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Dia Nacional do Fusca:  clássico continua entre os usados mais vendidos

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Fusca
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VW Fusca: última série fabricada no Brasil ainda tem boa procura entre os anúncios na internet

Já faz 25 anos que o VW Fusca (original, com motor refrigerado a ar) deixou de ser fabricado no Brasil. Mas o clássico continua um dos mais vendidos no mercado de usados, conforme levantamento da plataforma de compra e venda OLX (veja o ranking na tabela abaixo).

Uma das razões que contribuem para isso é que o carro continua no imaginário dos brasileiros, refletindo nas buscas do usuários, pelo o que tem observado o Vice-Presidente de Autos e Comerciais da OLX, Flávio Passos.

No Dia Nacional do Fusca, a reportagem de iG Carros mostra a lista dos 10 primeiros usados mais vendidos. Também bem posicionado no ranking aparece o Chevrolet Opala, em quarto lugar, seguido por Kombi e Voyage.

Outros clássicos da VW também aparecem, entre os quais a Parati, na décima colocação. O Gol, que ainda é fabricado no Brasil e se mantém nas primeiras posições atualmente, também aparece bem cotado entre os usados, com a segunda posição. 

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Se for levado em conta apenas os anúncios e não as as vendas, o VW Gol  também lidera, com o Chevrolet Opala em segundo lugar e Chevette em terceiro. Outros modelos da GM também ficam bem posicionados, com Monza em sexto e Caravan em décimo.

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O eterno carro do povo

O VW Fusca tem uma legião de fãs não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Por aqui, o Dia Nacional do Fusca é celebrado em 20 de janeiro, que marca o início da produção do modelo no país, em 1959, na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP).

Em 1986, a fabricação foi descontinuada, retornando em 1993, sendo definitivamente suspensa 3 anos depois, em 1996. Há ainda o Dia Mundial do Fusca , festejado em 22 de junho.

Entre os Fuscas mais vendidos na plataforma, o modelo fabricado em 1975 é o mais negociado, com média de preço de venda de aproximadamente R$ 12,5 mil. As unidades do VW Fusca produzidas em 1970 e 1980 vêm em seguida, cotados em cerca de R$ 22 mil e R$ 13 mil, respectivamente. Confira abaixo o ranking dos 10 modelos antigos vendidos em 2020 na OLX.

1 – Fusca 24%
2 – Gol 6,5%
3 – Chevette 6,4%
4- Opala 5,4%
5- Kombi 4%
6- Voyage 3,4%
7- Monza 3,2%
8- Escort 2,9%
9- Uno 2,6%
10 – Parati 2,1%
Fonte: IG CARROS

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Land Rover lança Defender V8 no meio da onda de elétricos e híbridos

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Land Rover Defender V8:
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Land Rover Defender V8: “ovelha negra da família”, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atingir 240 km/h


Em tempos de popularização de motores híbridos e elétricos mesmo em veículos utilitários, a Land Rover dediciu seguir o caminho inverso e lançar uma opção de motor V8 a gasolina para o novo Defender, que permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atingir 240 km/h de velocidade máxima.


O motor escolhido para o novo Land Rover Defender  é o conhecido 5.0 V8 já utilizado em outros modelos da marca. Sobrealimentado com um compressor volumétrico, desenvove 525 cv e 63,7 kgfm, sendo combinado a um câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração 4×4.

Originalmente oferecido apenas com motores a diesel e gasolina de quatro e seis cilindros, além da variação híbrida plug-in, o uso do motor V8 exigiu da Land Rover desenvolvimento para o Defender de uma nova calibragem do câmbio e da suspensão — com adoção de barras estabilizadoras de maior diâmetro —, além da inclusão do acerto Dynamic para o Terrain Response, que permite explorar melhor os mais de 500 cv em pisos irregulares. O propulsor pode ser combinado à carroceria curta (90) ou longa (110).


Identificar um Defender V8 externamente é possível por conta do pacote visual exclusivo, que além do logotipo “V8″ inclui escape com quatro saídas, rodas de 22″ com acabamento em cinza fosco e pelos discos de freio de 20” com pinças na cor azul. Os compradores podem escolher entre três opções de cores para a carroceria: Carpathian Grey, Yulong White e Santorini Black, sendo que as duas primeiras podem ser combinadas com o teto preto.

Outras novidades

Land Rover Defender XS Edition, que entra no lugar da First Edition, feita apenas para as primeiras unidades fabricadas
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Land Rover Defender XS Edition, que entra no lugar da First Edition, feita apenas para as primeiras unidades fabricadas


Além do motor V8, outra novidade da linha a á oferta de um carregador de celular por indução que é combinado a um amplificador para melhorar o sinal da rede de telefonia móvel. Este novo equipamento trabalha em conjunto com outra novidade, que é o sistema multimídia Pivi Pro em sua variação mais recente, que pode contar com uma tela multimídia de 11,4″.

A Land Rover aproveita, também, para lançar novas versões do SUV. A primeira é o Defender V8 Carpathian Edition, em que o novo propulsor de oito cilindros é combinado a um visual externo exclusivo, com carroceria envelopada em cinza fosco e um interior com forrações em suede e Alcântara.

Outra novidades da linha Land Rover Defender é a configuração XS Edition, que substitui a First Edition. Disponível nas variações 90 e 110, traz um visual mais urbano, com a porção inferior da carroceria pintada na mesma cor do restante do conjunto e as rodas de liga leve com acabamento diamantado.

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Fonte: IG CARROS

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Conheça a Lupa, startup que pretende vender carros elétricos no Brasil

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Lupa E26, o hatch elétrico que pode percorrer mais de 350 km com carga completa
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Lupa E26, o hatch elétrico que pode percorrer mais de 350 km com carga completa

A startup espanhola Lupa  quer ser a primeira empresa a ter linha de produção de carros elétricos na América do Sul, após anunciar a construção de um complexo no Uruguai para 2024. A marca pretende atender toda a região, inclusive o Brasil.

A Lupa deve fabricar dois veículos elétricos até a metade da década, sendo eles o hatch E26 e a minivan E66 . Em seguida, a startup terá o SUV E137 , feito na mesma base do hatch. A marca ainda não lançou nenhum veículo na Europa, mas já aceita encomendas. Também não é certo se a marca terá os veículos em nosso mercado como importados antes do início da produção no Uruguai. 

Segundo a Lupa , o E26 terá mais de 350 quilômetros de autonomia e poderá recuperar 80% de sua bateria em 25 minutos de recarga em uma estação rápida. A fabricante promete que o hatch terá mais de 120 cv, com capacidade para atingir 100 km/h em 9 segundos. O modelo pode ser encomendado na Europa por 17 mil euros (R$ 112 mil, em conversão simples).

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A marca ainda não mostrou os outros dois modelos, mas divulga que a minivan E66 também terá aproximadamente 350 quilômetros de autonomia, cerca de 140 cv de potência e capacidade para recuperar 80% de sua carga em 25 minutos. O modelo não teve seus preços revelados.

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O SUV E137, por sua vez, terá duas opções de bateria, com 42 kW (proporcionando 300 km de autonomia) ou 64 kW (com mais de 400 km). Em ambos os casos, o veículo elétrico desenvolve 140 cv e pode recuperar 80% de sua carga em 25 minutos em uma estação rápida.

A Lupa divulga que a versão de 42 kW do E137 pode ser encomendada na Europa por 19 mil euros (R$ 127 mil), enquanto o modelo de 64 kW está tabelado em 23 mil euros (R$ 150 mil).

Conheça a marca

A Lupa foi criada na cidade de Barcelona (Espanha), que apesar do turismo, do time de futebol e da cultura catalã riquíssima, tem se tornado uma espécie de Vale do Silício da Europa. A fabricante de scooters elétricos Silence, que vem ganhando força no velho continente, também é oriunda da região. 

Fundada por Carlos Alvarez, a Lupa é formada por antigos engenheiros de marcas como Ferrari , Nissan , McLaren e Land Rover . Seu slogan é “o carro dos sonhos pelo preço dos sonhos” , com a proposta de ter um catálogo formado por veículos sustentáveis e baratos.

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Fonte: IG CARROS

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Fiat Strada e Cronos com motor 1.3 ganham novos itens de série

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Fiat Strada: na versão Freedom, picape passa a ter sensores nos para-choques traseiros para ajudar a estacionar
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Fiat Strada: na versão Freedom, picape passa a ter sensores nos para-choques traseiros para ajudar a estacionar


A Fiat resolve fazer algumas modificações na lista de equipamentos de série da linha 21/21 do sedã Cronos, na configuração Drive 1.3, e da picape Strada, na versão Freedom 1.3. De acordo com o fabricantes, as novidades não implicaram em mudanças sobre os valores de tabela dos dois modelos.


Importado da Argentina, o Fiat Cronos Drive 1.3  incorpora como itens de série os controles eletrônicos de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa. Equipamentos que nos carros ano/modelo 20/21, lançados em novembro passado, estavam disponíveis apenas com o pacote opcional S-Design, que segue disponível e adiciona ar-condicionado automático digital, chave presencial, câmera de ré, retrovisor externo com ajuste elétrico, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15″, spoiler traseiro e detalhes de acabamento escurecidos.

De série, o  Cronos Drive 1.3 vem equipado com central multimídia UConnect de 7″ com Android Auto e Apple Car Play, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, vidros elétricos dianteiros e traseiros com One Touch e antiesmagamento, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, volante com comandos de rádio e telefone, além da segunda porta USB para passageiros traseiros.

Fiat Cronos Drive 1.3 passa a contar com controle eletrônico de estabilidade de série entre as novidades
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Fiat Cronos Drive 1.3 passa a contar com controle eletrônico de estabilidade de série entre as novidades


Já a Fiat Strada Freedom 1.3 , modelo que é feito na fábrica de Betim (MG) ganha o sensor de estacionamento de série nas variações com cabine simples e dupla. O item até então fazia parte do Pack Tech, pacote opcional que dispõe agora de câmera de ré, central multimídia de 7” com conexão sem fio, segunda entrada USB, controle de áudio no volante e dois tweeters.

A versão Freedom já trazia alarme antifurto, capota marítima, comandos de áudio no volante, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, rodas em liga leve de 15”, sensor de monitoramento da pressão dos pneus, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.

Ambos os modelos estão equipados com o mesmo motor 1.3 Firelfy flex de 101/109 cv (gasolina/etanol) e um câmbio manual de cinco marchas. Veja como ficaram os preços do Fiat Cronos Drive 1.3 e da picape Strada Freedom 1.3

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 Fiat Cronos Drive 1.3: R$ 69.890 e R$ 71.074 (SP).

Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Plus: R$ 76.490 e R$ 82.490 (SP) 

Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Dupla: R$ 77.824 e R$ 83.929 (SP) 

Fonte: IG CARROS

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