Pesquisar
Close this search box.

Policial

Mato Grosso reduz roubos e furtos de veículos em 18%, aponta Anuário Brasileiro

Publicado

Mato Grosso reduziu em 18% o número de roubos e furtos de veículos em 2017. De janeiro a dezembro foram registrados 5.402 casos, enquanto no mesmo período de 2016 os registros somaram 6.572. Os dados são do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, divulgado nesta quinta-feira (09.08), que traz os números dos 26 estados e o Distrito Federal.

O Estado está entre as sete capitais com os menores números de roubos e furtos de veículos. Amapá foi o estado com menor número de roubo e furto de veículos (987), seguido por Rondônia (4.230), Alagoas (4.324), Mato Grosso do Sul (4.554) e Paraíba (5.267).

Na contramão das reduções, o estado do Rio de Janeiro registrou aumento de 16,5%. Em 2016 foram 58.455 veículos furtados/roubados. Já em 2017, os registros saltaram para 70.074 casos.

“Tivemos resultados positivos devido ao aumento das operações desencadeadas com a integração das forças policiais, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Rodoviária Federal. Nosso trabalho é contínuo buscando promover reduções deste crime em todo o estado”, destaca o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, que esteve à frente da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e furtos de Veículos Automotores (Derrfva) de 2016 a junho de 2018, que agora é comandada pelo delegado Caio Fernando Alvares de Albuquerque.

Veja Mais:  Carreta tomba na MT-270 em Rondonópolis

Ainda segundo ele, o combate a roubos e furtos de veículos exige capacitação dos profissionais. As quadrilhas são, em geral, altamente especializadas e utilizam várias estratégias para dificultar a abordagem. “As quadrilhas adulteram os sinais identificadores, como placas, vidros e numeração de chassi. Então, os policiais têm de estar capacitados para identificar estas fraudes. Há muitos casos de veículos clonados com as mesmas características de outro veículo”, explica o delegado.

Venda, troca por drogas e desmanches são algumas das frentes de atuação das quadrilhas. Caminhonetes, por exemplo, são geralmente encaminhadas à fronteira com a Bolívia para a troca por drogas. “Há ainda quadrilhas que atuam no comércio interno e aquelas que buscam veículos mais antigos para desmanche e vendas das peças. Nosso trabalho é para coibir todos estes crimes”, pontua Teixeira.

Outra prática comum, segundo o delegado, é clonar um veículo a partir dos dados de um modelo semelhante de outro estado. “Falsificam documentos e comercializam os veículos por um preço bem abaixo do mercado”, diz.

Procedimentos

No momento em que o proprietário tem o veículo furtado ou roubado alguns procedimentos devem ser tomados de imediato para o êxito da localização. De posse da numeração da placa do veículo, o proprietário deve ligar para os números de emergência 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Judiciária Civil). De imediato, os profissionais do Centro Integrado de Comando e Controle enviam uma equipe ao local e emitem alerta no sistema de videomonitoramento.

Veja Mais:  Polícia Civil surpreende traficantes embalando drogas para venda

Além do disque-denúncia, a Polícia Civil conta com um canal exclusivo via WhatsApp para recebimento de informações referentes a roubos e furtos de veículos. Pelo telefone (65) 99990-0197 qualquer pessoa pode auxiliar as investigações da Derrfva. O sigilo é absoluto.

O delegado ressalta a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO) ser feito em uma unidade especializada. “Qualquer unidade de Polícia Civil pode registrar casos de roubo ou furto, mas é importante ir até a Delegacia Especializada porque a instituição faz o boletim no Detranet, que irá colocar a ocorrência em nível nacional”.

A sede da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores fica ao lado da sede central do Detran, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil prende autor de homicídio ocorrido na primeira quinzena de janeiro em Sorriso

Publicado

A Delegacia da Polícia Civil de Sorriso prendeu, nesta sexta-feira (24.1), o autor de um homicídio ocorrido na semana passada na cidade. A vítima foi assassinada no meio da rua do bairro São Domingos.

O crime foi registrado na tarde do dia 15 de janeiro. Cleyson Pinto de Mesquita, 32 anos, caminhava quando um homem em uma motocicleta parou próximo à vítima, desceu, desferiu os disparos de arma de fogo e fugiu em seguida.

A investigação realizada pela Divisão de Homicídios identificou o autor do crime e representou pela prisão preventiva, que foi cumprida nesta sexta-feira.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a equipe policial localizou a motocicleta e as roupas usadas pelo executor do homicídio.

Com essa prisão, a Delegacia de Sorriso esclarece os dois homicídios ocorridos neste mês na cidade, com todos os autores identificados.

No decorrer das diligências para esclarecimentos dos dois homicídios ocorridos na primeira quinzena de janeiro deste ano, a delegacia efetuou a prisão de oito criminosos, além de apreender duas armas e porções de entorpecentes.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Carreta tomba na MT-270 em Rondonópolis
Continue lendo

Policial

Roubos de veículos reduziram 28% em Mato Grosso, aponta Observatório de Segurança Pública

Publicado

Os registros de roubos e furtos de veículos em Mato Grosso apresentaram redução de 28% e 9%, respectivamente, entre janeiro e dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em 2023 foram registrados 1.077 roubos de veículos, enquanto em 2024 o número caiu para 774, o que representa uma redução de 303 casos.

No caso dos furtos – crimes caracterizados pela ausência de violência e percebidos pelo proprietário após a ação —, foram registrados 2.239 ocorrências em 2023, contra 2.043 em 2024, uma redução de 196 furtos.

Nos dois anos (2023 e 2024), foram recuperados 3.196 veículos pelas forças de segurança do Estado. Os automóveis localizados são de Mato Grosso e também de outros estados do Brasil, e foram subtraídos tanto no ano de recuperação quanto em períodos anteriores.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou o resultado positivo e elogiou o empenho das forças de segurança em reduzir os índices criminais. “As forças policiais estão atuando diuturnamente para reprimir a criminalidade no Estado, e os resultados demonstram que o trabalho está dando certo. Esse reforço é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na Segurança Pública”, afirmou.

Roveri enfatizou que todas as áreas da segurança pública foram contempladas com investimentos, ressaltando o papel da tecnologia como um importante aliado do trabalho humano.

Veja Mais:  Governador divulga cronograma de nomeação dos classificados em concurso

“Foram realizados investimentos em diversas frentes, como armamentos, veículos, qualificação profissional e tecnologia. Um exemplo disso é o programa Vigia Mais MT, que, entre 2023 e 2024, contribuiu para a recuperação dos veículos, retirando-os das mãos de criminosos e devolvendo à sociedade mais de R$ 10 milhões em bens recuperados”, afirmou.

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, destacou que houve investimentos inéditos na Instituição, o que reflete nos resultados positivos.

“Esses números são reflexos do investimento do Governo do Estado em ferramentas e capacitação dos nossos investigadores, escrivães e delegados. Em 2024, a Polícia Civil teve um investimento inédito no preparo dos nossos servidores, o que, por consequência, possibilita investigações mais qualificadas e, com certeza, o combate aos grupos criminosos que praticam esses tipos de crimes”, ponderou.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Traficante é flagrado pela Polícia Civil no bairro Osmar Cabral com drogas, balanças e munições

Publicado

Policiais da Delegacia Especializada em Repressão a Narcóticos (Denarc) prendeu um suspeito em flagrante, nesta quinta-feira (24.01), por tráfico de drogas no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá.

A delegacia especializada recebeu denúncia de um ponto de venda de entorpecentes no bairro e, após diligências no local conseguiu identificar a residência alvo, que tinha movimentação de usuários de drogas.

Os policiais avistaram uma pessoa saindo da casa, escondendo um objeto em uma mochila. Ao tentar a abordagem, o suspeito fugiu para o interior da residência, quando os investigadores sentiram odor de maconha vindo do imóvel.

Ao entrar na casa, os policiais encontraram em um quarto a mochila que D.F.T., de 31 anos estava carregando. Dentro havia diversos tipos de entorpecentes, balança de precisão, embalagens para venda de drogas, munições de calibre 12.

Parte das embalagens estava envolvida em papel-carbono, artifício usado para burlar o sistema de leitura de scanners ou raio x em fiscalizações de unidades prisionais.

O suspeito foi detido em flagrante e encaminhado à delegacia especializada, onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Em evento comunitário foragido por homicídio é descoberto e preso
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana