Rondonópolis

Comunidade do Bom Pastor ganha Unidade de Básica de Saúde da Família

Publicado

A comunidade do tradicional bairro Bom Pastor, recebeu oficialmente na manhã desta quinta-feira (28) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde, Massao Ishizuka, localizada na avenida Marechal Dutra, próxima à Praça da saudade, no centro da cidade.

A nova unidade inaugurada, dispõe de uma arquitetura ampla, moderna, e está dotada de toda infraestrutura necessária para prestar atendimento de saúde de qualidade à comunidade do referido bairro, bem como, aos demais logradouros circunvizinhos, como a da região do JAMBRAPI; Jardim Jambalaia, Jd Brasília e Jd dos Pioneiros.

Consultório odontológico…

Conforme informações da SMS, inicialmente a nova unidade do Bom Pastor vai atender provisoriamente a estas citadas comunidades, mas o prefeito já autorizou a aquisição de uma área e ainda a confecção de um projeto técnico arquitetônico para a construção de uma nova UBS para atendimento 3excliusivo do Jambrapi.

O novo prédio inaugurado que será todo climatizado, terá duas equipes completas de trabalho, e contempla diversos espaços amplos como: recepção; sala para acolhimento; sala de inalação; dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos; salas de enfermagem; sala de imunização/vacina; sala de procedimentos; sala para ACS – Agentes Comunitárias de Saúde; sala multiúso; almoxarifado; copa; sala de esterilização; sala de expurgo, DML e, sanitários: masculino e feminino.

A Presidente da Associação de Moradores do Bom Pastor, senhora Cláudia Regina agradeceu ao prefeito por ter atendido esse velho sonho da comunidade e a presentear com uma estrutura tão bonita, moderna e aconchegante.

Veja Mais:  Asfalto, sinalização e revitalização da Avenida dos Estudantes é uma indicação do vereador Batista da Coder

Em sua fala, o Prefeito José Carlos do Pátio, falou um pouco sobre o homenageado que empresta o seu nome à UBS, o falecido pioneiro nipônico: Massao Ishizuka. O pioneiro que era dentista prático, liderou a comitiva das primeiras famílias nipônicas (japonesas) a se instalarem em Rondonópolis, no final dos anos 1950.

Massao ao lado da esposa Teruko Ishizuka e dos 10 filhos, se estabeleceram na cidade onde permaneceu por décadas atuando como dentista na região do Bom Pastor/Jardim Paulista. Ele foi o primeiro presidente/líder da recém-criada Associação Nipo Brasileira de Rondonópolis, tendo sido muito admirado e respeitado por toda a comunidade da época.

O prefeito destacou a sua admiração pela cultura nipônica (japonesa), enaltecendo a tenacidade, determinação e seriedade com que tratam as coisas e as pessoas, e revelou que está já é a segunda homenagem que a sua gestão presta a comunidade nipônica da cidade, tendo recentemente inaugurado a praça Kazuo Ninomiya, localizada no jardim Por do Sol ao lado do centro de treinamento de judô, em homenagem ao também pioneiro japonês de Rondonópolis.

Para o Prefeito, o segundo homenageado, senhor Massao, “era um benfeitor nato, e se preocupava com as pessoas, ele via na educação, um forte mecanismo de transformação. Ele inclusive, contribuiu muito com o processo, doando a área para a construção da Escola Dom Wunibaldo, mostrando a sua verdadeira preocupação com a educação dos locais na época”, revelou Pátio.

Veja Mais:  Câmara de Rondonópolis apoia servidores da educação

E continuou: “eu estou muito feliz que essa unidade ostente o nome do senhor Massao. Quero parabenizar as filhas aqui presentes e agradecer por tudo de bom que ele fez pela nossa cidade”, completou o prefeito.

Prefeito ao lado das filhas do homenageado Massao Ishizuka…

Sueli Ishizuka, uma das filhas do homenageado Massao Ishizuka presente à solenidade, agradeceu a homenagem da prefeitura em honrar e perpetuar a memória do seu pai e sua família, bem como parabenizou o prefeito pelo seu olhar social e ainda por tantas realizações que beneficiam diretamente a população local.

O DOBRO DA CAPITAL

Ao final de sua fala o prefeito falou aos presentes sobre os investimentos de sua gestão na saúde e educação tendo já construído 28 creches na cidade. Ele revelou inclusive, um dado importante: segundo ele, “Rondonópolis tem o dobro de UBS que a capital Cuiabá tem; temos muito mais Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias que a média do Brasil; temos o triplo de equipes odontológicas e somos a primeira cidade do Estado com aterro sanitário; estamos com 100% de atendimento de água tratada; estamos chegando a 100% de rede esgoto; vamos chegar a 100% de asfalto, e temos coleta seletiva de lixo e usina de reciclagem de lixo; e somos, a cidade que mais ampliou a rede municipal de educação infantil do Centro-Oeste”, revelou.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Secretaria de Saúde ofertará serviços durante a 48ª Exposul

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente na 48ª Exposul ofertando serviços durante os seis dias de festa que vão ocorrer de 08 à 13 de agosto, no Parque de Exposições Governador Wilmar Peres de Farias. Durante esse período, a equipe estará instalada em um estande próximo ao parque de diversão. 

No local serão realizados testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição gratuita de preservativos, orientação sobre os programas de saúde e  atendimento médico e de enfermagem de urgência.

Uma equipe da Vigilância Sanitária também estará fazendo fiscalizações do parque e dos alimentos nesses dias de festa. 

Todos os anos a Prefeitura Municipal faz parceria com o Sindicato Rural por considerar que o evento tem o papel de apresentar Rondonópolis para o Brasil, pois  atrai empresários de todos os lugares do país. 

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeito lança programa de regularização fundiária urbana para o Jardim Três Poderes
Continue lendo

Rondonópolis

SECULT abre espaço para artesãos de Rondonópolis na 48ª Exposul

Publicado

Pelo menos 23 artesãos de Rondonópolis, terão a oportunidade de expor seus trabalhos em uma espécie de “vitrine popular” no estande da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, cedido à SECULT – Secretaria Municipal de Cultura durante a realização da 48ª Exposul. 

Segundo o secretário Pedro Augusto Araújo, está sendo montado um espaço no estande da municipalidade, que vai abrigar parte dos artesãos locais cadastrados, para que possam mostrar e comercializar os seus trabalhos de arte em: pedrarias, bijuterias, comidas típicas e vestuário, entre outros produtos.

O importante, conforme o secretário, é que os artesãos não terão nenhum custo para apresentar seus trabalhos, nem tampouco, nenhuma taxa para a comercialização dos mesmos.

“A Prefeitura está abrindo este espaço para esses trabalhadores (as) artistas populares mostrarem a sua arte, os seus trabalhos e comercializá-los diretamente com o consumidor. Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar e valorizar o trabalho dos nossos artesãos, adquirindo produtos de muita qualidade a preços convidativos”, explicou Pedro Augusto.

Ainda segundo o secretário, essa foi mais uma forma que a municipalidade encontrou de prestigiar e valorizar os artesãos locais, abrindo essa importante vitrine popular a estes trabalhadores da cidade que fazem da sua arte, o seu ofício e o meio de sustento de suas famílias.

Lembrando que os artesãos locais estarão expondo os seus trabalhos todas as noites a partir desta segunda-feira (8), data de abertura da feira, e se estendendo até a noite do sábado (13) no encerramento da 48ª Exposul.

Veja Mais:  Comunidade comemora obras na escola do Maria Tereza

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Moradores do Edelmina Querubim e Carlos Bezerra recebem escrituras

Publicado

A quadra de esportes da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva ficou pequena com a quantidade de moradores que foram receber os títulos definitivos de seus imóveis. Somente durante a noite de sexta-feira (05) cerca de 150 títulos foram entregues, contemplando moradores dos bairros residencial Edelmina Querubim e Carlos Bezerra II.

O trabalho de regularização fundiária executado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo está beneficiando centenas de proprietários que ainda não tinham o documento do imóvel. Todo o trâmite burocrático, inclusive no trabalho com o cartório, é desenvolvido pelo município, agilizando os processos. 

O prefeito José Carlos do Pátio entregou pessoalmente cada documento definitivo para os proprietários. Logo após receber o título, o morador era encaminhado ali mesmo na quadra, em outro espaço preparado pela equipe da Habitação para coletar as assinaturas e oficializar a posse. “Um ato de cidadania que garante dignidade para as famílias”, destacou. 

Por meio do programa de regularização fundiária, os proprietários têm uma economia de cerca de 8 mil reais. De posse dos documentos, os proprietários agora podem buscar financiamentos para fazer melhorias ou até ampliações nas residências. Além dos títulos entregues no evento, outros 150 já estão prontos e estão sendo repassados pela Secretaria de Habitação.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vereadores realizam audiência e recebem novas propostas
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana