conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Coleta de lixo domiciliar será feita em três turnos a partir de março

Publicado


A programação da coleta de lixo domiciliar de Cuiabá está sendo readequada pela empresa Locar Gestão de Resíduos. A alteração ocorre a pedido da Prefeitura de Cuiabá, visando otimizar a prestação do serviço, melhorar a fiscalização e a reposição dos caminhões danificados. Com a mudança, a partir do dia 2 de março, o trabalho na Capital passa a ser executado em três turnos.

A readequação tem como foco apenas o horário de atuação. Dessa forma, os dias e quantidade de atendimento por comunidade continuam conforme é executado. Segundo o plano atual, a coleta é feita três vezes por semana em cada bairro, em dois turnos diferentes. A exceção fica por parte da região central, que é atendida todos os dias no período noturno.

Agora, um novo turno será adicionado ao expediente de trabalho. Ou seja, além dos períodos das 6h às 14h20 e das 19h às 3h20, Cuiabá também terá equipes escaladas para a prestação do serviço das 14h às 22h20. O novo planejamento abrange localidades das quatro regiões no município. No anexo abaixo, a Secretaria de Serviços Urbanos disponibiliza a lista com todos os locais que terão os horários alterados.

“A programação atual é antiga e necessitava dessa atualização. O número populacional tem crescido, novos bairros surgiram e temos que também adaptar os serviços públicos a essas fatores. São mudanças que serão positivas para a Prefeitura, à empresa e, principalmente, ao cidadão. Nossa orientação é que a população fique atenta as alterações, para que possamos minimizar os transtornos”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA - Conselheiros Tutelares de Cuiabá referente ao quadriênio (2020/2023) recebem capacitação

OUTRAS AÇÕES

A atualização na programação da coleta é sequência de um trabalho contínuo da Prefeitura, com base na sustentabilidade. Como prova disso, a concorrência pública para a operação do sistema de coleta na Capital, foi toda montada seguindo conceitos que garantiram a modernização do serviço. Isso porque, além intensificar a preservação ambiental, o avanço no recolhimento de resíduos impacta diretamente na saúde preventiva da população.

O Município já assegurou a renovação da frota de caminhões, a implantação das lixeiras subterrâneas e a coleta de lixo fluvial com a Balsa Ecológica. “Cuiabá conta com mais de 250 servidores que desenvolvem diretamente a função de coletor. Com a modernização do sistema, somado ao fortalecimento desse importante serviço, também melhoramos as condições de trabalho”, pontua o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.

Confira a lista dos locais que terão alteração 

Comentários Facebook

Na Capital

Câmara aprecia nesta terça (07) mensagem do Executivo que trata sobre o comércio via “Delivery” na Capital

Publicado


.

Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá retoma as suas sessões ordinárias nesta terça-feira, dia 07. A plenária será realizada via plataforma digital, tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus (covid-19) na Capital.
A sessão terá início às 9 horas e conta com cinco projetos em pauta. Dentre eles, vetos do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a projetos de vereadores, e ainda a proposta que trata sobre o fim do recesso parlamentar no Legislativo Cuiabano.
Também será apreciado a mensagem do Executivo que dispõe sobre o comércio de alimentos na modalidade “Delivery” no município de Cuiabá.
Vale ressaltar que, a sessão será apenas de cunho deliberativo. Ou seja, terá apenas a ordem do dia, onde são votados os projetos.
O Parlamento Municipal foi o primeiro legislativo do Estado a realizar sessão remota. A primeira ocorreu no ultimo dia 26. O novo sistema foi aderido pela Casa de Leis devido ao coronavírus, e deve se perdurar pelo período em que durar a restrição do convívio.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura inicia Mutirão de Conciliação Fiscal 2018 e meta é alcançar mais 10 mil acordos
Continue lendo

Na Capital

Câmara de Cuiabá prorroga suspensão de atividades até 21 de abril

Publicado


.

A Câmara Municipal de Cuiabá baixou uma nova portaria nesta segunda-feira, dia 06, a qual prorroga a suspensão das atividades presenciais da Casa de Leis até o próximo dia 21.
A medida leva em consideração do Decreto nº 7.868/2020 do Executivo Municipal, que também prorrogou para a mesma data o estado de emergência no município em razão do novo Coronavírus (Covid-19).
Também segue o Decreto nº 424/2020 do Governo do Estado, que decretou estado de calamidade pública pelo período de 90 dias.
Conforme o presidente do Parlamento Municipal, após essa data, tal medida será novamente avaliada, podendo ou não haver novas prorrogações, conforme recomendação das autoridades locais, bem como do Ministério da Saúde.
“Apesar disso, continuaremos a realizar nossas sessões plenárias normalmente as terças e quintas-feiras, mas via plataforma digital. Estamos passando por um momento delicado, mas a Câmara não pode parar totalmente. Temos muito a contribuir, e não vamos ser omissos nesse momento. Estaremos a postos para ajudar Cuiabá a enfrentar essa crise”, pontuou o parlamentar.
A portaria nº 204/2020 ainda trás outras medidas que devem ser tomadas pelo Legislativo Municipal, tais como a utilização de máscaras para aqueles que, por algum motivo, tiverem que comparecer ao prédio da Casa de Leis.
Além disso, determina que a Secretaria de Gestão de Pessoas realize um levantamento de todos os servidores que possuem férias e/ou licenças vencidas para que sejam concedidas de imediato, ressalvado os casos em que os servidores exerçam função considerada necessária.
A portaria será publicada nesta terça-feira (07) no Diário Oficial de Contas.
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Veja Mais:  Prefeitura de Cuiabá alerta para limpeza de terrenos baldios

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Decreto proíbe cobrança de taxa para religar a água de consumidores inadimplentes

Publicado


.

Reprodução/Internet

Clique para ampliar

Além de determinar que o fornecimento residencial de água seja religado para todas as unidades consumidoras inadimplentes de Cuiabá, o decreto nº 7.870 estabelece ainda a suspensão da cobrança da taxa para efetuar o procedimento. O documento, foi assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na segunda-feira (06) e, conforme compromissado, publicado nesta terça-feira (07) no Diário Oficial de Contas. 

Para justificar a gratuidade, o decreto define que trata-se de uma medida excepcional, em decorrência de uma situação emergencial vivida no município. O ato é aplicado levando em consideração o fato da água ser um elemento essencial para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), podendo o seu corte gerar enormes prejuízos a saúde da população. 

“Diante do cenário que estamos vivendo, ter o fornecimento de água regular não é só uma necessidade individual, mas sim de interesse coletivo. A higiene pessoal é imprescindível para evitar o contágio. Por isso, buscamos estender esse benefício para todos os cuiabanos”, explica o prefeito. 

Conforme a medida, a Águas Cuiabá fica, imediatamente, obrigada a fazer o religamento do abastecimento, cujo os cortes tenham ocorrido entre 17 de janeiro a 17 de março. A concessionária possui o prazo de 10 dias para cumprir a determinação e comprovar execução do serviço à Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).

Veja Mais:  Centro de Saúde Alvorada não terá atendimento nesta sexta-feira (08)

Os usuários residenciais que tiveram o fornecimento interrompido, pela ausência de pagamento, em período anterior a 17 de janeiro também serão beneficiados. Estes, porém, deverão solicitar diretamente à Águas Cuiabá a religação da sua unidade e, após a abertura da chamada, fica estabelecido igualmente o prazo de 10 dias para o cumprimento.

Confira abaixo a íntegra do decreto

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana