Policial
Delegados da Inteligência de Goiás e Mato Grosso trocam informações sobre o combate ao crime organizado
Uma comitiva de delegados da Polícia Civil do Estado de Goiás conheceu, na tarde desta terça-feira (14.08), a estrutura de inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso. A visita técnica de integrantes do Sistema de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás, busca trocar experiências no combate ao crime organizado.
Os integrantes da Inteligência do Estado de Goiás, composta pelo superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira, o gerente de Inteligência Estratégica, delegado Kleber Leandro Toledo Rodrigues, o gerente de Operações de Inteligência da Polícia Civil, delegado Breyner Vasconcelos Cursino, e o gerente de Inteligência da Administração Penitenciária, delegado Maurício Massanobu Kai, permanecem em Cuiabá até quinta-feira (16), quando retornam ao estado de origem.
Os delegados foram recepcionados pela delegada geral adjunta da PJC-MT, Sílvia Pauluzi, acompanhada do superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança, delegado Arnon Osny Mendes, e dos delegados Luiz Fernando de Oliveira, coordenador de Inteligência, e do delegado Eduardo Augusto Botelho de Paula, que é coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (Lab-DV) e gerente da Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat).
Na Diretoria da Polícia Civil, os delegados conheceram a estrutura da unidade de inteligência e os trabalhos desenvolvidos, em destaque operação “Red Money”, realizada no dia 8 de agosto, que desbaratou a base financeira da facção criminosa que age em Mato Grosso. Eles também visitaram as instalações do Laboratório de Tecnologia de Combate a Lavagem de Dinheiro (Lab-DV) e da Gerência de Combate aos Crimes de Alta Tecnologia (Gecat).
Os delegados também estiveram na sede do Comando Geral da Polícia Militar e na manhã desta quarta-feira (15) participaram de reunião da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) sobre a evolução de sistemas de inteligência, operações ordem pública e ações da Sesp no acompanhamento e combate as facções criminosas.
No período da tarde, as visitas seguem na Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), além da Polícia Federal e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
“Nosso objetivo trocar informações para acompanhamento e fortalecer as ações de combate às organizações criminosas”, disse o gerente de Inteligência Estratégica, Kleber Leandro Toledo Rodrigues.
Policial
Força Tática apreende 66 quilos de maconha e causa prejuízo de R$ 300 mil ao crime em Rondonópolis

Policiais militares da Força Tática do 4º Comando Regional apreenderam 66 quilos de substância análoga a maconha, na noite desta segunda-feira (8.6), em Rondonópolis. Na ação, um homem, de 32 anos, foi preso em flagrante por tráfico ilícito de entorpecentes.
Durante execução da Operação Tolerância Zero, a equipe da Força Tática recebeu informações, do setor de inteligência, sobre um possível local de armazenamento e tráfico de drogas em uma quitinete, no bairro Vila Operária.
Os policiais foram ao endereço informado e, ao se aproximarem, sentiram forte odor característico de droga vindo de uma das residências. A equipe fez abordagem e localizou o suspeito que foi detido. Questionado sobre a droga, o homem afirmou que o entorpecente estava escondido debaixo de uma cama.
Os militares fizeram busca no local indicado e encontraram 64 tabletes de drogas, que totalizaram 66 quilos. Ainda em depoimento, o homem afirmou que havia retirado o material na rodoviária do município de Poxoréu e que faria a distribuição na cidade de Rondonópolis.
Diante do flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, e entregue à Polícia Judiciária Civil para demais procedimentos.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Policial
Homem que tentou matar vítima e fugiu roubando caminhonete é preso pela PM em Nova Monte Verde

Foto: PMMT
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu um homem, de 61 anos, pelos crimes de ameaça e tentativa de homicídio, nesta segunda-feira (8.6), na cidade de Nova Monte Verde. O suspeito foi detido em flagrante depois de ameaçar e tentar matar um jovem, de 24 anos, com arma de fogo e fugir roubando a caminhonete da vítima.
A PM foi acionada pelo jovem que denunciou que sua caminhonete teria sido roubada na rodovia MT-208 e que o suspeito do crime estaria fugindo, em direção ao município de Alta Floresta. Ainda na denúncia, a vítima disse que o suspeito estava armado com uma espingarda e que teria tentado lhe matar com um tiro, mas que a arma teria falhado.
Os militares iniciaram diligências e encontraram o veículo, com as mesmas características informadas. A PM se aproximou para abordagem e o suspeito fugiu em alta velocidade, convergindo pela rodovia MT-160, em sentido a Apiacás. Após alguns quilômetros de perseguição, o homem foi interceptado e detido.
Na abordagem e busca no veículo, os militares encontraram uma espingarda de fabricação artesanal de calibre 16 e quatro cartuchos para o armamento. Diante do flagrante ele foi detido e encaminhado para a sede do Pelotão de Nova Monte Verde para demais procedimentos.
No local, a vítima afirmou que teria comprado a caminhonete do suspeito e que ainda não havia realizado o pagamento total acertado. Ele ainda disse que o suspeito teria ido cobrar os valores restantes e feito ameaças utilizando a arma de fogo. Os fatos foram confirmados pelo suspeito.
Em seguida, o suspeito e os materiais apreendidos foram levados para a delegacia mais próxima para registro da ocorrência e o caso entregue à Polícia Judiciária Civil para demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Policial
Pedido de soltura de bombeiro acusado de atirar contra residência é negado em Rondonópolis

A tentativa da defesa de transferir para o regime domiciliar o bombeiro militar, acusado de disparar contra uma residência em Rondonópolis (MT), foi rejeitada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O desembargador Paulo Sergio Carreira de Souza, da Terceira Câmara Criminal, manteve a prisão preventiva do militar, que buscava o atual companheiro de sua ex-namorada. Os advogados pleiteavam a substituição da pena por prisão domiciliar combinada com monitoramento eletrônico e tratamento psiquiátrico, alegando que o acusado sofre de transtornos mentais e necessita de acompanhamento especializado.
O episódio, ocorrido na noite de 2 de abril, gerou pânico entre os moradores da região. Conforme os autos, uma testemunha relatou à Polícia Civil que precisou correr para se proteger com o filho pequeno nos braços assim que os tiros começaram. No local do atentado, a perícia recolheu oito cartuchos deflagrados de calibre 12, e o cão da família acabou baleado na perna. O bombeiro foi identificado por meio de câmeras de segurança e, posteriormente, apresentou-se à delegacia com o auxílio de um sargento da corporação, resultando em uma denúncia formal pelos crimes de disparo de arma de fogo e maus-tratos a animais.
Ao avaliar o pedido de habeas corpus, o desembargador considerou a prisão preventiva legítima e necessária para a garantia da ordem pública, dada a gravidade da conduta do agente. O magistrado destacou que o tribunal de segunda instância não poderia atropelar a análise do juiz de origem em Rondonópolis, que ainda avalia a aplicação de medidas cautelares alternativas. Além disso, o argumento defensivo sobre a demora na realização da perícia psiquiátrica — agendada apenas para agosto — não foi conhecido nesta ação, sob a justificativa técnica de que não se deve misturar debates sobre a legalidade da prisão com a celeridade de exames de insanidade mental em um mesmo recurso.
Apesar de manter a detenção, o Judiciário demonstrou atenção às condições de saúde do réu. No despacho, o desembargador determinou que a direção da unidade prisional onde o militar está encarcerado preste informações detalhadas, no prazo legal, sobre a estrutura de atendimento interno. O estabelecimento penal deverá esclarecer se dispõe de profissionais habilitados nas áreas de psicologia e psiquiatria, se o paciente já está recebendo o devido acompanhamento especializado e qual tem sido a sua resposta clínica ao tratamento oferecido.
-
Rondonópolis10/06/2026 - 13:30Vereador Adonias Fernandes propõe concessão do Título de Cidadã Rondonopolitana a Secretária Rane Curto Nascimento Ferreira
-
Saúde08/06/2026 - 12:32Copa do Mundo: Combinação de estresse emocional e excessos acende alerta para a saúde cardiovascular e mental
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:06Prefeito sanciona lei que inclui prevenção à violência contra a mulher na rede municipal de ensino
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:16Saúde de Rondonópolis recebe reforço de R$ 14,9 milhões por meio de emendas parlamentares
-
Rondonópolis09/06/2026 - 12:36Prefeitura destina R$ 100 mil para campanha “Nós Amamos Rondonópolis” por meio de parcerias com ACIR e CDL
-
Política MT09/06/2026 - 17:19Zé Medeiros quer proibir multas ambientais automáticas baseadas apenas em imagens de satélite
-
Artigos08/06/2026 - 14:30O fim da escala 6×1 e a inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas
-
Rondonópolis10/06/2026 - 11:08Torcedor poderá ganhar uma moto zero km e brindes nos jogos da Copa do Mundo






