Rondonópolis

CODEUR, Núcleo Gestor, MP e entidades da Sociedade Organizada se reuniram na prefeitura para validar minutas do Plano Diretor

Publicado


Toda a equipe da Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano de Rondonópolis (CODEUR), Ministério Público, Núcleo Gestor de Acompanhamento do Plano Diretor, gestores públicos e secretários municipais de pastas afins; bem como, representantes da sociedade civil organizada; ACIR, CDL Rotarys, etc.; entidades públicas e privadas, e Câmara de Vereadores se reuniram na sala de reuniões do paço municipal na tarde de quinta-feira (23), para juntamente com técnicos especializados, fazer uma análise técnica e validação do produto final; “mobilidade urbana”, que é uma das oito minutas que compõem o escopo do novo Plano Diretor de Desenvolvimento da cidade.

Na verdade, esses estudos e levantamentos para atualização do PD, foram iniciados em 2017, e sua coordenação esteve a cargo do Ministério Público Estadual, que realizou 19 audiências públicas com as comunidades, ouviu sugestões para compor a minuta e os códigos de leis que deverão nortear o desenvolvimento da cidade para os próximos 10 anos.

Segundo o presidente da Codeur, as oito linhas ou minutas do Plano Diretor; serão sistematizadas em: Código de Obras e Código de Posturas: Lei do Zoneamento; Lei do Perímetro Urbano ; Lei do Uso e Ocupação do Solo; Lei do Parcelamento do Solo Municipal; Lei de Vazios e Lotes Urbanos; Código Ambiental; Lei do Sistema Viário, e, Lei dos Polos Geradores de Tráfego, que compõem a minuta da mobilidade urbana.

Veja Mais:  Oito candidatos disputarão a prefeitura de Rondonópolis; veja as composições

Após as discussões e avaliações, o grupo se reuniu a noite numa audiência pública no auditório da Câmara Municipal, onde foi apresentado a população, todo o trabalho e avaliações realizadas pelos técnicos, sobre as propostas, sugestões e definições das minutas do PD. 

Paulo José acredita que assim que forem finalizadas as minutas, o prefeito deverá encaminhar o projeto final com as oito minutas já definidas para apreciação e votação da Câmara municipal; e que isso deverá ocorrer no mais tardar até o mês de maio. 

Vale lembrar que nessa etapa de avaliação política, os parlamentares ainda poderão apresentar emendas e sugestões de alteração ao projeto do Plano Diretor, para incrementar a proposta, tornando-a mais condizente com as necessidades imediatas da população.

20 ANOS SEM ATUALIZAÇÃO
Uma coisa importante a ser destacada é que o município já vinha sem uma atualização do Plano Diretor há mais de 20 anos, e isso de certa forma engessava ou dificultava o ordenamento do desenvolvimento estratégico da cidade, que hoje, conta com mais de 230 mil habitantes e, cresce a uma taxa considerável de 2,8% ao ano. Por isso, esse novo Plano Diretor deverá ordenar e disciplinar esse desenvolvimento de forma equilibrada e sustentada.

Fonte:

Rondonópolis

Laboratório Central e postos de coletas não receberão material para exames nesta terça

Publicado


.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta terça-feira (22) não haverá coleta de material para exames no Laboratório Central (Lacen) e nos postos de coleta localizados nas unidades de saúde da Vila Olinda, Vila Rica, São Francisco, Luz D’ Yara, Conjunto São José, Nossa Senhora do Amparo, Cidade de Deus e Jardim Europa, bem como nas policlínicas Central e Itamaraty.

A coordenação do Lacen explica que a suspensão do serviço é por causa da necessidade de manutenção do sistema gestor interno, o
que compromete a realização dos exames. O atendimento ao público deve retornar na quarta-feira (23), em horário normal.

Veja Mais:  Live da audiência pública sobre Projeto da LOA 2021 detalha receitas e despesas previstas para o próximo ano
Continue lendo

Rondonópolis

Rádio 105 FM prepara cobertura histórica para eleições 2020

Publicado

Foto: Assessoria

Em mais uma cobertura do processo eleitoral de Rondonópolis, Mato Grosso e Brasil, a direção da Rádio 105 FM prepara uma ampla e especial cobertura para as eleições 2020.

A equipe de jornalistas, comunicadores e analistas políticos já está montada e pronta para fazer história no dia 15 de novembro.

A emissora definiu também pela realização de um debate entre os candidatos a prefeito na semana que antecede a votação. “Vamos cumprir o papel de informar, com a responsabilidade de esclarecer e sanar todas as dúvidas dos eleitores, ajudaremos a ter uma eleição limpa e participativa” destacou o diretor geral da emissora, Roberto Torres.

A partir das 08 horas da manhã, do dia 15 de novembro, os jornalistas Gino Rondon, Paulinho Boa Pessoa e Gilbert Regis, assumem o comando da cobertura. Ao longo de toda a programação os apresentadores receberão o apoio dos repórteres Sebastião Castilho, Jota Moraes e Paulo Jorge, que ouvirão, autoridades, candidatos e cientistas políticos no decorrer da programação. Iran Melo, será o responsável pela direção artística.

O debate programado pela emissora, terá como mediador o respeitado jornalista Gino Rondon. “Prezaremos pela imparcialidade e a informação. Será uma grande contribuição para a sociedade rondonopolitana”, destacou.

A 105 fm definirá dia, local e horário do debate após o dia 27, data que marca o início do processo eleitoral.

Além de prefeitos e vereadores, os eleitores de Mato Grosso poderão escolher um senador da república, que vai suprir a vaga deixada por Selma Arruda, que foi cassada pela justiça eleitoral.

Veja Mais:  Novas lojas e reinaugurações marcam o segundo semestre no Rondon Plaza 

Continue lendo

Rondonópolis

Ações da Semana Nacional do Trânsito este ano serão no formato digital

Publicado


.

Inicia nesta sexta-feira (18) e segue até o próximo dia 25, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), mudou a abordagem das ações que costumeiramente são realizadas no município durante a Semana Nacional de Trânsito.

Ao invés de realizar palestras educativas, teatros de fantoches, blitze educativas com a distribuição de panfletos em diversos pontos da cidade, a semana ocorrerá no formato digital. “Serão divulgados vídeos de orientação no site da prefeitura de Rondonópolis, como, por exemplo, a maneira correta de atravessar a faixa de pedestre”, destaca a agente Maria Izabel Cruvinel Martins, que é a responsável pelo núcleo de educação para o trânsito da Setrat.

Os vídeos educativos que serão divulgados fazem parte da campanha voltada para a proteção da vida no trânsito que foi desenvolvido pelo Sistema Nacional de Trânsito, juntamente com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Por causa dos cuidados sanitários necessários para o enfrentamento do novo coronavírus, como o distanciamento social, não iremos realizar este ano as ações especiais que todos anos acontecem no mês de setembro. Mas, não podemos deixar passar batida a data que foi criada para chamar atenção dos motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres para os cuidados necessários para termos um trânsito mais seguro. Então, iremos usar o site da prefeitura para divulgar estes vídeos educativos voltados para a proteção da vida no trânsito”, disse a agente Maria Izabel, observando que a Setrat realiza ao longo do ano várias outras ações de conscientização.

Veja Mais:  Laboratório Central e postos de coletas não receberão material para exames nesta terça

Década de ações

A realização da SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. 

Em 2020, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. 

“Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito.

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana