Tecnologia

Novo vírus de Android se dissemina rápido e rouba dinheiro; saiba se proteger

Publicado


source
Vírus rouba dados dos usuários
Unsplash/Markus Spiske

Vírus rouba dados dos usuários

Usuários do Android têm um novo vírus para se preocuparem: o FlyTrap. Ele já infectou mais de 10.000 dispositivos em cerca de 144 países, fazendo um verdadeiro estrago nas informações pessoais. O novo malware trojan acessa dados de localização, endereços de IP, e-mail, IDs de Facebook, cookies, tokens de login, entre outros.

Segundo relatório publicado pela empresa de segurança cibernética Zimperium, os hackers sequestram a conta do usuário do Facebook e enviam mais links de phishing aos contatos por meio de mensagens diretas, postagens ou até mesmo links que escondem outros vírus. E o pior: muitas vezes malwares ainda mais perigosos.  

Como os hackers do malware FlyTrap agem

De acordo com os pesquisadores do zLabs, os cibercriminosos criaram o malware em uma base no Vietnã, distribuindo-o de várias maneiras. Entre elas, por meio de aplicativos existentes no Play Store e até mesmo em outras lojas que atendem usuários do Android.

Você viu?

Outra maneira de ataque é com anúncios falsos, muitos com promessas de códigos gratuitos da Netflix, cupons do Google AdWords e até ingressos para partidas de futebol.

Caso a vítima caia na tentação, basta um clique no anúncio para logo o aplicativo solicitar o login da conta do Facebook. Pronto, os invasores conseguem coletar os dados pessoais por meio de Javascript. O FlyTrap é uma grande ameaça pelo fato de ter o poder de se espalhar rapidamente com links e aplicativos aparentemente legítimos.

Veja como proteger seu Android contra a invasão do vírus FlyTrap

Após o relatório elaborado pelo zLabs, o Google já removeu os aplicativos infectados que estavam no Play Store, mas ainda podem estar disponíveis em sites de terceiros, assim como anúncios. Entre as dicas de proteção citadas pelos especialistas em segurança cibernética estão:

  • use aplicativos antimalware e antivírus antes de instalar um novo aplicativo; 
  • não faça permissões desnecessárias ao longo da instalação; 
  • não faça download de aplicativos desconhecidos, mesmo que seja no Play Store;  
  • nunca entregue as informações da sua conta do Facebook; 
  • só faça login no Facebook e outras redes sociais por meio do aplicativo ou site oficial. 

Portanto, ao navegar na internet, todo cuidado é pouco. Desconfie e aja somente com certeza, mantendo a sabedoria como uma verdadeira aliada no combate aos vírus.

Comentários Facebook

Tecnologia

Xiaomi 12 é homologado: celular pode ter Snapdragon 898 e recarga de 100 W

Publicado


source
Xiaomi 11 Lite 5G NE, antecessor do Xiaomi 12
Divulgação/Xiaomi

Xiaomi 11 Lite 5G NE, antecessor do Xiaomi 12

A Xiaomi já está se preparando para lançar o Xiaomi 12. O possível sucessor do Mi 11 recebeu dois certificados de homologação nos últimos dias, sugerindo que a estreia pode estar próxima. Espera-se que o celular da marca chinesa seja anunciado com câmera de 50 megapixels e recarga rápida de 100 watts na ficha técnica avançada.

A documentação aponta para dois modelos: 2201122G e 2201123G. Os códigos homologados pela Comissão Econômica da Eurásia (EEC) estão cotados a serem destinados às edições globais do Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro, respectivamente. O telefone também passou pela BIS, agência equivalente à Anatel da Índia.

Leia Também

Ainda não se sabe quando a nova geração de celulares da Xiaomi marcará sua estreia. Mas a data não deve estar tão distante assim, uma vez que o Xiaomi Mi 11 com Snapdragon 888 foi anunciado no fim de dezembro, na China. Já a versão global do celular marcou a sua estreia em fevereiro (dessa vez com carregador na caixa).

O que esperar do Xiaomi 12?

A linha Xiaomi 12 tende a suceder a família Xiaomi Mi 11. Tal como o modelo apresentado no fim do ano passado, espera-se que a edição convencional da categoria englobe o que há de mais poderoso no momento. Neste caso, as apostas giram em torno do suposto Qualcomm Snapdragon 898, possível nome do chip que vai receber o bastão do Qualcomm Snapdragon 888.

É o que aponta Digital Chat Station, que já antecipou outras informações sobre a ficha técnica do lançamento da Xiaomi. Além do chip, a edição convencional do smartphone também pode sair da caixa com recarga rápida de 100 watts. A câmera tripla de 50 megapixels também deve tomar o lugar do sensor principal de 108 MP do Mi 11.

Os demais detalhes sobre o smartphone ainda são um mistério. Mas é esperado que o lançamento chegue às lojas com uma bateria grande em sua ficha técnica avançada, por exemplo. Para refrescar a memória, o Mi 11 foi lançado no Brasil junho com tela de 120 Hz, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento por R$ 8 mil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Disney+ terá 13 filmes da Marvel na proporção IMAX com barras pretas menores

Publicado


source
Disney+ terá nova qualidade de reprodução de vídeos
Unsplash

Disney+ terá nova qualidade de reprodução de vídeos

O Disney+ vai exibir treze filmes da Marvel na proporção IMAX. A partir de 12 de novembro, títulos como Pantera Negra, Viúva Negra e Vingadores poderão ser assistidos com barras pretas menores na televisão. A atualização para o IMAX Enhanced chegará aos assinantes no segundo aniversário da plataforma de streaming da Disney.

A mudança tende a fazer com que os filmes ocupem mais espaço da tela de TVs, já que os conteúdos passarão utilizar a proporção 1,90:1. Consequentemente, as barras pretas ao redor da imagem serão reduzidas, pois o novo formato é mais próximo da proporção das televisões (16:9) e tem uma altura 23% maior que o formato 2,35:1 (widescreen).

A atualização para o IMAX Enhanced também pode garantir outras melhorias, como o som imersivo DTS. Mas é importante observar que isto não significa que os filmes vão aderir ao formato IMAX exibido em cinemas. Neste caso, os conteúdos da Marvel receberão a proporção de imagem próxima ao formato IMAX para melhorar a exibição em telas de televisão com o aspecto 16:9.

Leia Também

Você pode comparar as diferenças entre as proporções no vídeo a seguir:

Filmes da Marvel vão usar proporção IMAX no Disney+

A melhoria chegará a treze filmes da Marvel em 12 de novembro de 2021, durante o Disney+ Day. Esses conteúdos adaptados terão selos para indicar a disponibilidade da atualização. Além disso, os assinantes também poderão optar por reproduzi-los em widescreen. Confira, a seguir, a lista de títulos que vão adotar a nova proporção: 

  • Capitão América: Guerra Civil;
  • Capitã Marvel;
  • Doutor Estranho;
  • Guardiões da Galáxia;
  • Guardiões da Galáxia Vol. 2;
  • Homem de Ferro;
  • Homem-Formiga e a Vespa;
  • Pantera Negra;
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (estreia em 12 de novembro);
  • Thor: Ragnarok;
  • Vingadores: Guerra Infinita;
  • Vingadores: Ultimato;
  • Viúva Negra.

Procurada pelo Tecnoblog, a assessoria da Disney informou que ainda não há confirmação da novidade para o Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Tecnologia

Meta, ex-Facebook, é acusada de roubar nome e logo de outras empresas

Publicado


source
Meta é o novo nome do Facebook
Reprodução

Meta é o novo nome do Facebook

Recentemente, o  Facebook trocou de nome e passou a se chamar Meta. O título, porém, é o mesmo de várias outras empresas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. As informações são da Folha de S. Paulo.

Nos Estados Unidos, o caso foi parar na Justiça. Por lá, a empresa Meta PCs, que fabrica computadores, afirma que pediu o registro do nome em agosto e que estaria disposta a vendê-lo para a Meta (ex-Facebook) por pelo menos US$ 20 milhões.

Aqui no Brasil, há várias empresas com esse nome. De acordo com a Folha, a maior delas é uma consultoria de transformação digital do Rio Grande do Sul, que tem mais de 2,5 mil funcionários e já alcança oito países. A empresa brasileira chegou a fazer piada quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome: “Não compramos o Facebook. Ainda não!”, publicaram no LinkedIn.

A Meta de Zuckerberg não conseguiu nem uma @ na própria rede social Instagram. Como a conta @meta pertence a uma revista sobre motociclismo, a empresa optou por usar a @wearemeta, que significa “nós somos Meta”.

À Folha, Genaro Galli, professor de branding da ESPM, disse que a escolha de nome foi um tropeço da gigante de tecnologia, sobretudo porque “meta” é uma palavra genérica e que se encaixa em vários setores.

Leia Também

“O caminho normalmente é criar um nome totalmente novo, um espaço que está em branco para a empresa criar as associações desejadas na mente das pessoas”, disse ele.

Além do nome, o símbolo que representa a Meta também não é original – parecido com o que representa o infinito. Na última semana, a consultoria de comunicação colombiana MileniumGroup e o aplicativo de saúde alemão M-Sense se manifestaram alegando que o novo logotipo do ex-Facebook são muito similares aos seus.

A justificativa usada por Zuckerberg para a escolha do nome Meta foi a de aproximação do metaverso , realidade virtual que a companhia pretende desenvolver nos próximos anos.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana