Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo nesta segunda

Publicado

 

 

A Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo terá início em Cuiabá na próxima segunda-feira (06) e vai até o dia 31. Neste período, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem como meta mínima vacinar 95% das 34 mil crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência em Saúde, dr. Luiz Gustavo Raboni, a campanha visa diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já erradicadas no Brasil. Por essa razão, ele destaca a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças inseridas no público alvo para receberem a imunização.

“Em toda a cidade estarão funcionando 67 salas de vacinas, incluindo três na área rural – no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes -, que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco. O horário de atendimento em todas elas será das 08h às 11h e das 13h às 16h30. Estaremos com toda a equipe das unidades básicas de saúde de prontidão para atendermos com muita humanização os pequenos cuiabanos que precisam estar amparados contra essas doenças. Entretanto, é preciso conscientização dos pais e responsáveis para que consigamos atingir a meta preconizada”, frisou o secretário adjunto.

Seguindo o calendário nacional, o ‘Dia D’ será realizado no sábado (18) das 8h às 17h, ininterruptamente. Segundo a coordenadora de Programas Estratégicos, Lidiane Siqueira, haverá total mobilização dos envolvidos com a rede de Atenção Básica e da Vigilância em Saúde.

Veja Mais:  Projeto de artesanato estimula criatividade e potencial artístico de Simininas

“Neste ‘Dia D’ de mobilização em Cuiabá, cerca de 400 pessoas, entre profissionais de enfermagem e da Vigilância em Saúde, estarão envolvidos para atendermos o máximo de crianças possível – sempre visando a humanização e os cuidados com a prevenção às doenças e promoção à saúde”, finalizou.

CONFIRA DADOS DAS DOENÇAS COM BASE NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

SARAMPO

O Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo e atualmente empreende esforços para manter o certificado, principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização.

No mundo, há registros de casos de sarampo em alguns países da Europa e das Américas. Em 2017, foram 173.330 casos registrados. Em 2018 (até maio), 81.635 casos confirmados, sendo a maioria em países do Sudeste Asiático e Europa. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Até o dia 25 de julho, foram confirmados 822 casos nestes estados. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1).  O reaparecimento da doença está relacionado às baixas coberturas e a presença de venezuelanos no país, comprovado pelo genótipo do vírus (D8) identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela.

Veja Mais:   Primeira reunião da CPI do Feminicídio acontece nesta 4ª-feira

POLIOMIELITE

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão). O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

Comentários Facebook

Cidades

Secretários de Saúde têm nova reunião de trabalho para alinhar ações

Publicado

Encontros entre Estado e Muncípio têm sido rotina desde que a nova gestão assumiu, em 1º de janeiro

A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, se reuniu nesta tarde (23), com o Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para alinhar os trabalhos que têm sido realizados no município, como também buscar mais melhorias para o setor. Os encontros entre estado e município têm sido rotineiros desde que a prefeita Flávia Moretti (PL), tomou posse, em 1º de janeiro.

Esta é a segunda reunião técnica entre os gestores públicos, mas outras duas visitas às unidades públicas na cidade também já foram realizadas, inclusive com a presença do governador Mauro Mendes (União). Na primeira vinda do secretário de Estado a Várzea Grande, ele pôde constatar in loco as necessidades emergenciais do Pronto-Socorro e Hospital Municipal, tanto na estrutura física, quanto na falta de equipamentos. Ele visitou ainda o Hospital e Maternidade Dr. Francisco Lustosa.

No encontro de hoje, Figueiredo afirmou que o trabalho continua. “Estamos recebendo mais uma vez a secretária Deise para a gente continuar discutindo maneiras de manter o atendimento às necessidades da saúde pública de Várzea Grande neste período difícil, em que há expansão dos números nos casos de dengue e Chikungunya. É necessário que os secretários estejam, permanentemente, trocando informações”, destacou.

Gilberto Figueiredo disse ainda que a visita da secretária Deisi Bocalon “foi um combo misto” e explicou: “discutimos hoje o problema epidemiológico do município, necessidades de investimentos para melhorar a estrutura do Pronto-Socorro, e continuar trabalhando naquilo que é função nossa do dia a dia. Vocês irão verificar com mais frequência as reuniões acontecendo para a gente buscar soluções para área da Saúde”.

Veja Mais:  Pinheiro homenageia ex-prefeitos com medalha comemorativa dos 300 Anos

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, disse que o município de Várzea Grande está tendo o apoio do governo do Estado, na pessoa do secretário Gilberto Figueiredo, do governador e do vice-governador Otaviano Pivetta. “Eles têm nos auxiliado nas demandas do município de Várzea Grande que é uma cidade importante para a Baixada Cuiabana. A gente quer que os cidadãos várzea-grandenses tenham melhor qualidade na assistência e em todos os sentidos, desde a prevenção, na precaução, no curativo, e isso que nós estamos tentando aqui junto ao governo do Estado, melhorias para o nosso município” destacou. A gestora avaliou a reunião como muito produtiva e que novidades “muito boas estão por vir”.

A prefeita reforça que a parceria Estado e o Município está consolidada. “Desde que assumi a prefeitura, temos sido muito bem recebidos no governo do Estado, com todos os secretários se dispondo a contribuir com o desenvolvimento da cidade. Nossas parcerias só tendem a aumentar. Estamos construindo uma relação bastante sólida e baseada na transparência”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Educação que transforma: rede municipal recebe capacitação para implantação do sistema apostilado de ensino em Lucas do Rio Verde

Publicado

Nos dias 22 e 23 de janeiro, profissionais da rede municipal de Educação de Lucas do Rio Verde participaram de uma capacitação para a implantação do Sistema Estruturado de Ensino SIM/FTD Educação, mais conhecido como apostilado. As capacitações aconteceram no auditório da Prefeitura e no Centro de Educação Infantil Paulo Freire (C.E.I Paulo Freire) reunindo gestores, coordenadores e professores. Com foco em inovação e qualidade, o sistema abrange desde os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) até os anos finais (6º ao 9º ano), consolidando um modelo educacional moderno, unificado e eficiente.

O prefeito Miguel Vaz destacou a importância da ação como parte do compromisso com a qualidade educacional no município.

“Estamos dando mais um passo importante para a transformação da educação em Lucas do Rio Verde. O novo sistema estruturado reflete nosso esforço em preparar nossas crianças para um futuro de oportunidades, com um ensino público de qualidade e inovador”, enfatizou o prefeito.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explicou que o momento é de transição e transformação nas práticas pedagógicas das escolas municipais. “Hoje nós estamos fazendo o início de toda a capacitação do sistema estruturado. Como já mencionei, é uma mudança de ciclo, é um aprimoramento de mentalidade, de funcionamento dentro da escola, de abordagem com os alunos, abordagem com nossos colaboradores da Educação e também com as famílias. Está sendo muito proveitoso”, pontuou.

Veja Mais:  Projeto de artesanato estimula criatividade e potencial artístico de Simininas

A chegada do novo sistema também recebeu apoio dos gestores escolares, que enxergam nele uma oportunidade para melhorar os índices de aprendizagem. “Eu tenho crenças de que isso vai ser muito positivo. No ano passado, nós fizemos alguns levantamentos, junto de toda a equipe gestora do Município, sobre quais seriam os próximos passos para nós avançarmos mais no IDEB e demais índices que nós tínhamos. E um deles era, sim, a entrada de um material estruturado. Haverá uma adaptação, haverá um período em que nós vamos ter que reconhecer o material, mas a nossa crença é que sim, vai ser muito positiva”, afirmou Leandro de Souza, gestor da Escola Municipal Cecília Meireles.

A gestora da Escola Municipal Menino Deus, Eloiza Vasco, reforçou sua expectativa sobre a iniciativa. “A expectativa é muito boa, porque o material é excelente, é um grupo que fornece muito. Tem toda uma capacitação. Eu espero que nos próximos anos a gente eleve os nossos números de aprendizagem e que Lucas tenha cada vez mais uma aprendizagem de qualidade e excelência”.

Já a coordenadora da Escola Municipal Marcelino Espindola Dutra, Andreia Vitto, destacou como o sistema estruturado vai de encontro aos objetivos da Secretaria de Educação. “Eu vejo que o sistema estruturado vem só auxiliar e vem de encontro com o que a Secretaria busca, que é a qualidade e a equidade no nosso ensino municipal. Então o sistema vai auxiliar professores, coordenadores e, principalmente, os alunos, que são os que têm a ganhar com todo esse material.”

Veja Mais:  Prefeitura participa de seminário sobre Ética e Compliance”

Com a capacitação concluída, Lucas do Rio Verde dá início à implantação do sistema estruturado de ensino, reafirmando seu compromisso com a transformação educacional e o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos.

Ao logo da semana, outras diversas capacitações aconteceram: Cerca de 1400 profissionais da Educação foram instruídos pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, sobre primerios socorros e prevenção e enfrentamento ao gressor ativo, com o objetivo de garantir segurança no ambiente escolar. Os manipuladores de alimentos – merendeiras (os) da rede municipal, também receberam capacitação. Além disso, professores do Atendimento do Atendimento Educacional Especial (AEE) participaram de uma reunião formativa.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Conselho Municipal realiza reunião para discutir avanços e desafios na área da saúde

Publicado

Encontro reforçou compromisso do CMS/VG e da secretaria municipal de Saúde em buscar soluções aos desafios enfrentados pelo município

O Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande (CMS/VG) realizou, ontem (22), a primeira reunião ordinária do ano em sua sede, no Cristo Rei, com o objetivo de tratar pautas relevantes para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Entre os temas abordados estavam a ampliação da cobertura populacional das Equipes de Saúde Bucal (ESB), a situação de emergência em saúde pública e o combate às arboviroses, além da indicação e posse de novos membros do CMS/VG.

Um ponto relevante discutido foi o contrato de rateio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC), proposto pela secretaria municipal de Saúde (SMS). O consórcio é responsável por otimizar os recursos destinados à saúde e ampliar a oferta de serviços especializados. Presente na reunião, a secretária municipal de Saúde, Deise Bocalon, que também é conselheira titular, explicou que “a parceria com o consórcio CISVARC é estratégica para otimizar recursos e ampliar a oferta de serviços especializados de saúde à população. Esse contrato trará benefícios diretos e melhorará a qualidade dos atendimentos”, pontou.

A reunião também abordou o decreto de situação de emergência em Saúde Pública, que reforça a necessidade de ações estratégicas diante do aumento de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesse contexto, os conselheiros solicitaram que a equipe de Vigilância Ambiental apresente dados detalhados sobre a estrutura e as ações de combate às arboviroses em Várzea Grande.

Veja Mais:  Mais de 3.500 mudas de árvores começam a ser plantadas nesta sexta-feira (21)

Deise Bocalon afirmou que o enfrentamento das arboviroses é prioridade para a atual gestão. “Estamos intensificando as ações de vigilância e buscando recursos para estruturar melhor as equipes responsáveis pelo combate a essas doenças. E a decretação de emergência nos permite agir com maior agilidade para implementar medidas de prevenção e controle, garantindo uma resposta rápida às demandas de saúde pública que surgem neste momento crítico”.

MEMBROS – Foi discutida e aprovada, a indicação e posse dos novos membros do CMS/VG, além da apresentação de uma denúncia sobre a ausência de respostas aos ofícios encaminhados por conselheiros à gestão anterior. A questão foi submetida à votação e será formalmente encaminhada à Secretaria de Saúde para as devidas providências. A secretária atual destacou que, em sua gestão, a transparência nas ações e serviços de saúde será uma prioridade, com especial atenção ao Conselho e às suas demandas.

Também foi apresentada uma proposta para regulamentar a carga horária de 40 horas semanais para os cirurgiões-dentistas, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos. A medida é considerada fundamental para melhorar os indicadores de saúde bucal no município.

O presidente interino do CMS/VG, Joilson Ruas do Nascimento, afirmou que a reunião reforçou o compromisso do CMS/VG e da secretaria municipal de Saúde em buscar soluções para os desafios enfrentados pelo município, com foco na melhoria contínua dos serviços prestados à população. “É importante a participação da sociedade no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Nosso papel é garantir que as demandas da população sejam ouvidas e que os recursos sejam aplicados de forma eficiente”, afirmou.

Veja Mais:  Projeto de artesanato estimula criatividade e potencial artístico de Simininas

Sobre o diálogo com o Conselho Municipal de Saúde a secretária Deise Bocalon avaliou: “O diálogo com o Conselho é essencial para alinharmos as prioridades e construirmos soluções que atendam, de forma transparente e eficiente, às necessidades da nossa população. Nosso compromisso é trabalhar para fortalecer a saúde pública de Várzea Grande, garantindo mais qualidade nos serviços e maior acesso da população à saúde”.

Para outras informações, o Conselho Municipal de Saúde está à disposição no telefone (65) 3688-3645 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana