Mato Grosso

Investigado por extorsão contra mulheres, homem é preso em Cuiabá

Publicado


A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) prendeu na sexta-feira (20.11), em flagrante, o autor dos crimes de extorsão qualificada, mediante restrição de liberdade, roubo majorado e associação criminosa praticados contra três vítimas mulheres, na Capital. O investigado foi preso no bairro Jardim Renascer, na Capital. 

Em um espaço de dez dias, ele abordou de forma violenta três mulheres e mediante restrição de liberdade das vítimas roubou pertences pessoais e cartões de crédito e diante de ameaças fez as vítimas fornecerem senhas dos cartões com os quais fez compras e saques.

A partir da comunicação do primeiro crime, ocorrido no dia 09 de novembro, quando uma das vítimas que estava com sua filha, menor de idade, foi abordada ao retornar para seu veículo, no bairro Quilombo, os policiais da Derf começaram as diligências para chegar ao suspeito. Ao abordar a vítima, ele anunciou o roubo e utilizando arma de fogo levou diversos pertences pessoais, aparelho celular e a bolsa. Ele estava com uma motocicleta, que foi identificada durante as diligências e depois localizada em sua residência, no momento em que foi preso em flagrante.

O outro crime foi cometido em plena luz do dia, na região central de Cuiabá, no dia 16 desta semana. A vítima estava em frente a sua casa e foi rendida por um homem que entrou no veículo com ela e depois de dirigir até local afastado e a obrigou a entrar no porta-malas. Depois, conforme relato da mulher, ele buscou os comparsas e a vítima ficou no carro por horas, enquanto o grupo criminoso fazia compras com seu cartão.

Veja Mais:  SES promove capacitação para detecção precoce de casos de dengue, chikungunya e zika

Conforme a investigação, após deixar a vítima presa no carro, o suspeito seguiu até um carro que dava apoio à empreitada criminosa. O veículo foi apreendido na casa do investigado preso, o que reforça todas as informações coletadas e que embasam o inquérito instaurado pela delegacia especializada.

O último crime praticado, ocorreu no dia 18 de novembro, no bairro Jardim Cuiabá, quando a vítima saía de uma consulta médica e foi rendida pelo suspeito preso. A mulher foi obrigada a dirigir até uma área próxima ao distrito do Sucuri e depois colocada no porta-malas do próprio veículo, utilizando o mesmo ‘modus operandi’ do crime anterior. A vítima passou cerca de três horas presa dentro do carro, enquanto os criminosos faziam compras e saques com seu cartão de crédito. Foram efetuados saques em um caixa eletrônico e compras em loja de roupas esportivas e em um centro de comércio popular na Capital.

Após as diligências e informações coletadas, os investigadores chegaram ao endereço do suspeito, onde foram localizadas a motocicleta utilizada por ele e o carro modelo Peugeot 207 prata, que deu apoio aos crimes.

O delegado Gustavo Belão, responsável pelo inquérito, explica que na investigação foi possível estabelecer o envolvimento de ao menos quatro suspeitos, sendo uma deles o que foi preso nesta sexta-feira, indicando que ele integra uma perigosa associação criminosa voltada para a prática do crime de extorsão qualificada pela restrição da liberdade. Desta forma, foi realizada a prisão em flagrante, uma vez que o Código Penal (artigo 288) estabelece que o delito de associação criminosa é crime permanente.

Veja Mais:  Escola realiza mutirão para entrega de apostilas, kit alimentação escolar e lembranças de Natal

Todas as vítimas reconheceram o criminoso preso, por meio de imagens coletadas nas diligências. A investigação continua para chegar aos demais integrantes do grupo criminoso.

Após os procedimentos policiais, o investigado foi encaminhado à unidade prisional do Capão Grande, em Várzea Grande, onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte: GOV MT

Mato Grosso

Escola realiza mutirão para entrega de apostilas, kit alimentação escolar e lembranças de Natal

Publicado


A equipe gestora da Escola Especial Célia Rodrigues Duque, em Várzea Grande, realiza um mutirão nesta sexta-feira (27) com diversas atividades envolvendo os pais. Entre as atividades estão rematrículas, recadastramentos das famílias na equipe multiprofissional, entrega das apostilas, entrega dos kits de alimentação escolar e lembranças de Natal para todos os alunos. 

De acordo com a coordenadora pedagógica Cristiane dos Reis Moraes, todo o trabalho terá o apoio dos servidores da escola para o atendimento, que será realizado em setores separados para não ter aglomeração. Os profissionais da educação usarão de máscara, álcool e manterão o distanciamento.

“Vamos realizar o mutirão para evitar que os pais se desloquem muitas vezes até a unidade escolar. Preparamos tudo com o maior carinho, com as lembranças e atividades impressas com temática de Natal, sem falar o kit de alimentação escolar. Fizemos o agendamento o dia todo – das 7h até as 17h. Caso algum pai não possa comparecer, vamos atendê-lo a partir da próxima semana”, ressalta a coordenadora.

A equipe gestora fez questão de preparar as lembrancinhas de Natal para que os alunos se sentissem mais próximos da escola e também valorizados pelos professores que o atenderam o ano todo de forma remota, em decorrência da pandemia. 

Fonte: GOV MT

Veja Mais:  Mais de 500 profissionais vão reforçar segurança no segundo turno em Cuiabá
Continue lendo

Mato Grosso

Seduc seguirá medidas de biossegurança nos locais de aplicação das provas objetivas

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prepara os últimos detalhes para a prova objetiva para o seletivo de Diretor Escolar, marcado para a próxima segunda-feira (30.11), das 14h às 18 h, no período vespertino. São 876 candidatos distribuídos em 96 municípios, aptos a participar dessa etapa.

O candidato deverá se apresentar no local 30 minutos antes do início da prova, portando documento de identificação oficial com foto e caneta esfereográfica azul ou preta de material transparente.

A seleção será composta por quatro etapas, sendo a primeira com prova objetiva com 40 questões, com quatro alternativas de caráter eliminatório e classificatório.

Os locais das provas estão sendo organizados de forma a cumprir as medidas de biossegurança. Itens como aferição de temperatura corporal na entrada do evento, oferta permanente de produtos para higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras por todos os presentes serão obrigatórios. Além disso, haverá o distanciamento mínimo de 1,5 m entre pessoas, ocupação máxima das salas por 14 candidatos estão entre os itens de segurança. Haverá também diminuição do uso do ar condicionado para climatização dos ambientes fechados e arejamento do local com a abertura de no mínimo uma porta ou janela.

A equipe responsável esclarece que os eventos estão obedecendo as normativas municipais, como no caso de Cuiabá, que limitou a participação de até 300 (trezentas) pessoas em eventos corporativos, conforme Decreto nº 8.147, de 13/10/2020, que dispõe sobre medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (covid-19).

Veja Mais:  Escola realiza mutirão para entrega de apostilas, kit alimentação escolar e lembranças de Natal

Segunda etapa

A segunda etapa para o seletivo de Diretor Escolar será a análise de títulos e currículos de caráter classificatório. A terceira etapa prevê a atribuição da unidade escolar escolhida na Assessoria Pedagógica, de acordo com a classificação geral do município. Por último, a elaboração, apresentação e entrega do plano de trabalho de acordo com o edital.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Motoristas devem ficar atentos aos prazos para renovação da CNH

Publicado


A partir da próxima terça-feira (01.12), os motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida deverão ficar atentos quanto aos prazos para a regularização do documento.

A resolução n° 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União que circulou terça-feira (24.11), reestabelece os prazos para a renovação do documento vencido ao longo do ano de 2020.

A nova resolução revogou a resolução n° 782 de 2020, que determinava a suspensão e interrupção de alguns prazos relacionados a habilitação e veículos. Portanto, as CNHs que estava com a validade indeterminada em razão da pandemia do novo coronavírus deverão ser regularizadas.

Pela resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais 01 ano de validade. Por exemplo: habilitações que venceram de 1° a 31 de março de 2020 deverão ser renovadas até o dia 31 de março de 2021.

A medida inclui também a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor.

Para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021.

Como renovar

A renovação da CNH pode ser feita de forma presencial, com agendamento prévio no site do Detran (www.detran.mt.gov.br), ou através do aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado em aparelhos com sistema Android e IOS.

Veja Mais:  Escola realiza mutirão para entrega de apostilas, kit alimentação escolar e lembranças de Natal

Abrindo o processo de renovação pelo aplicativo, o motorista precisa se deslocar apenas para realizar o exame médico. A CNH pode ser enviada via Correios, caso solicitada no aplicativo.  

Fonte: GOV MT

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana