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Descubra como são produzidas as cores para a repintura automotiva

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Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado
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Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado


Independente da cor da carroceria do seu carro. O processo de desenvolvimento da tinta na tonalidade correta para o processo de repintura é um trabalho complexo, que envolve profissionais com treinamento específico. É o que explica o gerente técnico da divisão de Repintura da fabricante de tintas PPG, Ricardo Vetorazzi.


“A mistura de concentrados é o procedimento mais adequado para se chegar a qualquer cor. A PPG possui sistemas tintométricos dedicados especialmente para essa etapa, com linhas de produtos de diferentes tonalidades e efeitos, como os metálicos e perolizados. Cada cor tem uma formulação específica, que demanda uma combinação de pigmentos para chegar ao resultado desejado”, destaca.

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Segundo ele, além da formulação da tinta , a qualidade do resultado final depende do profissional encarregado do serviço. Diferente do processo automatizado utilizado na fábrica, em um processo de repintura o trabalho é realizado manualmente pelo pintor, que precisa conhecer a técnica correta.

Processo de repintura exige profissional treinado para garantir a tonalidade das peças
Divulgação/BMW

Processo de repintura exige profissional treinado para garantir a tonalidade das peças


Cores especiais, por exemplo, também requerem técnicas de pinturas especiais, como a pintura tricoat , ou tri camada, que vai combinar a camada base, pérola e verniz para obter o resultado esperado para um cor e reduzir as chances de problemas de tonalidade entre a pintura original e a peça repintada.

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“Ao longo dos anos, as tonalidades foram modernizadas para agradar ao público em todos os sentidos. Essa evolução também trouxe muitos efeitos visuais e cores cada vez mais translucidas, o que passou a exigir composições específicas que, muitas vezes, são alcançadas com a ajuda de um primer. A coloração do primer pode variar e ajudar na tonalidade dessa cor, tornando-a mais fiel ao resultado ideal”, completa Vetorazzi, da PPG .

Fonte: IG CARROS

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Rodízio noturno é flexibilizado na cidade de São Paulo; veja os horários

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Medida tem validade até o próximo dia 23, quando poderá ser postergada ou flexbilizada
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Medida tem validade até o próximo dia 23, quando poderá ser postergada ou flexbilizada

A cidade de São Paulo terá horários mais permissivos no rodízio noturno a partir desta segunda-feira (10). Nos dias úteis da semana, o rodízio passa a vigorar de 21h às 5h do dia seguinte, conforme o último número da placa, substituindo o antigo horário que tinha validade entre 20h e 5h.

A medida que tem validade até o próximo dia 23 faz parte do Plano São Paulo de contenção ao avanço do novo coronavírus e tem o objetivo de desestimular o tráfego noturno. O arranjo poderá ser postergado se a doença avançar, ou flexibilizado se os indicadores mostrarem descenso. Confira a tabela abaixo:

Final da placa: 1 e 2 – das 21h de segunda-feira até 5h da terça-feira 3 e 4 – das 21h de terça-feira até 5h da quarta-feira 5 e 6 – das 21h de quarta-feira até 5h da quinta-feira 7 e 8 – das 21h de quinta-feira até 5h da sexta-feira 9 e 0 – das 21h de sexta-feira até 5h do sábado

As restrições valem para a região do Mini Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’ Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

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Para caminhões, continuam valendo as regras convencionais, com rodízio das 7 às 10h e das 17h às 20h, conforme a placa. O descumprimento acarreta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Fonte: IG CARROS

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Palhetas do limpador de para-brisa exige manutenção e trocas periódicas

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Apesar de muitos não atentarem, as palhetas do limpador de para-brisa merecem os devidos cuidados e atenção, mesmo em épocas de isolamento social por conta da pandemia. Por isso, é bom ficar atento e verificar o acessório antes de sair. Imagine, por exemplo, ao trafegar por uma estrada chuvosa à noite e mal sinalizada, você perceber que suas palhetas não estão funcionando como deveria. A sua segurança estará em risco!

Para isso, especialistas no assunto dão algumas dicas de como manter e prolongar a vida útil deste importante item. Apesar de a substituição da palheta ser necessária uma vez por ano, existem casos em que é necessário trocá-la antes, como em climas mais gelados, típicos de inverno. O tempo frio pode ressecar o acessório diminuindo drasticamente a sua eficiência.

Palhetas de para-brisa precisam de cuidados simples para mantê-las sempre em ordem
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Palhetas de para-brisa precisam de cuidados simples para mantê-las sempre em ordem


No atual cenário de pandemia, essa situação pode ocorrer com mais frequência. Isso é explicado devido ao fato de os veículos ficam mais tempo sem uso, expostos à variação climática e o limpador na mesma posição por um longo tempo. Por isso, esguichar água no para-brisa e ativar os limpadores uma vez por semana, assim hidratando a borracha e movimentando a palheta, são alguns dos cuidados simples que podem minimizar a situação.

“A palheta é um dos componentes mais simples de se identificar o momento da troca. Quando começarem a aparecer listras residuais de água no para-brisa, áreas intocadas pela palheta, camadas finas de sujeira ou vibração, é o momento da substituição”, orienta Marcelo José Lopes, coordenador de Vendas da Dyna, empresa parceira do e-commerce AutoZ.

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Além desses, existem outros passos para manter a qualidade da palheta. São eles: evitar estacionar o veículo diretamente exposto ao sol, utilizar um limpa para-brisa de qualidade, garantir que a reinstalação dos braços do limpador seja feita corretamente e, caso seja possível, mantê-los erguidos, sem contato com o para-brisa.  

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Quando tiverem na hora de trocá-las, é necessário cuidar da limpeza do vidro antes de se fazer o primeiro acionamento. Para promover a limpeza do para-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro.

No caso das palhetas , produtos como detergentes , querosene e quaisquer tipos de sabão danificam a peça , comprometendo o seu funcionamento e reduzindo sua durabilidade. Para a limpeza das borrachas , basta apenas passar um pano umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas, sempre com cuidado para não danificar os braços do limpador durante o processo.

Fonte: GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – Programa Carro 100%, Auto Z

Fonte: IG CARROS

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Bolsonaro comete duas infrações gravíssimas em passeio de motocicleta

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Jair Bolsonaro e o empresário Luciano Hang
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Jair Bolsonaro e o empresário Luciano Hang

Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a chamar atenção durante um passeio de motocicleta na inauguração de uma passagem que liga os estados de Acre e Rondônia, nesta sexta-feira (8). Duas infrações gravíssimas foram cometidas pelo presidente da República, podendo causar a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Trânsito).

Durante o percurso que estava fechado para circulação pública, Bolsonaro pilotou uma motocicleta sem capacete. Na garupa, levou outras duas pessoas: o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Este último também é presidente do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Como tanto o presidente da República quanto os garupas estavam sem o aparato de proteção obrigatório, Bolsonaro cometeu duas infrações gravíssimas ao mesmo tempo. O ato irregular é penalizado com a suspensão imediata da CNH , multa de R$ 293,47 e a apreensão da motocicleta .

Confira abaixo o que diz o CTB (Código de Trânsito Brasileiro):

Artigo 244. Inciso I –  “Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran”.

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Artigo 244. Inciso II – “Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem o capacete de segurança, na forma estabelecida no inciso anterior, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral”. 

Fonte: IG CARROS

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