Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Ministério da Saúde não repassa Caderneta de Saúde da Criança e compromete atendimentos em Cuiabá

Publicado

A Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde informou que o processo de licitação para a impressão da Caderneta de Saúde da Criança deste ano está tramitando e tão logo se conclua, a Caderneta será distribuída aos Estados. A informação foi emitida pelo órgão em 30/07/2018, às 18h08, conforme horário oficial de Brasília e, desde então, as secretarias estaduais e municipais de Saúde atuam com dificuldades e sem prazo para o recebimento das remessas deste ano.

Em Cuiabá, a falta de repasse das Cadernetas de Saúde da Criança por parte do Governo Federal está, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, causando transtornos e insatisfação à população, uma vez que a Caderneta é usada por equipes de saúde e familiares para, dentre outras funções, acompanhamento do calendário vacinal da criança do zero aos 12 anos.

“A população está preocupada porque o ciclo normal é que ao nascer à criança já saia da maternidade com a caderneta ou busque-a em uma Unidade Básica de Saúde para, por meio dela, acompanhar o calendário vacinal, evolução clínica e ciclo de crescimento. Entretanto, isso não tem ocorrido devido ao atraso por parte do Ministério da Saúde, culminado em transtornos e profunda insatisfação da população”, explicou a diretora da Atenção Básica Miriam Naschenveng. 

Para diminuir os impactos à população, a diretora ressalta que a gestão Emanuel Pinheiro vem desde o início do mandato, desenvolvendo diversas estratégias, dentre elas o uso de “folhas espelhos”. 

Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeitura de Cuiabá realiza formação para professores das salas de recursos multifuncional

“Com contrapartida própria, o município produziu um montante considerável que atendeu a população do início da gestão Emanuel até poucos meses atrás. Como o MS ainda não honrou seus prazos e, não possuímos orçamento aprovado para nova compra, estamos trabalhando com estratégias de ‘folha espelho’ (cópia do calendário vacinal da Caderneta) até que a distribuição seja restabelecida”, frisou. 

PERÍODO DE MATRÍCULA 

Outra estratégia definida entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação de Cuiabá é o aprazamento da exigência de apresentação da cópia do cartão vacinal no ato de matrículas escolares. 

“A cópia do cartão de vacina é uma exigência das unidades escolares do município no ato da matrícula. Entretanto, recebemos da secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, diversas situações de extravios do cartão. Para estes casos, a adjunta informou que a Educação aguardará até que a distribuição da Caderneta seja regularizada para só então exigir a entrega”, finalizou a diretora. 

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Piloto luverdense de automobilismo é líder da Fórmula Vee

Publicado

O final de semana foi de vitória no automobilismo para o luverdense Rafael Marques, piloto da Fórmula Vee, que disputa na categoria de 14 a 21 anos. O jovem alcançou o primeiro lugar na segunda etapa do Campeonato Paulista da modalidade.

O campeonato é disputado no Autódromo Internacional de Interlagos e o jovem de 18 anos apenas, teve um resultado positivo nas classificatórias da sexta-feira (12), ficando em segundo lugar. Já no domingo, Rafael conseguiu um resultado ainda melhor, levantando a taça de primeiro colocado.

Com a conquista, Rafael Marques passa a liderança do campeonato, com 64 pontos e volta para Lucas do Rio Verde com o desafio de mais duas provas no mês de maio, na terceira e quarta etapas da competição. O segundo colocado no campeonato é Augusto Águila, com 62 pontos.

Ao todo, a prova terá oito etapas, com a última em dezembro. Nesta temporada, todas as provas serão disputadas em Interlagos.

Com informações Comunicação FVee

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Final de semana repleto de shows nacionais; Jota Quest, Jerry Smith, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, Jads &Jadson e João Carreiro
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lixo Zero: Mais de 600 kg de resíduos da Festa do Milho serão reciclados

Publicado

A 3ª Edição da Festa do Milho em Lucas do Rio Verde foi um sucesso não apenas em termos de diversão, mas também de conscientização ambiental. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, comprometida com a construção de uma sociedade sem lixo, montou uma equipe especial da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e voluntários para realizar a coleta seletiva dos recicláveis durante os três dias de festa.

O evento também se tornou uma oportunidade de aprendizado e conscientização ambiental, com o público recebendo orientações valiosas sobre a separação correta dos resíduos, a importância da reciclagem e as práticas de preservação ambiental.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Essa iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal com a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. A coleta seletiva garante que os materiais recicláveis sejam destinados às indústrias de reciclagem, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para a construção de um futuro mais verde.

A ação durante a Festa do Milho foi um grande passo para a conscientização da população sobre a importância da separação correta dos resíduos. A inovação proporcionou uma coleta de mais de 600 kg de resíduos recicláveis ao longo dos três dias de Festa, em parceria com o Projeto Lixo Zero, munícipes e empresas voluntárias.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

No local, o luverdense pôde ver de perto a realização da pesagem dos lixos e a separação correta dos resíduos, que foi realizada de forma simultânea no evento, juntamente com a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (Acorlucas). O material coletado foi entregue diretamente no Ecoponto, para Acorlucas, que já faz a separação, triagem e venda dos recicláveis.

Veja Mais:  Pinheiro lança Hora Estendida e Centro de Saúde do Tijucal passa a funcionar até às 21h

Prefeitura Lixo Zero

Cidade mais sustentável é o foco da Prefeitura de Lucas do Rio Verde que lançou oficialmente o Projeto Lixo Zero, no Paço Municipal, na manhã desta segunda-feira (15). O objetivo é oportunizar os servidores a tomarem iniciativas adequadas com os resíduos produzidos, bem como a importância de uma gestão adequada.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, ” a decisão de adesão ao Programa no Paço Municipal vai muito além da busca pela certificação Lixo Zero. É mostrar que é possível ter repartições, entidades, espaços públicos sustentáveis. O Paço Municipal recebe centenas de pessoas diariamente, que vão poder observar esse movimento acontecendo em tempo real, sendo motivadas por esse novo conceito de gestão de resíduos”, comenta o secretário.

O Programa Lixo Zero tem o objetivo de atuar na integração de vários segmentos presentes na sociedade como: poder público, setor empresarial, terceiro setor, universidades e cidadãos, potencializando ações socioambientais na gestão de resíduos com objetivo de compartilhar soluções, boas práticas e debater como cada setor da sociedade está agindo para alcançar o Lixo Zero, promovendo a sensibilização sobre a redução, reutilização, compostagem e reciclagem de resíduos.

Até o momento, cerca de 12 escolas já participaram de capacitações que as tornaram aptas a receber os residuários para iniciar a implantação da metodologia Lixo Zero. Entre os profissionais qualificados estão: diretores, professores, profissionais da limpeza e cozinha. O próximo passo é iniciar o treinamento com os alunos.

Veja Mais:  Final de semana repleto de shows nacionais; Jota Quest, Jerry Smith, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, Jads &Jadson e João Carreiro

Lixo Zero é um movimento em prol de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos viram adubo e os materiais recicláveis são reinseridos na cadeia produtiva, potencializando ao máximo o reaproveitamento de resíduos e a redução ou fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários e lixões.

Saiba mais: https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/inpacto-lucas-avanca-e-torna-lucas-do-rio-verde-cada-dia-mais-inovadora-12834

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

“InPacto Lucas” avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Publicado

Tornar Lucas do Rio Verde uma referência em Economia Verde em 10 anos. Esse é o maior objetivo do “InPacto Lucas”, que reuniu mais de 50 pessoas da mesa na sexta-feira (12), na sede do Sicredi Ouro Verde, para apresentar o status dos projetos que estão sendo implantados no município. Estiveram presentes, além da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, instituições e integrantes do “Pacto pela Inovação”. Na oportunidade, foi votada e aprovada a continuidade dos 12 projetos que já estão em andamento.

Os 12 projetos do “InPacto Lucas” são: Crédito Verde; Green Hub; Startup Lucas; Grande Evento de Inovação e Green Economy; Green School; Professores Inovadores; Gestão Inteligente de Resíduos; Think Tank; Agro 4.0; Escola de Empreendedorismo e Inovação; Sandbox Cidade Digital e Saúde Digital.

“Um momento muito importante para o “InPacto Lucas”, para o nosso projeto de inovação do município. Os 12 projetos foram apresentados de forma bastante consistente, cada um com seu status e todos muito importantes na minha visão. Projetos que contemplam saúde, educação, empreendedorismo, tecnologia para o agro, etc. Portanto, o projeto caminha com passos firmes, passos bem consistentes na direção da construção de um futuro economicamente sustentável. Nossa meta é criar, aqui, um ambiente de inovação desde a base, desde a educação, e sermos referência internacional em economia verde em 10 anos. Então, é uma mudança cultural e mental ter essa prática pela inovação. É dessa forma que a gente vai construir o futuro que nós queremos”, comentou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, que participou da votação.

Veja Mais:  Ciclo de capacitação trata sobre normativa federal que estrutura processos de contração

Com a liderança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, o projeto “Startup Lucas” tem o objetivo de criar políticas públicas de fomento ao empreendedorismo inovador com foco na geração, retenção e atração de startup de base tecnológica para o município. O programa “Chamada de Impacto”, que começa hoje (15) e irá capacitar empreendedores da cidade durante 12 semanas, faz parte do projeto Startup Lucas. Outro projeto que está sob a sua liderança é o ‘Sandbox Cidade Digital”, que tem como meta transformar a cidade em um laboratório de testes, onde a Prefeitura, empresas, startups e instituições acadêmicas possam desenvolver, testar e escalar soluções inovadoras em um ambiente regulatório flexível.

“Estamos felizes porque a gente está amadurecendo o ecossistema de inovação através das hélices, das instituições, das empresas, instituições privadas de ensino e o poder público. Tivemos 12 projetos importantes conduzidos por várias frentes dentro desse processo e a expectativa é muito boa, de que a gente vá avançar ainda mais. As hélices envolvidas com a gente têm o objetivo de gerar uma cidade inovadora e de oportunidades para todos”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

A Secretaria Municipal de Educação está liderando o projeto “Green School”, que prevê um turno inverso para as escolas municipais da rede pública, com foco em desenvolver competências e habilidades para a economia verde e para o agronegócio do futuro, capacitando os alunos do 9º ano do ensino fundamental para que se tornem agentes de transformação.

Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeitura de Cuiabá realiza formação para professores das salas de recursos multifuncional

Já o projeto Saúde Digital ficou com a liderança da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde. O objetivo é apoiar a transformação da saúde pública através da digitalização e da conscientização sobre a importância da atenção primária, mensurar e monitorar acesso dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (metodologia acesso avançado), entre outros.

O projeto de “Gestão Inteligente de Resíduos”, sob a liderança da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, busca a construção de uma cidade “Lixo Zero”, com separação de resíduos em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos, promovendo oportunidades econômicas para a indústria de reciclagem e transformação de orgânicos em biomassa da compostagem.

A Prefeitura já conta com a implantação do “Lixo Zero” no Paço Municipal, em 23 escolas e com 250 professores e 145 funcionários capacitados à metodologia. Além disso, realizou eventos com o “Lixo Zero” (abertura do ano letivo com 1400 professores e a Festa do Milho).

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana