Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Histórias de superação e empreendedorismo brilham na “Feira VG com Elas”

Publicado

Negócios que ajudam a fechar as contas do mês, que servem de terapia, que são o sustento da família e que sempre têm para compartilhar, aprender e sonhar

Várzea Grande foi palco de uma celebração inspiradora de força, empreendedorismo e superação, no último sábado (29). O projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grande Mulheres”, que ao longo do mês promoveu debates e ações voltadas às mulheres, encerrou sua primeira edição com a “Feira VG com Elas”, dedicada ao empreendedorismo feminino. As histórias compartilhadas por diversas mulheres emocionam e reforçam a importância do apoio do poder público para que essas empreendedoras possam crescer e prosperar.

Nair Machado, que junto ao marido vende pastéis e suco de laranja para complementar a renda, celebrou a oportunidade: “Os preços estão cada dia mais altos, então eventos como esse são fundamentais para nós, mulheres empreendedoras. Hoje, vendi 150 pastéis, sem esse dinheiro extra seria muito difícil passar o mês”. Da mesma forma, Maria Lúcia, moradora de Várzea Grande e vendedora de comidas típicas, comemorou o sucesso: “A feira ajudou a aumentar as vendas, o orçamento e fazer uma propaganda do nosso trabalho. Além disso, é um ambiente seguro e acolhedor”.

Valdinéia Alves dos Santos, que há 15 anos trabalha com a produção de pães de mel, relatou como o empreendimento transformou sua vida. “Sou mãe solteira e vendendo pão de mel consegui criar meus filhos, pagar minha faculdade e minha pós-graduação. Hoje sou professora e faço mestrado, mas continuo vendendo meus doces porque eles ainda são parte essencial da minha trajetória”.

Veja Mais:  Moradoras do Jardim Araçá são preparadas para o mercado de trabalho

Histórias como a de Mel Volcker também tocaram os corações presentes. Há 10 anos, ela trocou o emprego formal pela confecção de bonecas de pano. “Cada boneca que faço é um pedaço de mim. Do tecido cru ao acabamento final, elas são minhas ‘filhas de pano’. Já ensinei essa arte em oficinas sociais e continuo levando essa tradição adiante”.

Dourifran Chagas Costa compartilhou como seguiu os passos do pai na produção de vasos de cimento e, hoje, também reaproveita raízes e troncos para criar peças rústicas e decorar jardins da cidade. “Este evento me deu a oportunidade de expor meu trabalho pela primeira vez. Espero que venham mais oportunidades como essa”.

As cunhadas Thaíssa Stropa e Danitieli Cordeiro que em meio à pandemia, grávidas e desempregadas, resolveram empreender e criaram uma loja de roupas infantis on-line. “Roupas infantis eram os produtos que tínhamos dificuldade para encontrar e resolvemos abrir esse negócio. Eu tenho uma filha deficiente e precisava de tempo para cuidar dela e esse negócio me proporcionou isso. Porém, enfrentamos muitas dificuldades até hoje. Eventos e movimentos como este são importantes pois podemos compartilhar medos, inseguranças, problemas, soluções, aprender e ajudar umas às outras”, relatou Danitieli Cordeiro.

Maria Medeiros, que confecciona chinelos decorados com base de capacho, afirmou que o artesanato a ajudou a superar a depressão após a perda da filha. “Faz 10 anos que comecei. Isso me sustentou emocionalmente e me ajudou a ficar de pé novamente. Além disso, os chinelos que faço proporcionam conforto e saúde para muitas pessoas”.

Veja Mais:  Prefeito corrige valor do salário mínimo e aposentadoria

Sônia Mazetto, parceira do movimento e integrante da BPW Brasil Várzea Grande e do Conselho dos Direitos das Mulheres, destacou a grandiosidade do evento e a mobilização inédita que proporcionou. “A importância desse movimento foi mostrar a força que a mulher tem e que precisamos discutir todos os assuntos. Pela primeira vez, Várzea Grande foi um verdadeiro palco para as mulheres, nos bairros, nas escolas, tratando de temas essenciais para a nossa sociedade. Esse movimento merece o nome que tem: ‘VG com Elas'”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento do Papa Francisco

Publicado

A Prefeitura de Sorriso decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos. O anúncio foi dado, com pesar, na manhã desta segunda-feira (21 de abril), diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo camerlengo da Igreja, o cardeal Joseph Farrell, com as seguintes palavras:

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Em sua última mensagem, o Papa também fez seus apelos pela paz, que “não é possível sem um verdadeiro desarmamento”. O pedido do Pontífice foi para que os recursos disponíveis sejam utilizados para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento. “Estas são as ‘armas” da paz: aquelas que constroem o futuro, em vez de espalhar morte!”, afirmou.

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi o 266º papa da Igreja Católica e ocupava o cargo desde 2013, quando sucedeu Bento XVI. O argentino foi primeiro papa latino-americano da história e o primeiro jesuíta a chegar ao comando do Vaticano.

Veja Mais:  EcoCuiabá 2020 é apresentada em Brasília e garante apoio de ministérios

A Administração Municipal externa seu profundo pesar pela partida do Papa que transbordava amor, bom-humor, tolerância e compromisso com a humanidade, se solidariza à toda a comunidade católica neste momento de despedida, assim como com todas as pessoas que, independente do credo, admiravam o Papa Francisco por sua trajetória em prol da paz.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Prefeitura se solidariza à família Rossi

Publicado

A Prefeitura de Sorriso lamenta profundamente a partida do servidor aposentado Angelo Rossi Neto, que faleceu neste sábado (19 de abril) e foi sepultado no domingo (20 de abril).

A Administração Municipal presta sua solidariedade a todos os familiares, em especial à esposa – e também servidora pública – Maria Amélia de Souza Rossi, aos filhos, demais familiares, amigos e colegas neste momento de triste despedida.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura igualmente destaca sua gratidão pela jornada de Angelo como servidor público, atuando como Fiscal de Obras, e espera que cada familiar, amigo ou colega que com ele conviveu guarde sempre consigo as melhores lembranças de Angelo, permitindo que sua memória, assim como o sorriso aberto, permaneçam vivos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  DAE antecipa pagamento dos servidores e reforça compromisso com valorização da equipe
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

Publicado

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.

A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.

Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.

“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.

A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.

Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.

Veja Mais:  Museu do Rio recebe festival de celebração ao Dia da Consciência Negra

“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.

Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.

“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.

Escola de Saúde Pública MT – O Cuidado em Hanseníase

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana