Mato Grosso

Filhotes de tucano são destinados para soltura branda

Publicado


Cinco filhotes de tucano começam a se preparar para a vida livre. Os animais foram encaminhados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para guarda voluntária temporária. Quando os animais estiverem aclimatados à região e em condições ideais para viver na natureza, terá início o processo de soltura branda. Ou seja, aos poucos, as aves irão deixar os recintos para retornarem à vida livre.

Os tucanos foram resgatados ou recebidos voluntariamente em dezembro de 2019. Três deles apresentam sinais de maus-tratos, como o corte das asas. As aves ficaram em observação por quarenta dias no Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e após avaliação técnica foram declaradas aptas a serem destinadas ao lar temporário.

Guardiã voluntária há cinco anos, a professora Marluce Scaloppe irá cuidar dos tucanos até que estejam aptos para a soltura. Ela conta que a guarda dos animais silvestres traz muitas responsabilidades, especialmente quando os animais são ainda muito jovens e necessitam de cuidados mais intensos e diários, mas que por outro lado é extremamente gratificante ver os animais retornando para a vida livre.

“É indescritível a sensação de saber que estamos fazendo a nossa parte, ainda que pequena, para contribuir com a preservação da fauna e também da flora. Faz bem para os animais e faz bem para nós mesmos”, comemora a professora que, na última quinta-feira (23), recebeu os filhotes de tucanos e, juntamente com a equipe técnica da Sema, realizou a soltura de outros dois tucanos adultos que já estavam sob sua guarda.

Veja Mais:  Estado contará com 8 aeronaves para combate aos incêndios florestais

De acordo com o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Christiano Justino, a Sema realiza o acompanhamento dos animais juntamente com o guardião temporário. Quando o animal está apto a ser solto, inicia-se o processo de soltura branda que, no caso das aves, permanecem com os recintos abertos durante o dia e fechados no período noturno, caso voltem ao local, para a segurança do animal. O procedimento é realizado diariamente até que o animal decida passar não retornar ao recinto para permanecer em vida livre.

Durante essa semana, a Sema também encaminhou 21 jabutis para a Reserva de Particular de Patrimônio Natural de uma propriedade rural em Tangará da Serra. Conhecido por seu papel fundamental no processo de dispersão de sementes, os répteis foram destinados à reserva com o apoio da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema no município a 242km da capital mato-grossense.  O processo de soltura do jabuti é mais rápido, passados os primeiros dias de aclimatação já podem ir para a natureza.

Guarda responsável

A guarda de animais silvestres é um instrumento previsto na Resolução CONAMA n° 457/2013, concedida por meio do Termo de Guarda de Animal Silvestre-TGAS. Este termo é de caráter provisório pelo qual o interessado, devidamente cadastrado na Sema, assume voluntariamente o dever de guarda de um animal resgatado, apreendido ou entregue espontaneamente, enquanto não houver destinação nos termos da lei.

Veja Mais:  Crimes de homicídio, roubo e furto reduzem em Cuiabá e Várzea Grande

O passo a passo, documentos requisitados e condições necessárias para se credenciar, estão disponíveis no site da Sema pelo link: http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3222&Itemid=843 

Fonte: GOV MT

Mato Grosso

Escola indígena de General Carneiro passa por manutenção e readequação

Publicado


.

A Escola Estadual Indígena São José do Sangradouro, localizada no município de General Carneiro (a 442 quilômetros a Leste da Capital) recebe manutenção preventiva e corretiva por parte da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A unidade escolar terá readequação de piso, forro, portas, instalações elétricas, pintura e banheiros, uma vez que as instalações hidrossanitárias eram precárias.

“Temos agora banheiros decentes, tanto para nossos profissionais da educação como para nossos alunos, que agora estão com essa necessidade básica suprida”, comemora a assessora pedagógica Vanessa Alice Busanello.

Vanessa salienta que a comunidade está satisfeita com os trabalhos, porque há muito tempo não havia nenhum tipo de manutenção na escola. Além disso, aumentou a autoestima da comunidade que se sentiu valorizada.

“A manutenção e adequação veio num momento que a comunidade estava fragilizada também pela pandemia, pois perderam bastante pessoas importantes para a comunidade. A manutenção preventiva deu uma espécie de alento, pois a comunidade se sentiu incluída”, assinala.

