Tecnologia

Empresa de Felipe Neto lança 9block, plataforma de NFTs 100% brasileira

Publicado


source

Tecnoblog

Empresa de Felipe Neto lança 9block, plataforma de NFTs 100% brasileira
Bruno Ignacio

Empresa de Felipe Neto lança 9block, plataforma de NFTs 100% brasileira

A Play9, o estúdio de conteúdo do influencer Felipe Neto e do ex-diretor da Globo João Pedro Paes Leme, lançou nesta última quarta-feira (09) a primeira plataforma 100% brasileira de NFTs (tokens não fungíveis). Chamado 9block, o projeto é hospedado na rede blockchain da Hathor Labs e tem como o objetivo “democratizar a criação e comercialização de arte digital”.

Sem taxas para a criação de NFTs

“O modelo é considerado pioneiro no mundo dos NFTs por não ter taxa de criação da arte na blockchain”, afirmou a empresa em comunicado à imprensa. Junto com o lançamento da plataforma, a Play9 está disponibilizando aos poucos tokens exclusivos do Felipe Neto com preços a partir de R$ 100.

As vendas vão começar oficialmente no dia 27 de junho e os usuários da plataforma poderão utilizar diversos meios de pagamento: cartões de crédito, PayPal e criptomoedas como o bitcoin (BTC), ether (ETH) e litecoin (LTC).

“A Play9 se interessou por NFTs pela chance de gerar mais oportunidades aos criadores de conteúdo e artistas digitais especificamente. Esse vai ser o nosso foco inicial com o lançamento da 9Block. E o fato de termos na empresa um grande especialista em blockchain (Helbert Costa) nos fez ter a segurança de começar essa empreitada tech do jeito certo”, disse Paes Leme em comunicado.

Veja Mais:  Quem é Jorginho d'Orkut, o primeiro influenciador digital do Brasil

9Block quer democratizar arte digital

A 9block enfatiza que não cobra taxas por transações no blockchain, o que a torna mais acessível aos mais diversos públicos, permitindo que efetivamente qualquer um crie e comercialize um NFT.

Você viu?

“Buscamos a democratização do acesso a esse novo mercado. Por isso, a ideia da 9block é justamente fazer uma ponte justa entre a criptografia e o usuário, conectando artistas e colecionadores. Dessa forma, invertemos a atual lógica de monetização de artes, em que a maior parte do valor a obra acaba sendo distribuída entre os intermediários. Na 9block vamos descomplicar esse relacionamento”, afirma Helbert Costa, CIO da Play9.

A plataforma realizará as emissões, validações e movimentações dos NFTs dentro da rede da Hathor, que foi criada em 2018 por brasileiros. O blockchain foi escolhido principalmente por sua capacidade de processar grandes volumes de transações a um baixo custo.

Costa também destaca que a rede foi escolhida para hospedar a nova plataforma de NFTs por ter um “DNA do Brasil” e oferecer a “agilidade necessária” para criar em tão pouco tempo o projeto. “São duas empresas brasileiras que se uniram para desenvolver um produto pioneiro, trazendo inovação para o nosso mercado”, explica Yan Martins, CEO da Hathor Labs.

Veja Mais:  Snapchat remove filtro polêmico após acidentes de trânsito

Empresa de Felipe Neto lança 9block, plataforma de NFTs 100% brasileira

Comentários Facebook

Tecnologia

Quem é Jorginho d’Orkut, o primeiro influenciador digital do Brasil

Publicado


source
Jorginho d'Orkut
Arquivo pessoal

Jorginho d’Orkut



No início de 2020, Jorge Batista Bento da Paz estava em um shopping em Belo Horizonte (MG), quando percebeu que um casal o estava encarando. Depois de um tempo, a dupla se aproximou e perguntou: você não é o  Jorginho d’Orkut ? O próprio.

Jorginho, como é chamado pelos amigos e familiares, fez sucesso na rede social em meados de 2006, quando fez sua campanha eleitoral para deputado estadual por Minas Gerais completamente online – uma inovação para a época. O político, hoje sem mandato, garante que é reconhecido nas ruas pela sua fama no Orkut até hoje, principalmente na sua amada Guaxupé.

“Muitos acreditam que a primeira campanha a utilizar fortemente as redes sociais foi a de Obama, em 2008, mas a minha que foi a pioneira”, afirma Jorginho, que também diz ser o primeiro influenciador digital do Brasil. Ele conta que, em 2006, chegou a ter quase 500 mil amigos no Orkut distribuídos em diversos perfis, já que a rede social não permitia mais que mil amigos por conta. Procurado pela reportagem, o Google , então dono do Orkut, não quis confirmar se o número é verdadeiro.

Campanha 100% virtual

A relação de Jorginho com o Orkut começou alguns anos antes da campanha de 2006, quando ele percebeu que a rede social poderia ser uma boa forma de conseguir votos para o sonhado cargo de deputado estadual. Sem dinheiro para realizar uma boa campanha física, a virtual foi o investimento escolhido.

“Ali, eu enxerguei uma ferramenta poderosa e eficiente que poderia ajudar a realizar uma campanha pela internet. Até então, o que os candidatos faziam era criar um site, com a biografia e as principais propostas de campanha. Ali eu vi um leque muito rico para fazer campanha”, lembra.

Com seus 20 e poucos anos, ele decidiu, então, chamar seu irmão e mais alguns amigos para ajudá-lo. “Todo mundo achou que ia ser uma boa ideia”, conta Thiago Bento, irmão mais novo de Jorge.

Veja Mais:  Tamagotchi está de volta; mascote será relançado com novas ferramentas

O aspirante a influenciador, então, comprou computadores e reformou o fundo da casa onde morava com os pais. “Parecia uma lan house”, lembra. Os amigos eram pagos com algo em torno de um salário mínimo para ficarem trabalhando na imagem de Jorginho d’Orkut.

Site da campanha eleitoral de Jorginho d'Orkut em 2006
Arquivo pessoal

Site da campanha eleitoral de Jorginho d’Orkut em 2006

O nome foi escolhido para associar, ao máximo, Jorge à rede social. Pelo mesmo motivo, seu site de campanha tinha o layout da plataforma, como na imagem acima. Cada um dos membros da equipe improvisada ficava responsável por uma certa quantidade de perfis no Orkut , todos com o mesmo nome. O objetivo era entrar em comunidades de cidades de Minas Gerais e adicionar o máximo possível de pessoas.

O time trabalhava de madrugada, quando a internet, ainda discada, era mais barata e rápida. “Pegamos a relação das 853 cidades de Minas Gerais, por ordem alfabética e criamos uma grande quantidade de perfis. A ideia era adicionar todos os membros da comunidade no Orkut de cada cidade mineira, um por um”, conta Jorginho. “Essa turma folgava só de sábado para domingo”, lembra.

Ele lembra que a estratégia para ‘hitar’ na rede social era baseada em três pilares. Além da imagem atrelada à do Orkut e do grande número de amigos, a interação também era essencial. Todos os amigos de Jorginho recebiam mensagens de aniversário e scraps do amigo virtual, que foi se tornando famoso na região.

Thiago lembra que a fama foi tanta que começaram a surgir comunidades sobre Jorginho. “Tinham várias engraçadas, porque muita gente de Minas Gerais recebia solicitação de amizade dele, aí ninguém entendia muito bem o que que era”.

Você viu?

‘Jorginho d’Orkut é um vírus’, ‘Sou amigo do Jorginho d’Orkut’, ‘Jorginho d’Orkut é carente’ e ‘Jorginho d’Orkut não existe’ eram algumas das comunidades, lembram os irmãos.

Veja Mais:  Jogos para Xbox têm descontos de até 85%; confira a lista

Campanha ficou para a história

Jorginho conta que sua fama extrapolou os limites do Orkut e, em passagens por outras cidades, como Belo Horizonte, chegou a ser reconhecido nas ruas e até a dar autógrafos. A campanha, conta ele, ficou famosa em todo o Brasil.

Depois de dois anos se popularizando na rede social , Jorginho partiu, de fato, para a campanha. Ele lembra que muitos políticos o contataram para tentar fazer campanhas parecidas. “Foi bem estruturado o trabalho e com bastante antecedência. Muito candidato procurou, na hora que o trem bombou, nas vésperas das eleições, querendo informações. Eu explicava: não é de agora, é um trabalho feito desde 2004”, afirma.

Até hoje, é possível encontrar referências à campanha de Jorginho em artigos científicos da área do direito e do marketing político. A advogada Ana Amelia Menna Barreto, que acompanha a legislação eleitoral a respeito de campanhas na internet desde 2004, lembra que Jorginho foi um  case de sucesso.

“A coisa foi muito grande. Ele ousou, ele virou um case porque ele ousou utilizar a rede social. Ele foi um precursor, se fala de Orkut e se lembra dele. Teve uma badalação muito grande acerca do candidato, que usou as redes sociais quando nem se usava. Depois que ele abriu esses caminhos, outros utilizaram. Ele definitivamente foi um case que ficou para a história, como o primeiro a ter usado as redes sociais como plataforma de campanha [no Brasil]”, afirma a advogada.

Na ocasião, diz ela, a legislação eleitoral a respeito do uso de redes sociais ainda era muito nebolusa por estar em desenvolvimento. Por isso, alguns candidatos tinham medo por não saberem se era permitido, de fato, utilizar as plataforma digitais para este fim.

Campanha de sucesso? Quase!

O grande  case de sucesso de Jorginho d’Orkut é, também, uma grande frustração para Jorge. E nem foi porque a legislação eleitoral encontrou algum problema em sua campanha, mas sim porque o próprio Orkut derrubou todos os seus perfis. “Foi trágico”, afirma.

Banner da campanha eleitoral de Jorginho d'Orkut em 2006
Arquivo pessoal

Banner da campanha eleitoral de Jorginho d’Orkut em 2006

“Na reta final da campanha, o Orkut simplesmente apagou todos os perfis do Jorginho d’Orkut da plataforma. Todo o trabalho realizado em mais de dois anos havia sido apagado em um piscar de olhos, do dia para a noite. Não pude nem ao menos pedir o voto de confiança de seus amigos virtuais”, conta o político.

Veja Mais:  Google desenvolve método para medir tons de pele e evitar algoritmos racistas

Jorginho conta que, na época, chegou a ir à sede do Google em Belo Horizonte e enviou um email a Orkut Büyükkökten , o fundador da rede social, mas não obteve retorno. “Até hoje, eu não sei o que aconteceu, simplesmente apagaram todos os perfis em um momento crucial”. Procurado pela reportagem, o Google optou por não comentar o caso.

“É lógico que não era todo mundo que iria votar. Mas se 5%, 10% retornassem em voto, seria mais do que o suficiente para ser eleito. Mas, infelizmente, aconteceu isso deles apagarem. Então, foi um balde de água fria na nossa campanha na última hora”, lembra. Ao todo, Jorginho conseguiu 16.360 votos, insuficientes para elegê-lo como deputado estadual por Minas Gerais. “Infelizmente, tudo se findou restando apenas uma boa história a ser contada”.

Hoje, Jorge segue na vida política, mas confessa que “ficou com trauma” das campanhas por redes sociais . Em 2020, tentou se eleger prefeito de Guaxupé, mas acabou em terceiro lugar na disputa.

Do Jorginho d’Orkut , restou apenas um fã saudosista da rede social mais amada pelos brasileiros. “Hoje é muito capitalista, aparece propaganda de muita coisa, então isso estraga as redes sociais. Eu ainda sou fã do Orkut, acho que deveria voltar uma versão com o nome Orkut mesmo. Eu sei que o dono criou uma outra rede social lá, mas acho que ele tinha que criar um Orkut versão 5G com o nome Orkut mesmo. Não sendo capitalista igual são as demais redes sociais, acho que ia ter mais graça”, opina.

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Disney+: confira os lançamentos da semana na plataforma de streaming

Publicado


source
Luca, nova animação da Pixar, estreou no Disney+
Divulgação

Luca, nova animação da Pixar, estreou no Disney+

Teve grande lançamento esta semana no Disney+ . Luca , a nova animação da Pixar  chegou com exclusividade à plataforma de streaming (já que não vai para os cinemas por causa da Covid-19) e o melhor: sem custo adicional – diferente de Cruella  e Raya e o Último Dragão .

Ambientado na bela Riviera Italiana, o longa-metragem tem direção do indicado ao Oscar Enrico Casarosa e produção de Andrea Warren. Luca foi lançado com dublagem em português brasileiro, mas conta com Jacob Tremblay e Jack Dylan Grazer na versão original.

Outro lançamento da semana foi o segundo episódio da nova série original do Marvel Studios sobre o vilão mais querido do Universo Cinematográfico da editora de quadrinhos (MCU):  Loki . Conhecido como “o Deus da Trapaça”, o personagem de Tom Hiddleston surgiu como antagonista de seu irmão, Thor, e aos poucos encantou o público com seu jeitinho irônico e carisma.

A produção narra uma linha alternativa no MCU, no período a partir de quando Loki escapou em Vingadores: Ultimato (2019), com o roubo do Tesseract – uma das “joias do infinito”. Assim, ele vai parar na Autoridade de Variância de Tempo (TVA –  Time Variance Authority ), a agência encarregada de manter o multiverso em ordem, e é por lá que a história acontece.

E preparem os lenços, pois dois clássicos da Disney também chegaram à plataforma essa semana. Apesar de não ser época de natal, a Casa do Mickey liberou Milagre na Rua 34 em suas duas versões, a original de 1947 (que no Brasil se chamou ‘De Ilusão Também se Vive’) e o remake de 1994. Previsão de altos índices de umidade nos olhos.

Veja Mais:  Quem é Jorginho d'Orkut, o primeiro influenciador digital do Brasil

O Disney+ atualiza sua lista de filmes, séries e documentários sempre às sextas (com exceção de Loki), então tem para todos os gostos: documentários, animações e a continuação das séries que estão no ar. Confira:

16/06

  • Loki (Episódio 2)

Em ‘Loki’, da Marvel Studios, o temperamental vilão Loki (Tom Hiddleston) retoma seu papel como o Deus da Trapaça nesta nova série, que ocorre após os eventos de ‘Vingadores: Ultimato’.

18/06

  • Luca

Ambientado na bela Riviera Italiana, este longa-metragem da Disney e da Pixar acompanha as aventuras do garoto Luca durante um verão inesquecível repleto de macarronadas, gelatos e passeios incríveis de motoneta ao lado de seu novo amigo Alberto. Mas um grande segredo ameaça colocar fim à diversão: abaixo da superfície da água, eles são monstros marinhos!

  • As Aventuras do Menino Gênio

Uma criança prodígio de 12 anos se junta a um aposentado peculiar para resolver um crime e salvar sua família da separação.

  • Milagre na Rua 34 (originalmente: ‘De Ilusão Também se Vive’)

Quando Kris Kringle, que trabalha como Papai Noel em uma loja de departamentos, é internado como louco, o jovem advogado Fred Gailey decide defender o seu caso.

  • Milagre na Rua 34

No remake do clássico de 1947, um advogado e uma menina precisam provar que um homem que diz ser o Papai Noel é real.

  • Milagre no Rio Hudson

Documentário conta a história real e dramática da aterragem assustadora, mas triunfante, do voo 1549 no Rio Hudson.

  • Segredos em Sulphur Springs

Griffin Campbell se muda com a família para o antigo hotel Tremont, em Sulphur Springs. Toda a cidade acredita que o hotel é assombrado pelo fantasma de uma garota chamada Savannah, desaparecida há mais de 30 anos. Griffin e sua nova melhor amiga, Harper, tentam resolver descobrir o que aconteceu com ela e acham um portal que viaja no tempo. Eles acabam descobrindo que, para resolverem o mistério, precisam conhecer o próprio pai do Griffin!

  • Sobrevivente Primitivo com Hazen Audel (Temporada 2 a 4)

    Você viu?

O aventureiro Hazen Audel revive seus momentos mais emocionantes, agonizantes e nojentos. Ele revela o que é preciso para ser um Sobrevivente Primitivo.

  • A.N.T Farm (Temporadas 2 e 3)

Veja Mais:  De uma quebrada para todas: app quer alcançar 1 milhão de jovens da periferia

Chyna Sparks e os amigos Olive e Fletcher são os mais recentes membros do programa A.N.T. (Talentos Naturais Avançados), o que significa que vão avançar​ para o Ensino Médio.

  • Boa sorte, Charlie! (Temporadas 2 a 4)

Os Duncans são uma família típica cujas vidas se transformam de cabeça pra baixo com a chegada de uma irmã mais nova, Charlie.

  • J.O.N.A.S. (Temporada 2)

Kevin, Joe e Nick são estrelas do rock famosos no mundo inteiro e tentam levar vidas comuns como estudantes do ensino médio. Mas é claro que a vida deles é tudo menos comum. Enquanto a maioria dos estudantes da escola está acostumada à fama deles, outros, como a levemente louca Macy, ainda gritam ao vê-los.

  • Os Guerreiros Wasabi (Temporadas 2 a 4)

A série segue um grupo de desajustados adoráveis (Jack, Jerry, Milton, Kim e seu Sensei Rudy) na Academia de Artes Marciais Bobby Wasabi.

  • Lab Rats (Temporada 3)

Assim que Leo se instala na casa de alta tecnologia que ele compartilha com seu padrasto inventor, sua mãe e o computador da “casa inteligente”, ele descobre um laboratório secreto subterrâneo com três experimentos de adolescentes super-humanos: Adam. Bree e Chase.

  • Phil do Futuro (Temporadas 1 e 2)

Phil é um adolescente comum, cuja família veio do ano 2121. As aventuras são de outro mundo, os dispositivos futuristas são escandalosos e sua vida fixe. Será que vai querer regressar ao futuro?

  • Zack & Cody: gêmeos a bordo (Temporadas 2 e 3)

Veja Mais:  Snapchat remove filtro polêmico após acidentes de trânsito

Zack e Cody Martin estão a bordo do SS Tipton, um luxuoso navio de cruzeiro de propriedade do pai de London. O navio cruza o mundo com turistas e estudantes que assistem aulas na escola Sete Mares.

  • High School Musical: A Série: O Musical (Temporada 2 – Episódio 6)

Na segunda temporada de ‘High School Musical: A Série: O Musical’, os Wildcats de East High, que estão se preparando para apresentar ‘A Bela e a Fera’ como seu musical de primavera, confrontam a escola rival, North High, para vencer uma prestigiada e voraz competição de teatro estudantil. Perucas são arrancadas, lealdades são testadas e baladas são esgoeladas.

  • Star Wars: The Bad Batch (Os Malfeitos) (Temporada 1 – Episódio 8)

Nova série animada segue os clones experimentais de elite Os Malfeitos (que apareceu pela primeira vez em ‘Star Wars: The Clone Wars’), enquanto eles percorrem uma galáxia em rápida transformação.

  • Big Shot: Treinador de Elite (Temporada 1 – Episódio 10)

Depois de ser expulso da NCAA (National Collegiate Athletic Association), o enérgico treinador de basquete Korn (John Stamos, ‘Full House’) aceita um emprego em uma escola secundária para mulheres. Sua nova equipe requer que coloquem em prática habilidades que não usam frequentemente, como: empatia e vulnerabilidade. Ao aprender a se conectar com suas jogadoras, Marvyn começa a se tornar a pessoa que sempre esperou. As meninas aprendem a levarem-se mais a sério, encontrando o seu equilíbrio dentro e fora do campo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Netflix renova o catálogo: confira os lançamentos da semana

Publicado


source
Confira os lançamentos da semana na Netflix
Unsplash/Derek Sutton

Confira os lançamentos da semana na Netflix

A quarta temporada de Elite  chegou esta semana à Netflix , mas a série adolescente não veio sozinha: a plataforma de streaming preparou quatro minisséries que contam o que aconteceu com os adolescentes espanhóis entre o fim da temporada anterior e o início da nova.

Outro lançamento da semana é o anime Record of Ragnarok , baseado no aclamado mangá do trio Azychika, Shinya Umemura e Takumi Fukui. Na animação, 13 dos humanos mais poderosos do mundo enfrentam 13 deuses em confrontos individuais para decidir o destino de toda a humanidade.

Num clima bem mais leve, Cidade dos Pinguins é uma série documental produzida na África do Sul que mostra uma colônia de pinguins que preferem praias ensolaradas ao frio antártico. Ameaçados de extinção, eles se adaptaram ao calor e são capazes de percorrer longas distâncias e a cada verão, ocupam as areias de Simon’s Town, na África do Sul, causando muita confusão.

A semana ainda foi marcada por temporadas novas de Supermães, Black Summer, O Segredo do Templo e estreia da série islandesa de ficção científica Katla. As sinopses abaixo são fornecidas pela Netflix . Confira a lista de lançamentos na plataforma de streaming  organizada por data:

Veja Mais:  Netflix renova o catálogo: confira os lançamentos da semana

14/06

  • Elite Histórias Breves: Guzmán + Caye + Rebe

Rebe dá uma festa apenas para os amigos mais chegados, mas a situação se complica com as drogas e as visitas inesperadas.

15/06

  • Elite Histórias Breves: Nadia + Guzmán

Nadia não sabe ao certo se quer ver Guzmán, com quem namora à distância, quando voltar à Espanha para o casamento da irmã.

  • Supermães (Temporada 5)

Quatro novas supermães e amigas lidam com as dificuldades e loucuras de voltar ao trabalho, ao mesmo tempo em que tentam equilibrar suas vidas familiares e amorosas.

  • Headspace – Guia Para Relaxar

Após o sucesso de ‘Headspace – Meditação Guiada’ e ‘Headspace – Guia para Dormir Melhor’, a Headspace apresenta o ‘Headspace – Guia para Relaxar’, uma experiência totalmente interativa de atenção plena que você poderá acessar a qualquer hora e de qualquer lugar.

16/06

  • Elite Histórias Breves: Omar + Ander + Alexis

Agora que está em remissão, Ander quer passar o verão ajudando seu parceiro de quimioterapia, Alexis, a enfrentar o tratamento.

  • Cidade de Gelo

Na gelada São Petersburgo, um ladrãozinho barato conquista o coração da filha de um aristocrata, mas esse romance não vai ser nada fácil.  

  • Cidade dos Pinguins

Em uma pitoresca cidade da África do Sul, um grupo de pinguins eclético e em perigo de extinção se reúne para acasalar, formar família e se enturmar.

17/06

  • Elite Histórias Breves: Carla + Samuel

Com um gesto romântico, Samuel tenta convencer Carla a não embarcar no voo para Londres.

  • Katla

Na Islândia, o vulcão subglacial Katla está em atividade constante há um ano e Grima continua procurando a irmã que desapareceu no dia em que a erupção começou. A esperança de encontrar o corpo diminui e os moradores da região começam a receber visitantes inesperados, indicando que a geleira pode esconder algo inimaginável.

  • Black Summer (Temporada 2)

O inverno chega trazendo novos desafios durante o apocalipse zumbi. O caos e a violência reinam na luta contra os mortos e os desesperados.

  • O Segredo do Templo (Temporada 3)

Em Istambul, uma pintora embarca em uma jornada pessoal ao descobrir segredos universais sobre um sítio arqueológico em Anatólia que tem ligação com seu passado.

  • Record of Ragnarok

Antes de serem erradicados pelos deuses, os humanos têm uma última chance de provar que merecem viver. Que comecem as batalhas do Ragnarok!

18/06

  • Elite (Temporada 4)

Após três jovens da escola pública serem transferidos para um conceituado colégio de elite, o conflito entre classes acaba levando a um assassinato.

  • Aluga-se um Paraíso

Eles rodam o mundo visitando imóveis de aluguel para temporada e revelam dicas e truques preciosos com opções para todos os bolsos.

  • Paternidade

Nesta história verídica, comovente e divertida, Kevin Hart é um viúvo que encara o trabalho mais difícil do mundo: a paternidade.

  • O Gângster Nômade

Veja Mais:  Disney+: confira os lançamentos da semana na plataforma de streaming

O filme conta a história de Suruli, o gângster nômade que precisa escolher entre o bem e o mal em uma guerra pelo que se pode chamar de lar.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana