Política Nacional
Ciro Gomes nega ser possível vice de Lula e diz que PT vive “viagem lisérgica”

Nessa sexta-feira (3), a senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que os presidenciáveis Manuela D’Ávila (PCdoB) e Ciro Gomes (PDT) estão entre as opções do partido para compor chapa como vice de Lula. Neste sábado (4), porém, Ciro negou que possa desistir de sua candidatura.
“Não há a menor chance, nenhuma chance, nem a mais remota chance de desertar da tarefa “, disse Ciro Gomes em entrevista à “Folha de S. Paulo”. O candidato do PDT afirmou ainda que a cúpula do PT está em uma “viagem lisérgica” e que “não espera mais nada do Partido dos Trabalhadores agora”.
Ele criticou também o fato do PT ter feito acordo com o PSB sobre os governos de Pernambuco e Minas Gerais, com o objetivo de neutralizar a sigla nas eleições presidenciais. Enquanto PSB abriu mão da candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, em Minas, PT retirou a candidatura da petista Marília Arraes em Pernambuco.

Política Nacional
Projeto mantém delegação de cartório após aposentadoria voluntária de titular


O Projeto de Lei 200/22 possibilita que o tabelião ou oficial de registro que se aposentar voluntariamente não percam a delegação para o exercício da atividade notarial. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.
O texto é da deputada Jaqueline Cassol (PP-RO) e altera a Lei dos Cartórios. Hoje, um dispositivo da lei estabelece que o titular de cartório que se aposenta perde a delegação dos serviços, ou seja, não pode continuar no exercício das suas atividades. O projeto revoga esse dispositivo.
Para Jaqueline Cassol, a regra atual é injusta, pois limita os titulares de cartório de exercerem o direito à aposentadoria. Ela lembra que a legislação previdenciária incluiu os cartorários na condição de contribuintes obrigatórios do INSS.
A deputada afirma ainda que a regra do fim da delegação de cartório após a aposentadoria do titular é fruto de entendimento já ultrapassado de que os tabeliães são equiparados a funcionários públicos, que deixam de exercer as suas funções depois que passam à inatividade.
“Não há relação de trabalho com o poder público, e sim uma delegação, que não pode ser extinta pelo fato de o notário, ou registrador, exercer o direito de se aposentar, posto haver implementado os requisitos para tanto em termos de tempo de contribuição”, diz a parlamentar.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli
Política Nacional
Projeto proíbe tarifas bancárias na movimentação de verbas da área de saúde


O Projeto de Lei 166/22 proíbe a cobrança de tarifas bancárias nas contas usadas pela administração pública, direta e indireta, para a movimentação dos recursos obrigatórios da área de saúde. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
“A movimentação das verbas de aplicação obrigatória na Saúde hoje está sujeita à tarifação e à cobrança de taxas bancárias, diferentemente do que ocorre com o dinheiro do Fundeb”, afirma o autor da proposta, deputado Rubens Otoni (PT-GO).
“Pequenos municípios, com orçamentos modestos, são penalizados com custos bancários que poderiam perfeitamente serem destinados à própria Saúde, caso esses custos fossem suprimidos como ora se propõe”, acrescenta o parlamentar.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira
Política Nacional
Proposta anula orientação da Receita Federal sobre tributação de criptoativos


O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/22 anula os efeitos da Solução de Consulta 214/21 da Receita Federal do Brasil, pela qual a permuta de criptoativos entre pessoas é fato gerador de Imposto de Renda (IR), apurado de forma progressiva. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
“Foi criada modalidade de tributação por meio do IR sem qualquer previsão nas leis que tratam do imposto”, anotou o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (União-SP). “Essa interpretação completamente ilegal feita pelas autoridades fiscais exorbita o poder regulamentar”, disse, ao defender a medida proposta.
Segundo a Receita, o resultado de uma consulta é orientação oficial e produz efeitos legais, como a proibição de se abrir procedimento contra o interessado e a não aplicação de multa ou juros relativamente ao tema analisado, desde a data da pergunta até 30 dias após o recebimento da resposta pelo contribuinte.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Conheça a tramitação de projetos de decreto legislativo
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra
-
Rondonópolis04/12/2023 - 17:45
Festival de Hip Hop em Rondonópolis é sucesso de público
-
Rondonópolis04/12/2023 - 17:15
Alunos da rede elevaram grau em capoeira, judô e jiu-jitsu
-
Esportes02/12/2023 - 23:47
Atlético-MG vence o São Paulo e título do brasileirão será definido na última rodada
-
Rondonópolis04/12/2023 - 16:45
Prefeito se reúne com líderes comunitários
-
Rondonópolis04/12/2023 - 11:15
Aldeia Tadarimana recebe mutirão de serviços
-
Rondonópolis04/12/2023 - 12:45
Escola Padre Dionísio ganha estacionamento, revitalização e urbanização do entorno
-
Rondonópolis04/12/2023 - 11:15
Prefeitura entrega mais uma área de lazer para a população
-
Esportes03/12/2023 - 23:16
Bahia perde para o América-MG, e fica em situação difícil no Z4