Mais animado ainda está o diretor Bartolomeu Patira Pronhopa, pois as obras estão em ritmo acelerado e, com isso, o conforto para os alunos, assim que houver as aulas presenciais será imensurável. O diretor acredita que, com a reforma, a qualidade do ensino na unidade escolar vai dar um salto.    

“A cultura dos não indígenas é diferente. Precisamos continuar a questão do ensino básico. Nossas crianças xavantes precisam ter uma educação com respeito e ética dentro de nossa sociedade. Essa reforma está melhorando a escola em todos os aspectos”, ressalta.

Veja Mais:  Jauru comemora 41 anos com obras em rodovia, repasses em dia e ações de combate à epidemia

A Escola indígena da comunidade Xavante atende a 475 alunos do 1º ano ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. A unidade escolar tem 17 salas e é a maior de General Carneiro, tanto em número de alunos como de profissionais da educação.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Nota MT sorteia R$ 250 mil em prêmios na segunda-feira (21)

Publicado


.

O Programa Nota MT realiza na segunda-feira (21.09) o sorteio Especial Primavera, com cinco prêmios de R$ 50 mil. O evento acontece a partir das 9 horas, na sede Secretaria de Fazenda (Sefaz) com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Sefaz e do Governo de Mato Grosso.

Vão participar 281.703 consumidores que se cadastraram no site ou aplicativo da Nota MT e pediram o CPF na nota fiscal ou no bilhete de passagem eletrônico (BP-e) entre os dias 01 de junho e 31 de agosto. Ao todo, foram gerados 4.394.374 bilhetes eletrônicos.

Para consultar os bilhetes eletrônicos gerados, o consumidor deve acessar o site ou aplicativo do Programa Nota MT, clicar em “sorteios” e escolher o “Especial Primavera”. Nessa opção, ele verá todos os bilhetes gerados com o seu CPF e, também, a lista completa dos bilhetes que estarão concorrendo aos prêmios.

Todos os sorteios são realizados com base na Loteria Federal e cada prêmio corresponde a um bilhete eletrônico, gerado a partir de cada nota fiscal ou bilhete de passagem eletrônico (BP-e) emitidos com o CPF. Dessa forma, a mesma pessoa pode ganhar mais de um prêmio no mesmo sorteio ou ser contemplada em vários sorteios.

Fonte: GOV MT

Veja Mais:  Escola indígena de General Carneiro passa por manutenção e readequação
Continue lendo

Mato Grosso

PM fecha festa com 250 pessoas, prende três e apreende 140 comprimidos de ecstasy

Publicado


.

Na madrugada deste domingo (20.09), a Polícia Militar fechou uma festa com 250 pessoas, em uma propriedade rural, na Comunidade Bandeira, em Cuiabá. Três homens (23,28 e 29 anos) foram presos com 140 comprimidos de ecstasy, 67 porções de cocaína, um simulacro de pistola e maconha. 

Policiais militares do 10 º Batalhão receberam informações de que havia uma festa na região de chácaras da Comunidade Bandeira. Os militares pediram apoio do Batalhão Rotam e de outras unidades para verificar a denúncia.  

Em diligência, a PM localizou a chácara e constatou a presença de mais de 250 pessoas aglomeradas no evento. A polícia fez contato com o organizador da festa que disse que estava comemorando aniversário e que havia cobrado uma taxa por pessoa. Os policiais identificaram que algumas pessoas faziam uso de drogas.  

A PM iniciou o procedimento de abordagem pessoal e com um dos participantes encontrou porções de cocaína e 50 comprimidos da substância ilícita ecstasy. Com outra pessoa, os policiais apreenderam seis porções de cocaína e 18 comprimidos de ecstasy.  

Durante checagem no interior da residência, as equipes da PM  apreenderam 57 porções de cocaína,71 comprimidos de ecstasy, porções de maconha, quatro invólucros de cocaína, duas porções da substância psicoativa ” MD”, um simulacro de arma de fogo tipo pistola, uma máquina de cartão de crédito e dinheiro.   

Veja Mais:  Tamanduá vítima de incêndios florestais é atendido em posto de resgate na Transpantaneira

O organizador do evento disse que tinha consciência do uso de drogas no seu aniversário e contou que havia um casal comercializando o entorpecente na festa. Os homens pegos com droga na abordagem pessoal também foram presos. Um dos suspeitos confessou que trouxe o entorpecente do Estado de Goiás.  

Todos os suspeitos foram encaminhados à delegacia por tráfico ilícito de drogas e associação ao tráfico. A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária Civil. 

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque – denúncia 0800.65.39.39. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana