Pesquisar
Close this search box.

Nacional

Dodge defende que fraudes são “passado superado” por urnas eletrônicas

Publicado


Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, rebateu as declarações feitas por Jair Bolsonaro sobre as urnas
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 14.12.17

Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, rebateu as declarações feitas por Jair Bolsonaro sobre as urnas

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge defendeu mais uma vez a confiabilidade da urna eletrônica, após declarações do candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, sobre uma possibilidade de fraude no pleito
.

 “É um sistema que já foi testado nas últimas eleições, cuja confiabilidade nunca foi negada por nenhum dos testes feitos até agora e são feitos frequentemente no Tribunal Superior Eleitoral”, disse Raquel Dodge.

Segundo Raquel De acordo com a PGR, foi após a implantação da urna que se reduziram “problemas crônicos”, como as recorrentes suspeitas de compra de votos. “Antes a ideia de troca de voto por dentadura, por alimento, para fraudar a urna de papel, era uma queixa comum a cada eleição. Isso é um passado superado pelo modelo da urna eletrônica”, disse.

Dodge foi autora da ação que resultou na suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do voto impresso nas eleições deste ano. Na ação, a procuradora-geral da República sustentou que o voto impresso causaria “transtornos ao eleitorado, aumentaria a possibilidade de fraudes e prejudicaria a celeridade do processo eleitoral”, sendo inconstitucional também por ter o potencial de comprometer o sigilo do voto.

A adoção do voto eletrônico teve início no Brasil nas eleições de 1996, quando 35% das urnas
foram informatizadas. Desde o ano 2000, todas as urnas são eletrônicas, sem impressão do voto.

Veja Mais:  Sete anos e meio após tragédia, 4 famílias recebem casas em Mariana

Leia também: Temos 22 anos de urnas eletrônicas sem fraude comprovada, diz Rosa Weber

Balanço de um ano de Raquel Dodge


Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, fez balanço sobre seu primeiro ano a frente do Ministério Público
Wilson Dias/Agência Brasil – 26.9.17

Procuradora-geral da República, Raquel Dodge, fez balanço sobre seu primeiro ano a frente do Ministério Público

Nesta terça-feira, a procuradora-geral da República apresentou, em Brasília, um balanço das ações feitas sob seu comando no Ministério Público. Um dos focos do relatório foram os números relativos ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no STF e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo a PGR
, foram 46 denúncias apresentadas contra 144 pessoas no último ano. Foram feitos ainda 85 pedidos de abertura de inquérito.

Ao longo deste ano, porém, a PGR pediu 164 arquivamentos de investigações em ambos os tribunais. Mais nove arquivamentos foram feitos pelo STF à revelia da Procuradoria-Geral da República, que recorreu das decisões, por entender haver indícios de crimes.

Leia também: Toffoli rebate críticas de Bolsonaro e diz que urnas eletrônicas são seguras

“O que posso dizer com muita clareza é que nos temos o interesse de continuar com um acervo de casos abertos cuja persecução penal tenha viabilidade”, disse Raquel Dodge
na entrevista coletiva em que apresentou os números.

Comentários Facebook

Nacional

Comissão aprova projeto que desvincula débitos antigos de veículo após transferência

Publicado

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1503/22, que desvincula automaticamente do veículo, após a transferência de propriedade, débitos de tributos, encargos e multas acumulados pelo antigo proprietário.

Na prática, débitos referentes a veículos que não forem incluídos no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) até a data da transferência deverão ser cobrados do proprietário anterior.

O relator, deputado Gabriel Nunes (PSD-BA), concordou com os argumentos do autor do projeto, deputado Darci de Matos (PSD-SC). Nunes afirmou que as tecnologias disponíveis hoje permitem aos órgãos de trânsito e à administração fazendária inserir rapidamente no Renavan todos os dados e informações dos veículos.

“A morosidade e a ineficiência da administração pública não podem prejudicar o consumidor que adquire veículo automotor após as autoridades de trânsito atestarem a quitação de débitos tributários, administrativos e multas”, disse o relator.

“A inserção dessas pendências relativas aos veículos após a transferência de propriedade gera insegurança jurídica e prejuízos aos consumidores e revendedores de veículos”, concluiu.

Próximos Passos
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcia Becker

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Veja Mais:  Projeto cria Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste
Continue lendo

Nacional

Comissão aprova projeto que permite o uso de óculos biópticos no processo de habilitação para dirigir

Publicado

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2902/21, que autoriza pessoas com deficiência visual a utilizarem tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os sistemas biópticos combinam os óculos normais com um pequeno sistema telescópico. Enquanto a lente dos óculos fornece à pessoa com deficiência visual a visão geral do ambiente, o telescópio a auxilia na rápida localização de detalhes. O dispositivo pode ser fabricado para um ou ambos os olhos.

O texto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelece que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deverá regulamentar o uso desses equipamentos no processo de habilitação de candidatos.

Parecer pela aprovação
O texto aprovado é o parecer do relator, deputado Neto Carletto (PP-BA), que promoveu ajustes na redação original proposta pelo autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Kataguiri ressalta que Estados Unidos, Holanda e Canadá já possuem normas que admitem o emprego dessas lentes acessórias para dirigir. “Assim, um candidato com acuidade visual abaixo do padrão pode fazer uso das lentes biópticas para atender aos requisitos mínimos de aprovação”, argumenta o relator.

Próximos passos
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Veja Mais:  Bolsonaro diz que projeto para explorar terras indígenas é “Lei Áurea do Índio”

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rachel Librelon

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Piloto de barco fará teste do bafômetro para show de Madonna no Rio

Publicado

A Marinha do Brasil informa que no dia do show da cantora Madona na praia de Copacabana, zona sul do Rio, marcado para o dia 4 de maio, o condutor de qualquer embarcação, previamente aprovado na inspeção, deverá realizar o teste do bafômetro e a lotação máxima da embarcação será verificada.

A medida se faz necessária devido ao número de embarcações de grande e médios portes, além de outros barcos menores, vão ficar a cerca de 200 metros da praia para assistir ao show da cantora do mar. De acordo com a prefeitura do Rio, a previsão é de que cerca de 1 milhão de pessoas assistam ao espetáculo.

A nota informa que a Capitania dos Portos, responsábel por garantir a segurança da navegação vai tomar medidas necessárias para garantir a “salvaguarda da vida humana, tanto em mar aberto quanto em águas interiores, além de coordenar iniciativas para prevenir a poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou instalações de apoio”.

A Capitania dos Portos vai interditar o tráfego aquaviário em parte da orla em Copacabana, entre a praia do Leme e o Posto 5. A interdição da área começará ao meio-dia de sábado (4) e permanecerá até 4 horas da madrugada de domingo (5).

Durante o período, boias serão instaladas para delimitar o perímetro, separar as embarcações e garantir que estas mantenham uma distância mínima de 200 metros da praia. “Somente as embarcações autorizadas e identificadas poderão chegar a área interditada para assistir ao show da Madonna”, diz a nota.

Veja Mais:  Arquivos da Constituinte de 1823 estão digitalizados e acessíveis ao público

Fonte: EBC GERAL

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana