Mulher

“Fui perseguida por uma pessoa que fazia vários fakes para tentar contato comigo, sem nem o conhecer”, conta vítima de stalking

Publicado


source

Alto Astral

Reprodução: Alto Astral

“Fui perseguida por uma pessoa que fazia vários fakes para tentar contato comigo, sem nem o conhecer”, conta vítima de stalking

“Fui perseguida por uma pessoa que fazia vários fakes para tentar contato comigo, sem nem o conhecer. Ele se tornou amigo de um amigo, que o apresentou a mim. Nós tivemos um relacionamento de 3 meses, eu não sabia que era ele por trás dos perfis [falsos]. Fez um inferno psicológico na minha vida por anos. O término foi dos piores: ele apenas sumiu. Mas passou anos me stalkeando com perfis fakes, no Facebook e Instagram. Fingiu até ser cliente para pedir meu telefone, porque eu mudava de número, e colocou meu celular várias vezes em sites de acompanhante. Foram 5 anos nesse inferno”.

Esse é o relato de Mariana*. Na época, ela optou por não fazer um boletim de ocorrência. Mas ameaçou o homem que a perseguia e, assim, conseguiu com que a prática cessasse. Já no caso de Gabriela*, ela conheceu o homem que viria a ser seu perseguidor no trabalho. De acordo com ela, após recusar algumas investidas presenciais dele, o agressor passou a criar diversos perfis falsos no Instagram a fim de ter contato com Gabriela por meio da rede. Após algum tempo, ele simplesmente parou.

Contudo, infelizmente, depoimentos assim são incomuns entre as mulheres, e nem todos possuem finais menos estressantes. No final de junho deste ano, a influenciadora Rê Meirelles revelou em seu Instagram ter passado por uma situação semelhante às descritas. Durante quase um ano, a produtora de conteúdo não só chegou a receber mensagens inconvenientes em seu Instagram como também foi surpreendida pelo perseguidor na porta de casa. Em vídeo emocionante, ela declarou:

Veja Mais:  6 signos mais tóxicos do mundo místico

“Não achem que é besteira, não banalizem essa situação por mais que vocês ouçam o contrário. A gente não sabe aonde vai chegar isso, a gente não sabe o limite do outro, a gente não sabe o grau de agressividade. Não normalizem essa situação, procurem ajuda. Outra coisa: a vítima nunca é culpada, não se culpem por isso. O meu veio do nada, então eu acredito que tenha muita gente passando por isso mesmo não conhecendo a pessoa.”

Assim, o stalking, termo em inglês que significa, literalmente, perseguição, é a prática de perseguir alguém, seja fisicamente ou online. E apesar de em 31 de março deste ano ter sido sancionada a Lei nº 14.132/ 21 , que inclui no Código Penal brasileiro o crime de perseguição, muitas pessoas, especialmente as mulheres – maiores vítimas do stalking -, ainda não têm conhecimento sobre quando se caracteriza o crime, quais provas reunir e como fazer representação criminal contra o suspeito.

Em conversa com a advogada Ana Maria Colombo, especialista em direito penal e processo penal, o Alto Astral esclareceu algumas dessas questões . Confira abaixo!

Segundo a advogada, o crime de stalking consiste em “um conjunto de ações que causam na vítima um incômodo, além de temor”, podendo, inclusive, levar a mulher a ter que mudar sua rotina por conta do perseguidor. Medo de sair de casa, bloquear demasiadamente perfis e números de telefone e deixar as contas no modo privado nas redes sociais estão entre algumas das medidas tomadas pelas vítimas do stalking.

Veja Mais:  "Tive coragem de fazer o que queria com meu corpo", diz Angélica Morango

No entanto, para o stalking ser considerado crime, é preciso haver constância. Ou seja, não basta uma única mensagem incômoda no Instagram, mas sim algumas mensagens, de forma exagerada, em diferentes dias e horários, por exemplo.

Logo, a recomendação da especialista é que, a partir do momento em que se sentir incomodada, a pessoa deve começar a fazer registros de todo o tipo de contato que tiver com o perseguidor. Vale prints de mensagens e e-mails, anotações de horários e locais e, no caso de perseguição física, vídeos ou fotos, se possível. Outra orientação da advogada é que, diante da ciência da perseguição, a vítima pode se dirigir a uma delegacia e registrar boletim de ocorrência ou então procurar por uma assessoria jurídica para que haja melhores instruções sobre como proceder.

Você viu?

E atenção: para que o perseguidor seja, de fato, investigado pela polícia, a advogada explica que a vítima precisa fazer a chamada representação, ou seja, declarar às autoridades que quer que o agressor seja processado. Isso pode ser feito em até 6 meses a partir do momento em que se sabe a identidade do stalker.

Ana ainda esclarece que o crime de stalking traz alguns termos bastante genéricos. Portanto, de acordo com a lei, a transgressão pode resultar desde um acordo entre vítima e agressor até a prisão do agressor (de 6 meses a 2 anos). Dessa forma, ela destaca que, quando se trata do crime de stalking, cada caso é único e deve ser avaliado separadamente.

Veja Mais:  Sonhou com um animal? Descubra o que significa

Por fim, saiba que não é necessário sofrer sozinha. É importante que a pessoa converse sobre o que está acontecendo com alguém em que confia, especialmente para proteção e apoio psicológico.

Violência psicológica também é crime!

Vale mencionar que, na quarta-feira (28), foi sancionada a Lei nº 14.188/21, que reconhece no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. Considerado um grande avanço no que diz respeito aos direitos das mulheres, a lei ainda prevê que o agressor seja imediatamente afastado da vítima diante de risco atual ou iminente à vida ou integridade física da mulher.

Além disso, a lei estabelece o programa Sinal Vermelho , caracterizado pelo X vermelho na palma das mãos. O sinal silencioso serve como um alerta de agressão contra a mulher e a ideia é que qualquer pessoa procure a polícia ao notar o sinal na mão de uma mulher.

Fonte : Ana Maria Colombo, advogada, mestranda em direito penal econômico, especialista em direito penal e processo penal e sócia do escritório Silveiro Advogados.

* Os nomes e dados das entrevistadas foram trocados ou omitidos para preservar a identidade das vítimas.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Óleo de coco nos cabelos: aliado ou rival?

Publicado


source
Óleo de coco nos cabelos: aliado ou rival?
Reprodução: Alto Astral

Óleo de coco nos cabelos: aliado ou rival?

Se você fica maluca quando o assunto são os cuidados com cabelo, já deve ter ouvido falar na dica de passar óleo de coco nos fios para hidratação e reconstrução, não é mesmo? Queridinho entre as famosas, como Yasmin Brunet, esse óleo vegetal se tornou um dos principais ingredientes de beleza para mulheres que não abrem mão de um cabelo hidratado e bem cuidado.

Por outro lado, com o aumento da sua popularidade no mundo do haircare , também surgiram diversas questões, sejam elas sobre os seus benefícios de uso, indicações, contraindicações, ou até mesmo sobre sua real funcionalidade.

Sendo assim, a fim de esclarecer questionamentos sobre o óleo na saúde nas madeixas, confira os benefícios e cuidados ao passar o produto em seus fios.


Ajuda no crescimento dos fios

Segundo Joyce Balbino, expert em cabelos, o óleo pode sim ajudar no crescimento das madeixas. “Se aplicado no couro cabeludo em movimentos circulares, ativa a circulação sanguínea e consequentemente o crescimento”, garante.

Cuidado com os cabelos oleosos

Veja Mais:  Luto: o que é certo e errado na hora de consolar alguém que perdeu um familiar

Para quem costuma apresentar maior oleosidade no couro e fios, somar mais óleo pode gerar desconforto. Balbino adverte que o uso excessivo em casos sem necessidade pode vir a aumentar a oleosidade do cabelo. “Tudo depende da saúde do fio. É importante analisar e conhecer as necessidades de cada cabelo. Por exemplo, se o cabelo for saudável e sem necessidade de uso, o óleo de coco pode deixá-los secos, pesados e sem movimento”, alerta.

Mas, se os seus cabelos estão ressecados, danificados e são frequentemente expostos ao calor, talvez seja uma boa pedida apelar para os benefícios do óleo de coco!

Fique em alerta com o uso constante do produto

Por ser muito gorduroso, o óleo de coco possui moléculas grandes, difíceis de serem quebradas, ou seja, pode dificultar a dilatação das cutículas e a absorção da água. Porém, não se assuste! Balbino compartilha uma dica para limpeza correta do cabelo: “O ideal é diluir o shampoo em água e aplicar nos fios na hora do banho para limpeza do óleo”, explica.

Você viu?

Uso direto no couro cabeludo

Tome cuidado, pois se não lavado e se deixado em excesso no couro cabeludo, o óleo de coco pode gerar doenças, inflamações e alergias. De acordo com Karen Von Kossel, dermatologista, a melhor forma de usar o óleo é, principalmente, nas pontas do cabelo, melhorando a sua estrutura e dificultando a quebra dos fios. “Ele fornece nutrientes, como a vitamina E e ácidos graxos, os quais aumentam o brilho, diminuem o ressecamento e desembaraçam os fios”, clarifica.

Veja Mais:  Tarcísio Meira morre aos 85 anos de Covid-19

A dermatologista também alerta que quando aplicado no cabelo antes da lavagem, o óleo de coco pode reduzir a perda de proteínas. Ele também pode ser usado antes do shampoo, principalmente em pessoas com cabelos mais secos.

Mas afinal, quais as melhores formas de uso do produto na rotina de cuidados com os fios?

O óleo de coco pode ser usado de diversas formas no dia a dia para proteger e tratar os fios e tem diferentes objetivos.

Na umectação, por exemplo, separe o cabelo em mechas e aplique o óleo de coco em todo o comprimento, deixando agir por ao menos 2 horas. Após isso, lave o cabelo normalmente, sem abusar do shampoo para que não se perca o efeito do óleo. Então, aplique o condicionador. Caso você queira uma umectação ainda mais potente, opte por fazer a umectação noturna, em que se dorme com o óleo nos fios e o mesmo só é retirado na manhã seguinte.

Agora, se o problema for pontas ressecadas, a dica é aplicar o óleo no cabelo antes do banho, como um pré-shampoo, deixe agir durante alguns minutos e lave normalmente. O óleo de coco irá proteger as pontas contra a ação ressecadora do shampoo.

E, para finalizar, ele também pode ser utilizado como potencializador da máscara de hidratação. É só adicionar um pouco de óleo de coco na sua máscara de preferência (não exagerar na quantidade), aplicar nos fios, deixar agir pelo tempo determinado e lavar como de costume.

Veja Mais:  Sexta-feira 13: limpezas energéticas e rituais de proteção para fazer hoje
Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Sexta-feira 13: limpezas energéticas e rituais de proteção para fazer hoje

Publicado


source
Mulher soprando pó mágico ao vento
Photo by Almos Bechtold on Unsplash

Mulher soprando pó mágico ao vento


Sexta-feira 13 é um dia repleto de superstições  há alguns séculos. Apesar de  não existir um consenso sobre como o dia da semana e o número 13 se uniram para caracterizar o azar, a maior parte das histórias tem relação com o cristianismo.

Acredita-se que Jesus Cristo foi perseguido e crucificado em uma sexta-feira 13 . Além disso, existe uma história de que, no século XIII, o Rei Felipe IV sentia que estava ameaçado pelos poderes da igreja na França (país que governava) e decidiu prender os cavaleiros templários em uma  sexta-feira 13.

Ao longo do tempo, diversas superstições sobre a data foram sendo criadas: não levantar da cama com o pé esquerdo, cuidar para não quebrar um espelho, não passar embaixo de escadas, bater três vezes na madeira, entre outras.

Apesar destas crenças, diversas pessoas questionam a mística negativa que se criou a respeito da data e preferem encarar o dia como um bom momento para realizar pequenos rituais de limpeza e proteção. A espiritualista e oraculista Carolina D’Ambrosio ensina a seguir como preparar um banho de proteção, defumação para limpeza energética e simpatia para afastar energias indesejáveis nesta sexta-feira 13.

Banho de proteção

Ferva água, apague e acrescente um punhado de cravo, arruda, alecrim, casca de alho e guiné. Abafar por 15 minutos e após seu banho normal, tomar o banho de ervas do pescoço para baixo, mentalizando que um campo de proteção se formando ao seu redor.

Durante o banho, invoque São Arcanjo Miguel, dizendo: “São Miguel à minha frente, São Miguel atrás de mim, São Miguel à minha direita, São Miguel à minha esquerda, São Miguel acima de mim, São Miguel abaixo de mim. São Miguel São Miguel, aonde quer que eu vá eu sou o seu amor que me protege aqui!”.

Você viu?

Defumação de limpeza energética

Sabe aquela casca de cebola e alho que você costuma jogar fora? São poderosos ingredientes de defumação. “A casca de cebola e alho são ótimas para afastar maus espíritos e formar um campo de proteção em volta de você e da sua casa”, diz Carolina. Por isso, sempre que puder guarde esses ingredientes em um pote para usá-los quando precisar.

Pegue uma vasilha que suporte o fogo – pode ser uma panela, alguidar, caldeirão, pote de barro. Colocar um papel dentro e um pouco de álcool em gel, ou carvão de narguile. Depois coloque casca de alho, casca de cebola, eucalipto, alecrim e anis. Ateie fogo e faça suas orações, pedindo aos seus guardiões para envolver os espíritos sem luz e também as más energias e tirá-las da sua casa. 

Vá andando pela casa, do fundo para frente, passando a fumaça por todos os cômodos, pelas portas e janelas também. Dica de música pra hora da defumação: Vou banindo.

Simpatia para afastar pessoas indesejáveis

Essa magia é para afastar sem brigas e desentendimentos, de forma rápida e silenciosa. Em um pedaço de papel branco escreva o nome da pessoa (pode colocar a data de nascimento se você souber). Queimar o papel sobre um pires, enquanto visualiza a pessoa saindo da sua vida. 

Junto dessas cinzas, colocar um pouco de sal e misturar bem para formar um pó escuro. Soprar o pó ao vento, na direção que ele está indo, para ser levado para longe. “Cuidado para esse pó não voltar para você!”

Dica de oração a ser feita mentalmente enquanto sopra para longe essa pessoa da sua vida: “Invoco os poderes dos quatro ventos, para que assim como este pó que voa para longe, NOME DA PESSOA seja levado para longe de mim, rapidamente e sem brigas. Assim seja, assim é!”.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Veja Mais:  Luto: o que é certo e errado na hora de consolar alguém que perdeu um familiar
Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 13 de agosto de 2021

Publicado


source
O astrólogo Marcelo Dalla apresenta as previsões para o horóscopo do dia
Marcelo Dalla

O astrólogo Marcelo Dalla apresenta as previsões para o horóscopo do dia


ÁRIES

Continue a contar com agilidade para diversas providências. Bom período também para atividades prazerosas, culturais e artísticas, em companhia das pessoas mais queridas. A Lua segue em Libra e se combina com Júpiter, conte com mais entusiasmo. Mas hoje a Lua também desafia Plutão: reações exaltadas podem entrar em pauta. É importante manter-se flexível, aberto para a colaboração e para novos pontos de vista. Evite tomar decisões apressadas, procure falar com o coração. Um gesto cordial pode dissolver tensões. 


TOURO  

Vênus segue em harmonia com Plutão: dá vontade de se envolver com mais profundidade em algum assunto ou tarefa. Mas ao mesmo tempo a Lua desafia Plutão, procure evitar cobranças e discussões. Uma postura diplomática e receptiva é a melhor pedida. Não é bom acumular compromissos e ficar sem folga para correções e manobras. Melhor resguardar-se de assuntos difíceis e discussões e arriscadas. Você pode também gastar energia com atividades físicas, mas é continue a evitar lugares tumultuados. 

GÊMEOS

Tudo o que é feito a dois fica mais gostoso com a Lua em Libra. Você pode buscar parceiros e colaboradores para somar forças. Você pode também agilizar assuntos, encaminhar pendências e fazer bons contatos. Mas fique atento para evitar exageros, cuide bem de suas energias. O melhor a fazer é diminuir as expectativas, saborear o momento e cuidar da saúde. Lua e Plutão seguem em desarmonia, cuidado para não exagerar na pressa, na agressividade e no acúmulo de tarefas, para evitar o estresse.

Veja Mais:  Óleo de coco nos cabelos: aliado ou rival?

CÂNCER 

Você pode seguir em frente com seus projetos e ideias, de circular e socializar. O período é de comunicação, sociabilidade, expressividade, diplomacia e muitos aprendizados. Mas é bom cultivar moderação e evitar confrontos. A Lua segue em Libra e se desentende com Plutão, procure deixar de lado as disputas de poder. Com doses de flexibilidade você pode quebrar com velhos padrões e valorizar as soluções criativas. O Sol segue em Leão, é tempo de investir em seus talentos, confiar em seus potenciais.

LEÃO 

O Sol segue em seu signo, cresce a vontade de se entrosar com as pessoas. Com a Lua em Libra, trabalhar em parceria fica mais gostoso. Você pode expandir sua rede de contatos e saborear os bons momentos que a vida social oferece! Com mais expressividade, pode defender seus interesses para angariar colaboradores. Vale investir em contatos, divulgações, novos negócios e novos assuntos. Vale investir também em sua criança interior, no lazer, nas atividades criativas que aquecem o coração. 

VIRGEM 

Você viu?

Período ideal para investir em sua imagem e expandir sua rede de contatos. Mercúrio segue em seu signo, favorecendo os estudos, as divulgações e a renovação das relações. Porém, cuidado com a impaciência, a inquietação e as palavras agressivas. Prefira deixar tudo fluir naturalmente, com independência, flexibilidade e bom humor. Vale também colocar-se em movimento, programar atividades físicas, caminhadas. Sem correr riscos, é claro. A velocidade e a imprudência podem trazer prejuízos.

Veja Mais:  6 signos mais tóxicos do mundo místico

LIBRA 

Atividades artísticas de cunho estético ficam favorecidas com a Lua em seu signo. Vale caprichar no visual, fazer contatos e falar com quem for preciso. Dá mais vontade de cultivar harmonia em suas relações. Bom período para investir em sua imagem, em novas amizades e parcerias. Demonstre interesse, capriche no charme e no sorriso. Porém, hoje a Lua desafia Plutão: é bom evitar cobranças e atitudes controladoras. Doses de diplomacia e refinamento são sempre muito bem-vindas, quanto mais nesse período.

ESCORPIÃO 

Novas iniciativas e novos contatos estão favorecidos. Permita-se alguma atividade prazerosa para espairecer e renovar as energias. O Sol segue em Leão e a Lua se combina com Júpiter, garantindo disposição e energia para avançar, tomar iniciativas e resolver qualquer assunto. Você pode tomar decisões e iniciativas. Mas a Lua desafia Plutão: é importante evitar conflitos, discussões, atitudes impulsivas e imprudentes. Aproveite o período para refletir com mais clareza e profundidade sobre seus projetos de vida.

SAGITÁRIO 

Você pode se sentir mais criativo e comunicativo. A colaboração está em alta, com a Lua no diplomático signo de Libra. Oportunidades surgem por meio de amigos, grupos, empresas e organizações. Período ideal para expandir sua rede de contatos e se atualizar. Cultive sua capacidade de unir forças, trabalhar em conjunto e pensar no coletivo, para que possa realmente fazer a diferença. Porém, Lua e Plutão pedem mais leveza e diplomacia. Vale programar passeios a atividades físicas para liberar a energia acumulada.

Veja Mais:  Sonhou com um animal? Descubra o que significa!

CAPRICÓRNIO

É tempo de interagir e atualizar informações. O Sol segue em Leão, para dinamizar o período, inspirando novas experiências e novos prazeres. Mas lembre-se que Saturno está retrógrado: não é hora de grandes investimentos, prefira economizar. Aproveite o momento para organizar sua vida financeira. Vênus e Plutão favorecem a intuição para estratégias e investimentos. É importante analisar situações com imparcialidade, rever posturas e opiniões rígidas. Compreensões profundas ocorrem na medida em que volta a atenção para si mesmo.

AQUÁRIO 

Momento propício para trocas afetivas e intelectuais, programas prazerosos, boas conversas, novas experiências e novos contatos. Procure cultivar diplomacia, cordialidade e jogo de cintura. Lua e Plutão pedem cuidado com reações emocionais exaltadas. O desafio é agir com independência e flexibilidade, mas também com tato e diplomacia. Equilibrar a liberdade com educação e gentileza. É importante também estar aberto para compreender as motivações dos outros, respeitar a forma de pensar e agir de cada pessoa. 

PEIXES 

É tempo de cortesia, educação, elegância e refinamento nos tratos sociais. Ao analisar uma situação, aproveite para ser mais imparcial e racional. Novas ideias e encontros estão em pauta. O Sol segue em Leão, indicando bom período para atividades criativas. Esteja aberto para expandir sua rede de contatos, fazer novas amizades. Mas evite fazer várias coisas ao mesmo tempo, procure cultivar mais atenção e dedicação. Confie na sua capacidade de encontrar soluções para qualquer desafio, sem dar atenção para pensamentos negativos.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana