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Na Capital

Cuiabá e Várzea Grande unificam ações contra o Coronavírus e criam rede de atendimento

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Foi dado o primeiro passo para a criação de uma rede de combate e atendimento unificado a população neste período de pandemia do Coronavírus. Na tarde desta quarta-feira (25), o prefeito Emanuel Pinheiro esteve em companhia da prefeita Lucimar Campos juntamente com os secretários de Saúde dos dois municípios e seus devidos comitês de enfrentamento para dialogar e definir as medidas que guiaram a região metropolitana durante o isolamento social.

O prefeito de Cuiabá destacou a vontade política que une Cuiabá e Várzea Grande neste momento de pandemia e destacou que as fronteiras entre as duas cidades devem ser superadas para minimizar os impactos da doença na população da região metropolitana.

“Nós já estamos executando ações preventivas, cada um à sua maneira, mas agora nós temos que preparar o segundo passo, que é a rede de atendimento. Temos que construir essa rede, como vai ser esse atendimento. Por que as ações tem que acontecer com antecedência, não vamos esperar o problema chegar, deus queira, vamos rezar e trabalhar para isso, para que não chegue, mas se chegar, que chegue com a menor intensidade possível na população. Como gestores nós temos que nos preparar”, destacou o prefeito de Cuiabá.

Como as duas cidades mais populosas do Estado e referência em atendimento de saúde para muitos municípios do Estado, a intenção dessa unificação é padronizar prevenção e atendimento e unir recursos, para minimizar o contágio na região metropolitana e consequentemente em todo território de Mato Grosso.

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Ciente da gravidade da situação, a prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos agradeceu a disposição de Pinheiro e sua equipe.

“Eu quero aqui, Emanuel, dizer que é uma preocupação muito grande o que estamos atravessando. Nós somos uma cidade de 300 mil habitantes, nós não temos capacidade de fazer um trabalho como nós gostaríamos de fazer, mas eu acho que, com toda certeza, essa nossa união vai nos dar condições para realizar um atendimento melhor. Por isso, quero agradecer a sua presença e sua atenção conosco em Várzea Grande”, disse a prefeito Lucimar Campos.

As medidas que resultarão da união de ações dos dois maiores municípios de Mato Grosso serão apresentadas ao Governo do Estado como contribuição para as decisões que nortearam o combate em todo o Estado, que será capitaneada pelo Governador Mauro Mendes, como ficou estabelecido em última reunião no Palácio Paiaguás na última segunda-feira (23).

“O timoneiro de Várzea Grande é a prefeita, o timoneiro de Cuiabá é o prefeito, o timoneiro do Estado é o governador. Então ele tem que assumir a liderança. Mas nós queremos colaborar com o Governo do Estado, porque sabemos o que fazer. Aqui é a rede básica, a mais importante e na hora do desespero, a maioria dos municípios do Estado não tem condições e vão vir para cá, e nós não podemos negar atendimento”, finalizou Pinheiro.

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Em meio à pandemia, cuiabanos realizam ação solidária e distribuem marmitex aos caminhoneiros na BR-364

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Nós cidadãos brasileiros agradecemos essa iniciativa de vocês em ajudar os caminheiros na campanha, ‘Siga Em Frente Caminhoneiros’, tenho certeza que com esse apoio de vocês e de outras pessoas os caminhoneiros vão conseguir ir em frente e abastecer o nosso país com os produtos que nós precisamos”, declara a Policial Rodoviária Federal, Cristiane.
A Militar fez essa fala em agradecimento ao grupo de cuiabanos que nessa manhã de sexta-feira, 03, doaram centenas de marmitex e refrigerantes aos caminhoneiros que passaram pela BR-364. A ideia da ação solidária partiu do dono do tradicional restaurante de comida caseira ‘Bodeguita’, Jodelso Xavier, e do vereador, Juca do Guaraná Filho (Avante). Ao todo foram 12 pessoas envolvidas.
O empresário conta que a ideia surgiu após ver um exemplo na TV o que acabou servindo de inspiração. “Eu me sensibilizei após assistir na televisão as dificuldades que esses motoristas estavam passando nas estradas com a falta de restaurantes abertos. Muitos estavam ficando sem comer por causa da pandemia”, fala Xavier.
&nbspO vereador Juca do Guaraná diz que essa ação só foi concretizada porque houve um trabalho em equipe e que todos estavam usando equipamentos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde.
&nbsp”Em tempos difíceis ajudar o próximo é o que nos torna mais humanos. Não é hora de pensar somente em si, mas, mostrar que a nossa solidariedade e mais forte que o Coronavírus por isso fizemos essa parceria com o restaurante Budeguita. Quero agradecer o suporte da PRF em ajudar os nossos irmãos caminhoneiros”, fala Juca do Guaraná.
Os caminhoneiros expressaram gratidão pelas marmitex. Os “amigos do belvedere” também estavam no local distribuindo lanches.
Câmara de Cuiabá&nbsp
Aline Barbosa – Assessoria de Gabinete&nbsp

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Prefeitura alerta população sobre os cuidados com o armazenamento correto do lixo

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Pensando na segurança dos trabalhadores da coleta de resíduos domiciliar, a Prefeitura de Cuiabá alerta a população sobre os cuidados com o armazenamento do lixo. A atividade é umas das que continuam a todo vapor durante o período de quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19), por fazer parte do grupo de serviços considerados essenciais para a comunidade. 

O trabalho, que tem um papel fundamental para saúde pública, torna-se ainda mais eficiente quando conta com a colaboração efetiva do cidadão. Nesse sentido, o acondicionamento correto dos resíduos produzidos é o principal exemplo de como cada morador dos mais de 300 bairros da Capital podem facilitar a jornada dos coletores. 

Além da separação adequada de objetos perfurocortantes como vidros e metais pontiagudos, a atenção com a quantidade de lixo colocada em cada recipiente também deve fazer parte da rotina do munícipe. Igualmente, é necessário que haja uma atenção com o dia e hora em que o caminhão passa em cada bairro, para que os materiais sejam colocados para o recolhimento na data correta. 

“Ao mesmo tempo em que centenas de heróis anônimos continuam se empenhando, a participação do cidadão também se torna ainda mais importante, nesse momento. São atitudes simples, mas que fazem uma enorme diferença, ajudando a diminuir os riscos a integridade física dos trabalhadores”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

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Conforme acordado entre a prestadora do serviço e a Secretaria de Serviços Urbanos, somado ao trabalho rotineiro realizado nos bairros de Cuiabá, duas equipes foram criadas para atuar exclusivamente no recolhimento dos resíduos não infectantes das unidades públicas de saúde. No total, são dois caminhões e 12 coletores empenhados nessa função.

“Para aqueles que trabalham na coleta residencial, reforçamos a necessidade de utilizar, ininterruptamente, dos equipamentos de proteção individual. Aos que estão atuando na coleta de materiais não infectantes, nas unidades de saúde, foi fornecido macacão, botas e luvas especiais. Também estamos sempre exigindo da empresa que não deixe esses materiais faltar”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. 

Atualmente, mais de 250 trabalhadores atuam diretamente na coleta de lixo domiciliar. Desde o mês de março, a execução do serviço passou de dois para três turnos. “A alteração ocorreu a pedido da própria Prefeitura, visando otimizar a prestação do serviço, melhorar a fiscalização e a reposição dos caminhões danificados”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos. 

Confira as dicas simples que podem ser seguidas: 

– Opte sempre por não encher o saco de lixo totalmente. Se for uma grande quantidade de resíduos, faça a divisão em mais de um recipiente. 

– Ao descartar objetos cortantes como lâmpadas, copos, espelhos, lâminas, e outros pedaços de vidros, garanta que eles estejam totalmente isolados do restante dos resíduos. Para isso, pode-se usar uma grande quantidade de jornal ou papelão para embrulhá-los.

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– Utilize também garrafas pet como embalagens para materiais pontiagudos como espetos de madeira, pregos, parafusos, ou até mesmo o próprio vidro.

– Antes de jogar fora uma lata com tampa serrilhada, opte sempre por dobrá-la para dentro da embalagem.

– Faça sempre questão de identificar no saco de lixo a existência de objetos perfurocortantes. Dessa forma, os servidores poderão tomar um maior cuidado durante o manuseio.

 

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Denúncias contribuem com o trabalho de fiscalização

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A população de Cuiabá pode denunciar, anonimamente, estabelecimentos comerciais que continuam abertos e descumprindo os decretos municipais estabelecidos pela Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Durante essa semana, de segunda à sexta, o Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública juntamente com o Ciosp receberam o total de 415 chamadas telefônicas para o registro dessas ocorrências.    

Apesar do número de denúncias, a Prefeitura informa que uma boa parte dos comerciantes tem colaborado com a determinação dos decretos municipais em relação ao fechamento do comércio.Todas as denúncias recebidas pelas equipes estão sendo atendidas.

 urante as operações, é realizado o trabalho de orientação aos proprietários destes estabelecimentos a evitarem que os clientes façam o consumo no local, respeitem a distância mínima entre um cliente e outro, na fila, a controlem o número de clientes que entram no estabelecimento, ou, até mesmo, a colocar obstáculos físicos para evitar que o cliente adentre o comércio e, principalmente, e pratiquem o método de entrega das mercadorias na residência do cliente (modalidade delivery).

As equipes de fiscalização visitam bares, distribuidoras, conveniências entre outros estabelecimentos abertos, com aglomeração de pessoas e em desrespeito ao disposto nos decretos municipais.

A partir das solicitações de atendimento provenientes do Serviço de Disque Denúncia (3616-9614), do CIOSP (190) e, através de diligências fiscais nas respectivas regionais (Norte, Sul, Leste e Oeste), as equipes realizaram as devidas orientações aos responsáveis dos estabelecimentos que eram alvos de denúncia.

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Denuncie

O Disque-denúncia da Secretaria Municipal de Ordem Pública está recebendo as manifestações em horário comercial. A denúncia recebida pode ser anônima ou identificada. Após o recebimento, a Gerência de Fiscalização acionará a equipe mais próxima para vistoria e demais procedimentos.  O telefone do disque-denúncia é o (65) 3616-9614.

Força-tarefa

A equipe técnica de fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) está coordenando uma força-tarefa junto com as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) executando um plano de operação que tem como objetivo controlar a aplicação das medidas emergenciais temporárias, visando a prevenção de contágio pelo novo Corona Vírus (COVID-19). Os trabalhos tiveram início na última sexta-feira (27) e deverá prosseguir até o dia 05 de abril, podendo ser prorrogado.

O plano de operação consiste em promover a fiscalização sistemática de caráter preventivo e abrangente em todas as atividades comerciais autorizadas ou pelos decretos municipais N° 7.850/ N° 7.851. A força-tarefa conta também com apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Ao todo, sete equipes são distribuídas pelas quatro regionais de Cuiabá (Norte, Sul, Leste e Oeste) escalonados em três turnos (manhã, tarde e noite) de segunda à sexta. No sábado e domingo, será uma equipe por turno, com dois fiscais. As atividades se encerram sempre ás 23h.

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