Portal Agro

Fim do Vazio Sanitário: produtor deve ter cautela para iniciar o plantio, orienta Aprosoja

Publicado


.

Fim do Vazio Sanitário: produtor deve ter cautela para iniciar o plantio, orienta Aprosoja

A partir de agora os produtores rurais estão autorizados a plantar os grãos

15/09/2020

A partir de amanhã (16.09), produtores rurais estão autorizados a plantar soja em Mato Grosso. É que nesta terça-feira (15.09), termina o Vazio Sanitário da Soja no Estado, após três meses de vigência. Para Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) mesmo com a liberação, produtores precisam ser cautelosos para iniciar o plantio devido as atuais condições climáticas. O período proibitivo existe há 14 anos e é uma das medidas fitossanitárias mais importantes para a prevenção e controle da ferrugem asiática na oleaginosa.

Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Antonio Galvan, ressalta a importância de o produtor estar atento ao iniciar o plantio, já que o Estado passa por um longo período de estiagem. Conforme as previsões do Projeto AproClima, as chuvas só devem acontecer na última semana de setembro, em Mato Grosso. Cautela é o melhor caminho, conforme o presidente.

“Se tem uma coisa que o produtor rural tem é otimismo, mas nossa orientação se baseia na cautela, já que meteorologistas falam do período um pouco tardio das chuvas, principalmente este mês de setembro. Não coloque agora as duas culturas em risco (soja e milho), é preciso cautela e esperar a chegada das chuvas”, orientou.

Veja Mais:  NOTA DE PESAR – ANTÔNIO SIMONETTO

Galvan lembra que a entidade tem lutado e apoia integralmente o Vazio Sanitário da soja. “Incansavelmente temos lutado para manter esse período e o apoiamos, inclusive, livre de qualquer tipo de pesquisa que tenha soja. O defendemos desde a criação em 2006 e continuaremos lutando para que o vazio exista em sua totalidade”, reforçou.

Ferrugem Asiática – A ferrugem asiática da soja ocasiona perdas em torno de 20% ao ano, provocando a desfolha precoce da planta e impedindo a completa formação dos grãos, o que gera redução na produtividade, sendo considerada uma doença de importância econômica.

Vazio Sanitário – O Vazio Sanitário foi instituído pela Instrução Normativa conjunta nº 002/2015, entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

Clima safra 20/21 – De acordo com o professor PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (USA), Luiz Carlos Molion, as chuvas na safra 2020/2021 devem ficar dentro da média. “Produtores rurais não precisam ter pressa para o plantio da safra 2020/2021, embora as chuvas possam atrasar um pouco, pode-se esperar um volume maior de água para o início de 2021, mas no geral estará na média. Não precisa se preocupar com chuvas nessa safra”, pontuou durante palestra online promovida pela Aprosoja.

 

 

Fonte: APROSOJA

Portal Agro

Antonio Galvan participa da Assembleia Geral APROSOJA BRASIL em Campinápolis/MG

Publicado


.

Fortalecimento Institucional

Antonio Galvan participa da Assembleia Geral APROSOJA BRASIL em Campinápolis/MG

No encontro também aconteceu a nona edição da Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2020/2021

24/09/2020

Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Antonio Galvan, participou nos dias 23 e 24 de setembro, em Campinápolis/MG, da Assembleia Geral da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (APROSOJA BRASIL), no qual ele é vice-presidente, e da nona edição da Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2020/2021. O evento dá a largada oficial da semeadura da principal commodity brasileira.

Entre os assuntos em pauta estão: o agro no Supremo Tribunal Federal (STF), a conclusão acerca da proibição do ingrediente ativo Paraquate, o cenário Político, reformas estruturantes (Tributária e Administrativa) e o contrato de parceria de “Projetos Setoriais” entre Aprosoja Brasil, MEZZO e SollusPar.

“É sempre importante participarmos desses eventos da APROSOJA BRASIL. Discutimos assuntos de interesse de fortalecimento institucional para que possamos passar ao produtor rural as atualidades do que está se debatendo em nível nacional. Destaco a reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, em fase adiantada, os produtores de soja e milho não são contra a pauta de reformas, evidentemente necessárias para o país, mas que uma reforma tributária no momento atual não seria adequada, já que o Brasil e o mundo ainda passam pelos efeitos devastadores econômicos por conta do atual cenário da pandemia do COVID-19”, declarou Galvan.

Veja Mais:  Segunda pesquisa da Aprosoja sobre ferrugem-asiática é publicada em jornal científico do Canadá

Já na Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra foram apresentadas as projeções das Aprosojas Brasil. A perspectiva é de aumento de 3,81% da área plantada, que deve alcançar 38,43 milhões de hectares. A produtividade deve ter uma elevação de 0,76%, chegando a 3,36 toneladas/ha, e a produção atingirá 129,15 milhões de toneladas, um crescimento de 3,44% em relação ao ciclo 2019/2020.

Em virtude da pandemia, o evento não teve presença de público na Fazenda Dois Corações e os painelistas participaram via internet. O encontro também foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

 

 

 

Fonte: Ascom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Continue lendo

Portal Agro

Ministra da Agricultura cancela vinda à Cuiabá

Publicado


.

Fortalecimento Institucional

Ministra da Agricultura cancela vinda à Cuiabá

Por meio de comunicação formal de sua assessoria, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, cancelou, por motivos pessoais, sua vinda a Cuiabá no próximo dia 28

24/09/2020

A visita seria feita a convite da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), para que a Ministra pudesse conversar e ouvir produtores rurais sobre temas de interesse da produção de soja e milho e, especialmente, para tratar do tema “Calendarização do Plantio da Soja”, que limita o plantio da cultura até 31 de dezembro, e que a maioria do produtor de soja é terminantemente contra.

A revogação ou alteração da Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea-MT nº 002/2015, que estabeleceu a calendarização do plantio da soja, é uma luta constante da atual diretoria da Aprosoja.

Aprosoja entende que a Calendarização do Plantio da Soja no estado infringiu dispositivos da Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Agrícola, do Decreto nº 5.741/2006, que organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), assim como da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura nº 002/2007, que institui o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), esta, inclusive, dispondo em seu artigo 18, que os produtores e a Pesquisa agrícola deveriam ser previamente ouvidos, o que não aconteceu.

Veja Mais:  Diretoria da Aprosoja realiza agenda positiva em Brasília

“Lamentamos o cancelamento da vinda da Ministra, pois seria uma oportunidade ímpar para ela não somente ouvir a realidade do campo, mas também constatar que a calendarização do plantio da soja em Mato Grosso foi feita de forma equivocada”, destaca a Aprosoja.

 

Fonte: Ascom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Continue lendo

Portal Agro

Ministra da Agricultura vem a Cuiabá

Publicado


.

Defesa Agrícola

Ministra da Agricultura vem a Cuiabá

Na pauta temas de interesse da produção de soja e milho, especialmente a “Calendarização do Plantio da Soja”

24/09/2020

A convite da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, virá a Cuiabá no próximo dia 28.

 

Na pauta estará temas de interesse da produção de soja e milho, especialmente a “Calendarização do Plantio da Soja”, oportunidade onde em reunião fechada na sede da Aprosoja, a Ministra ouvirá os produtores, já que a maioria destes é contra essa limitação de plantio, respeitando, todavia, o vazio sanitário.

 

Em um primeiro momento, a reunião seria realizada em Brasília, mas a convite da Associação, feito pessoalmente no último dia 14, a Ministra preferiu vir à Capital Mato-grossense.

 

Fonte: Ascom

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Veja Mais:  Antonio Galvan participa da Assembleia Geral APROSOJA BRASIL em Campinápolis/MG
Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana