conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Contra estresse e baixa imunidade, TCE-MT disponibiliza vídeos para servidores com exercícios para serem feitos em casa

Publicado


.
  Assista aos vídeos no canal do TCE-MT no YouTube que ensinam as atividades física
        #MEXA-SE EM CASA, VAMOS COMEÇAR?    

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar pandemia por conta do novo coronavírus (COVID – 19), empresas, escola e instituições públicas suspenderam as atividades presenciais e adoram o sistema home office. O isolamento se faz necessário para evitar a propagação do vírus, no entanto, a interrupção de atividades físicas pode causar estresse e baixa imunidade. Foi pensando nisso que a Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida, preparou vídeos com exercícios para os colaboradores fazerem em casa.

Formulados pela personal trainer, Adele Cristina Bastos Pereira, os treinos envolvem aquecimento e exercícios, sendo um dos vídeos específico para pessoas com mais de 60 anos. Adele lembra de que é preciso prestar atenção na respiração durante os exercícios e que deve ser feito um descanso entre as séries. Outra recomendação é quanto à hidratação.

“A importância da atividade física regular para melhora da resposta imunológica é um tema de bastante interesse, ainda mais atualmente, com epidemias causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivas. Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção”, ressaltou a personal.

Veja Mais:  Professores e alunos participam de videoconferência em inglês sobre astronomia

Os vídeos com os exercícios estão disponíveis no Portal, na Intranet e nas redes sociais do Tribunal de Contas de Mato Grosso


Fonte: TCE MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Domingo (05): Mato Grosso segue com 60 casos confirmados de Covid-19

Publicado

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou até a tarde deste domingo (05.04) um óbito em decorrência de coronavírus e 60 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (38), Rondonópolis (6), Nova Monte Verde (1), Tangará da Serra (4), Sinop (3), Lucas do Rio Verde (1), Nova Mutum (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e Várzea Grande (4). O Boletim Informativo da SES explica que, apesar de ter sido noticiada anteriormente a notificação de um caso em Chapada dos Guimarães – com base em informações do Cartão do SUS do paciente –, a investigação epidemiológica apontou que o diagnosticado reside na capital mato-grossense.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada pela SES (anexada a este texto).

Dos 60 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 47 estão em isolamento domiciliar (sendo 10 casos recuperados) e 13 estão hospitalizados, sendo 10 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermarias/isolamento.

A Nota Informativa com dados atualizados é divulgada diariamente a partir das 17h. A coletiva de imprensa virtual com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, transmitida pelo Instagram e Facebook do Governo do Estado, ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 8h30.

Veja Mais:  Servidores participam da 1ª Ação de Integração após mudança em estrutura

Cenário nacional

No último sábado (04.04), o Governo Federal confirmou 10.278 casos de Covid-19 no Brasil e 431 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira (03), o país contabilizava 359 mortes e 9.056 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Neste domingo (05), não haverá a coletiva de imprensa que é transmitida para todo o país.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Veja Mais:  Sema realiza encontro entre gestores ambientais municipais

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo tem pedido atendido e recolhimento do ICMS é prorrogado

Publicado


.

O Comitê Gestor do Simples Nacional, vinculado à Receita Federal, atendeu nesta sexta-feira (03.04) ao pedido do Governo de Mato Grosso para prorrogação do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas inseridas no Simples Nacional.

Com a decisão, o recolhimento do ICMS para micro e pequenas empresas fica postergado para 90 dias, ou seja, os pagamentos que venceriam em março, abril e maio ficam prorrogados para julho, agosto e setembro.

Já para os microempreendedores individuais (MEI), o recolhimento do imposto será feito em 180 dias.

De acordo com o governador Mauro Mendes, o pedido teve o intuito de auxiliar os pequenos empreendedores a manter suas atividades e os empregos dos funcionários durante este período difícil ocasionado pelo coronavírus.

Inicialmente, o Governo pediu que os prazos fossem prorrogados por 180 dias para todas as empresas inscritas no Simples Nacional [micro e pequenas empresas e MEI], no entanto, para promover uma padronização nacional, o Comitê Gestor definiu pelas medidas de prorrogação de 90 e 180 dias, conforme o porte da empresa.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou que a definição atende ao apelo do Governo, uma vez que irá amenizar o período de dificuldade financeira que as empresas devem passar, por conta da queda drástica de faturamento, causada pelas medidas de isolamento de combate à Covid-19.

Veja Mais:  Programa REM propõe parceria com Cipem para fortalecimento da cadeia madeireira

“Mato Grosso tem 150 mil empresas inseridas no sistema do Simples Nacional e que serão beneficiadas com essa prorrogação. O objetivo é que as empresas menos resistentes à paralisação total das atividades não sucumbam à crise, tendo um prazo razoável para avaliar os impactos financeiros e uma eventual tomada de medidas de recuperação”, pontuou Gallo.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Gefron apreende 42 kg de pasta base em Porto Esperidião

Publicado


.

O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu mais de 42 quilos de pasta base de cocaína durante patrulhamento, na noite desta sexta-feira (03.04). A ação ocorreu na MT-265, no município de Porto Esperidião (322 km de Cuiabá), região de fronteira com a Bolívia.

Na ocasião, os policiais faziam o patrulhamento da área quando viram três pessoas caminhando em uma região de pasto perto da rodovia, no sentido Bolívia-Brasil. Ao ser dada a ordem de parada, os suspeitos atiraram contra a guarnição, que revidaram os disparos. 

Os três suspeitos conseguiram fugir e não foram localizados devido à falta de luminosidade e a dificuldade na locomoção do terreno onde foi registrada a ocorrência. Durante buscas, os policiais encontraram três sacos abandonados que continham os 42 tabletes de pasta base, totalizando 42,4 kg da droga.

O material foi encaminhado à Defron, que investigará a ocorrência. O prejuízo ao crime é estimado em pouco mais de R$ 550 mil.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Professores e alunos participam de videoconferência em inglês sobre astronomia
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana