadual Adulto e Etapa do sub 16, em Cuiabá. 15 equipes de todo Estado estiveram nas competições.
Os sorrisense do Atletismo voltaram com um número significativo de medalhas sendo:18 ouro, 10 prata 06 de bronze – total 34 medalhas nas diversas modalidades.

Acompanharam os atletas os treinadores: Audtia Fragoso, Milka Juliano, Marcos Flademir, Daniele Sousa e o monitor Geraldo Wesley.
As competições, promovidas pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), em parceria com o Governo do Estado e demais apoiadores.

O Atletismo de Sorriso tem o apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer que também conta com a parceria da Sicredi Celeiro MT/RR.

Confira os medalhistas abaixo:

SUB 16 

Ouro 

Augusto – Pentatlo

Gabriel – 300 C/ barreiras

Carlos – 100 C/ barreiras

Gabriel – Salto Triplo

Mariana – Salto em Distância

Prata

Luis Miguel – Martelo

Carlos – Pentatlo

Eduardo – Dardo

Gabriel – 100 C/ barreiras

Ana – 80 C/ barreiras

Bronze

Pedro – 100 C/ barreiras

Luan – Salto Triplo

ADULTO: 

Ouro

Luiz Victor – Salto Triplo

Ionane linhares – 200 e 100 C/ barreiras

Veja Mais:  Disputas acirradas marcam o '6º Torneio de Vôlei de Praia' em Rondonópolis

Karoline – Peso

Daniele – Disco

Geraldo – 400m

Isabelle – 400m e 800m

Matheus – 100m e 200m

Leticia dardo e altura

Revezamento 4×100 masculino

Prata

Tainara – 100 m

Ana Vitória – 200m e 400m

Daniele – Peso

Maira – salto triplo

Bronze 

Karoline – Disco

Daniele – Martelo

Eduardo F -100m

Lidiane -400m

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Vereador Adonias Fernandes intermedia e Câmara aprova R$10mil para evento de Ciclismo em Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Adonias Fernandes destaca a aprovação do Projeto de lei, que autoriza o Poder Executivo a repassar regimes de termo de fomento R$10.000,00 à Federação MT de Ciclismo em uma unica parcela,

Durante a tramitação do projeto, Adonias fez uso da palavra e ressaltou a importância dessa verba que ajuda no custeio do Desafio Estadual XCO de Ciclismo que acontecerá no dia 28 de Agosto na região rural do Campo Limpo em uma pista conhecida como parque das bicicletas.

O vereador cumprimentou um dos organizadores do Evento Thiago Darlan, que acompanhou a votação da proposta que foi aprovada por 19 votos a 0.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Veja Mais:  Dom Bosco vence Operário nos pênaltis e garante vaga na semifinal do Campeonato MT 2020
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana