Mato Grosso

Empresários de bares e restaurantes trocam experiências em época de pandemia

Publicado


.

O setor de bares e restaurantes foi o contemplado na live do projeto MT Unido para Superar | Turismo desta terça-feira (11.08). O objetivo dos encontros virtuais é auxiliar empresários no momento de pandemia em uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, secretaria adjunta de Turismo e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Em Cuiabá, a proprietária dos restaurantes Mahalo e Mahá, Ariani Maluf tem atendido por meio de entregas, mas sempre pensando em garantir mais conforto ao cliente. “Coloquei toda a minha equipe a disposição para oferecer ao cliente o que ele precisa. Todos os finais de semana inventamos novidades, pensamos no novo cardápio e falamos com cada consumidor. Além disto, busquei inovar nas embalagens para que a comida chegue na temperatura ideal e da forma mais perfeita”, comenta.

Já para os clientes que preferem consumir no local, as medidas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estão sendo seguidas. “Estamos seguindo todas as recomendações e fizemos treinamento com a equipe para que os nossos clientes se sintam seguros nos nossos estabelecimentos”, relata.

O empresário do ramo de churrasco Lamonyel também teve que se adaptar ao momento. “Levamos álcool até o cliente para ele usar depois de passar na maquininha, por exemplo”,conta. Ele menciona ainda que, apesar de não haver comparação entre o churrasco feito e servido na hora, a sua equipe têm tentado fazer sua parte. “Usamos kits de qualidade para o dia a dia e agora também temos de hambúrgueres. Já pensávamos em oferecer este tipo de serviço, mas com a pandemia aceleremos”, explica.

Veja Mais:  Centro de Triagem funcionará até as 15h desta terça-feira (29); atendimento será retomado na quarta (30)

Francisco Gomes, contudo, não teve a mesma sorte já que a empresa de eventos onde trabalha está parada há 120 dias. Mesmo assim, o empresário fez de limões, limonada, como gosta de dizer. “Busquei a alterativa com algo que eu amo: cozinhar. Então criei as Empadas do Barriga e tem sido um sucesso entre os amigos e familiares”.

A Empadas do Barriga só funciona por meio de delivery e usa as redes sociais para fazer propaganda do produto.

LIVES

As lives são realizadas às terças e quintas-feiras, às 16h30, pelos canais do Governo de Mato Grosso no YouTube e no Facebook. Na última edição , participaram o professor Fabio Passos, Consultor e Empreendedor em Turismo e Hotelaria, e a empresária e especialista em Turismo, Rejane Pasquali. Para assistir as lives, basta clicar no link do YouTube  ou Facebook. 

Fonte: GOV MT

Mato Grosso

Secretário suspende pagamento à empresa e determina auditoria

Publicado


O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, determinou a suspensão dos pagamentos para o contrato com a TMF Construções e Serviços Eireli, oriunda do pregão eletrônico nº 001/2020/Governadoria, que é alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual.

Os pagamentos ficarão suspensos até que seja concluída a auditoria que será realizada pela Controladoria Geral do Estado. Somente após o resultado é que o secretário deverá tomar uma decisão definitiva sobre o caso.

A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado, que circula nesta terça-feira (29.09).

Sobre essa investigação em andamento, assim que o fato se tornou de conhecimento da Casa Civil, o secretário assinou a exoneração do então secretário adjunto Sistêmico, Wanderson de Jesus Nogueira, que é suspeito da prática de corrupção.

As medidas adotadas vão ao encontro da postura do Governo de Mato Grosso que não coaduna com qualquer prática de crime e que atua fortemente no combate à corrupção. Toda denúncia de possível irregularidade terá sempre o respaldo do Governo para sua investigação, esclarecimento e o apoio à punição severa de qualquer servidor ou cidadão envolvido em corrupção.

Fonte: GOV MT

Veja Mais:  Pela terceira vez Hospital Estadual Santa Casa é alvo de furto; Polícia prende suspeitos
Continue lendo

Mato Grosso

Prova teórica para habilitação será 100% digital em Mato Grosso

Publicado


A partir de agora, todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) já contam com computadores instalados para a realização da prova teórica digital, mais um importante passo na modernização dos procedimentos para a formação de condutores no Estado.

Para a realização dos exames, foram adquiridos 300 computadores e leitores biométricos pelo Detran-MT que foram instalados em todas as unidades de Cuiabá, Várzea Grande e interior do Estado.

Segundo o presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos, a implantação da prova teórica digital é um dos maiores projetos desenvolvidos pelo Detran-MT em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) na área da habilitação.

