Esportes

Especialistas defendem o reconhecimento dos esportes eletrônicos como modalidade desportiva

Publicado

 

Paula Fróes/Governo da Bahia
Tecnologia - geral - videogames crianças jogos eletrônicos (evento: Gamepólitan em Salvador-BA)
O presidente da  Frente Parlamentar dos Jogos Eletrônicos destacou o potencial educativo dos games

Em 2019 o setor de games faturou no mundo inteiro US$ 120 bilhões, um aumento de três por cento em relação ao ano anterior. O setor emprega milhares de pessoas, entre os quais estão os atletas de jogos eletrônicos.

Para discutir uma regulamentação trabalhista para esses profissionais, a Frente Parlamentar dos Jogos Eletrônicos da Câmara dos Deputados realizou reunião virtual com representantes do setor. Atualmente, as ligas e federações de esporte eletrônico, os e-sports, obedecem às determinações da lei geral do esporte, conhecida como Lei Pelé.

O diretor jurídico da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico, Paulo Volpini, lembrou que alguns times de esportes eletrônicos já trabalham sob as determinações de Lei Pelé, o que para ele tem sido suficiente para garantir as relações trabalhistas desses profissionais.

Profissionalização
Já o advogado Daniel Falcão, alerta para a necessidade de reconhecimento dos jogos eletrônicos como esporte para garantir que essa modalidade siga a legislação vigente e seus atletas possam se profissionalizar.

“Nós estamos caminhando, já estamos na verdade numa profissionalização na qual existem entidades esportivas, ligas esportivas, eventualmente clubes esportivos e atletas participando desse novo mercado econômico e de entretenimento também”, disse.

Veja Mais:  Copa São Paulo Júnior 2021: Federação Paulista de Futebol anuncia que não irá realizar a Copinha

O representante da Associação Nacional de Direito Desportivo, Ricardo Affonso, afirmou que a legislação para o esporte eletrônico tem que ser simples, para não pôr em risco as relações trabalhistas desses atletas.

“Não haveria necessidade tal qual ocorre com as outras modalidades desportivas de inúmeras regulamentações. O que a gente precisaria é o reconhecimento efetivo como uma prática desportiva. Em seguida seriam aplicadas as leis já em vigor no país, que seriam a lei geral do desporto, e subsidiariamente a CLT ou a lei civil para aqueles que não são empregados, que seriam os atletas autônomos. E nesse caso eles não disputariam as modalidades coletivas em razão do que dispõe a lei geral do desporto”, observou.

Educação
O presidente da Frente Parlamentar de Jogos Eletrônicos, deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), destacou a capacidade de mobilização dos eventos de jogos eletrônicos.

“Um evento aberto de games reúne 30, 40, 50 mil pessoas. Logicamente que nesse momento nós não podemos fazer isso, mas os grande empresários da área, os grandes influenciadores estão loucos para passar esse momento porque agora o mundo ficou super turbinado”, disse.

Para Coronel Chrisóstomo os jogos eletrônicos, quando bem utilizados são importantes ferramentas de educação de jovens e crianças.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Roberto Seabra

Esportes

Cuiabá vence Avaí nos acréscimos e retorna ao G-4 da Série B

Publicado

Foto: Assessoria

Com 11 jogadores infectados pela covid-19, o Cuiabá entrou em campo desfalcado, mas ainda assim venceu o Avaí por 2 a 1, nesta sexta-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória saiu apenas aos 50 minutos do segundo tempo.

No início da semana, o Cuiabá detectou dois casos de covid-19 em seu elenco e, horas antes do confronto desta sexta-feira, o clube confirmou outros nove jogadores infectados, totalizando 11 baixas para o confronto direto com o Avaí pelas primeiras posições.

O resultado é extremamente importante ao Cuiabá, que encerra sequência negativa no campeonato e retoma a quarta colocação, com 40 pontos. O Avaí, por sua vez, volta a perder após seis jogos e é o sexto colocado, com 36 pontos.

Com muitas baixas, o Cuiabá demorou a encaixar seu jogo durante os primeiros 45 minutos. Melhor para o Avaí, que foi ligeiramente melhor no início e poderia ter aberto o placar aos 23 minutos, quando Pedro Castro recebeu bola de Romulo e finalizou com perigo à meta de Matheus Nogueira.

Mas o Cuiabá melhorou em campo e acabou abrindo o placar em sua casa. Aos 36 minutos, Felipe Ferreira cruzou, Glédson espalmou e a bola sobrou nos pés de Maxwell, que finalizou de primeira e sem chances de defesa ao goleiro adversário.

Atrás no placar, no segundo tempo o Avaí foi atrás do empate. Aos 25, Getúlio invadiu a área, se desequilibrou e o árbitro assinalou pênalti. Fagner Alemão foi para a cobrança e deixou o placar em igualdade.

Veja Mais:  Copa São Paulo Júnior 2021: Federação Paulista de Futebol anuncia que não irá realizar a Copinha

O empate parcial fez a partida ganhar mais velocidade, afinal, os dois times precisavam da vitória para seguir na parte de cima da tabela. A pressão surtiu efeito, pois aos 50 minutos Maxwell recebeu bola na entrada da área e finalizou no canto do goleiro para garantir a vitória do time mato-grossense.

O Cuiabá voltará a campo na terça-feira para enfrentar a Chapecoense, às 21h30, na Arena Condá, em Chapecó. Na segunda-feira, o Avaí receberá o Oeste, às 20 horas, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.

FICHA TÉCNICA:

CUIABÁ 2 x 1 AVAÍ

CUIABÁ – Matheus Nogueira; Lenon, Ednei, Anderson Conceição e Romário; Auremir (Jean Patrick), Pierini e Felipe Ferreira (Diego Jardel); Marcinho, Felipe Marques e Maxwell. Técnico: Allan Aal.

AVAÍ – Glédson; Fagner Alemão, Airton, Alan Costa e Ramon Pereira (Zé Marcos); Ralf, Jean (Valdívia) e Pedro Castro; Romulo, Ronaldo Silva (Rodrigão) e Getúlio (Jonathan). Técnico: Bruno Gonçalo (auxiliar).

GOLS – Maxwell, aos 36 minutos do primeiro tempo. Fagner Alemão (pênalti), aos 26, e Maxwell, aos 50 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS Romário e Felipe Ferreira (Cuiabá); Airton, Ramon Pereira e Getúlio (Avaí).

ÁRBITRO – Lucas Paulo Torezin (PR).

RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.

Continue lendo

Esportes

Por surto de Covid, FMF adia confronto entre Luverdense x Cuiabá pelas quartas de finais do estadual

Publicado

Foto: Divulgação

A Federação Matogrossense de Futebol adiou o confronto entre Luverdense e Cuiabá válido pelas quartas de finais do Campeonato Mato-grossense Martinello Sicredi – Edição 2020, que aconteceria nos próximos dias 3 e 6 de dezembro.

A alteração das datas se deve ao surto de Covid que atingiu o elenco do Cuiabá. Segundo o ofício do clube enviado hoje a FMF, até o momento 12 jogadores estão infectados com o vírus.

Prezando pela mais absoluta segurança e adotando todos os protocolos sanitários imposta pelo órgãos oficias, a FMF alterou as datas antes prevista para este duelo. Ressaltamos também, a minimização do risco do vírus ser propagados para o próprio Luverdense, ou as outras equipes que disputam a fase final do Mato-grossense 2020.

As novas datas do confronto serão nos próximos dias 6 e 9 de dezembro. A FMF divulgará em breve uma nova tabela detalhada com horários e locais das partidas.

Veja Mais:  Abertas as inscrições para a Corrida Solidária em Rondonópolis
Continue lendo

Esportes

Copa Verde 2020: CBF anuncia realização da competição; Cuiabá, Operário e Luverdense serão os representantes de Mato Grosso

Publicado

Foto: Divulgação Portal MT

A Confederação Brasileira de Futebol confirmou na noite desta quarta-feira (25) que irá realizar a Copa Verde – Edição 2020. Cuiabá – campeão mato-grossense 2019, Operário Várzea-grandense – vice-campeão mato-grossense 2019 e o Luverdense – Ranking Nacional de Clubes / CBF, serão os representantes de Mato Grosso na competição.

Por conta do calendário atípico de 2020, a competição será iniciada apenas no próximo ano, agendada para começar no dia 20 de janeiro com 24 clubes participantes. A tabela detalhada deverá ser divulga em breve.

Os três clubes filiados a FMF já confirmaram a participação.

Veja Mais:  Diante do Confiança-SE, Cuiabá busca reabilitação na Série B
Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana