Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Deputado Thiago intensifica a luta contra a violência doméstica e promove qualificação profissional para mulheres

Publicado

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem intensificado sua atuação no Parlamento Estadual com a implementação de ações e projetos voltados à proteção das mulheres em situação de violência doméstica, em todas as regiões de Mato Grosso.

Autor da Lei nº 11.061/19, que determina o funcionamento ininterrupto das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, o parlamentar tem se empenhado na criação de políticas públicas efetivas para combater a violência física, psicológica, patrimonial e sexual contra mulheres.

Graças à legislação de sua autoria, o Governo do Estado, com o apoio da primeira-dama Virgínia Mendes, inaugurou a primeira Delegacia da Mulher 24 horas em Cuiabá, além da primeira sala de atendimento ininterrupto a vítimas de violência doméstica e sexual, em Rondonópolis. A iniciativa busca oferecer acolhimento digno, seguro e qualificado, garantindo assistência às vítimas a qualquer hora do dia ou da noite.

“O aumento dos casos de feminicídio e outros tipos de violência contra as mulheres é alarmante. Nosso mandato tem se dedicado a criar leis e projetos que assegurem a proteção das mulheres, promovam sua independência financeira e fortaleçam sua saúde mental. Queremos garantir que elas tenham acesso a um futuro mais seguro e digno”, afirmou o deputado Thiago Silva.

Segundo a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), Mato Grosso registrou 8.144 atendimentos em 2024, um aumento de 65,5% em relação ao ano anterior, que contabilizou 4.920 chamados. Além disso, o estado viu um crescimento de 59,9% no número de denúncias, saltando de 957 em 2023 para 1.531 em 2024, sendo 1.389 por telefone e 117 via WhatsApp.

Veja Mais:  Audiência pública na Assembleia discute Lei Kandir

Os dados da Polícia Civil também revelam um impacto devastador: os feminicídios registrados no estado em 2024 deixaram 83 crianças órfãs de mãe. Esses números reforçam a necessidade de um combate rigoroso contra a violência de gênero.

Capacitação profissional e empreendedorismo para mulheres

Além da segurança e do acolhimento, o deputado Thiago tem investido fortemente na capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade. Com o projeto “Flor do Cerrado”, idealizado por sua esposa, Eliane Moreira, mais de 2 mil mulheres foram capacitadas em cursos de artesanato, produção de pães, ovos de Páscoa, bolos, pintura em tecido e bordados.

Além disso, o parlamentar destinou mais de R$ 800 mil em emendas para o Projeto “Qualifica MT”, realizado em parceria com o Senai. A iniciativa possibilitou a qualificação de centenas de mulheres em diversas cidades do estado, com cursos em áreas como produção de salgados e doces, assistente administrativo e costura industrial.

“Nosso compromisso vai além da proteção: queremos garantir que essas mulheres possam reconstruir suas vidas com independência financeira. Geração de renda e autoestima são fundamentais para que elas superem as violências sofridas e tenham um recomeço digno”, destacou o deputado.

Com uma atuação abrangente e pautada no compromisso com a dignidade feminina, Thiago Silva segue fortalecendo suas iniciativas para erradicar a violência contra a mulher e proporcionar novas oportunidades.

Fonte: ALMT – MT

Veja Mais:  Pessoas com transtornos mentais poderão entrar em espaços públicos com cães de suporte emocional

Comentários Facebook

Política MT

Assembleia realiza consultas públicas sobre divisão territorial entre Campo Verde e Santo Antônio de Leverger

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do deputado estadual Wilson Santos (PSD), realizou consultas públicas com os moradores das comunidades envolvidas no processo de redefinição dos limites territoriais entre os municípios de Santo Antônio do Leverger e Campo Verde. As reuniões ocorreram no último sábado (22), nas associações das comunidades Serrana e Córrego do Ouro, em atendimento ao Projeto de Lei n.º 1.783/2024, de autoria da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Casa de Leis. O revisão dos limites territoriais foi possível após um acordo entre a prefeita de Santo Antônio, Francieli Magalhães (PSB) o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes (UB).

O deputado Wilson Santos, durante as reuniões, explicou aos presentes que a matéria será votada em plenário e, se aprovada, dependerá da sanção do governo estadual para se tornar lei. “Depois de muita luta e trabalho, conseguimos convencer as autoridades municipais a avançar com a divisão territorial. Não foi fácil. Perdemos duas vezes na Justiça para a gestão de Santo Antônio de Leverger. Agora, com a prefeita Francieli, só temos a agradecer, pois ela foi fundamental para que esse momento acontecesse. O processo foi longo e ainda terá desdobramentos”.

Pelo acordo firmado entre os gestores municipais, as comunidades Formiga, Serrana, Vale Abençoado, Águas Quentes e Bonfim permanecerão sob a jurisdição de Santo Antônio de Leverger. Já Mata Mata, Gleba Bigorna, parte de Santo Antônio da Fartura, Córrego do Ouro, Abolição e Bom Jardim passarão a integrar Campo Verde. “Estamos aqui para ouvir as lideranças locais e as duas prefeituras chegaram a um consenso. A Assembleia Legislativa busca sempre o diálogo e a transparência. No entanto, durante as consultas públicas, identificamos que a maioria dos moradores das comunidades Serrana e Formiga manifestou interesse em pertencer a Campo Verde”, destacou o deputado, reforçando que o projeto ainda não foi convertido em lei, mas que há possibilidade de uma reavaliação para atender a vontade popular.

Veja Mais:  Comissão de Defesa do Consumidor aprova Código de Defesa do Contribuinte e cobra trabalho das concessionárias que atuam em MT

Para o presidente da Associação de Produtores da Agricultura Familiar do Córrego do Ouro, Nadir Moreira Santana, a redefinição territorial será importante para o desenvolvimento da região. “Há anos pedimos para essa área ser anexada a Campo Verde. Isso porque somos assistidos por esse município e estamos a 60 quilômetros (km) de distância de lá, enquanto Santo Antônio de Leverger fica a 140 km. Quando precisamos de socorro, recorremos ao vizinho mais próximo – e, no caso da saúde, é Campo Verde que nos atende. Essa decisão é muito importante, pois respeita a opinião da comunidade. Temos dificuldades de acesso a Santo Antônio de Leverger e o município também enfrenta dificuldades para nos atender”, argumentou o produtor rural.

A aposentada Leopoldina Pereira, moradora do Córrego do Ouro há 40 anos, disse estar torcendo para que a mudança se concretize, pois acredita que os serviços públicos serão mais acessíveis e eficientes sob a jurisdição de Campo Verde. Já o representante da comunidade Formiga, Silvaney Antônio Rezende, afirmou que a população local deseja também ser incluída neste município. “Somos áreas isoladas de Cuiabá e ficamos a mais de 100 km de Santo Antônio de Leverger. Não recebemos nenhum benefício. Essa é a nossa chance de resolver essa situação. 100% da comunidade Formiga quer pertencer a Campo Verde”, enfatizou.

Diante das reivindicações, Wilson Santos encaminhou um ofício à prefeita Francieli Magalhães, nesta segunda-feira (24), formalizando o pedido da maioria dos moradores das comunidades Formiga e Serrana para integrar Campo Verde. “Diante dessa clara manifestação popular, reforço o pedido das comunidades para que suas vozes sejam ouvidas e consideradas. A autodeterminação da população é um pilar fundamental da democracia, e é essencial que as medidas necessárias sejam estudadas e viabilizadas para que essa vontade seja devidamente avaliada e atendida”, escreveu o deputado no documento.

Veja Mais:  Profissionais de Administração são homenageados em sessão especial

As reuniões contaram com a presença de moradores e de vereadores dos dois municípios, entre eles Neco da Bandeirante (PSB) e Rafael Silva (PL) de Santo Antônio de Leverger, além de Paulinho da Fartura (MDB), de Campo Verde.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Chico Guarnieri propõe Portal de Obras para divulgação de informações sobre obras públicas

Publicado

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) apresentou um Projeto de Lei (PL 391 / 2025) para criação de um Portal de Obras de Mato Grosso, plataforma online destinada a fornecer informações detalhadas sobre as obras públicas em execução, previstas ou concluídas pelo governo do Estado.

O controle das obras será acessível a todos os cidadãos através da internet. Serão disponibilizadas informações como localização geográfica em mapa interativo, órgão responsável pela execução do projeto, descrição da obra, data de início e conclusão, valores de orçamento, justificativas para eventuais atrasos, contratados responsáveis, relatórios realizados, fotos atualizadas, além de links para legislações e documentos relacionados.

O Poder Público já conta com painéis de monitoramento, como o mapa de obras do Sinfralog e também o Geo-obras do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Todavia, a proposta apresentada no dia 19 de março tem o objetivo de ampliar as informações que são disponibilizadas sobre os projetos executados pela gestão estadual.

“Esse Portal vai possibilitar o livre acesso dos cidadãos a informações sobre o andamento, os custos e a execução das obras públicas, garantindo assim, e facilitando, o maior controle social e fortalecendo a confiança da população na administração pública. Essa ferramenta vai promover a eficiência e otimização dos recursos públicos”, destacou o parlamentar.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Profissionais de Administração são homenageados em sessão especial
Continue lendo

Política MT

Botelho homenageia as Irmãs Salesianas por 130 anos de missão em MT

Publicado

Elas chegaram a Mato Grosso em 1895. Desde então, transformam vidas com fé, dedicação e amor ao próximo. Por essa trajetória de serviço e missão, as Irmãs Salesianas serão homenageadas pelos 130 anos de atuação no Estado. A Sessão Especial foi proposta pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), e será realizada hoje (24), às 19h, no Plenário Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, como são conhecidas, tem atuação na formação educacional, na assistência à saúde e na área social. Uma caminhada centenária de muito trabalho. O início da evangelização nas comunidades indígenas do Estado e na educação fundamental foi em 9 de abril de 1895, assim que assumiram a direção da Obra Social de Santa Rita. Outro marco dessa trajetória são os serviços ofertados por mais de 70 anos na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, hospital criado ainda no período colonial.

Reconhecer a contribuição das Irmãs Salesianas no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos num período de 130 anos em Mato Grosso, segundo Botelho, é função do Legislativo. “Essa homenagem coroa o legado dessas mulheres consagradas, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo. Elas marcaram gerações e continuam sendo um exemplo de solidariedade e compromisso social”, afirmou o deputado.

Os fundadores da congregação, Dom Bosco e Madre Mazzarello foram lembrados pela irmã Rosângela Maria Clemente. “Para nós essa Moção de Aplausos representa a valorização do nosso trabalho e da continuidade do carisma salesiano semeado com empenho, dedicação e entusiasmo em terras mato-grossenses. Enfim, é uma celebração de história, fé, ação e esperança para o futuro”, afirmou a Filha de Maria Auxiliadora.

Veja Mais:  Assembleia Legislativa vai avaliar metas fiscais do governo no próximo dia 26 de março
A homenagem desta noite na ALMT, segundo Botelho, coroa o legado das irmãs, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo

A homenagem desta noite na ALMT, segundo Botelho, coroa o legado das irmãs, que dedicaram suas vidas ao serviço ao próximo

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Noite de autógrafos – Durante a Sessão Especial, o padre Tiago Figueiró terá um espaço especial para autógrafos do livro “Paróquia São Gonçalo: Berço da Ação Missionária em Cuiabá, Mato Grosso”, que narra a trajetória das Irmãs Salesianas desde o final do século XIX, com relatos e registros históricos que mostram o impacto transformador da missão salesiana na sociedade mato-grossense. A obra conta com apoio da ALMT por meio do Instituto Memória do Poder Legislativo Deputado Lenine de Campos Póvoas.

Irmãs homenageadas:

Inspetora Madre Mazzarello
Inspetora: Ir. Teresinha Ambrosim

COXIPÓ DA PONTE
Ir. Marilú Vieira Lima.
Ir. Maria José Oliveira.
Ir. Darcy Dantas de Almeida

ALTO ARAGUAIA
Ir. Lucimar Martins Ribeiro

GUIRATINGA
Ir. Cláudia M. Pianes Campos

POXORÉU
Ir. Francisca Gomes Santana
Ir. Maria Estela Marques

CUIABÁ
Ir. Rosângela Maria Clemente

Ir. Maria Ignez Bicudo

BARRA DO GARÇAS
Ir. Mariluce G. Dorilêo

MISSÃO INDÍGENA / XAVANTE
Ir. Celuta da Cunha Teles

RONDONÓPOLIS
Ir. Nelcina Alves de Souza
Ir. Vânia Auxiliadora S. Ojeda

CHAPADA DOS GUIMARÃES
Ir. Cleuza Gomes Pereira.
Ir. Veralice M. de Almeida

OUTRAS LOCALIDADES:

Ir. Ada Gambarotto
Ir. Ivone Goulart Lopes

Veja Mais:  Parlamento é parte da história da capital e tem agenda comemorativa aos 300 anos, que começa hoje

Ir. Maria de Nazaré Gonçalves Lima

VOLUNTÁRIA LEIGA

Bernadeth Campos de Paula

SERVIÇO:

O QUÊ? Sessão Especial aos 130 anos das Irmãs Salesianas em MT
QUANDO? Segunda-feira (24/03)
HORÁRIO: 19H
ONDE? ALMT – Plenário Renê Barbour

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana