Portal Agro

Colaboradoras e associadas: Aprosoja conta com mais de 500 mulheres

Publicado


Fortalecimento Institucional

Colaboradoras e associadas: Aprosoja conta com mais de 500 mulheres

Uma homenagem da Aprosoja pelo Dia Internacional da Mulher

06/03/2020

Entre produtoras associadas e colaboradoras, a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) conta atualmente com 510 mulheres.  Elas ocupam lugares de destaques na diretoria, entre os delegados coordenadores, gestores, supervisores e analistas. Presidente da entidade, Antonio Galvan, pontuou que a força feminina é extremamente importante para o desenvolvimento e fortalecimento da entidade. 
 
“A participação da mulher em todos os segmentos e setores é muito importante, seja dentro de casa ou no trabalho. E aqui não é diferente, temos que valorizar essas guerreiras, atuantes, produtoras rurais, delegadas coordenadoras que estão na lida do campo e àquelas que dedicam seu tempo.  Também as colaboradoras que nos ajudam nas ações do dia a dia”, enalteceu Galvan, lembrando o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.
 
São 482 produtoras de alimento associadas à Aprosoja, que somam quase 10% dos cargos de alto escalão da associação. Já as colaboradoras representam 60% do quadro de funcionários e 57% estão nos cargos de destaque. E elas também estão no campo representando 36% dos supervisores de projeto. 
São mulheres fortes, que fazem parte da história de 15 anos da Aprosoja. Histórias de superação, força, coragem, determinação, dedicação e amor é o que você vai ver agora neste especial ao Dia Internacional da Mulher. 
 
Denise Hasse – delegada coordenadora do núcleo de Lucas do Rio Verde
Ela conta sua origem familiar não é do agronegócio, mas veio do Rio Grande do Sul para Mato Grosso em 1987, onde teve o primeiro contato com produção agrícola. “Aos 17 anos fui para uma cooperativa onde começou meu mundo agro de fato, conheci meu marido ali, constitui minha família, depois me formei em administração e hoje sou pós-graduada. Assumi, além do operacional na fazenda, a gestão e me adaptei a esse novo comportamento de mulher rural nas decisões”, destacou. 
A produtora conta que são mais de 26 anos no agronegócio. “Sinto necessidade de evoluir a cada dia, mas a Aprosoja me trouxe uma bagagem muito grande sobre o mundo do campo e hoje me sinto muito feliz e realizada”, reiterou.
Neusa Wesnner – 2ª diretora financeira (primeira mulher na diretoria executiva)
Já a história da Neusa Wesnner se iniciou em Mato Grosso nos anos 2000, quando ela chegou em Gaúcha do Norte (571km de Cuiabá). Na época, a maioria das estradas era de terra e havia somente dois produtores de soja. Ela conta que não havia armazém e a produção era levada ou à Canarana, a 160 quilômetros, ou a Primavera do Leste, a 350 quilômetros da cidade. 
 
Nos anos seguintes, o cultivo de soja aumentou expressivamente e já começaram a se instalar na cidade empresas de armazenagem. “Rapidamente Gaúcha do Norte passou a fazer parte dos municípios produtores de soja. Foi aí que fomos agregados ao Núcleo de Canarana, e depois conquistamos o nosso próprio núcleo em Gaúcha do Norte. Recebi o convite, e em 2018 passei a fazer parte da diretoria da Aprosoja. Posso dizer com certeza que esta entidade faz parte dos meus 20 anos de história em Mato Grosso e que a Aprosoja realmente me representa”, sublinhou.  
 
Eliane Poletto- Delegada suplente por Santa Rita do Trivelato, do Núcleo de Nova Mutum.
Ela conta que veio para Mato Grosso em 1978 e se casou em 1983 com o agricultor Nestor Poletto. “Temos três filhos. Jackeline forma em administração, Dayanne é médica veterinária e Diogo engenheiro agrônomo, construí minha família aqui e hoje quero homenagear todas as mulheres que lutam por um mundo melhor e por suas famílias. Parabéns mulher pelo seu grande dia”, comemorou.
 
Roseli Giachini- produtora rural nos municípios de Cláudia e União do Sul
Roseli Gianchini conta que é filha e neta de produtor e está na região há mais de 30 anos. “A maior dificuldade para nós produtores aqui em Cláudia e União do Sul são de logística porque nem todas as estradas são asfaltadas. É muito importante para nós que estamos à frente termos uma instituição, uma associação como a dos produtores de soja e milho para nossas lutas diárias. Quero nesse mês, parabenizar as outras produtoras rurais de todo Brasil pela contribuição que elas têm dado ao agro brasileiro”, destacou.
 
Marlene Lima – Gerente de Sustentabilidade Socioambiental
Formada em Engenharia Florestal, Segurança do Trabalho e especializada em Direito Ambiental. Marlene está na Aprosoja há quase 11 anos. “Nosso setor desenvolve ações voltadas ao equilíbrio de uma produção de alimentos sustentável, e com foco na preocupação social, queremos contribuir com a segurança alimentar mundial. Trabalhar na Aprosoja é gratificante profissionalmente, pois não tem rotina, abordamos assuntos diversificados, é uma entidade atuante e o aprendizado é constante”, enfatizou.
 
Gisele Lima Bendô- Gerente Administrativa
Há nove anos na entidade, Gisele iniciou os trabalhos dentro da Aprosoja como gerente financeira. Atualmente é responsável por programas e projetos importantes como Agrosolidário, Academia de Liderança, Missões Internacionais, dentre outros.  “É muito gratificante estar nesta entidade que valoriza a mulher. Somos maioria aqui e estamos em maioria também nos cargos de gestão. E estar ao lado e colaborando com mulheres fortes, aguerridas e batalhadoras do agro, me faz realizada e feliz”, finalizou. 
 
Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook

Portal Agro

Circuito Aprosoja já percorreu 03 municípios da região Sul

Publicado


Fortalecimento Institucional

Circuito Aprosoja já percorreu 03 municípios da região Sul

Até sexta-feira (13.08) a caravana vai visitar mais 03 cidades

10/08/2021

A região Sul recebe durante toda esta semana a 15ª edição do Circuito Aprosoja. A caravana já passou pelos municípios de Alto Taquari, Alto Garças e Rondonópolis. O evento é promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que traz como tema “Tributação: Quem paga a conta”? Os municípios de Jaciara, Campo Verde e Primavera do Leste serão os próximos a receber o debate.

O palestrante e professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Cintra, disse que o assunto tributação é um tema importante para toda a sociedade que paga impostos, desde o estudante, proprietário, patrão, trabalhador e a indústria. “O que tenho percebido é que a agricultura no Brasil, por ter sempre um tratamento tributário diferenciado, não se preocupou muito com a questão tributária e é fundamental acompanhar principalmente agora que o sistema tributário está passando por questões muito sérias e fortes. O que eu tenho feito, correndo o Estado é orientar o agricultor para que ele se conscientize da importância de participar do debate”.

Presidente do sindicato de Alto Garças, José Milton, disse que o Circuito é muito importante, trazendo as informações e atualização dos assuntos que são de interesse do produtor. “Hoje temos problemas com a falta de armazéns, com contratos futuros, são várias nossas demandas que estamos apresentando ao presidente da Aprosoja-MT Fernando Cadore”, declarou José Milton.

Veja Mais:  Dia do Agricultor (28/7): produção de grãos deverá atingir 330 milhões de toneladas na próxima década

“O assunto é polêmico, por isso é de suma importância estarmos participando do Circuito, principalmente com a palestra do professor Marcos Cintra, que traz com detalhes o tema tributação”, disse Douglas Júnior Torqueto.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) está presente no Circuito, por meio do Superintendente da instituição, Daniel Latorraca, disse que estamos vivendo um momento bastante complicado em nível federal. “Estamos discutindo uma série de reformas e a principal é a tributária, que gera impacto na economia. O IMEA vem e contribui com dados importantes para que o produtor rural possa saber o que pode acontecer com as questões dos impostos”.

“Aprosoja-MT se preocupa com a reforma tributária da forma que está sendo apresentada. Por isso, estamos apresentando aos nossos associados os impactos dessa tributação. Muitas pessoas acham que ela simplificaria, diminuiria a carga tributária, mas na verdade os projetos que tramitam no Congresso hoje são uma grande ameaça ao nosso setor, principalmente com a perda de renda para produtor rural e para a sociedade como um todo”, enfatizou o vice-presidente da entidade, Lucas Costa Beber.

Nos próximos dias o Circuito percorrerá os municípios de Jaciara (11.08), Campo Verde (12.08) e Primavera do Leste (13.08). Após a região Sul, o Circuito Aprosoja segue para as regiões Oeste e Leste. O encerramento será no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá, no dia 13 de setembro, às 19h.

Veja Mais:  Aprosoja-MT vai oferecer curso sobre "Qualidade de Vida no Trabalho"

Fonte: Rosangela Milles

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

Portal Agro

Estradeiro BR-158 está com inscrições abertas

Publicado


Política Agrícola e Logística

Estradeiro BR-158 está com inscrições abertas

A expedição percorrerá as BRs 158, 155, 153 e MT 326

09/08/2021

Acontecerá entre os dias 23 a 29 de agosto o Estradeiro Aprosoja. O Evento é organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com o Movimento Pró-Logística. As inscrições estão abertas e o participante pode confirmar até o dia 18 de agosto. Essa é a terceira expedição do ano, e deve percorrer mais de quatro mil e setecentos quilômetros. A saída será em Cuiabá (23.08) e a primeira parada será em Querência. Em seguida, o percurso passará pelos municípios de Vila Rica, Redenção (PA), Marabá (PA), Tucuruí (PA), Palmeirante (TO), Gurupi (GO) e Água Boa (MT).

O objetivo da expedição é percorrer as principais rotas de escoamento de grãos, ouvindo as demandas dos produtores, realizando simpósios e visitas técnicas. Além disso, o Estradeiro leva informações e prestações de contas sobre os trabalhos que estão sendo realizados em prol da logística de Mato Grosso.

As vagas são limitadas e o custo ficará a cargo do participante ou do seu respectivo núcleo. As inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (65) 98405-6581 (Diogo Silva).

Programação do Estradeiro Aprosoja – Movimento Pró-Logística de Mato Grosso – 23 a 29/08/2021 – BR 158-155-153-MT 326

Dia 23/08 – Cuiabá (MT) – Querência (MT) – 717 Km

Veja Mais:  Circuito Aprosoja já percorreu 03 municípios da região Sul

Dia 24/08 – Querência (MT) – Vila Rica (MT) – 407 Km

Dia 25/08 – Redenção (PA) – Marabá (PA) – 355 Km

Dia 26/08 – Visita às eclusas de Tucuruí

Dia 27/08 – Marabá (PA) – Palmeirante (TO) – 433 km

Dia 28/08 – Gurupi (TO) – Mara Rosa (GO) – Água Boa (MT) – 762 km

Dia 29/08 – Água Boa (MT) – Cuiabá (MT) – 743 km

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

Portal Agro

Aprosoja-MT vai oferecer curso sobre “Qualidade de Vida no Trabalho”

Publicado


Sustentabilidade

Aprosoja-MT vai oferecer curso sobre “Qualidade de Vida no Trabalho”

As aulas começam no dia no dia 16 de agosto

05/08/2021

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), por meio do Programa Soja Legal, em pareceria com a Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (FATEC/SENAI), vai oferecer de forma gratuita  o curso de “Qualidade de Vida no Trabalho”, na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com vagas limitadas. O objetivo é dar apoio e capacitar todos os associados da entidade, na produção mais sustentável e na melhoria da qualidade de vida e do trabalho. As aulas começam no dia dia 16 de agosto de 2021.

A carga horária mínima de 16 horas, serão divididos em quatro módulos que correspondem a base de desenvolvimento do curso, como: Introdução à base legal; Programas de Gestão na Propriedade Rural; Legislação Trabalhista e Previdenciária do trabalho rural e as Edificações Rurais (NR 31, NR 24 e NR 18).

“Neste cenário de pandemia, atuando em sintonia com as orientações dos Órgãos de Saúde competentes, e evitando os riscos de transmissão da COVID-19 em nossa sociedade, a Aprosoja-MT quer auxiliar os produtores rurais e os prepostos na gestão de melhoria nas propriedades, com amplo aprendizado acerca das legislações e normas trabalhistas e ambientais aplicáveis na relação entre o homem e o campo”, afirmou a gerente de Sustentabilidade da entidade, Marlene Lima.

Veja Mais:  Estradeiro BR-158 está com inscrições abertas

Ao final da capacitação, o aluno aprovado receberá o Certificado de Conclusão de Curso pela Instituição FATEC/SENAI e a Aprosoja-MT.

Acesse todas as informações no Regulamento, e inscreva-se.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE!

Fonte: Ascom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana