Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Inscrições abertas para a Banda Oficial do Cantarte 2025

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou nesta sexta-feira (13) o edital de seleção para a Banda Oficial do Cantarte 2025. O objetivo é escolher um grupo de músicos do município para acompanhar os candidatos inscritos na 4ª edição do Concurso de Canto, durante as apresentações da semifinal e final.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de junho, por meio de formulário eletrônico disponível no link: https://app.apporte.me/apporte/edital-edital-de-sele%C3%A7%C3%A3o-n-0052025–banda-oficial-cantarte-2025

Link do edital: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/edital/425/edital_de_selecao_005_2025_-_banda_oficial_cantarte_2025.pdf

O chamamento público é destinado a pessoas jurídicas, como Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs), com atuação comprovada na área musical há pelo menos
dois anos em Lucas do Rio Verde. Podem participar bandas, grupos, orquestras ou empresas especializadas na prestação de serviços musicais.

Para participar, o grupo deve conter no mínimo cinco integrantes, compondo a seguinte formação:

• Baterista

• Guitarrista

• Violonista

• Baixista

• Tecladista

• Percussão

• Backing Vocal

• Coordenador de Banda

As apresentações acontecerão nos meses de julho e agosto, durante as etapas finais do concurso.

Sobre o Cantarte 2025

As inscrições para a 4ª edição do Cantarte – Concurso de Canto, começam no dia 16 de junho, com o propósito de revelar e valorizar talentos musicais da cidade. A iniciativa
contempla tanto intérpretes quanto compositores, abrangendo diferentes estilos e faixas etárias.

Veja Mais:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre licitação para construção da nova unidade de saúde no Parque das Emas II

O edital está disponível aqui: Edital Concurso de Canto – Cantarte 2025

Este ano, o concurso será dividido em seis categorias principais:

• Infantil: de 6 a 11 anos

• Juvenil: de 12 a 17 anos

• Infantojuvenil Gospel: de 6 a 17 anos

• Categoria Nacional (MPB): a partir de 18 anos

• Categoria Sertanejo: a partir de 18 anos

• Categoria Gospel Adulto: a partir de 18 anos

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 16 de junho e 11 de julho, pelo formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflYPFlvayuAU9Ys_M6WItKseWIRbdPoOUhga62EyVmuojdcQ/viewform

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a documentação exigida para sua respectiva categoria. A lista completa de documentos está disponível no edital.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde supera meta de alfabetização na rede pública estimada para 2024

Publicado

Lucas do Rio Verde se destaca, mais uma vez, nos índices de alfabetização do Brasil. De acordo com o Indicador Criança Alfabetizada, o percentual de alunos da rede pública de ensino alfabetizados no município em 2024 é de 73,53%, superando em 6,94 pontos percentuais a meta estipulada pelo Ministério da Educação, de 66,59%.

O índice municipal de 2024 representa um salto 9,53 pontos percentuais em comparação com a edição de 2023, e se posiciona acima das médias estadual (60,59%) e nacional (59,2%). Dessa forma, o município está cada vez mais próximo de atingir a meta de alfabetização estipulada para 2027, de 73,85%.

“A Secretaria de Educação parabeniza e agradece toda a dedicação e empenho dos nossos professores, que têm se esforçado para que as nossas crianças evoluam e avancem na aprendizagem, conquistando o que é seu direito: serem alfabetizadas e, assim, melhor inseridas na sociedade”, declarou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O Indicador Criança Alfabetizada foi lançado em 2023 pelo Ministério de Educação, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com objetivo de monitorar o progresso da alfabetização das crianças brasileiras no 2º ano do ensino fundamental. No estado de Mato Grosso, este é calculado a partir das avaliações, do Sistema Avalia MT, conduzidas pelo Estado como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Veja Mais:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre licitação para construção da nova unidade de saúde no Parque das Emas II

Segundo o padrão nacional de alfabetização, as crianças alfabetizadas são aquelas capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.

Uma educação de excelência

De acordo com a Secretaria de Educação, o avanço no índice de alfabetização das crianças luverdenses é resultado de uma série de iniciativas. Dentre elas, está o investimento nas formações continuadas de professores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino municipal. Essas têm como objetivo consolidar estratégias de ensino eficazes, fortalecer o planejamento pedagógico e aprofundar conhecimentos sobre alfabetização com base em evidências da neurociência.

Além disso, considerando que uma das dimensões fundamentais da alfabetização é a fluência na leitura, as escolas municipais buscam aplicar regularmente uma audiência de leitura com os alunos.

Dessa forma, os estudantes são preparados para a avaliação de Fluência Leitora, integrada ao Avalia MT. Essa ocorre duas vezes por ano, possibilitando a compreensão do nível de leitura em que as crianças se encontram no início do ano letivo e do avanço até o encerramento das aulas.

Também são realizadas visitas técnicas às escolas, possibilitando a identificação de dificuldades e a implementação de intervenções pedagógicas mais eficazes.

Assim, a gestão municipal celebra os avanços na alfabetização em Lucas do Rio Verde e reafirma seu compromisso em seguir promovendo melhorias contínuas na área da educação.

Veja Mais:  Esporte divulga edital preliminar dos aprovados para o Bolsa Atleta

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Equipes responsáveis pela merenda escolar participam de semana formativa

Publicado

Durante as férias escolares, cerca de 120 profissionais da área de alimentação escolar da rede municipal de Lucas do Rio Verde participaram de uma semana formativa. O objetivo é aprimorar os conhecimentos dos servidores e testar novas receitas que serão incluídas no cardápio da merenda escolar no segundo semestre do ano letivo.

Participaram da formação merendeiras, auxiliares de cozinha e padeiros do Município. Essa foi organizada pelos nutricionistas Rosalia Bragagnolo, Vania Haraki, Viviane Lima e Wender Jr.

“Nossa equipe prepara diariamente a merenda para mais de 14 mil alunos da rede municipal. Este momento de formação é fundamental, pois buscamos oferecer uma alimentação escolar cada vez mais saudável, com mais qualidade e segurança, além de inovar as receitas do cardápio”, contou a nutricionista Rosalia Bragagnolo.

O início do treinamento foi marcado pela apresentação da nutricionista da Vigilância Sanitária, Any Rodrigues sobre o tema “Boas práticas de Manipulação de Alimentos”.

Com objetivo de conscientizar os profissionais sobre o desperdício de alimentos, a capacitação também contou com a apresentação do projeto Xô Desperdício, desenvolvido pela Escola Vinícius de Moraes, e apresentado pela professora Katia Mundim.

Já a separação correta dos resíduos foi abordada na apresentação da coordenadora do projeto Lixo Zero, Gilneia Mello.

Os organizadores também se preocuparam em tratar sobre saúde mental e relações interpessoais no trabalho com os servidores. Para isso, a psicóloga Veronice do Nascimento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Lucas do Rio Verde e sua equipe orientaram um círculo de paz sobre “Comunicação do trabalho”.

Veja Mais:  Município adere ao Programa SER Família Mulher durante expedição em Nova Mutum

Nesse sentido, a psicóloga e coordenadora do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar Especializado Anjos da Escola, Carolina Manginelli, abordou sobre “Comunicação Assertiva”.

Além disso, foi preparada uma capacitação especial para os novos profissionais da equipe de alimentação escolar. Essa contou com uma exposição sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), alergias e intolerâncias alimentares.

Para finalizar a capacitação, os servidores participaram de uma aula prática e degustação das preparações que serão incluídas nesse próximo semestre no cardápio escolar. Dentre as receitas testadas estavam: picadinho suíno a carioca, arroz caipira com carne suína, dueto de carne suína com batata-doce, carne suína a indiana e vatapá de frango.

Merendeira da rede municipal há 18 anos, Antônia Salustriano ressaltou a importância das formações para atualizar os conhecimentos e as preparações.“É muito importante, porque quanto mais aprendemos, melhor sabemos lidar com as demandas das crianças. Espero que sempre haja capacitações e pessoas dispostas a nos ensinar novas receitas.”

Alessandra Santa Rosa está na função de merendeira há 3 anos e destaca o carinho pela profissão. “Eu amo cozinhar para as crianças. É tão bom quando passamos a manhã toda naquela correria para entregar a refeição, e depois vêm os elogios e os abraços dos pequenininhos. É uma sensação muito boa. Me sinto muito feliz por estar nessa profissão.”

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Veja Mais:  Alunos das Oficinas Culturais garantem vaga em Campeonato Mundial de Capoeira

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança Programa de Recuperação Fiscal 2025

Publicado

A partir desta segunda-feira (14), já está disponível o Programa de Recuperação Fiscal – Refis 2025, destinado a todos os contribuintes em débito com o Município, que queiram quitar dívidas de Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), taxas, contribuições e outros débitos.

O Programa de Recuperação Fiscal, conforme o Decreto Nº 7.254, segue até o dia 30 de setembro de 2025. Além da isenção dos juros e multas, a campanha permite o parcelamento do débito em até 48 vezes (neste caso sem desconto).

“O Refiz vai englobar tudo o que é dívida ativa e vamos dar a oportunidade para as pessoas regularizarem sua situação. Nada melhor do que o Município fazer alguma ação para ajudar as pessoas”, completou o secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues da Silva.

O Refis é válido para pessoas física ou jurídica, com débitos relativos ao Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), taxas, contribuições e outros débitos de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2024.

Os descontos variam, sendo o pagamento de dívidas em cota única têm isenção de 100% dos juros e multas, além das faixas de descontos para quem optar pelo parcelamento, sendo possível fazer em até 36 vezes com descontos em juros e multas que vão de 30% a 90% ou 48 vezes sem desconto, conforme a Lei Complementar nº 2.754/2025.

Veja Mais:  UAB/UNEMAT abre vagas para Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial

Confira as opções de pagamento do Refis 2025:

Remissão de 100% (cem por cento) incidente sobre o total dos juros e multas, para o contribuinte ou responsável que aderir ao Programa com o pagamento em cota única;

Remissão de 90% (noventa por cento) incidente sobre o total dos juros e multas, para o contribuinte ou responsável que aderir ao Programa ou parcelar em até 03 (três) vezes;

Remissão de 80% (oitenta por cento) incidente sobre o total dos juros e multas, para o contribuinte ou responsável que aderir ao Programa ou parcelar em até 06 (seis) vezes;

Remissão de 70% (setenta por cento) incidente sobre o total dos juros e multas, para o contribuinte ou responsável que aderir ao Programa ou parcelar em até 10 (dez) vezes;

Remissão de 60% (sessenta por cento) incidente sobre o total dos juros e multas, para o contribuinte ou responsável que aderir ao Programa ou parcelar em até 12 (doze) vezes;

Remissão de 50% (cinquenta por cento) incidente sobre o total dos juros e multas, para o contribuinte ou responsável que aderir ao Programa ou parcelar em até 18 (dezoito) vezes;

Remissão de 40% (quarenta por cento) incidente sobre o total dos juros e multas, para o contribuinte ou responsável que aderir ao Programa ou parcelar em até 24 (vinte e quatro) vezes;

Remissão de 30% (trinta por cento) incidente sobre o total dos juros e multas, para o contribuinte ou responsável que aderir ao Programa ou parcelar em até 36 (trinta e seis) vezes;

Veja Mais:  Água de chuva não pode ser direcionada para rede de esgoto

Parcelamento em até 48 (quarenta e oito) vezes sem desconto.

Os interessados em aderir ao Refis, devem procurar a Secretaria de Fazenda, localizada na Prefeitura de Lucas do Rio Verde (Avenida América do Sul, Nº 2500, Bairro Parque dos Buritis), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O contribuinte também pode entrar em contato pelos seguintes contatos: (65)3548-2330 ou (65)3548-2339 (WhatsApp) ou pelo endereço eletrônico [email protected]

Confira abaixo o Decreto Nº 7.254:

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana