Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Governo e Prefeitura firmam termo de R$ 10 milhões para o Parque Oeste; aporte estadual representa parte do investimento total

Publicado

O Governo de Mato Grosso firmou, na manhã deste sábado (18), um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde no valor de R$ 10 milhões para investimentos na construção do Parque Oeste. O montante representa parte do valor total previsto do projeto. A assinatura ocorreu durante a entrega de 30 casas do programa Ser Família Habitação, do governo estadual, em parceria com o Município.

Durante a assinatura, o governador Mauro Mendes destacou o apoio do Estado aos municípios e o impacto do novo parque para a população.

“O Governo do Estado está apoiando os municípios nas diversas áreas — infraestrutura, saneamento, escolas, atividades urbanísticas — tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse parque tem um projeto belíssimo, concebido pela Prefeitura, e será um importante espaço de lazer. Eu não tenho dúvida de que vai se tornar um dos mais belos locais de diversão, esporte e entretenimento, não só de Lucas, mas de todo Mato Grosso”, afirmou o governador.

O prefeito Miguel Vaz ressaltou que o Parque Oeste vem atender a uma das principais demandas dos cidadãos luverdenses.

“Quando a gente pergunta para a população quais as maiores demandas, sempre aparecem habitação, saúde e lazer. O Parque Oeste vem de encontro a essa necessidade: um lugar para levar as famílias, passear, ter momentos de convivência e entretenimento. É um projeto idealizado há bastante tempo e que agora começará a ser construído, com o importante apoio do Governo do Estado. O Município também vai aportar recursos para a sua execução”, destacou o prefeito.

Veja Mais:  Transparência pública de excelência: Prefeitura de Lucas do Rio Verde conquista Selo Diamante da ATRICON

O vice-prefeito Joci Piccini enfatizou a importância do novo espaço para o bem-estar das famílias e o fortalecimento da convivência comunitária.

“É um dia muito importante para Lucas. Ver famílias realizando sonhos mostra o verdadeiro objetivo de qualquer governo. O Parque Oeste será esse espaço que complementa o sonho da casa própria com o lazer e o convívio familiar. As pessoas trabalham muito, mas precisam de um lugar para descansar, aproveitar com a família, viver momentos de alegria. Esse é o local certo para isso”, afirmou Joci.

Com 112 hectares de extensão, o Parque Oeste será um dos maiores espaços públicos de lazer, convivência e turismo de Lucas do Rio Verde. O projeto prevê lago, centro de eventos, ciclovias, áreas esportivas, quiosques, pergolados e espaços para atividades ao ar livre, além da recuperação ambiental com o plantio de árvores e espécies nativas.

Localizado entre o setor industrial e o bairro Bandeirantes, o parque foi planejado pela equipe de engenharia da Prefeitura com foco no desenvolvimento sustentável, conciliando biodiversidade, lazer e qualidade de vida. A execução será feita em quatro fases, começando pela terraplanagem, calçamento e iluminação. As etapas seguintes incluem paisagismo, acessos, equipamentos esportivos, barragem e ativação do lago, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Abertura dos Jogos Abertos reúne atletas de todo o estado em noite especial em Lucas

Publicado

Uma noite especial para os atletas mato-grossenses que prestigiaram a Abertura Oficial da Etapa Estadual dos Jogos Abertos, nesta sexta-feira (14), em Lucas do Rio Verde. O evento, realizado no Ginásio Ernesto Zortéa, marcou o início da competição de voleibol e basquete adulto, que seguirá ao longo de todo o final de semana.

Esta é uma organização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

“Nós já estamos em um trabalho de cerca de três meses pensando nesses Jogos, e hoje chegou o grande dia, com as melhores equipes de cada modalidade de Mato Grosso, campeãs de suas regiões. E Lucas do Rio Verde não podia ficar de fora dessa festa. Agradeço ao David Moura pela confiança em trazer os Jogos Abertos para o município, à equipe da Secretaria de Esporte e ao prefeito Miguel Vaz por acreditar no esporte, incentivar e investir nesse grande trabalho, que hoje nos permite colher esses resultados”, declarou o secretário municipal de Esporte, André Matto.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)

“Essa é uma competição muito importante. A gente precisa desses Jogos para que o público adulto continue praticando esporte o ano todo. Então, nessa gestão do governo Mauro Mendes, a SECEL passa a pensar o esporte como um todo. Isso fez com que os Jogos Abertos voltassem e, hoje, estivessem em Lucas do Rio Verde, uma cidade maravilhosa, que tem toda a estrutura esportiva para atender os atletas do estado de Mato Grosso”, destacou o coordenador da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Cruz.

Veja Mais:  UFMT abre inscrições para cursos de graduação, licenciatura e bacharelado na modalidade a distância

Ao todo, o campeonato conta com a participação de 700 atletas e dirigentes de 24 municípios de Mato Grosso.

Filipe Freitas, ponteiro de Pontes e Lacerda, destacou o diferencial de competir em Lucas. “Estamos muito felizes em representar nosso município e confiantes para os jogos. Lucas oferece excelente apoio ao esporte, com ginásios de ótima qualidade, boa estrutura e até UTI móvel. A organização sempre é um show. É muito bom vir para essa cidade e ver o quanto ela é desenvolvida e valoriza o esporte.”

Representando toda a simpatia do povo luverdense, o mascote do Programa Viva Lucas marcou presença na abertura. Agora, com o nome escolhido pela população: Araroldo.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)

A entrada do fogo simbólico, que representa a união, a amizade e o espírito de paz durante a competição, ficou por conta do atleta luverdense Saymon Feitosa.

A noite também foi marcada pelos jogos de voleibol adulto, masculino e feminino, entre as delegações de Lucas do Rio Verde e Sinop, no Ginásio Ernesto Zortéa, além da disputa do vôlei masculino entre Ipiranga do Norte e Pontes e Lacerda, no Ginásio Didé Martins.

Além disso, no Ginásio Pimpão ocorreram os jogos de basquetebol, nas categorias feminina e masculina, com confrontos entre Lucas do Rio Verde e Campo Verde, e contra Araputanga. Já no Ginásio Ângelo Nadin, a equipe de basquete de Sorriso enfrentou Sinop, e Rondonópolis jogou contra Campo Verde.

Veja Mais:  Processo Seletivo da Saúde: provas serão realizadas na próxima terça-feira (17)

Para Marthus Guedes, ponteiro da equipe de vôlei luverdense, campeã do primeiro jogo contra Sinop, a expectativa para os próximos confrontos é positiva. “É sempre uma grande satisfação jogar em casa, com o apoio da torcida. Sinop veio muito bem e ofereceu forte resistência, mas nossa equipe estava preparada e superou o desafio. Estamos confiantes para avançar e, quem sabe, conquistar o título.”

Os Jogos Abertos seguem até o dia 16 de setembro (Domingo). Confira os horários e os locais das disputas na escala em anexo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Educação de excelência: Lucas do Rio Verde cumpre a maior parte das estratégias do PME

Publicado

Reforçando o compromisso com uma educação de excelência, Lucas do Rio Verde se destaca ao alcançar 83% de execução das estratégias previstas no Plano Municipal de Educação 2015-2025 (PME). Ao todo, são 183 estratégias distribuídas em 18 metas, das quais 152 já foram cumpridas pelo município, ainda em 2024. Esse resultado é uma conquista da união de esforços da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria de Estado de Educação, das instituições privadas e do Ensino Superior.

“O segundo relatório de monitoramento mostra que Lucas do Rio Verde continua comprometido e focado em garantir a realização das ações planejadas nos últimos dez anos. Agora, com a aprovação do próximo Plano Nacional de Educação, surge o desafio de reelaborar o Plano Municipal de Educação, atualizar as metas e fazer com que Lucas continue avançando na área educacional nos próximos dez anos”, ressaltou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Nesta semana, os membros do Fórum Municipal de Educação (FME) e do Conselho Municipal de Educação se reuniram para realizar a Conferência do Biênio 2023-2024 do PME.

“Lucas do Rio Verde se destaca no estado por ser um dos poucos municípios que possui um Fórum de Educação para monitorar e realizar as conferências das metas. Das 183 estratégias previstas, apenas 3% não foram executadas e 14% estão em andamento. Esse resultado é fruto do trabalho desenvolvido na área da Educação e do compromisso da gestão pública, que demonstra preocupação e uma dedicação especial”, destacou o coordenador do FME, Paulo Angeli.

Veja Mais:  Processo Seletivo da Saúde: provas serão realizadas na próxima terça-feira (17)

(Foto: Ascom Prefeitura/Camilly Barros)

A Rede Municipal foi protagonista na execução do PME. Entre as metas alcançadas, destaca-se a Meta 1, que prevê a universalização e a ampliação da oferta de Educação Infantil no município. Esse avanço foi possível graças à criação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) e à construção dos C.E.I.s Paulo Freire e Darcy Ribeiro, além da ampliação das creches Menino Jesus e Anjo da Guarda e dos C.E.I.s Aquarela e Anjo Gabriel.

O município também se destacou no atendimento na Educação Básica a alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades, previsto na Meta 7. Esta foi realizada por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais, da oferta de formações em Libras para professores e monitores e das capacitações promovidas pelo Projeto Alavancas, do Instituto Rodrigo Mendes. Além disso, o apoio do Programa Anjos da Escola fortaleceu o acompanhamento desses estudantes e de suas famílias, oferecendo atendimento psicológico e pedagógico.

As crescentes notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), prevista na meta 6, da rede municipal de ensino entre os anos de 2015 e 2023 demonstram o empenho da Secretaria e dos profissionais de educação para promover a qualidade da educação básica em todas as etapas e a melhoria do fluxo escolar.

Os resultados alcançados até aqui refletem o compromisso contínuo de Lucas do Rio Verde com uma educação de qualidade, inclusiva e inovadora. O desempenho do município na execução do Plano Municipal de Educação 2015-2025 evidencia a união de esforços entre gestão pública, profissionais de educação, instituições parceiras e comunidade, garantindo avanços significativos para todos os estudantes. O trabalho segue, sempre buscando aprimorar ainda mais o ensino e fortalecer o futuro das próximas gerações.

Veja Mais:  Prefeitura publica retificação dos classificados para a final do Cantarte 2025

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde celebra encerramento do Projeto Alavancas e avanço da Educação Inclusiva

Publicado

Uma manhã emocionante para a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde que promoveu a cerimônia de encerramento do Projeto Alavancas, nesta quinta-feira (13). O evento, realizado no Auditório dos Pioneiros, também foi marcado pela apresentação das diretrizes do texto base da Política Municipal da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

A cerimônia contou com a participação da secretária de Educação, Elaine Lovatel, das representantes do Instituto Rodrigo Mendes, Andréa Gonçalves e Katia Cibas, de profissionais de educação e assessores pedagógicos da rede municipal, além de membros do Comitê de Elaboração da Política Municipal. Este é formado pelas secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, pelo Ministério Público Estadual, pelo Programa Anjos da Escola, pelo Conselho da Pessoa com Deficiência e pelo Conselho Municipal de Educação.

“O principal resultado do Projeto foi a elaboração do texto base da Política Municipal de Educação Inclusiva. Ainda há muito trabalho pela frente, mas este primeiro momento é de grande importância. Quero destacar e agradecer o envolvimento dos profissionais da educação e das famílias dos estudantes que participaram desses estudos e continuarão nos apoiando nos próximos passos”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O encontro teve como objetivo celebrar a trajetória de três anos do Projeto Alavancas no município. Por meio deste, professores, gestores, coordenadores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal participaram de formações acerca da Educação Especial.

Veja Mais:  UFMT abre inscrições para cursos de graduação, licenciatura e bacharelado na modalidade a distância

(Foto: Ascom Prefeitura/Camilly Barros)

“O projeto veio para fortalecer o que Lucas do Rio Verde já fazia muito bem, ampliando a visibilidade, a reflexão e mobilizando muitos conhecimentos pedagógicos. Durante as visitas às escolas, vimos o brilho nos olhos desses profissionais da educação, que trabalham intensamente para garantir a inclusão e a qualidade da aprendizagem desses estudantes”, ressaltou a especialista em formação do Instituto Rodrigo Mendes, Andréa Gonçalves.

O texto base da Política Municipal da Educação Especial define diretrizes voltadas à integração desta em todos os níveis e modalidades de ensino, assegurando suporte contínuo aos estudantes com deficiência. Além disso, prevê o fortalecimento do AEE, a formação dos profissionais da educação, a participação ativa das famílias, a garantia de acessibilidade e a realização de um trabalho intersetorial com as demais secretarias municipais e instituições.

Michele Dresch, integrante do Comitê de Elaboração da Política Municipal e mãe de Vicente, aluno do C.E.I. Anjo Gabriel, relatou com emoção o acolhimento que o filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, recebe na unidade. “Ele é muito bem assistido e acolhido por todos os profissionais do C.E.I. — desde os guardas da portaria e as zeladoras até as professoras, monitoras e a merendeira, que prepara um lanche específico para ele. Mesmo sem se expressar em palavras, vejo nos olhos dele a felicidade de ir para a escola”.

A cerimônia também contou com a emocionante apresentação das crianças da Escola Renascer – APAE e com uma apresentação em Libras realizada pelos monitores das escolas municipais.

Veja Mais:  UAB/Unemat abrem vagas para processo seletivo de tutor presencial

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

O evento reafirmou o compromisso da gestão municipal de Lucas do Rio Verde em garantir uma educação inclusiva de qualidade, fortalecendo políticas, formações e práticas que asseguram suporte contínuo, acessibilidade e participação ativa de toda a comunidade escolar.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana