Policial

PM organiza reunião de análise criminal com comandantes de Cuiabá, Várzea Grande e unidades especializadas

Publicado


.

Em reunião no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, comandantes regionais de Cuiabá e Várzea Grande, das unidades especializadas e da Diretoria da Agência Central de Inteligência fizeram análises de índices criminais e da produtividade e definiram ações estratégicas de prevenção e reforço na repressão à violência.

Coordenado pelo subchefe de Estado Maior e diretor Operacional da PM, coronel Wankley Rodrigues, o encontro ocorreu nesta sexta-feira (18.09) e se estendeu por quase três horas, com a participação dos coronéis Esnaldo Moreira (1º Comando Regional), José Nildo Oliveira (2ºCR), Carlos Eduardo Pinheiro (Comando Especializado), Fábio Andrade (Diretoria de Inteligência) e outros oficiais.

As análises feitas incluem a produtividade, que são as apreensões (droga, armas de fogo, veículos), prisões, entre outros dados. De acordo com levantamento da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatísticas (Spoe), de 1º de janeiro e 13 de setembro deste ano a Polícia Militar apreendeu 3,1 toneladas de drogas, 1.570 armas de fogo, fez 1.450 prisões por mandados em aberto e 9.060 prisões em flagrante delito.

O subchefe de Estado Maior e coordenador Operacional, coronel Rodrigues, explica que reuniões como essa são habituais e visam o fortalecimento das ações de segurança e a definição de novas estratégias gerais e pontuais.  

Na avaliação do coronel Rodrigues, os indicadores criminais apontam que as ações de prevenção e repressão à criminalidade, não só da PM, mas do conjunto de órgãos do Sistema de Segurança Pública, vem alcançando o principal objetivo, que é a redução da violência. Um exemplo é a queda de 38% no índice de roubos, conforme apontou a estatística do primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019.

Veja Mais:  Diretoria Geral convoca delegados do 16º curso de formação para lotações

Todavia, Rodrigues lembra que é contínua a necessidade de analisar, definir estratégias e reforçar o trabalho. Ele lembra que desde agosto está em curso nos 141 municípios a Operação Ostensividade Total. E que, no caso de Cuiabá, foi lançada nesta quinta-feira (17.09), a ‘Carga Máxima’, operação da Força Tática direcionada aos locais e horários com maior incidência de roubos, tráfico e homicídios.

Fonte: PM MT

Policial

Diretoria Geral convoca delegados do 16º curso de formação para lotações

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT 

A Diretoria Geral da Polícia Civil divulga a Portaria Interna 028/2020 com a convocação dos Delegados de Polícia do 16º Curso de Formação da Academia da instituição para comparecimento presencial para escolha do
município de primeira lotação, conforme ordem de classificação e prazos previstos na alínea “b” do §1o do artigo 7o, bem como os critérios estabelecidos nos artigos 1º, 2º e 4º da Resolução no. 066/2020/CSP-PJC/MT.

Os delegados deverão comparecer presencialmente no dia 03 de novembro de 2020, às 14h, à sede da Diretoria Geral , situada à Av. Coronel Escolástico, 346 no bairro Bandeirantes, em Cuiabá. 

Fonte: PJC MT

Veja Mais:  PRF apreende aproximadamente 12kg de maconha em Primavera do Leste/MT
Continue lendo

Policial

Suspeito de estupro de vulnerável é localizado e preso em Novo Mundo

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Guarantã do Norte (715 km ao norte de Cuiabá) prendeu nesta quarta-feira (28.10) um suspeito de estupro de vulnerável ocorrido na cidade de Lucas do Rio Verde.

A prisão ocorreu na cidade de Novo Mundo, próxima a Guarantã, onde o suspeito estava residindo.

Os policiais civis receberam a informação de que o rapaz de 24 anos era foragido da Justiça. Após monitoramento na cidade de Novo Mundo, os investigadores conseguiram localizar e prender o suspeito quando ele saía da cada de sua mãe.

Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Guarantã do Norte, para a formalização do mandado de prisão e será enviado posteriormente para uma unidade prisional.

O mandado de prisão foi deferido pela 4a Vara Criminal de Lucas do Rio Verde.

Fonte: PJC MT

Veja Mais:  Dia da Mulher Policial Militar será celebrado com entrega de medalha
Continue lendo

Policial

Em checagem de denúncia, policiais fecham boca de fumo e prendem homem por tráfico no bairro Lixeira

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT 

Equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) prendeu em flagrante um suspeito de tráfico de drogas no bairro Lixeira, na Capital. No local foram apreendidas porções de maconha e dinheiro.

Os policiais se dirigiram ao bairro para checar uma denúncia anônima de tráfico de entorpecentes que chegou à delegacia.

Os investigadores realizaram monitoramento para checagem das informações e constataram que no local havia movimentação típica de boca de fumo. Na manhã desta quarta-feira, os policiais conseguiram abordar um usuário após este comprar uma porção de maconha no local. Em seguida, a equipe realizou buscas na casa do traficante e apreendeu R$ 812,00 em notas miúdas e porções de entorpecentes já embaladas para venda.

O suspeito de tráfico e o usuário foram encaminhados à DRE. O suspeito de 40 anos foi autuado em flagrante por tráfico e o usuário vai respondeu a um Termo Circunstanciado de Ocorrência por uso de substância ilícita.

 

Fonte: PJC MT

Veja Mais:  Dia da Mulher Policial Militar será celebrado com entrega de medalha
Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana