Rondonópolis

Comissão conclui estudo e é favorável pelo tombamento do imóvel na Fazenda Velha

Publicado

A Comissão Técnica de Tombamento do município finalizou essa semana o estudo que apontou parecer favorável pelo tombamento do imóvel localizado na Fazenda Velha, em Rondonópolis. O documento vai ser entregue ao prefeito para que ele possa ter conhecimento de todo o registro histórico e cultural do espaço para que avalie e decida pela oficialização ou não do tombamento.

Conforme relatado por pioneiros da cidade, o imóvel foi construído por volta de 1.900, sendo essa a primeira edificação levantada dentro do limite territorial do município de Rondonópolis. Um dos principais fatores que fizeram a comissão tomar essa decisão é que o imóvel foi propriedade de Marechal Cândido Rondon, nos anos 40.

O estudo realizado em quatro meses aponta que o imóvel apropria-se de um bem histórico de grande relevância para o município e por isso pode ser tombado. De acordo com informações da comissão, relatadas no estudo, o tombamento traz a garantia de salvaguarda desse registro histórico do município. Como o imóvel está sendo deteriorado pelas condições do tempo, o tombamento pode garantir ainda a preservação das características originais do imóvel.

A comissão que elaborou o estudo é composta por servidores do município que atuam em diversas Secretarias, são eles: Elbio Ferreira Barros (engenheiro civil), José Roberto de Souza (historiador) presidente da Comissão, Lidiane Maria de Moraes Costa (técnica ambiental), Marilândia Alves de Souza Santos (geógrafa), Noemia Oliveira de Almeida (turismóloga), Sérgio de Oliveira Gianelli (engenheiro civil) e Vitor Hugo Contri (advogado).

Veja Mais:  Vereadores de Rondonópolis vão à Cuiabá tentar flexibilizar Decreto Estadual

O secretário de Cultura do município, Rafael Mandracio Arenhardt, está de posse do estudo e vai entregar nas mãos do prefeito José Carlos do Pátio nos próximos dias. Após receber oficialmente o documento, o chefe do executivo tem um prazo de 90 dias para anunciar o tombamento, ato que deve ser feito via decreto municipal.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeitura cumpre Decreto Estadual e aguarda nova classificação para fazer mudanças

Publicado


A Prefeitura de Rondonópolis está cumprindo na íntegra o Decreto Estadual, conforme a determinação da Justiça, que prevê restrições durante o combate a pandemia da Covid-19. O município que registrou queda na fila de espera por leitos de UTI espera baixar a classificação de risco passando de ‘Muito Alta’ para ‘Alta’.

 Uma comissão de vereadores se dirigiu até a Secretária de Estado de Saúde nesta segunda-feira (12) e protocolou pessoalmente em Cuiabá, uma solicitação de reclassificação do município. A classificação feita pelo Governo do Estado acontece semanalmente sempre as terças-feiras.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Vinicius Amoroso, “até que não tenhamos uma resposta quanto a reclassificação, o município segue cumprindo o decreto do Estado. Assim que tivermos uma resposta da Secretaria Estadual de Saúde, o município poderá fazer mudanças nas restrições e publicar um novo decreto dentro da situação existente e imposta pelo Estado”, explicou.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Sinfra esclarece em detalhes a execução da obra da Avenida Poguba
Continue lendo

Rondonópolis

Exposição da artista Marlene Trouva vai até domingo no shopping

Publicado

O Projeto “MARLENE TROUVA: Cor da Arte no Cerrado” quer evidenciar que a obra da artista tem por objetivo transformar, dar relevo e textura e colorir o vazio cotidiano existente com leveza, de forma encantadora, profunda e significativa. É um projeto individual e original em sua essência e expressão pois Marlene trabalha com encáustica, uma técnica de pintura conhecida como pintura a fogo, desenvolvida pelos gregos desde o século V A.C., na qual os pigmentos de cor são diluídos em cera quente. Ela também trabalha com cera fria.

Os pontos fortes da técnica, os quais encantam a artista são o relevo e a textura.

Em suas palavras: “A característica mais marcante em meu trabalho é a textura e o relevo produzido nos trabalhos com encáustica. Ela faz parte da minha vida! Me apaixonei por essa técnica justamente porque ela me possibilita criar uma gama de texturas e relevos na tela, de forma que eu consigo representar, do meu jeito, explorando o colorido do cerrado mato-grossense.” Quando fez o curso, os principais pontos que chamaram a atenção da artista foram: o desvendar de uma técnica milenar, o efeito produzido por ela e o fato de a cera de abelha ser uma matéria prima orgânica.

O fato de criar suas próprias obras, restaurar peças sentimentais, entre outras e ministrar cursos de pintura em tela para alunos em seu ateliê e no SESC-Rondonópolis, Trouva evidencia seu compromisso e cuidado em manter e preservar a cultura regional.

Veja Mais:  Exposição da artista Marlene Trouva vai até domingo no shopping

O evento pandêmico despertou Marlene quanto a inserção de cores, habilidades e técnicas sobre a tensa realidade do panorama atual, e para tanto, tem se superado e desdobrado criatividade sobre telas e painéis, tornando suportável, o momento vivido.

A ideia dessa proposta vem da efervescência criativa em meio ao isolamento social e a originalidade e caráter pictórico único dessa artista, no centro de uma crise sem precedentes na História, vem impactar a cena cultural de Mato Grosso e Rondonópolis e atrair o interesse público para uma forma de expressão artística milenar.

Para tanto, será realizado um documentário – Curta Metragem – registro digital, de intensa criatividade e imaginário, pois Marlene Trouva driblou as adversidades em 2020 e ressurgiu em 2021 com novo fôlego de vida e habilidade técnica singular, fomentando uma produção de caráter interativo, para todo o Estado de Mato Grosso. A exposição segue até domingo (18/04), das 8 às 19 horas, no Rondon Plaza Shopping. A entrada é gratuita.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Vereador Ozeas Reis (PP) e Vereador Marisvaldo (PSL) estiveram reunidos nesta manhã na Secretaria Municipal de Saúde

Publicado

 

Vereador Ozeas Reis (PP) e Vereador Marisvaldo (PSL) estiveram reunidos nesta manhã na Secretaria Municipal de Saúde. Vereador Ozeas Reis (PP) e Vereador Marisvaldo (PSL) estiveram reunidos nesta manhã na Secretaria Municipal de Saúde, oportunidade em que foram prontamente recepcionados pelo Secretário Vinicius Amoroso, foram levadas diversas demandas que beneficiará a população rondonopolitana, por fim, o Sr. Vinicius se comprometeu em atende-las.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vereadores de Rondonópolis vão à Cuiabá tentar flexibilizar Decreto Estadual
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana