Policial

Em sete meses, PM tira de circulação 1.230 armas de fogo, são quase seis a cada 24 horas

Publicado


.

De janeiro a julho deste ano, a Polícia Militar tirou de circulação em todo estado de Mato Grosso – 1.230 armas de fogo dos mais variados calibres. Na prática, são quase seis armas recolhidas a cada 24 horas.

O resultado é reflexo das abordagens realizadas pelos policiais com o objetivo principal de preservar a vida e a integridade física de cada mato-grossense.

O subchefe de Estado Maior, coronel Wankley Corrêa Rodrigues destaca a importância das ações preventivas realizadas pela corporação.

“Sabemos que um dos principais motivos dos crimes violentos no país é o elevado número de armas ilegais que circulam indevidamente. E o trabalho ostensivo e contínuo realizado pela PM tem contribuído bastante para que os números da violência retrocedam no estado”.

O coronel destaca ainda que com a intensificação das diversas ações policiais, principalmente nos bairros e o apoio do setor de inteligência, a Polícia Militar tem obtido sucesso na apreensão de armas ilegais.

“A obstinação e dedicação de cada policial merece os nossos mais sinceros elogios e o reconhecimento por parte  da corporação e da população”, afirma Rodrigues.

Exemplo da eficiência dessas operações fica evidente nas 24 horas transcorridas entre os dias 25 e 26 de julho, quando a PM conseguiu retirar de circulação uma pistola .40, uma espingarda e três rifles, em Cuiabá, Sorriso, Sinop e Nova Nazaré.

Para coronel Rodrigues, são ações específicas e bem articuladas realizadas em várias regiões do estado que lograram êxito no objetivo de apreender as armas e munições, que é uma das causas principais dos crimes ocorridos.

Veja Mais:  Foragidos por roubo e tráfico de droga são capturados na capital e mais três cidades

Outros exemplos foram às apreensões de uma submetralhadora, duas espingardas e um revólver nas cidades de Sinop e Vera, no final do mês de julho.

Interior

No dia 15 de julho, dois homens foram presos na cidade de Nova Ubiratã depois de denúncias de invasões na área rural da cidade. Na ocasião, foram apreendidas três espingardas de calibres 28, 32 e 38, além de dois revólveres de calibre 38.  

Batalhão Ambiental

Em continuidade ao trabalho ostensivo no combate ao crime ambiental, essa ocorrência foi atendida na cidade de Sinop e resultou na prisão de um homem denunciado de ser vendedor de armas.

Foram tiradas de circulação uma pistola .380 e várias caixas de munições vazias. Dentro de um cofre estavam as munições intactas de vários calibres. Os militares encontraram ainda uma espingarda, dois rifles, uma espingarda de pressão, 342 munições de cal .380 recarregadas, 52 munições calibre 38 recarregadas, 82 munições calibre 22 original, 150 munições calibre 380 original, 3 mil espoletas para recarregar calibres .380 e .500, além de estojos com munições de calibres 22 e 38.

Foram apreendidos ainda 341 cápsulas de calibres .380, 9 milímetros e uma de .40. Um fraco de um quilo de pólvora, pacotes com bucha para recarregar cartucho calibre 28, dois cases, sendo um de pistola e outro de rifle, além de peãs usadas na máquina, uma luneta e outros equipamentos. A unidade apreendeu durante os sete meses 45 armas de fogo e 114 munições.

Veja Mais:  Homem é preso com 13 tabletes de maconha dentro de casa em Rondonópolis

As réplicas

Outra preocupação são os simulacros usados nos crimes. Nos sete meses foram apreendidas no estado 198 réplicas de arma de fogo. Uma delas, o suspeito que era traficante intimidava os moradores com um simulacro de fuzil.

A equipe da Rotam realizava patrulhamento pelo bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, quando viu o homem com a possível arma na frente de casa. Durante o procedimento, além de descobrir se tratar de um simulacro, os policiais apreenderam mais um simulacro de pistola, 12 tabletes de maconha, dois tabletes de pasta base de cocaína, uma sacola com pasta base de cocaína, mais 11 porções de maconha, oito sacolas com ácido bórico, dois celulares e dois cadernos com anotações do tráfico, além de três balanças, duas máquinas de cartão de crédito e dinheiro.

Fonte: PM MT

Policial

Motorista foge de abordagem e é pego com réplica de pistola dentro de veículo

Publicado


Policiais militares da 6ª Companhia de Sapezal (a 480 km de Cuiabá) encaminharam à delegacia nesta segunda-feira (28.09) um homem por portar uma réplica de pistola descaracterizada.

Os agentes foram informados por dois homens em uma motocicleta que o motorista de um veículo Fiat Pálio preto, estaria armado. Em diligência, o denunciado foi localizado quando estacionava o carro próximo a um bar.

Ao perceber que seria abordado, ele saiu em alta velocidade sendo acompanhado e solicitado ordem de parada, obedecida.

Na vistoria no carro, os policiais encontraram o simulacro que estava com a ponteira que identifica ser uma réplica pintada de preto. Questionado, o homem alegou que o material seria de um amigo que tinha esquecido em seu carro.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Veja Mais:  Bombeiros resgata corpo de jovem que morreu afogado em cachoeira em Jaciara-MT
Continue lendo

Policial

PM liberta vítimas sequestradas e prende suspeito em estacionamento de supermercado

Publicado


Policiais militares libertaram uma mulher e os filhos dela  sequestrados e mantidos em cárcere privado pelo ex- namorado, a prisão do suspeito de 28 anos ocorreu  no estacionamento de um supermercado, na tarde de segunda- feira(28), em Várzea Grande. 

 

A PM foi acionada via 190 para atender a ocorrência no estacionamento de um supermercado no bairro Mapim. No local, a equipe encontrou a mulher que estava dentro do carro. A vítima relatou que está separada do homem há sete meses,que inclusive ela tem uma medida protetiva da justiça que determina que seu ex- marido  não se aproxime dela, mas no último fim de semana, sob ameaças  ela foi levada à força pelo suspeito até o residencial Colinas Douradas. 

 

A mulher contou ainda que nesta segunda- feira(28), ela  e os filhos foram obrigados a entrar no carro do suspeito, que conduzindo o automóvel em alta velocidade pela Avenida Júlio Campos dizia que acabaria com a sua vida, caso ela, não o aceitasse de volta. 

 

Diante dos relatos, a PM prendeu o suspeito e o conduziu à delegacia. A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária Civil. 

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque – denúncia 0800.65.39.39. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. 

 
Fonte: PM MT

Veja Mais:  Homem é preso com 13 tabletes de maconha dentro de casa em Rondonópolis

Continue lendo

Policial

Foragidos por roubo e tráfico de droga são capturados na capital e mais três cidades

Publicado


Policiais militares capturaram seis homens com mandados de prisão em aberto no domingo e na segunda-feira (27 e 28.09). Os crimes eram por tráfico de droga e roubo. Na capital foram três ocorrências.

A primeira foi registrada no bairro Nova Conquista e atendida pela equipe da Rotam que realizava patrulhamento. Um homem que andava na rua foi abordado e, na checagem ao sistema, constou um mandado de prisão aberto por roubo.

Situação semelhante ocorreu no bairro Morada do Ouro, atendida pela equipe da 1ª Companhia Vitória. Um foragido foi localizado durante abordagem e os policiais ainda encontraram com ele uma porção de pasta base de cocaína. O mandado era por tráfico de droga. Na sua ficha criminal constaram ainda passagens por roubos e furtos.

No bairro Areão, os policiais do 1º BPM capturaram um homem com mandado aberto por roubo. Ele foi descoberto depois de uma denúncia.

Em Chapada do Guimarães, os militares da 1ª Companhia foram informados sobre a ocalização de um senhor com mandado aberto pela 2ª Vara Criminal e Cível. Ele foi pego em casa, no bairro São Sebastião. O crime não foi especificado.

Em Rondonópolis, os policiais do 5º BPM realizavam ronda pela área central quando abordagem um homem. A checagem apontou que ele tinha um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da cidade de Alto Araguaia. O crime não foi especificado.

Veja Mais:  Ação conjunta apreende quase 100kg de drogas; quatro suspeitos morrem após confronto

Em Juína, um homem foi preso durante uma ocorrência de trânsito no bairro Módulo 2. Os policiais  intermediavam a situação quando descobriram que um dos envolvidos era foragido por tráfico de droga, com mandado expedido pela Vara Criminal da cidade.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM MT

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana