Rondonópolis

Com infraestrutura no Microdistrito da Vila Operária, Desenvolvimento Econômico projeta bons negócios para Rondonópolis

Publicado


Proporcionar à população de Rondonópolis e, mais especificamente, aos trabalhadores do Microdistrito Industrial Anésio Pereira de Oliveira, da Vila Operária, uma pavimentação de qualidade é o escopo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que, por meio de investimentos próprios da Prefeitura de Rondonópolis, lançou, no último dia 28, obra de infraestrutura que beneficia a rua principal desta região. Participaram do lançamento, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, o gerente de Indústria e Comércio e o assessor da Pasta, Hermes Antonio Moriggi, o Big, e Mario Sérgio Gonçalves, respectivamente, o vice-prefeito, Aylon Arruda, e o vereador Beto do Amendoim.

Com um aporte financeiro da ordem de R$6.445.484,29, o empreendimento compreende, em suas melhorias, revestimento asfáltico em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), meio-fio, calçada, sarjeta, além de drenagem profunda. Esses cuidados vão dar impulso a essa área tornando-a atrativa a novos empreendedores e criando um ambiente mais confortável e aprazível ao dia a dia dos profissionais que já atuam do lugar, conforme ressalta Alexsandro: “O projeto completo contempla todo o Microdistrito, mas, com esses seis bilhões iniciais, vamos priorizar as vias principais. Estamos, com esse planejamento, honrando o compromisso da atual gestão em aprimorar a infraestrutura e dar maior qualidade de vida e condições de trabalho para as pessoas que desenvolvem suas atividades ali”.

Tendo como responsável pela execução da obra a Construtora Tripolo, o contrato determina o prazo de entrega no final de 2021. “Apesar de estar estipulado o fim do ano para sua conclusão, a parte de drenagem profunda está cem por cento pronta e a pavimentação deve estar completa dentro de 60 dias. Daí, na sequência teremos o meio-fio e a calçada para implementar”, comenta o secretário.

Veja Mais:  Secretaria de Saúde vacinará idosos acima 74 anos na Escola Pindorama

Vislumbrado pelo Desenvolvimento Econômico como um polo captador de empreendedores, o Distrito Anésio Pereira de Oliveira vai estar pronto para receber todos aqueles que desejarem implantar seus negócios lá. “O asfalto de excelência, com certeza, vai atrair mais investidores, o que colabora para que continuemos a trajetória de atração de emprego e renda que já está ocorrendo em Rondonópolis”, observa o gestor sobre a tendência de crescimento de vagas no mercado de trabalho que o projeto vai ajudar a manter.

“Todo esse esforço vai resultar em maior valorização do empresário que já está no Microdistrito e também na boa recepção de novas empresas que virão a se instalar. Inclusive, alguns deles, no dia do lançamento se aproximaram e expressaram o desejo de ampliar sua indústria com essas benfeitorias que o Município está realizando”, compartilha Alexsandro. Ele adianta que já estão previstas reuniões do Conselho Diretor da Política de Desenvolvimento Industrial (Codipi) para deliberar sobre solicitações de investimentos.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Tecnologia 5G que irá melhorar produtividade no agronegócio é lançada em Rondonópolis

Publicado

Projeto piloto está sendo testado em fazenda modelo do IMA

Foto: Assessoria

Uma nova tecnologia que irá possibilitar aumento da produtividade e inovação para soluções no agronegócio. Essa é a proposta da 5g Standalone, ferramenta apresentada na terça-feira (11) pelas empresas de telecomunicações TIM e Nokia, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e a ConectarAgro.

O piloto do projeto foi demonstrado na área rural do município de Rondonópolis (240 km de Cuiabá), na sede do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA). Na apresentação, transmissões em tempo real de vídeos feitos em 4k e produzidos a partir de imagens obtidas por drones. A tecnologia permite, por exemplo, fazer a inspeção do plantio em tempo real.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do lançamento e exaltou a possibilidade que os agricultores passarão a ter de controlar em tempo real o manejo do plantio. “Temos que democratizar a tecnologia 5G, fazer com que ela seja acessível a todos. Essa é uma ferramenta que irá melhorar a produtividade e muito”.

Para o presidente da ConectarAgro, Gregory Riordan a tecnologia viabiliza uma série de benefícios que ultrapassam o plantio, e permeiam a inclusão digital. “Consegue-se produzir melhores dados para análise o que possibilita por exemplo, redução de agroquímicos, diminuir número de incidentes. Além disso, ela facilita a educação formal e técnica”.

O presidente da Ampa, Paulo Aguiar, explica em linhas práticas, de que forma a 5g Standalone impulsiona a produtividade. Ele pontua que ela permite que o produtor inspecione o plantio, habilitando soluções que podem ser aplicadas à colheita e ao manejo agrícola. Além disso, a gestão de equipamentos e a intercomunicação são facilitadas.

Veja Mais:  Prefeito participa de missa de corpo presente e das últimas homenagens a Dom Juventino

“Isso é algo que viabiliza uma resposta rápida no dia a dia. Permite que o produtor rural monitore de forma instantânea por 24 horas ao dia o que está acontecendo nas lavouras. Os dados são enviados diretamente para a pessoa que pode solucionar os problemas. A informação é rápida, confiável, possibilitando decisões mais assertivas”, ressalta Aguiar

Participaram ainda do evento de lançamento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o vice-presidente de negócios da TIM, Paulo Gouveia, o Senador Wellington Fagundes, os Deputados Federais Sérgio Souza e Alceu Moreira, presidente e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio.

Também estiveram presentes Alexandre Schenkel, presidente do Sindicato Rural de Campo Verde e lideranças associativas e sindicais regionais e estaduais.

NOVA TECNOLOGIA

A 5G Standalone é uma ferramenta que independe da estrutura da 4G para funcionar e está sendo encampado pelas empresas de comunicação e Ampa, com o apoio do Conectar Agro. O projeto que foi apresentado ao agronegócio, é o segundo de uma série de 20 que o Ministério das Comunicações apresentará até o fim do ano para diferentes áreas.

O primeiro, foi demonstrado na semana passada, com a ativação de rede do Palácio do Planalto, em Brasília.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura e Sanear buscam recursos para obras de saneamento em Brasília

Publicado


O diretor geral Interino do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) Hermes Ávila de Castro juntamente com o representante do escritório de Rondonópolis em Brasília Paulo José Correa se reuniram na última terça-feira (11) na Secretaria Regional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR com o secretário da pasta Pedro Maranhão e o deputado Federal José Medeiros para tratar da liberação de recursos que serão investidos em obras de saneamento básico em Rondonópolis. 

“Esta reunião tem o objetivo de trazer recursos para melhorar e atingir a universalização do saneamento em Rondonópolis, que já possui mais de 92% de rede de esgotamento sanitário e trata 100% do esgoto coletado”, disse Hermes Ávila.

O bom desempenho da Autarquia rumo à universalização do saneamento no cenário Nacional já rendeu o prêmio pela primeira colocação do Centro Oeste no quesito cidade de grande porte no Ranking da Universalização do Saneamento nos anos de 2019 e 2020, oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). E também, o prêmio do Instituto Trata Brasil 2019, por ser a Cidade com uma das melhores iniciativas em prol ao avanço do saneamento básico de todo o país.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Moradores já usufruem da Praça do Jardim Europa concluída e entregue recentemente
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis e Sanear buscam recursos para obras de saneamento em Brasília

Publicado

Foto: Assessoria

O diretor geral Interino do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) Hermes Ávila de Castro juntamente com o representante do escritório de Rondonópolis em Brasília Paulo José Correa se reuniram na última terça-feira (11) na Secretaria Regional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR com o secretário da pasta Pedro Maranhão e o  deputado Federal José Medeiros para tratar da liberação de recursos que serão investidos em obras de saneamento básico em Rondonópolis.

“Esta reunião tem o objetivo de trazer recursos para melhorar e atingir a universalização do saneamento em Rondonópolis, que já possui mais de 92% de rede de esgotamento sanitário e trata 100% do esgoto coletado”, disse Hermes Ávila.

O bom desempenho da Autarquia rumo à universalização do saneamento no cenário Nacional já rendeu o prêmio pela primeira colocação do Centro Oeste no quesito cidade de grande porte no Ranking da Universalização do Saneamento nos anos de 2019 e 2020, oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). E também, o prêmio do Instituto Trata Brasil 2019, por ser a Cidade com uma das melhores iniciativas em prol ao avanço do saneamento básico de todo o país.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Kalynka cita segurança e questiona centralização de vacinas na Escola Pindorama
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana