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Descubra os mais diferentes tipos de faróis escamoteáveis já inventados

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Item em desuso hoje, os faróis com sistema de abertura e fechamento, muito comum em modelos mais esportivo já tiveram seus dias de glória. A ideia, no início, era adotar um recurso que ajudasse no coeficiente aerodinâmico que ditavam uma frente mais baixa, mas os faróis “atrapalhavam” e aí a solução foi simplesmente escondê-los.

Os faróis escamoteáveis estrearam no norte-americano nos modelos Cord de 1935 que usava sistema manual. Neste, a ideia era empresa defendia a resistência aerodinâmica ao ar e também eliminar elementos proeminentes que estragassem o design do carro.

Já os sistemas elétricos surgiram no De Soto 1942 ; porém foram nos anos 1960 a 1980 que se espalharam. Comum nos esportivos, foi perdendo força em 1990. No GM Corvette , um dos mais frequentes a usá-lo, durou até 2004.

1 – Buick Riviera

No Buick Riviera, os faróis são posicionados nas extremidades do para-lama
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No Buick Riviera, os faróis são posicionados nas extremidades do para-lama

Para 1965, o projetista Bill Mitchell adotou uma reestilização no Riviera e com ela os faróis foram parar nas extremidades do para-lama, ocultos por duas tampas que se confundia com a grade quando fechadas. Quando em uso, estas tampas se abriam como uma concha exibindo orgulhosamente o par de faróis redondos.

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 2 – Ford Cord 810

Cord 1935 foi o primeiro carro a usar faróis escamoteáveis, que ficavam escondidos nos para-lamas
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Cord 1935 foi o primeiro carro a usar faróis escamoteáveis, que ficavam escondidos nos para-lamas

De linhas aerodinâmicas , o modelo lançado em 1935, projetado por Gordon Buehring, foi o primeiro automóvel no mundo a utilizar o sistema de faróis escamoteáveis. Os faróis eram operados por meio de manivelas posicionadas em cada extremidade do painel e de modo individual, parecendo que o carro estava piscando.

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3 – Porsche 928

Faróis escamoteáveis do Porsche 928 estavam sempre aparentes, uma ideia inusitada da marca alemã
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Faróis escamoteáveis do Porsche 928 estavam sempre aparentes, uma ideia inusitada da marca alemã

Lançado em 1977 como um possível substituto do 911 , o GT tinha os faróis que ficavam aparentes, independentes de estarem retraídos ou não. Para usá-lo, bastava acionar um botão que os faróis se projetavam. Não era um primor em beleza em ação, mas era muito eficiente à noite. A receita se repetia no modelo 968 , mas era mais discreto.

 4 – Opel GT

No Opel GT, os faróis eram operados por alavanca e giravam em torno de um eixo
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No Opel GT, os faróis eram operados por alavanca e giravam em torno de um eixo

O cupê de linhas fluidas e frente em cunha chamou muita atenção durante a sua aparição oficial no Salão de Paris, em 1968. Mas o que revolucionou mesmo foi o sistema de faróis escamoteáveis que giravam em um eixo longitudinal e operados manualmente por meio de uma alavanca no console.

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 5 – Alfa Romeo Montreal

Farol da Alfa Romeo Montreal, coberto parcialmente por uma pequena persiana
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Farol da Alfa Romeo Montreal, coberto parcialmente por uma pequena persiana

Fiel ao projeto original, exibido em 1967 durante uma exposição universal na cidade de Montreal, no Canadá, o belo cupê esportivo da marca italiana desenhado por Marcelo Gandini.

O carro tinha os faróis cobertos parcialmente por uma pequena persiana na parte superior, que podia ser retraída por um comando no painel e se escondia abaixo do par de faróis circulares que davam um charme extra ao modelo. Virou uma marca registrada do modelo que perdurou até 1977.

Fonte: IG CARROS

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Porsche Cayenne bate recorde e se torna o SUV mais rápido em Nürburgring

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Porsche Cayenne Coupé recebeu apenas bancos do tipo concha e estrutura para proteger no caso de capotamento
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Porsche Cayenne Coupé recebeu apenas bancos do tipo concha e estrutura para proteger no caso de capotamento

O Porsche Cayenne Coupé, com o piloto Lars Kern ao volante, bate recorde no circuito de Nürburgring, na Alemanha, com o tempo de 7 minutos, 38 segundos e 925 milésimos, superando o Audi RS Q8 em 4 segundos. Com isso, o modelo se torna o SUV mais veloz que já andou no chamado “Inferno Verde”. A marca fica próxima de legítimos supercarros, bem mais leves, como Lexus LFA e Ferrari 458 Italia.

O recorde foi testemunhado por um bom público presente e as duas únicas mudanças feitas no Porsche Cayenne Coupé foram a inclusão da estrutura que protege em caso de capotamento (conhecida como “Santo Antônio”) e bancos do tipo concha, com cintos de cinco pontos. O carro estava com rodas de aro 22 montadas em pneus Pirelli P Zero Corsa , desenvolvidos especialmente para este modelo.

“Nos primeiros metros ao volante do Cayenne Coupé foi preciso dar uma olhada de um lado para o outro para ter certeza de que estava pilotando um SUV , tamanha a agilidade que o carro mostrou”. disse Kern. “A precisão do sistema de direção e a estabilidade nas curvas  foram pontos que me transmitiram bastante confiança”, completou o piloto.

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O conjunto mecânico do Cayenne Turbo Coupé conta com motor V8 biturbo, de 4.0 litros de cilindsrada, capaz de render 631 cv e brutais 86,7 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, o mesmo que uma Ferrari 458 Italia . A velocidade máxima fica em torno de 300 km/h. Assista ao vídeo abaixo com cenas do feito na pista alemã.

Fonte: IG CARROS

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Licenciamento digital tem aumento de 30% em São Paulo desde janeiro

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O CRLV-e (licenciamento) é hoje um dos serviços mais acessados nos portais do Detran.SP e Poupatempo
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O CRLV-e (licenciamento) é hoje um dos serviços mais acessados nos portais do Detran.SP e Poupatempo

O número de licenciamento de veículos aumentou 30% com a digitalização dos serviços do Detran.SP. O resultado refere-se aos últimos cinco meses em comparação ao mesmo período de 2020. O CRLV-e (licenciamento) é hoje um dos serviços mais acessados nos portais do Detran.SP e Poupatempo. 

De janeiro a maio deste ano, foram licenciados 7,3 milhões de veículos em todo o Estado de São Paulo. Em 2020, no mesmo período, foram 5,6 milhões. O licenciamento veicular no formato digital foi iniciado em maio de 2020 quando os postos do Detran foram fechados em função da pandemia de Covid-19.

Atualmente esse serviço é feito totalmente nesta plataforma. A iniciativa faz parte do projeto do Detran em investir na digitalização dos serviços, ampliados em 72% desde 2020, saindo de 43 para 76, na comparação com 2019.

Para fazer o licenciamento digital, basta clicar no link de serviços do Detran.SP e em seguida, verificar os seguintes passos:

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1.   Quitação dos débitos do veículo (IPVA, possíveis multas e taxa de licenciamento): O pagamento é feito pela rede bancária conveniada (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal), via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico. Basta informar o número do Renavam.

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2.   No dia seguinte verifique se o pagamento já foi registrado no sistema.

3.   Faça download o documento e a impressão pelo site do Detran no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT.

O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum (A4-branca) que terá validade em todo país.

Fonte: IG CARROS

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Dodge faz parceria com Universal Pictures em ‘Velozes & Furiosos 9’

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Filme estreia em 24 de junho e terá diversos modelos esportivos da Dodge, com destaque para o Challenger
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Filme estreia em 24 de junho e terá diversos modelos esportivos da Dodge, com destaque para o Challenger

A Dodge , que faz parte da inovadora saga “Velozes & Furiosos” desde seu início, anunciou sua parceria promocional com a Universal Pictures para “V9” , que chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 24 de junho. Em apoio ao lançamento do filme, a Dodge está lançando nos Estados Unidos a campanha de marketing “Superpower” , que inclui televisão, mídias sociais e digitais e inserções nos cinemas.

A campanha conjunta criada em parceria com a Universal Pictures e GSD&M promove a franquia blockbuster que arrecadou mais de R$ 25 bilhões em todo o mundo e a Dodge//SRT , marca dos muscle cars mais rápidos e poderosos do mundo.

O vídeo “Superpower” de 60 segundos foi lançado nos canais de mídia social da Dodge nos EUA e uma versão de 30 segundos será exibida na televisão daquele país.

Entre os carros apresentados no vídeo “Superpower” de 60 segundos estão: Charger SRT Hellcat Redeye Widebody (Branco Knuckle com gráficos Preto Satin); Charger Scat Pack Widebody (Azul Indigo com gráficos Preto Satin); Challenger SRT Hellcat Redeye Widebody (Vermelho TorRed); Challenger SRT Hellcat Widebody (Vermelho Octane com gráficos Preto Satin); Challenger R/T Scat Pack Shaker Widebody (Smoke Show com gráficos Bumblebee); Durango SRT Hellcat (Preto DB com listras duplas Preto Redline) e Durango R/T Blacktop RWD (Azul Reactor)

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Fonte: IG CARROS

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