“Um dos focos do Detran com a modernização dos sistemas é levar mais qualidade e agilidade do serviço ao cidadão, bem como coibir possíveis fraudes no processo para a obtenção da habilitação no Estado”, destacou Vasconcelos.

Até então, apenas 22 cidades contavam com a estrutura para a realização da prova teórica digital. Agora, todas as unidades do Detran-MT poderão ofertar o exame no formato digital, otimizando tempo e recurso público com a impressão de provas manuais.

Os exames digitais já estão sendo disponibilizados aos candidatos com processo em andamento para a obtenção da CNH, aos motoristas que precisam fazer o curso de reciclagem para condutor infrator e também aos que precisam fazer o curso de atualização.

Veja Mais:  Centro de Triagem funcionará até as 15h desta terça-feira (29); atendimento será retomado na quarta (30)

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que o Detran vem avançando no quesito segurança em todas as etapas do processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  

“Além das provas não serem mais manuais, os exames em formato digital possuem identificação biométrica do candidato e examinador”, explica Alessandro.

Evolução do processo

Para chegar na fase final de implantação da prova teórica digital, foram diversas etapas vencidas, desde a revisão e atualização pela Escola Pública de Trânsito do Detran-MT do banco de questões do exame teórico (que reúne 2.500 perguntas de múltipla escolha, e precisava ser digitalizado); a implementação da biometria para comprovação da presença do candidato em sala de aula, bem como do examinador, entre outras etapas.

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, relata que foram fases de muito estudo e trabalho por parte do Detran-MT e da MTI para chegar nesse novo momento do processo para formação de condutores em Mato Grosso. 

“Saímos de uma época de morosidade de até 60 dias para a aplicação dos exames teóricos, com recorrentes casos de fraudes, e agora trazemos mais segurança, agilidade e transparência nessa etapa para a obtenção de um documento tão importante como a CNH”, falou. 

O diretor presidente da MTI, Antônio Marcos Silva de Oliveira, destaca que o Detran-MT é uma das autarquias mais importantes do Estado e o principal parceiro da MTI.

Veja Mais:  Nova unidade do Socioeducativo em Rondonópolis já está com 35% da obra concluída

“Sabemos da importância do Detran no dia-a-dia e na rotina do cidadão mato-grossense. Modernizar os seus serviços significa que estamos melhorando diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, dando ainda mais agilidade, facilidade de acesso e transparência aos serviços públicos”, disse.

Prova teórica  

O exame teórico é uma das etapas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e antecede o curso prático de direção. No mês de setembro, o Detran-MT vai concluir mais de 7 mil exames teóricos com candidatos que estavam aguardando em todo Estado. A realização dos exames havia sido suspensa desde o início da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Servidores do TCE-MT são capacitados sobre análise de investimentos e teoria de carteiras

Publicado


Foto: Marcos Bergamasco/TCE

Os servidores da Secretaria de Controle Externo (Secex) Previdência, gabinetes e do Ministério Público de Contas (MPC) iniciaram nesta segunda-feira (28), capacitação sobre análise de investimentos e moderna teroria de carteiras.

O curso online tem duração de 80 horas e é realizado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) em quatro semanas, do dia 28 de setembro a 2 de outubro, de 19 a 23 de outubro, de 23 a 27 de novembro e de 30 de novembro a 4 de dezembro, sempre das 13h às 17h. 

O objetivo do curso é aperfeiçoar os servidores sobre as competências técnicas profissionais e gerenciais, bem como o entendimento dos fatores que influenciam a seleção de ativos de carteiras de investimento, como forma de proporcionar o julgamento célere e em consonância com as normas e procedimentos aplicáveis, além de contribuir com a melhoria do desempenho da Corte de Contas em cumprimento a sua missão constitucional e em benefício da sociedade.

As inscrições foram realizadas via C.I e o curso é realizado pela plataforma e link da CNF. O instrutor é Sergio Shmayev. De acordo com Denise Faria, gestora da Unidade de Cursos e Eventos da CNF, é importante para os servidores a participação no curso para “entender de forma teórica e através da aplicação prática de estudos de casos os fatores que influenciam a seleção de ativos de carteiras de investimento e as estratégias possíveis, além de elaborar previsões e estudos, bem como avaliar o desempenho e o risco dessas carteiras”.

Veja Mais:  Nova unidade do Socioeducativo em Rondonópolis já está com 35% da obra concluída

 

Kleverson Souza
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
(65) 3613 7559

Fonte: TCE MT

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana