Policial

Mato Grosso reduz roubos e furtos de veículos em 18%, aponta Anuário Brasileiro

Publicado

Mato Grosso reduziu em 18% o número de roubos e furtos de veículos em 2017. De janeiro a dezembro foram registrados 5.402 casos, enquanto no mesmo período de 2016 os registros somaram 6.572. Os dados são do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, divulgado nesta quinta-feira (09.08), que traz os números dos 26 estados e o Distrito Federal.

O Estado está entre as sete capitais com os menores números de roubos e furtos de veículos. Amapá foi o estado com menor número de roubo e furto de veículos (987), seguido por Rondônia (4.230), Alagoas (4.324), Mato Grosso do Sul (4.554) e Paraíba (5.267).

Na contramão das reduções, o estado do Rio de Janeiro registrou aumento de 16,5%. Em 2016 foram 58.455 veículos furtados/roubados. Já em 2017, os registros saltaram para 70.074 casos.

“Tivemos resultados positivos devido ao aumento das operações desencadeadas com a integração das forças policiais, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Rodoviária Federal. Nosso trabalho é contínuo buscando promover reduções deste crime em todo o estado”, destaca o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, que esteve à frente da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e furtos de Veículos Automotores (Derrfva) de 2016 a junho de 2018, que agora é comandada pelo delegado Caio Fernando Alvares de Albuquerque.

Veja Mais:  Polícia Civil prende três por homicídio e ocultação de cadáver

Ainda segundo ele, o combate a roubos e furtos de veículos exige capacitação dos profissionais. As quadrilhas são, em geral, altamente especializadas e utilizam várias estratégias para dificultar a abordagem. “As quadrilhas adulteram os sinais identificadores, como placas, vidros e numeração de chassi. Então, os policiais têm de estar capacitados para identificar estas fraudes. Há muitos casos de veículos clonados com as mesmas características de outro veículo”, explica o delegado.

Venda, troca por drogas e desmanches são algumas das frentes de atuação das quadrilhas. Caminhonetes, por exemplo, são geralmente encaminhadas à fronteira com a Bolívia para a troca por drogas. “Há ainda quadrilhas que atuam no comércio interno e aquelas que buscam veículos mais antigos para desmanche e vendas das peças. Nosso trabalho é para coibir todos estes crimes”, pontua Teixeira.

Outra prática comum, segundo o delegado, é clonar um veículo a partir dos dados de um modelo semelhante de outro estado. “Falsificam documentos e comercializam os veículos por um preço bem abaixo do mercado”, diz.

Procedimentos

No momento em que o proprietário tem o veículo furtado ou roubado alguns procedimentos devem ser tomados de imediato para o êxito da localização. De posse da numeração da placa do veículo, o proprietário deve ligar para os números de emergência 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Judiciária Civil). De imediato, os profissionais do Centro Integrado de Comando e Controle enviam uma equipe ao local e emitem alerta no sistema de videomonitoramento.

Veja Mais:  Durante abordagem, suspeito é pego com várias porções de maconha no bairro Pedregal

Além do disque-denúncia, a Polícia Civil conta com um canal exclusivo via WhatsApp para recebimento de informações referentes a roubos e furtos de veículos. Pelo telefone (65) 99990-0197 qualquer pessoa pode auxiliar as investigações da Derrfva. O sigilo é absoluto.

O delegado ressalta a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO) ser feito em uma unidade especializada. “Qualquer unidade de Polícia Civil pode registrar casos de roubo ou furto, mas é importante ir até a Delegacia Especializada porque a instituição faz o boletim no Detranet, que irá colocar a ocorrência em nível nacional”.

A sede da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores fica ao lado da sede central do Detran, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.

Comentários Facebook

Policial

Polícia Militar inicia 24ª turma no Curso de Capacitação Rotam em Mato Grosso

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso iniciou, na manhã desta quinta-feira (30.06), a 24ª turma do Curso de Capacitação de Rondas Ostensivas Tático Móvel (CCRT), com 75 alunos, sendo dois do estado de Rondônia e um policial rodoviário federal de Goiás. A abertura do curso foi realizada na sede do Comando Geral da Polícia Militar em Cuiabá, com Corpo Musical da PM. 

O subchefe de Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel Wilker Soares Sodré, destacou a importância da 24ª turma do CCRT. “A capacitação é um papel muito importante na vida do policial militar. O curso só tem agregar valor profissional na vida do militar, bem como refletirá sua ação perante a sociedade. O CCRT é muito mais que motivação, ela traz segurança para o profissional de agir de acordo com a legalidade e dentro da doutrina militar”. 

O comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel André Willian Dorileo, explicou que o curso tem como finalidade capacitar policiais como operadores do patrulhamento tático móvel tornando-os aptos a servirem em uma unidade operacional especializada, tanto na Capital quanto no interior. 

Para ingressar no curso, os alunos foram aprovados no teste de aptidão física e teste de habilidade específica. “O CCRT é uma resposta imediata aos crimes e as ocorrências que envolvem maior desdobramento tático no terreno, com treinamento mais especializado. A Rotam é a guardiã da doutrina de patrulhamento tático e nada mais sensato e correto retornar essa capacitação que visa formar os operadores táticos”, afirma. 

Veja Mais:  Polícia Civil prende três por homicídio e ocultação de cadáver

O coordenador do curso, 1º tenente PM André Parrilha Góes, ressalta que o CCRT conta com uma grade curricular extensa, na qual serão ministradas mais de 380 horas/aulas em diversas instruções, dentre elas, noções de policiamento de choque, noções de agentes químicos. 

E pondera que, assim como as disciplinas que contém o estágio operacional, atividade prática, que o policial será avaliado, após ter adquirido os conteúdos teóricos, dentre outras disciplinas da atividade policial. 

“O CCRT visa preparar o policial para enfrentar situações adversas da profissão, pois serão expostos e capacitados fisicamente e intelectualmente para agir diante de diversas circustâncias não previsíveis”, contou.

O secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), coronel PM Juliano Chiroli, destacou a importância da abertura da nova turma do CCRT e da série de investimentos por parte do Governo do Estado, junto ao Governo Federal e o Ministério da Justiça na aquisição de equipamentos especiais como coletes, armamento, munições e viaturas.

“Temos a oportunidade de fazer uma gestão estadual eficiente como nunca antes no estado de reforço aos policiais militares que dão a vida para garantir a segurança nos 141 municípios. Essa capacitação somanda a união de esforços resgata a sensação de segurança no estado”. 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Patrulha Rural apreende três espingardas e prende dupla por porte ilegal de arma

Publicado

Policiais militares da Patrulha Rural prenderam, no final da tarde desta quarta-feira (29/06), dois homens, de 38 e 61 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na zona rural de Cláudia. Na ação, foram apreendidas três espingardas e 77 munições para o armamento.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 18h, a equipe da Patrulha Rural fazia o policiamento, quando recebeu informações de populares sobre dois homens que estariam armados em uma caminhonete Amarok e caçando animais silvestres pela região.

Diante da denúncia, os policiais militares iniciaram as diligências e avistaram um veículo com as características informadas e fizeram a abordagem. Durante as buscas, um dos homens revelou que estaria com armas de fogo dentro da caminhonete.

Na vistoria, os policiais militares constataram a veracidade dos fatos e encontraram três armas de fogo do tipo espingarda, sendo uma de calibre .20, outra de calibre. 22 e a terceira de calibre .28. Também no local foram localizadas diversas munições para o armamento, sendo 77 ao todo.

Questionados, os suspeitos não apresentaram documentação das armas. Diante dos fatos, receberam voz de prisão e foram encaminhados para a Delegacia da cidade, junto com o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Veja Mais:  Durante abordagem, suspeito é pego com várias porções de maconha no bairro Pedregal

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

“Batalhão era aguardado há décadas; agora, moradores e empresários do Distrito Industrial terão mais segurança”, destaca senadora

Publicado

O governador Mauro Mendes entregou, na manhã desta quarta-feira (29.06), a nova sede do 24º Batalhão da Polícia Militar “Major Thiago Martins de Souza”, em Cuiabá. O novo prédio, localizado no Distrito Industrial, recebeu investimento do Governo de Mato Grosso no valor de R$ 3,766 milhões.

“Essa obra representa muita luta e um sonho de todos os empresários do Distrito Industrial. Há décadas, nós empresários e os moradores aguardávamos por um Batalhão ou Companhia da PM nessa região, e foi nessa gestão que conseguimos concretizar isso, trazendo mais segurança a todos. É uma realização, satisfação, conquista de todos nós, empresas e trabalhadores”, destacou a senadora Margareth Buzetti, que é presidente licenciada da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic).

O governador Mauro Mendes ressaltou que o Governo de Mato Grosso investe na segurança pública em todas as áreas, desde o digital até ao armamento mais moderno.

“O Distrito Industrial é uma área importante com muitas indústrias e residências, e estamos entregano uma sede 100% nova, equipada, moderna e eficiente. O último investimento em obras, como essa, foi feito 1994. Hoje, o Governo de Mato Grosso está construindo batalhões, reformando e construindo mais cinco núcleos da PM, no interior do Estado”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ressaltou que a entrega do novo Batalhão da PM é mais uma da série de investimentos que estão sendo realizados pelo Governo nesta área e que resultam diretamente na diminuição dos índices de criminalidade, em Mato Grosso.

Veja Mais:  Suspeito de fornecer arma de fogo para roubos é preso em Alto Araguaia

“O novo Batalhão irá ajudar toda região com patrulhamento mais ostensivo. A ideia é trazer para a sociedade a sensação de segurança. O governador está fazendo os investimentos e a resposta está na diminuição dos índices de violência. Cuiabá é a segunda capital com menor índice de homicídios e, hoje, com todos os investimentos feitos, o policial trabalha com muito mais satisfação e devolvendo isso para sociedade”, afirmou o secretário Bustamante.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, a nova sede do 24º Batalhão da PM é um “grande ganho para toda a comunidade”, desde a presença de policiamento para a segurança pública e também com o uso das dependências do prédio, que com espaço amplo, podem contemplar a população com cursos e ações sociais.

“Aqui os empresários colocam suas indústrias e empresas, gerando renda e empregos. Com isso, as pessoas que aqui trabalham e residem, também necessitam de segurança. É algo inédito, com a aquisição do espaço realizada pelo Governo do Estado, onde a região contemplada pela grande Pedra 90, Cinturão Verde, Tijucal, Pascoal Ramos, vão ganhar com mais presença física e de rondas da Polícia Militar e isso é bastante significativo para melhoria da segurança pública nessa localidade”, reitera o comandante-geral da instituição.

A nova sede do 24º Batalhão da PM, possui área total de 3.600 m², dos quais 516,85 m² de área construída no pavimento térreo e 485,90 m² no pavimento superior. No local, irão trabalhar os mais de 100 policiais militares que atuam na unidade e que realizam o policiamento de 55 bairros e 60 km² da zona rural da Capital. 

Veja Mais:  Polícia Civil cumpre 100% dos mandados da operação da venda ilícita de CNH’s

O nome do novo prédio é uma homenagem póstuma ao major Thiago Martins de Souza, falecido em abril de 2021, em decorrência da covid-19. A mãe e irmã do major participaram da solenidade de inauguração.

Governador Mauro Mendes homenageia mãe e irmã do major Thiago com flores

Inauguração da 2º Companhia da PM no bairro Pedra 90

Ainda na manhã desta quarta-feira (29), o secretário Alexandre Bustamante e o comandante-geral da PMMT, coronel Mendes, realizaram a entrega da 2º Companhia da PM pertencente ao 24º Batalhão, no bairro Pedra 90, que passou por uma reforma e recebeu o nome do cabo Élcio Ramos Leite.

O comandante do 24º Batalhão da PM, tenente-coronel Hender Ulisses da Silva, destacou que a nova base de segurança proporcionará um atendimento completo para a comunidade. “Aqui também vamos realizar a lavratura do boletim de ocorrência, com apoio da Polícia Judiciária Civil, com isso a população não precisa realizar grandes deslocamentos. Além disso, continuamos com o policiamento ostensivo, sendo esta base um maior apoio para os policiais militares que compõem o 24º Batalhão”, afirmou o tenente-coronel Hender.

Entre as autoridades que acompanharam o evento de inauguração estavam a secretária de Comunicação, Laice Souza; o secretário-chefe de Gabinete de Governo, tenente-coronel Jordan Espíndola; o senador Wellington Fagundes; a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o subchefe do Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Wilker Soares Sodré; o corregedor-geral da PMMT, coronel Fábio Andrade; o comandante do Primeiro Comando Regional da PMMT, coronel Wankley Rodrigues, entre outras autoridades civis e militares.

Veja Mais:  Homem é detido por embriaguez ao volante em Rondonópolis

 

Fonte: PM MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana