Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Cirurgia inédita marca nova fase da saúde em Várzea Grande

Publicado

Os maiores beneficiados são justamente os pacientes da traumatologia que, após acidentes graves, enfrentavam não só as fraturas e dores físicas, mas também a longa e incerta espera por uma cirurgia ortopédica. Trinta e dois procedimentos já foram realizados de sábado (31) à segunda-feira (2), esvaziando corredores

Mais um novo capítulo está sendo escrito na história da saúde pública de Várzea Grande. No último sábado, 31 de maio, a cidade deu um importante passo ao iniciar as primeiras cirurgias ortopédicas no Pronto-Socorro e Hospital Municipal, com a chegada da empresa especializada GoiasMed. E o início não poderia ter sido mais simbólico: a primeira cirurgia realizada foi uma delicada prótese de fêmur em uma paciente de 72 anos, um procedimento inédito na rede municipal de saúde.

Antes da contratação emergencial da empresa, vidas estavam em suspense. Em meio ao barulho dos passos apressados de profissionais da saúde e ao vai e vem das macas, histórias de dor, angústia e resistência se misturam. São pacientes que, após acidentes graves, enfrentavam não só as fraturas físicas, mas também a longa e incerta espera por uma cirurgia ortopédica. E mais, pacientes com fraturas e outras lesões ortopédicas complexas aguardavam por transferência para hospitais do Estado, enfrentando longas filas e, muitas vezes, meses de espera por uma cirurgia. Agora, esses casos estão sendo resolvidos com agilidade e dignidade dentro do próprio Município.

Somente no primeiro final de semana de atuação da GoiasMed, foram realizadas 32 cirurgias: 15 no sábado e 17 no domingo, das quais 14 foram ortopédicas e 3 de cirurgia geral. Já na segunda-feira, 2 de junho, a fila de espera havia sido praticamente zerada, restando apenas oito pacientes. Um cenário raro que também resultou na liberação dos corredores do PS, tradicionalmente ocupados por pacientes aguardando leito ou cirurgia.

Veja Mais:  Fé e homenagens marcam missa em ação graças na Catedral Metropolitana

Na segunda-feira, 2, a prefeita Flávia Moretti (PL), acompanhada da secretária de Saúde Deisi Bocalon, da subsecretária Érika Carvalho, do vereador Enfermeiro Emerson e de equipes da saúde municipal, estiveram no Pronto-Socorro para verificar in loco os atendimentos e conferir de perto a atuação da empresa contratada. Durante a visita, ficou constatado: não havia pacientes de trauma nos corredores.

Durante a visita eles percorrerem os blocos de trauma e puderam conversar com pacientes que haviam feito a cirurgia e estavam aguardando alta e também, pacientes que iriam fazer no dia seguinte.

Um exemplo é o caso da paciente Jacqueline Leite de Souza, de 42 anos, que deu entrada no PS no dia 26 de maio para fazer a cirurgia no quadril e no domingo, 1º de junho, foi operada. Ela destacou que, antes, não havia clareza sobre o procedimento. “Antes a equipe não informava quando seria minha cirurgia. Agora, o médico já me visitou, disse quando seria operada, e fui muito bem recebida no centro cirúrgico. Entrar e ouvir música, sentir o ânimo da equipe, me deixou mais tranquila. Foi um alívio depois de tanta espera”, relatou.

“Eu fiquei surpresa de ver o corredor do hospital, onde tinham pacientes aguardando por cirurgia, vazio. A equipe está realizando o que nos prometeu”, comemorou a prefeita Flávia Moretti reforçando que ao assumir a gestão, o primeiro local visitado foi justamente o Pronto-Socorro, quando ficou indignada com a realidade que tinha visto: o verdadeiro caos.

Veja Mais:  Qualifica 300 ensina mulheres a fazer salgados em Cuiabá

A secretária municipal de saúde de Várzea Grande explica que a equipe médica tem uma ampla especialidade em procedimentos de alta complexidade o que muda o cenário do setor de trauma do Pronto-Socorro do Município. “Estamos felizes com a atuação da equipe médica e o melhor de tudo, os pacientes estão sendo assistidos em tempo oportuno para que não tenham sequelas, infecções hospitalares e que voltem as suas atividades habituais”, celebrou a secretária Deisi Bocalon.

PLANEJAMENTO – Outro ponto que vem sendo muito elogiado é a organização diária da agenda de cirurgias. Todos os dias, no fim da tarde, são divulgadas a lista de pacientes que serão operados no dia seguinte. A medida traz alívio, segurança e confiança para os pacientes e seus familiares, além de promover uma comunicação clara e acolhedora.

Mais do que números, os resultados refletem vidas resgatadas do sofrimento, com agilidade no atendimento, redução de filas e o fim das macas pelos corredores. Para a gestão municipal, trata-se de um marco histórico que representa o compromisso com uma saúde pública mais eficiente, humana e resolutiva. “Passamos a tratar, logo no primeiro dia dessa gestão, a saúde como prioridade e está aí o resultado”, pontuou a prefeita.

UMA RESPOSTA À URGÊNCIA – Para que os pacientes saíssem dos corredores e tivessem atendimento digno a secretaria municipal de saúde de Várzea Grande firmou contrato emergencial com a empresa Goiasmed Serviços Médicos Ltda. A contratação, no valor global de R$ 14,7 milhões tem vigência de 12 meses e foi autorizada com base no artigo 75, inciso VIII, da Lei nº 14.133/2021, e no Decreto Municipal nº 81/2023.

Veja Mais:  Marcha para Jesus dos 300 anos será neste sábado

Com a adesão da empresa a capacidade atual de cirurgias passa de uma média de quatro procedimentos diários para, no mínimo, 12 cirurgias ortopédicas por dia, com cobertura integral 24 horas por dia, sete dias por semana. A nova equipe contará com dois médicos ortopedistas durante o dia, além de anestesista, médico visitador e ambulatorial, garantindo acompanhamento próximo do pré ao pós-cirúrgico. À noite, mais dois médicos e um anestesista estarão de plantão para atender urgências e emergências.

Além dos serviços médicos especializados, a empresa também vai fornecer as OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) e equipamentos necessários para os procedimentos cirúrgicos com valores referenciados pela tabela SIGTAP. O acompanhamento pré e pós-operatório, além de visitas médicas diárias aos pacientes internados, também estão inclusos.

A empresa Goiasmed foi escolhida após análise técnica e recebeu referências positivas de outros estados, onde contribuiu para zerar filas de espera em grandes hospitais de traumatologia. O contrato estabelece cláusulas de desempenho, incluindo a obrigatoriedade de realização de cirurgia em até 72 horas após a internação do paciente, sob pena de sanções. A iniciativa foi aprovada com parecer jurídico favorável da Procuradoria Municipal.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Centro Histórico recebe exposição de Lettering Art a partir desta segunda-feira (07)

Publicado

A exposição do artista plástico Francisco Sena estará aberta à visitação por 10 dias

O Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser, localizado na Praça da Juventude, abre as portas nesta segunda-feira, 07 de julho, para a exposição de telas do artista plástico Francisco Sena. A abertura da exposição está marcada para às 15h. A mostra reúne obras produzidas com a técnica de Lettering Art, em que palavras e frases ganham forma artística por meio de traços e composições visuais marcantes.

Além da beleza das mensagens escritas, um dos destaques da exposição é a sustentabilidade: todas as molduras das telas foram produzidas com materiais recicláveis, como restos de madeira e reaproveitamentos diversos.

A exposição estará aberta à visitação por 10 dias. O público pode conferir as obras de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento contínuo, sem intervalo para almoço. Aos sábados e domingos, o espaço funcionará das 17h às 21h.

A entrada é gratuita!

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA- Pinheiro assina ordem de serviço para revitalização da Orla do Porto 2
Continue lendo

Sorriso

Cerimônia militar será realizada no Ganha Tempo da Zona Leste

Publicado

Ato é destinado a jovens dispensados do serviço militar obrigatório

Quinta-feira (10 de julho), às 7h, no Ganha Tempo da Zona Leste. Nesta data e neste local, os jovens que completam 18 anos em 2025 e foram dispensados do serviço militar obrigatório farão o juramento à bandeira.

O prazo para fazer o alistamento se encerrou no dia 30 de junho e, a exemplo de outros anos, foi feito de maneira online, pelo link https://alistamento.eb.mil.br/. Para facilitar o processo, a Prefeitura disponibilizou um banner no topo do site oficial.

Para os que já passaram dos 18 anos e ainda não regularizaram sua situação junto às Forças Armadas, a orientação é buscar atendimento na Junta de Serviço Militar (JSM) do Município, que funciona no Ganha Tempo da Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Outras informações podem ser obtidas pelo 66 3907 8030.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Apoio da Prefeitura oportuniza Dia das Crianças para ‘garotada’ da região Norte
Continue lendo

Sorriso

Campanha Julho Amarelo mobiliza Sorriso no enfrentamento às hepatites virais

Publicado

Mobilização acontece durante todo o ano no Município

Sorriso O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), está intensificando a campanha do Julho Amarelo, cujo foco é conscientizar e levar informações sobre hepatites virais à população. As ações visam alertar para a prevenção, testagem e conscientização sobre as hepatites virais, doenças silenciosas que afetam o fígado.

Em Sorriso, a campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento), que oferece gratuitamente testes rápidos, aconselhamento e, em caso de resultado positivo, o encaminhamento imediato para o tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.

A campanha iniciou ainda no final de junho, durante uma ação do programa “Idoso Ativo e Feliz”, realizado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). Na oportunidade, a infectologista Ana Paula Jorge Fernandes trabalhou as Infecções Sexualmente Transmissíveis e a importância da realização dos testes rápidos, que também foi ofertado para o público presente.

Durante todo o mês de julho, o Serviço estará voltado as ações de conscientização. A enfermeira e coordenadora do SAE, Michelle Saldanha, destaca que muitas pessoas vivem com hepatite sem saber, por isso o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento. A campanha Julho Amarelo vem para lembrar que o cuidado com o fígado não pode ser adiado.

“Todas as unidades de saúde, disponibilizam testes rápidos e gratuitos para hepatites B e C; sífilis e HIV, além da vacina contra a hepatite B. A iniciativa conta também com a distribuição de materiais educativos, palestras e orientações. O foco é levar informação de forma acessível e reforçar a prevenção. Para quem tem vida sexual ativa, é essencial realizar os testes a cada seis meses e manter o uso do preservativo em todas as relações, pois é uma das formas mais seguras de se proteger contra as ISTs”, pontua.

Qualquer pessoa que queira saber um pouco mais sobre hepatites pode e deve procurar a unidade para tirar dúvidas e também para a realização de exames. O SAE fica aberto das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde, de segunda a sexta-feira. O Serviço atende na Avenida dos Imigrantes, n.º 2495, Centro Norte.

Veja Mais:  Qualifica 300 ensina mulheres a fazer salgados em Cuiabá

Mais sobre o Julho Amarelo

O “Julho Amarelo”, foi instituído através da Lei 13.802, com objetivo de chamar a atenção para a luta contra às hepatites virais e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

As hepatites B e C, que afetam diretamente o fígado, muitas vezes evoluem de forma assintomática por anos, aumentando os riscos de cirrose, câncer hepático e até óbito. Em todo o Brasil, estima-se que entre 0,7% a 1% da população viva com hepatite B ou C crônica sem saber, o que representa mais de 1,5 milhão de pessoas. Só em 2023, foram registrados mais de 26 mil novos casos dessas infecções no país, conforme o Ministério da Saúde.

Vale reforçar que a hepatite B não tem cura ainda, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina disponível na rede pública. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura através de tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.

Sintomas

Os sintomas da hepatite podem variar conforme o tipo de vírus envolvido, mas geralmente se manifestam na fase aguda da hepatite, através de:

Dor de cabeça e mal-estar geral;

Dor e inchaço abdominal;

Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;

Urina escura, semelhante à cor da coca-cola;

Fezes claras, como massa de vidraceiro;

Náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.

Formas de transmissão:

A transmissão da hepatite pode ocorrer pelo contato oral-fecal ou pelo contato com o sangue contaminado. Algumas formas de contaminação mais comuns incluem:

Veja Mais:  Iniciativa da 1ª dama gera promoção da saúde bucal de 1,2 mil participantes do Siminina

Compartilhar seringas;

Ter relações sexuais sem preservativo;

Consumir alimentos ou água contaminados por fezes;

Contato com urina ou fezes de uma pessoa contaminada.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana