Tecnologia

FCA e TIM lançam parceria para carros com conectividade a bordo a partir de 2021

Publicado


source
fca tim jeep compass
Divulgação/Leo Lara

Parceria entre FCA e TIM trará conectividade aos carros

Futuros lançamentos das marcas Fiat , Jeep e RAM fabricados a partir da primeira metade de 2021 já virão conectividade embarcada. A novidade foi anunciada nesta quarta (28) durante apresentação online de CEO´s da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e da operadora TIM .

Os executivos da TIM e da FCA não deram detalhes específicos sobre o funcionamento prático da novidade e nem quanto impactará no valor dos veículos , mas disseram que os “clientes vão se surpreender”.

Haverá uma plataforma integrada às funções multimídia do veículo e também com parceiros externos, como redes de fast food, restaurantes, postos de gasolina e serviços, como seguro do automóvel.

Será possível, por exemplo, receber no veículo o anúncio de uma promoção de lanche de uma cadeia de fast-food e, em um toque, escolher o sanduíche desejado. Com um outro toque, realizar o pagamento. E, sem seguida, passar pela lanchonete e buscar o pedido. Sem invadir a privacidade dos usuários.

“O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o carro é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”, comenta André Souza, chief information officer da FCA para a América Latina.

Veja Mais:  Apple prepara lançamento de novo produto na semana que vem

Os veículos já virão com o chip virtual eSIM para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com cobertura 4G da operadora. Será possível, por exemplo, dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado para garantir a temperatura interna desejada antes mesmo de entrar no automóvel. Os proprietários também poderão fazer a identificação remota de eventuais falhas carro , por meio de sensores conectados, que vão enviar os dados aos servidores da montadora, para que seja feita a análise.

“Na medida em que conhecemos e aprendemos junto com o consumidor, teremos condições de desenvolver novas soluções que irão melhorar significativamente sua experiência ganhando mais conveniência e fluidez”, disse Luis Santamaria, diretor de Mopar – o braço de pós-vendas, peças, acessórios e serviços da FCA.

Cobertura 4G

Em relação à parceria entre FCA e TIM , a ideia é aproveitar a cobertura 4G da operadora (atualmente presente em mais de 3,5 mil cidades no Brasil). “Somos pioneiros no desenvolvimento de projetos com o 5G e acreditamos no potencial que a próxima geração de redes móveis tem, especialmente na geração de negócios explorando novas possibilidades”, destacou Alberto Griselli, chief revenue officer da TIM Brasil.

Tecnologia

Saiba como usar as ferramentas da Sincronização Familiar do TikTok

Publicado


source

Tecnoblog

undefined
Brbara Chieregate

Como usar as ferramentas da Sincronizao Familiar do TikTok

O recurso Sincronização Familiar do TikTok foi criado para tranquilizar os pais preocupados com a atividade dos filhos adolescentes na rede social. Em suma, ele permite que os pais vinculem a conta à do filho para definir configurações de conteúdo e privacidade. Saiba como ativar a Sincronização Familiar e entenda quais são os controles que ela cria para o TikTok de membros da família.

Como ativar a Sincronização Familiar

  1. Abra o aplicativo do TikTok no seu dispositivo móvel Android ou iOS (iPhone ou iPad);
  2. Toque em “Eu”, último ícone do menu inferior;
  3. No seu perfil, toque em “Configurações” (os três pontinhos do canto superior direito);
  4. Vá em “Sincronização Familiar”, abaixo da categoria “Conteúdo e Atividade”;
  5. Toque em “Continuar”;
  6. Selecione quem está usando a conta do TikTok — no caso, pai ou mãe — e toque em “Avançar”;
Ativar a Sincronização Familiar no TikTok (Imagem: Reprodução/TikTok)

Ativar a Sincronização Familiar no TikTok (Imagem: Reprodução/TikTok)

Depois disso, será necessário ativar o recurso na conta do adolescente. Siga essas etapas:

  1. Faça login na conta do seu filho;
  2. Vá até o perfil, toque em “Configurações” (os três pontos do canto superior direito) > “Sincronização Familiar”;
  3. Selecione “Adolescente”;
  4. Digitalize o QR code para vincular as contas.

O que posso controlar no TikTok da família?

Os controles abaixo serão ativados com a Sincronização Familiar. Você poderá limitar os seguintes recursos na conta do seu filho:

  • Pesquisar : você escolhe se ele pode pesquisar conteúdo, usuários, hashtags ou sons
  • Gerenciamento do tempo de tela : definir quanto tempo ele pode passar por dia no TikTok;
  • Modo restrito : limitar os vídeos que aparecem na aba “Para Você” que podem não ser apropriados para todos os públicos;
  • Comentários : decidir quem pode comentar os vídeos dele (todos, apenas amigos ou ninguém);
  • Detectabilidade : decidir se a conta dele é privada (apenas algumas pessoas podem ver o conteúdo postado) ou pública (qualquer usuário do TikTok poderá pesquisar e ver o conteúdo);
  • Vídeos de que gostou : algumas pessoas têm o costume de encontrar novos vídeos para assistir procurando o que seus amigos ou outras pessoas que elas seguem também gostaram. Esse controle permite que as famílias decidam se outros podem ver a lista de vídeos que seu filho gostou;
  • Mensagens diretas (DMs) : restringir quem pode mandar mensagens diretas para aquela conta ou desativar completamente as DMs.
Veja Mais:  Projeto quer proibir jovens de enviar mensagens em videogames

Além desta opção do último item, o TikTok também tem outras políticas e controles de mensagens. Algumas delas:

  • As mensagens diretas são desativadas automaticamente para menores de 16 anos;
  • Apenas os seguidores aprovados podem enviar mensagens uns aos outros;
  • Imagens e vídeos não podem ser enviados em mensagens.

Continue lendo

Tecnologia

Belo Horizonte testa serviço de ônibus sob demanda, pedido por aplicativo

Publicado


source

Brasil Econômico

Shotl
Milton Silva/Divulgação

Novo aplicativo promete melhor condição do transporte sem aumentos no preço

A Transfácil (Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte) está experimentando o aplicativo de transporte sob demanda Shotl , voltado para os ônibus de linha urbana . Trata-se de uma nova modalidade de serviço na cidade.

O objetivo é oferecer mais conforto e rapidez ao usuário do transporte coletivo da capital mineira, mas sem precisar aumentar a tarifa .

Na estação Gabriel, na região Nordeste, um empregado da Transfácil tem convidado usuários do transporte para testarem o aplicativo . Nesses grupos, os passageiros recebem orientações sobre o uso do Shotl, recebendo, também, um panfleto com áreas e horários 

Na área de cobertura do do aplicativo, existem mais de 50 pontos de ônibus virtuais , nos quais é possível embarcar ou desembarcar dos micro-ônibus (que possuem 20 assentos cada).

Para aqueles que utilizarem o aplicativo, é necessário deixar o GPS do celular ativo e digitar a localização desejada. Assim, o Shotl pode orientar sobre o melhor lugar para entrar no transporte, além de, ao chegar perto do local de desembarque, avisar o passageiro. 

Veja Mais:  Belo Horizonte testa serviço de ônibus sob demanda, pedido por aplicativo

“Estamos fazendo um teste mais controlado e, com os dados obtidos, vamos poder definir quais vão ser as próximas etapas. Nosso objetivo é verificar qual vai ser a aceitação do cliente e qual a viabilidade do aplicativo para a população”, disse Ana Flávia da Silva, coordenadora de Mobilidade da Transfácil.

Até a tarde desta quarta-feira, 17 pessoas tinham utilizado o aplicativo.

Algumas informações sobre o serviço

Abrangência

Até o momento, integram a área de cobertura os bairros Minaslândia, Providência, Guarani, Primeiro de Maio e parte do Dona Clara, na Pampulha e nas regiões Norte e Nordeste

O serviço está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 20h

Valor

A tarifa pode ser paga com o cartão BHBus ou em dinheiro, ao condutor, ao mesmo custo das linhas suplementares, R$ 3,15.

Onde baixar

É possível fazer download do aplicativo  Google Play e App Store .

BHTrans acompanha estudo

O motorista Marcos Gomides de Souza, que conduz os micro-ônibus nessa fase de testes, informa que quem escolhe a rota a ser feita é o aplicativo.

“Só preciso marcar quem entrou e avisar as pessoas quando elas devem sair. É bem parecido com um aplicativo de carro . Basta eu ir seguindo o caminho no GPS”,disse.

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), disse que os serviços sob demanda têm como objetivo aumentar as opções de transporte coletivo e que ainda precisará esperar a consolidação dos dados para análise e para que sejam definidos os próximos passos, principalmente em relação à regulamentação e critérios. 

Veja Mais:  Saiba como usar as ferramentas da Sincronização Familiar do TikTok

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de BH , Paulo César da Silva afirmou que a entidade não foi convidada para acompanhar a implementação do teste. Ele alega, também, que, mesmo com as poucas informações disponíveis sobre a novidade, a expectativa é que a mudança não impacte os trabalhadores da categoria. 

Ele afirma que pretende fiscalizar o estudo da Transfácil e que, ao que tudo indica, os motoristas que vão trabalhar na modalidade serão os já contratados.  

Continue lendo

Tecnologia

Apple prepara lançamento de novo produto na semana que vem

Publicado


source

Tecnoblog

undefined
Bruno Gall De Blasi

Apple prepara lançamento de novo produto na semana que vem

O ano foi agitado para a Apple , com os novos iPhone 12 , Macs com Apple Silicon e afins, mas ainda não terminou. Ao menos, é o que conta o MacRumors nesta quinta-feira (3), que teve acesso a um documento interno da companhia norte-americana com pistas sobre o possível lançamento de um produto desconhecido na semana que vem.


Segundo o site, a Apple emitiu um comunicado interno a prestadores de serviços para anunciar mudanças relacionadas ao AppleCare planejadas para 8 de dezembro de 2020, às 5h30 no horário do Pacífico ou 10h30 no horário de Brasília. O documento aconselha os técnicos a se prepararem para novas descrições de produtos, preços e mais.

A expectativa é que a companhia anuncie novos produtos na próxima terça-feira, uma vez que a Apple emitiu memorandos similares antes de outros lançamentos. Acredita-se, no entanto, que as novidades não serão apresentadas em um evento virtual devido ao horário, como foi o caso de novos Macs em maio de 2020 e novembro de 2019, ou até mesmo da segunda geração dos AirPods, em março de 2019, por exemplo.

Veja Mais:  Apple prepara lançamento de novo produto na semana que vem

Apple pode lançar novos produtos ainda em 2020

Os anseios de que novidades da Apple ainda estão por vir em 2020 também partem do perfil do Twitter @L0vetodream , conhecido pelo seu histórico notável de acertos ao antecipar informações sobre lançamentos da marca norte-americana. “Você receberá uma surpresa de Natal da Apple”, afirmou uma publicação feita em 14 de novembro. “(PS: Exclusivo para o inverno, bom para o inverno)”.

Apesar dos relatos anteriores, não se sabe ao certo o que será apresentado pela fabricante do iPhone em dezembro, caso os rumores se concretizem. Uma aposta gira em torno do Apple AirTags, antes aguardadas para serem anunciadas juntas com o iPhone 12, em 13 de outubro. O MacRumors ainda fala sobre AirPods Studio, uma nova geração do Apple TV ou até mesmo novos acessórios para produtos já existentes.

Com informações: @L0vetodream (Twitter) e MacRumors

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana