Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Gerentes das UBS recebem capacitação sobre acompanhamento de exames laboratoriais

Publicado

Ao entender como o sistema funciona e como otimizar os fluxos, as unidades podem ofertar mais agilidade no atendimento aos pacientes. Essa é mais uma etapa da formação continuada que vem sendo ofertada pela nova gestão municipal

Visando otimizar os processos internos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Várzea Grande e garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Superintendência da Atenção Primária realizou, na semana passada, um dia de capacitação voltado aos gerentes das unidades com foco na qualificação do acompanhamento das solicitações de exames laboratoriais via SISREG (Sistema de Regulação).

Para Márcio Frederico de Arruda, superintendente da Atenção Primária, o encontro buscou qualificar os profissionais quanto aos processos de trabalho desenvolvidos na Atenção Primária, fortalecer os fluxos de trabalho da rede e dar mais agilidade nos processos de atendimento. “A capacitação foi voltada às estratégias do sistema de regulação para melhorar o monitoramento das solicitações de exames laboratoriais e a qualificação do processo. Com isso, os profissionais são capacitados a entender como o sistema funciona e como otimizar os fluxos, trazendo mais agilidade aos usuários”, destacou o superintendente.

Para a gerente da UBS Cabo Michel, Nillyanne Oliveira, a capacitação representa um avanço significativo no dia a dia das unidades. “Esse tipo de treinamento nos ajuda a repassar as informações para toda a equipe e, assim, orientar melhor os usuários. Quando a gente trabalha em equipe, o resultado vem com excelência. Toda capacitação contribui para o aprimoramento do funcionamento do sistema de saúde”, avaliou.

Veja Mais:  Prefeitura de Cuiabá faz a primeira convocação de aprovados para seletivo da Secretaria Municipal de Saúde

A nova dinâmica do sistema traz mais celeridade e autonomia para a unidade de saúde no que diz respeito aos pedidos e cancelamentos dos exames laboratoriais e é vista com bons olhos pela gerente da UBS Parque do Lago, Rosália Fátima da Silva. “A mudança no sistema e o novo acompanhamento das solicitações de exames laboratoriais vão proporcionar mais autonomia às unidades de saúde, o que permitirá uma maior agilidade no atendimento ao paciente”, acredita.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou que iniciativas como essas contribuem diretamente para a qualidade da assistência prestada à população. “A melhoria da qualidade na assistência prestada aos nossos usuários começa pela organização da nossa rede de serviços. É isso que estamos fazendo: exercendo nosso papel orientativo e de acompanhamento”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo na formação continuada das equipes da atenção primária, promovendo encontros técnicos e capacitações com o foco na humanização e na eficiência dos serviços ofertados à população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Centro Histórico recebe exposição de Lettering Art a partir desta segunda-feira (07)

Publicado

A exposição do artista plástico Francisco Sena estará aberta à visitação por 10 dias

O Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser, localizado na Praça da Juventude, abre as portas nesta segunda-feira, 07 de julho, para a exposição de telas do artista plástico Francisco Sena. A abertura da exposição está marcada para às 15h. A mostra reúne obras produzidas com a técnica de Lettering Art, em que palavras e frases ganham forma artística por meio de traços e composições visuais marcantes.

Além da beleza das mensagens escritas, um dos destaques da exposição é a sustentabilidade: todas as molduras das telas foram produzidas com materiais recicláveis, como restos de madeira e reaproveitamentos diversos.

A exposição estará aberta à visitação por 10 dias. O público pode conferir as obras de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento contínuo, sem intervalo para almoço. Aos sábados e domingos, o espaço funcionará das 17h às 21h.

A entrada é gratuita!

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Pinheiro inaugura espaço de lazer que vai beneficiar 9 mil moradores
Continue lendo

Sorriso

Cerimônia militar será realizada no Ganha Tempo da Zona Leste

Publicado

Ato é destinado a jovens dispensados do serviço militar obrigatório

Quinta-feira (10 de julho), às 7h, no Ganha Tempo da Zona Leste. Nesta data e neste local, os jovens que completam 18 anos em 2025 e foram dispensados do serviço militar obrigatório farão o juramento à bandeira.

O prazo para fazer o alistamento se encerrou no dia 30 de junho e, a exemplo de outros anos, foi feito de maneira online, pelo link https://alistamento.eb.mil.br/. Para facilitar o processo, a Prefeitura disponibilizou um banner no topo do site oficial.

Para os que já passaram dos 18 anos e ainda não regularizaram sua situação junto às Forças Armadas, a orientação é buscar atendimento na Junta de Serviço Militar (JSM) do Município, que funciona no Ganha Tempo da Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Outras informações podem ser obtidas pelo 66 3907 8030.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  ‘Blitz educativas’ são realizadas em parques e rodovias para conscientizar foliões neste carnaval
Continue lendo

Sorriso

Campanha Julho Amarelo mobiliza Sorriso no enfrentamento às hepatites virais

Publicado

Mobilização acontece durante todo o ano no Município

Sorriso O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), está intensificando a campanha do Julho Amarelo, cujo foco é conscientizar e levar informações sobre hepatites virais à população. As ações visam alertar para a prevenção, testagem e conscientização sobre as hepatites virais, doenças silenciosas que afetam o fígado.

Em Sorriso, a campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento), que oferece gratuitamente testes rápidos, aconselhamento e, em caso de resultado positivo, o encaminhamento imediato para o tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.

A campanha iniciou ainda no final de junho, durante uma ação do programa “Idoso Ativo e Feliz”, realizado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). Na oportunidade, a infectologista Ana Paula Jorge Fernandes trabalhou as Infecções Sexualmente Transmissíveis e a importância da realização dos testes rápidos, que também foi ofertado para o público presente.

Durante todo o mês de julho, o Serviço estará voltado as ações de conscientização. A enfermeira e coordenadora do SAE, Michelle Saldanha, destaca que muitas pessoas vivem com hepatite sem saber, por isso o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento. A campanha Julho Amarelo vem para lembrar que o cuidado com o fígado não pode ser adiado.

“Todas as unidades de saúde, disponibilizam testes rápidos e gratuitos para hepatites B e C; sífilis e HIV, além da vacina contra a hepatite B. A iniciativa conta também com a distribuição de materiais educativos, palestras e orientações. O foco é levar informação de forma acessível e reforçar a prevenção. Para quem tem vida sexual ativa, é essencial realizar os testes a cada seis meses e manter o uso do preservativo em todas as relações, pois é uma das formas mais seguras de se proteger contra as ISTs”, pontua.

Qualquer pessoa que queira saber um pouco mais sobre hepatites pode e deve procurar a unidade para tirar dúvidas e também para a realização de exames. O SAE fica aberto das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde, de segunda a sexta-feira. O Serviço atende na Avenida dos Imigrantes, n.º 2495, Centro Norte.

Veja Mais:  Cuiabá receberá investimentos de R$ 5 milhões para a Educação municipal

Mais sobre o Julho Amarelo

O “Julho Amarelo”, foi instituído através da Lei 13.802, com objetivo de chamar a atenção para a luta contra às hepatites virais e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

As hepatites B e C, que afetam diretamente o fígado, muitas vezes evoluem de forma assintomática por anos, aumentando os riscos de cirrose, câncer hepático e até óbito. Em todo o Brasil, estima-se que entre 0,7% a 1% da população viva com hepatite B ou C crônica sem saber, o que representa mais de 1,5 milhão de pessoas. Só em 2023, foram registrados mais de 26 mil novos casos dessas infecções no país, conforme o Ministério da Saúde.

Vale reforçar que a hepatite B não tem cura ainda, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina disponível na rede pública. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura através de tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS.

Sintomas

Os sintomas da hepatite podem variar conforme o tipo de vírus envolvido, mas geralmente se manifestam na fase aguda da hepatite, através de:

Dor de cabeça e mal-estar geral;

Dor e inchaço abdominal;

Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;

Urina escura, semelhante à cor da coca-cola;

Fezes claras, como massa de vidraceiro;

Náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.

Formas de transmissão:

A transmissão da hepatite pode ocorrer pelo contato oral-fecal ou pelo contato com o sangue contaminado. Algumas formas de contaminação mais comuns incluem:

Veja Mais:  Palestra sobre prevenção ao suicídio abre trabalhos do “Projeto Acolher”

Compartilhar seringas;

Ter relações sexuais sem preservativo;

Consumir alimentos ou água contaminados por fezes;

Contato com urina ou fezes de uma pessoa contaminada.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana