Mulher

Covid-19: Vacinação pode afetar ciclo menstrual?

Publicado


source

BBC News Brasil

Covid-19: vacinação pode afetar ciclo menstrual?
Olga Robinson e Rachel Schraer – BBC Reality Check

Covid-19: vacinação pode afetar ciclo menstrual?

A vacina contra a covid (assim como outras vacinas) pode gerar efeitos comuns e esperados, como febre, dor de cabeça, dor no braço por um ou dois dias depois. Alterações no ciclo menstrual não aparecem nas listas de possíveis efeitos.

No entanto, algumas mulheres têm se perguntado se menstruação antecipada, intensa ou repleta de cólica poderia ser uma reação ao imunizante.

A especialista em Antropologia Médica Kate Clancy compartilhou no Twitter sua experiência de uma menstruação mais intensa que o usual após ter tomado a vacina da Moderna e recebeu dezenas de relatos semelhantes em resposta. Com a ex-colega Katharine Lee, ela lançou uma pesquisa para coletar relatos das experiências menstruais após mulheres terem sido vacinadas contra a covid .

Ainda não sabemos se a vacina está realmente causando essas alterações – isso não foi estudado. É possível que as mulheres, depois da vacina, tenham maior probabilidade de notar essas mudanças ou atribuí-las à vacinação, principalmente depois de ouvir sobre experiências de outras pessoas.

No entanto, Victoria Male, imunologista reprodutiva do Imperial College London, no Reino Unido, disse que algumas mulheres que já passaram pela menopausa e pessoas que tomam hormônios que interrompem a menstruação relataram sangramento. Por isso, ela suspeita que poderia ser uma reação física.

Vários homens trans e mulheres pós-menopausa que normalmente não menstruam entraram em contato com Clancy e Lee dizendo que tiveram sangramento após a imunização.

E, embora hoje não exista ligação comprovada, haveria razões lógicas para a vacina estar causando alterações nos ciclos menstruais – mas essas alterações não são motivo de preocupação, dizem os especialistas em reprodução. Embora menstruações dolorosas ou inesperadas possam ser angustiantes, elas não são um sinal de qualquer dano a longo prazo.

Veja Mais:  Comfy: looks confortáveis são a nova tendência

Ligação plausível

O revestimento do útero faz parte do sistema imunológico – na verdade, existem células imunológicas em quase todas as partes do corpo.

As células do sistema imunológico têm um papel na construção, manutenção e rompimento do revestimento do útero – que se torna mais espesso para se preparar para a gravidez e, em seguida, se desprende na forma de menstruação se o óvulo não for fertilizado.

Após a vacinação, muitos sinais químicos com potencial para afetar as células do sistema imunológico estão circulando pelo corpo. Isso pode causar esse desprendimento do revestimento do útero e menstruação precoce, explicou Male.

ilustração coronavirus

Getty Images
Países com vacinação avançada como Israel e Reino Unido têm visto os bons resultados: grande queda no número de casos e de mortes por covid

Sem ligação com aborto

Isso não significa que haja qualquer ligação com abortos espontâneos – durante a gravidez, diferentes processos mantêm o revestimento do útero, incluindo a presença da placenta, órgão que liga o feto ao suprimento de sua mãe.

Male disse que agora há muitas evidências de mulheres que receberam vacina que indicam que elas não correm maior risco de perder a gravidez . No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou paralisar uso da vacina AZD1222, da AstraZeneca e Universidade Oxford, para grávidas.

Na verdade, o que se sabe é que infecções estão relacionadas a aborto espontâneo e ter covid durante a gravidez está relacionado ao parto prematuro , de acordo com Alexandra Alvergne, da Universidade Oxford.

Ela disse que há uma ligação plausível entre a vacina e as mudanças menstruais, já que o momento da ovulação pode ser afetado por inflamação. Pode ser o caso quando as pessoas estão doentes e com febre, mas as vacinas também causam uma resposta inflamatória no corpo – faz parte do seu sistema imunológico reagir e começar a produzir os anticorpos e outras células que lutam contra doenças.

Veja Mais:  Dadomancia: saiba como usar o oráculo dos dados

Também há evidências de estudo anterior de que pessoas com sinais de inflamação por infecção tiveram menstruações mais dolorosas .

Vacinas contra a covid-19

Getty Images
Ainda não sabemos se a vacina está realmente causando alterações no ciclo menstrual

Os efeitos são temporários

Há evidências, tanto da vacina contra a gripe quanto contra o HPV, de que podem afetar o ciclo menstrual temporariamente – mas não há efeitos colaterais duradouros.

E há “inúmeras evidências” de que não afetam a fertilidade, disse Male.

Embora essas mudanças não devam ser motivo de preocupação, Male e outros especialistas mencionados neste artigo enfatizam a necessidade de estudos sobre o efeito da vacina nos ciclos menstruais, para que as pessoas saibam o que esperar.

“Há um problema aqui sobre a frequência com que a saúde da mulher é ignorada”, disse ela.

Você viu?

A ginecologista Jen Gunter escreveu em seu site The Vajenda: “Imagine se você não soubesse que a febre pode ser um efeito colateral da vacina?”

“Você pode estar preocupada que algo desagradável esteja acontecendo com seu corpo, quando tudo o que você está tendo é uma típica febre pós-vacina. A mesma coisa valeria para irregularidades menstruais.”

Da mesma forma, para homens trans e mulheres na pós-menopausa, o sangramento pode ser um sinal de câncer, por isso é importante que as pessoas saibam se também é um efeito colateral inofensivo da vacina, explicou Lee.

Sue Ward, vice-presidente do Royal College of Obstetricians and Gynecologists, no Reino Unido, disse que qualquer pessoa que notar um sangramento que seja incomum para ela deve considerar entrar em contato com seu médico.

No Brasil, a Anvisa pede que as pessoas que sentiram algum evento adverso após a vacina registrem o relato no sistema VigiMed, disponível na página da agência reguladora .

Desinformação sobre vacina

Ao mesmo tempo, a ideia de que vacinas podem afetar ciclos menstruais foi retomada por pessoas que espalham desinformação nas redes sociais.

Veja Mais:  Magia das velas para encontrar um amor

Grupos anti-vacina e de teoria da conspiração têm usado relatos de experiências pessoais genuínas das pessoas (como a postagem de Clancy) como suposta evidência de vacinas causando danos ou sendo parte de um plano de esterilização por elites globais.

Afirmações falsas de que os ciclos ou mesmo a gravidez das mulheres podem ser afetados apenas por estarem perto de pessoas vacinadas ganharam força significativa nas redes sociais no primeiro semestre deste ano.

Um desses vídeos, visto mais de 300 mil vezes, mostra um “médico reprodutivo holístico” alertando as mulheres de que “menstruação e ciclos menstruais estão sendo significativamente afetados, mesmo que elas não tenham recebido (a vacina)” .

Outras postagens que obtiveram centenas de milhares de visualizações em plataformas afirmam que as pessoas vacinadas podem “espalhar” a proteína spike do vírus para outras.

Isso é fisicamente impossível.

A maioria das vacinas contra a covid-19 funcionam dando ao corpo instruções para que ele possa aprender como combater o vírus.

Nas vacinas de mRNA contra covid-19 (Pfizer e Moderna), as instruções do mRNA são usadas para fazer a proteína spike, que o corpo reconhece como estranha, e isso evoca uma resposta imunológica. Depois de lidas, essas moléculas de vacina de mRNA se degradam rapidamente por meio de processos celulares normais.

A proteína spike, que não pode se reproduzir, se desintegra ou é destruída.

O mRNA – a instrução para fazer a proteína spike – também é extremamente frágil. É por isso que vacinas com essa tecnologia são tão difíceis de armazenar e transportar – porque a informação genética se desintegra e se torna inútil com muita facilidade.

Nenhuma das vacinas permite que qualquer parte do vírus se replique, muito menos se espalhe – a única coisa que se replica são as células do sistema imunológico, que produzem anticorpos para combater os vírus.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 31 de julho de 2021

Publicado


source
O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente


ÁRIES

A Lua desafia Saturno no horário do almoço, é bom ficar atento pra não alimentar pessimismo ou mau humor. Ainda que logo em seguida a Lua se alinha com Vênus, favorecendo atividades prazerosas, colaboração e um clima mais suave. A Lua inicia a fase minguante, aproveite para promover limpezas, perceber o que é importante, o que pode ser descartado e concluído. Procure também cultivar a fé, deixar a vida fluir sem tanta ansiedade. Com calma você ganha mais fluidez para providências práticas e finalizações gerais. 


TOURO 

O período é de recolhimento e acolhimento, com a Lua minguante em seu signo. Você pode aproveitar para cultivar equilíbrio emocional, reabastecer energias no conforto de casa, cultivar relações mais íntimas, distribuir carinho e fortalecer os laços de afeto. Intimidade, sensibilidade e acolhimento ficam favorecidos. Atividades criativas e inovações em seu mundo íntimo também estão favorecidas. Vale oferecer ajuda e colaboração, mas sem pegar no pé de ninguém. Procure compreender e ceder, caso seja preciso. 

GÊMEOS

Você pode encontrar novas soluções para questões que estavam pendentes. Com Mercúrio em Leão, aproveite para cultivar suas habilidades criativas e comunicativas, fazer bons contatos, concluir assuntos, tomar providências necessárias para que as coisas funcionem melhor. Mas tudo sem pressa, procure desacelerar. A Lua segue minguante em Touro: vale cultivar um clima de intimidade, segurança e conforto. Período ideal para ler, refletir, alimentar a alma com boas informações, desfazer conflitos, descansar e renovar suas forças. 

Veja Mais:  Rabo de cavalo: 3 opções que estão em alta!

CÂNCER

Com a Lua minguante em Touro, o destaque vai para atividades mais amenas, introspectivas e intimistas. Aproveite para concluir o que for possível, abrindo espaço para o prazer e a beleza. Vale também cultivar mais liberdade e independência. A Lua se desentende com Saturno no horário do almoço, mas logo em seguida combina forças com Vênus: bom para cuidar bem sei mesmo, investir em limpezas e organizações. O que pode fazer para movimentar as energias, deixar seu canto mais gostoso, confortável e acolhedor?

LEÃO 

Em tempos de Lua minguante, aproveite para colocar os pingos nos is e concluir o que for possível. Você pode também investir em você mesmo, na sua confiança, na clareza e na expressão criativa de suas ideias. Tudo o que possa promover a restauração de forças, a cura e a regeneração também ganha destaque. Mas é bom pegar mais leve consigo mesmo e com os outros, porque Sol e Mercúrio confrontam Saturno. Cuidado para não exagerar nas críticas e nas reclamações! Quanto mais leveza, melhor!

VIRGEM

Você viu?

O período é propício para terapias, descanso, meditação e práticas espirituais. Com a Lua minguante procure fazer tudo sem correrias e atropelos. É melhor investir em leituras, atividades criativas e prazerosas e mais amenas, sem grandes expectativas, discussões ou cobranças. Aproveite para adotar uma atitude mais acolhedora. Bom também é período para se desvencilhar de tudo o que está em desuso. Inclusive velhas emoções. Vale lembrar que o contato com a natureza também é sempre curativo.

Veja Mais:  Dadomancia: saiba como usar o oráculo dos dados

LIBRA

Atividades e iniciativas solidárias são importantes, tanto para sua alma, como para sedimentar sua imagem pública. A Lua se desentende com Saturno, mas se alinha com Vênus: é bom evitar pessoas, notícias ou situações que o puxam para baixo. Utilize suas qualidades diplomáticas e seu poder conciliador para sanar desentendimentos. Vênus segue em Virgem, favorecendo os cuidados com a higiene, a limpeza e a saúde. Procure organizar-se de maneira que sobre mais tempo para cuidar de você. 

ESCORPIÃO

O clima deve ser mais intimista. Procure baixar as expectativas e dar mais atenção às pessoas que ama. Com a Lua minguante em Touro, procure cuidar da alma e das emoções. Procure também separar bem os assuntos profissionais das questões emocionais e familiares. Sol e Mercúrio desafiam Saturno: evite perder energia com críticas, assuntos pesados e discussões inúteis. Melhor mesmo é passar mais tempo sozinho, refletir sobre a vida, perceber o quanto avançou e elaborar novos planos. Foco na fé e no pensamento positivo!

SAGITÁRIO

O período é de fechamento e conclusões, com a Lua minguante. Você pode finalizar assuntos que vem se arrastando, mas procure cultivar equilíbrio emocional em momentos de recolhimento, para alinhar razão com o coração. Você pode aprender com o dom da análise e da observação, elevar os sentimentos, refletir sobre a vida, perceber o que funciona, em quais assuntos e projetos vale a pena investir seus esforços. Cuidado pra não alimentar negatividades! Invista numa postura mais solta, dinâmica, espontânea e criativa.

Veja Mais:  Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção

CAPRICÓRNIO 

Não é o momento de mudar as situações, mas de  adaptar-se a elas da melhor maneira possível. A Lua segue minguante, enquanto Sol e Mercúrio confrontam Saturno: não é boa hora para exigências, reclamações, críticas e discussões. Pode haver mal entendidos. Procure comunicar-se com afeto, deixe a vida fluir por seu curso natural, aproveite para passar mais tempo sozinho. Finalize pendências, mas sem pressa, ansiedade ou correria. Vale investir na saúde com atividades físicas e caminhadas.

AQUÁRIO

Relacionamentos, parcerias, amizades e casamento continuam em evidência. O trabalho em colaboração é essencial para que possa concluir pendências, cumprir os prazos e as metas estipuladas. Mas é bom respeitar a individualidade, dar espaço para os outros, reservar tempo para ficar sozinho também. Refletir, meditar, rever velhos comportamentos, padrões ou hábitos que já não condizem com seu crescimento. Invista também em atividades criativas e propostas inovadoras para renovar as relações.

PEIXES

Procure criar um ambiente acolhedor à sua volta com aromas, música e amor. Com a Lua minguante em Touro, finalize o que for possível com o máximo carinho, cuidado e solidariedade. A preferência vai para a conclusão de assuntos em clima de intimidade. Aproveite para ouvir novos pontos de vista, renovar as ideias e os sentimentos. Tudo o que possa promover proximidade, segurança, acolhimento e afeto ganha destaque. Lua e Vênus favorecem atividades prazerosas. Prefira deixar a vida fluir, cultivar silêncio e introspecção também.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção

Publicado


source

Alto Astral

Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção
Reprodução: Alto Astral

Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção

Muito se fala sobre os problemas íntimos no verão, devido ao uso de piscinas e roupas de banho que costumam permanecer úmidas no corpo. Mas engana-se quem pensa que tais condições só afetam as regiões genitais femininas durante o calor, viu? Alguns hábitos do inverno podem ser verdadeiros vilões para a saúde íntima da mulher.

No frio, a primeira reação é usar mais roupas do que o normal para se proteger das baixas temperaturas. O acumulo de tecidos, porém, impede a ventilação e chegada de luz natural à vagina, favorecendo a proliferação dos fungos, principalmente quando associado a outros costumes prejudiciais, como o consumo excessivo de carboidratos, guloseimas e álcool. Nesse cenário, o fungo candida albicans , causador da candidíase, pode se proliferar com maior frequência e dar início à doença.

De olho nos sintomas

Segundo a ginecologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Emybleia Meneses, é fundamental saber reconhecer os sinais típicos da candidíase. Dessa forma, é mais fácil identificar a presença da infecção e já buscar ajuda de um profissional.

Entre os principais, ela cita:

  • ardência;
  • prurido;
  • secreção esbranquiçada, principalmente na vulva da vagina;
  • pode atingir boca, virilha e dedos;
  • possível incômodo ao urinar.

“O tratamento é feito com medicamentos por via oral ou pomada cutânea. Além disso, há enfermidades que podem baixar a imunidade, como gripe, resfriado e até mesmo a Covid-19, favorecendo esse quadro”, pontua a médica.

Mudança de hábitos

Embora estações e temperaturas sejam um fator para o aparecimento e agravamento da doença, mudar alguns hábitos pode ser o suficiente para evitar a condição. Para Emybleia, ajustes no estilo de vida são realmente efetivos nesse combate: “evite excessos de roupa, dietas ricas em açúcar, alimentos processados e farinha branca, sono irregular, automedicação e sedentarismo”, indica.

Mas como recorrer a menos roupas e ainda assim manter-se aquecido? A proteção contra o frio é primordial para a saúde, portanto, vale deixar de lado o acumulo de peças em momentos de maior aquecimento, como em casa, por exemplo. Nesse sentido, a especialista orienta ainda deixar de lado tecidos sintéticos, justos e úmidos e relembra que os homens também devem seguir tais orientações, visto que a enfermidade pode atingir ambos os sexos.

É importante pontuar também o impacto emocional na candidíase, especialmente durante a pandemia e o isolamento social. “O medo de desenvolver a doença, ansiedade e tristeza pela instabilidade e morte de pessoas queridas são responsáveis também pela redução da imunidade, predispondo o organismo a uma série de doenças, inclusive essa”, enfatiza a médica.

Fonte: Emybleia Meneses, médica ginecologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Descubra qual é a tatuagem perfeita para cada signo!

Publicado


source

Alto Astral

Descubra qual é a tatuagem perfeita para cada signo!
Reprodução: Alto Astral

Descubra qual é a tatuagem perfeita para cada signo!

Há quem diga que fazer tatuagens se torna um vício – e errado não está, né? -, já que a primeira arte no corpo é apenas o começo de uma longa história de desenhos na pele. Além da beleza, cada tattoo deve ser bem pensada, tanto no traço, quanto no significado, já que ficará lá para sempre.

Dessa forma, vale levar em conta todos os aspectos antes de definitivamente tatuar. A principal dúvida costuma ser quanto ao desenho, se ele ainda combinará com você e com a simbologia a ele atribuída dentro de alguns anos. Afinal, nem sempre é fácil remover uma tatuagem. Por isso, a dica de ouro é pensar em um tema que não vá mudar, assim, a arte sempre carregará um pouco de si e vice-versa.

Pensando nisso, por que não recorrer ao Zodíaco? A astrologia é uma esfera da vida pouco mutável, se considerar que o Mapa Astral Natal será o mesmo desde o momento do nascimento. Sendo assim, se basear no seu signo solar pode ser uma opção bem legal para definir a nova tattoo!

Pensando em rabiscar? Então, confira abaixo a tatuagem perfeita para cada signo!

Áries

Os arianos podem investir em um desenho selvagem, marcante e em um lugar do corpo de bastante destaque. Essas características têm tudo a ver com os principais aspectos de sua personalidade, como coragem e ousadia. Se joga!

Veja Mais:  Dadomancia: saiba como usar o oráculo dos dados

Touro

Priorize beleza, segurança e sensualidade na hora de tatuar! Taurinos se atraem por tudo aquilo que é belo, já que são regidos por Vênus, e gostam de se sentir seguros. Por isso, opte por uma arte mais sexy, como um desenho que tenha a ver com seus desejos ou uma frase determinada.

Gêmeos

Descontração é a palavra-chave para esse novo desenho! Como os geminianos costumam ser comunicativos, curiosos e divertidos, vale pensar em uma arte bem descontraída e alegre, que faça a linha ‘engraçadinha’!

Câncer

Família, família, família! A principal riqueza para os cancerianos são os laços familiares e entes queridos, então, registrá-los na pele faz bastante sentido para esse signo. Desde tatuar o nome de algum parente até as datas de nascimento, o importante é demonstrar esse amor. Outros desenhos delicados, como flores são uma boa aposta!

Leão

É hora de chamar a atenção, sim! Unindo criatividade e vaidade, os leoninos usam as tatuagens como uma forma de se destacar e brilhar ainda mais. A dica é investir em desenhos chamativos e com muita personalidade!

Virgem

Você viu?

Com tanta discrição e perfeccionismo, os virginianos preferem não mudar nem se arriscar tanto. Então, na hora de tatuar, priorize desenhos pequenos, delicados e que tenham um traço impecável! Nas cores, prefira tons neutros ou escuros.

Libra

Assim como Touro, Libra sofre uma grande influência estética de Vênus e á atraído por beleza e estética. A regência do Ar, dá ao signo um gosto especial pelas artes, principalmente as mais refinadas. Como os librianos também valorizam muito suas relações e amor, duas tattoos podem agradar os nativos: as mais artísticas e as que homenageiem alguém especial.

Veja Mais:  Rabo de cavalo: 3 opções que estão em alta!

Escorpião

Misteriosa, sim! Desenhos enigmáticos, ousados e reflexivos tem tudo a ver com o signo. Por isso, invista em artes com essas características e escolha uma parte do corpo mais sensual para eternizá-las.

Sagitário

Os sagitarianos são livres e gostam de se aventurar pelo mundo. Assim, registrar suas aventuras, alegria e otimismo na pele pode ser bastante pertinente, além de ser uma forma de guardar todas essas memórias felizes e de liberdade!

Capricórnio

Nada de desenhos grandes, chamativos ou muito coloridos, ok? O signo preza pelo tradicionalismo e a cautela. Como são bem reservados, o ideal é apostar em artes mais elegantes e tradicionais, além de discretas.

Aquário

Ser diferente é o lema dos aquarianos e isso deve ser levado em consideração na hora de tatuar. Pense em uma tatuagem bem original, daquelas que você nunca viu igual e mergulho fundo na sua criatividade e em todas as novidades que te rodeiam para se inspirar.

Peixes

Os piscianos têm uma forte ligação com a espiritualidade e misticismo, além de serem muito delicados e charmosos. Como o signo não curte exageros, aposte em um desenho pequeno e, talvez, em possíveis símbolos místicos, religiosos ou espirituais.

Consultoria: João Bidu

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana