Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Por discriminação a aluno com microcefalia ‘MPE-MT’ denuncia duas professoras em Rondonópolis

Publicado

Duas professoras do município de Rondonópolis foram denunciadas pela suposta prática dos crimes de maus-tratos e discriminação contra um menino portador de microcefalia e hipotonia generalizada (diminuição do tônus muscular e da força). Conforme a ação, uma delas tem 34 anos e é contratada pela rede municipal de ensino, a outra tem 44 e é assistente de desenvolvimento educacional. Elas são acusadas de praticarem “atos cruéis e graves” dentro de uma unidade municipal de educação infantil, especificamente na turma de crianças de 2 e 3 anos.

O MPE deu à causa o valor de R$ 592,5 mil e pede que, se condenadas, elas arquem com as custas processuais, além das demais verbas de sucumbência, ou seja, tudo o que foi gasto para ajuizar a ação. O órgão também quer que as professoras sejam condenadas à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos.

A denúncia foi ofertada pela promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower no último dia 7 e tem como base um inquérito civil instaurado para apurar o caso. Depoimentos colhidos nessa fase apontaram que elas “praticaram imorais e cruéis atos discriminatórios contra o menino”, cuja idade não é informada e o nome será preservado. As professoras teriam inibindo o convívio escolar do aluno com os demais colegas em sala de aula e estimulado as demais crianças a agirem de forma discriminatória, pedindo que imitassem o estudante, colocando a língua para fora e virando os olhos.

Veja Mais:  Prefeito participa de solenidade em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos

A investigação constatou que as professoras “maltratavam as crianças em geral, não permitiam que se expressassem e brincassem, determinando que permanecessem todo o tempo sentadas no tatame, chegando a repreender as estagiárias que queriam acolher com carinho os infantes quando choravam, proibindo que pegassem as crianças no colo”, diz trecho da denúncia. Além disso, se referiam a ele como “uma criança feia”.

A denúncia choca ao citar que há relatos de que a professora mais velha, usando de expressões inadequadas, chegou a dizer para uma das crianças que o pai devia ser “um negão gostoso”, que ela precisava conhecer. Para outra criança teria dito que ela tem a “b* fedida”. Já para os meninos, mandava comerem para ficarem fortes e para o “p* crescer”. Palavrões e xingamentos eram costumeiramente ditos em tom de brincadeira.

Partiu da estagiária que acompanha o aluno portador de deficiência em tempo integral reportar a situação à Divisão de Educação Especial, que enviou representantes à instituição. Na ocasião, a estagiária informou que as professoras determinavam que as demais crianças imitassem o menino. As professoras não negaram a conduta e ainda confirmaram que realmente  faziam, mas alegaram se tratar de “uma brincadeira”.

A professora contratada teve seu contrato imediatamente rescindido. Já em relação à servidora efetiva foi solicitada abertura de sindicância e providenciado, inicialmente, o afastamento da sala da citada criança. Após intervenção do MPE, ela foi afastada da atuação direta com qualquer criança até a adequada apuração dos fatos.

Veja Mais:  Rondonópolis recebe Painel de Custo de Produção em Confinamento de Gado de Corte

O aluno maltratado possui um irmão gêmeo que também é deficiente. Ouvida pelo MPE, a mãe deles se mostrou profundamente entristecida com a situação e clamou por Justiça.

Para a promotora, as requeridas causaram, de forma irresponsável e cruel, danos de grande monta. “O desamor no trato com as crianças em geral, a incitação à conduta discriminatória dos infantes com o coleguinha com deficiência, evidenciam não só o prejuízo óbvio ao desenvolvimento e o sofrimento causado à criança […], mas o dano causado ao desenvolvimento de todas as crianças […], ensinadas a rir da vulnerabilidade, seguindo o exemplo da falta de empatia ofertado pela professora e assistente de desenvolvimento ora requeridas”.

O processo tramita na 6ª Vara Cível (Infância e Juventude) do município e tem como juíza Maria das Graças Gomes da Costa. Caberá à magistrada decidir se recebe a denúncia e processa as professoras ou toma outra providência.

A reportagem não localizou o contato das professoras.

Da redação com RD News

Comentários Facebook

Rondonópolis

Trabalho de limpeza urbana será intensificado em Rondonópolis

Publicado

O prefeito Cláudio Ferreira estabeleceu que o serviço de limpeza urbana é uma das prioridades da nova administração. Buscando mudar o cenário de abandono deixado pela gestão anterior nos espaços públicos verdes, um intenso trabalho de limpeza em vias, canteiros centrais e praças segue em execução em Rondonópolis. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) anuncia que esse tipo de trabalho vai ser dinamizado em muito com o aumento de equipes, equipamentos e máquinas a partir deste mês de fevereiro.

Em função da crítica situação herdada na Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), o prefeito articulou que o serviço de limpeza urbana fosse conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como forma de garantir a melhora da estética urbana, bem como da saúde pública, evitando a proliferação de insetos e animais indesejáveis. Nesse primeiro momento, o trabalho de limpeza já passou pelas praças centrais, principais vias da cidade, além de importantes espaços públicos.

O secretário de Meio Ambiente, Álvaro José Fachim Correia Farias, explica que também encontrou a Pasta em uma situação bem defasada, fazendo que a prestação de serviços fosse bastante prejudicada nesse começo de gestão. Mesmo com três equipes e um número reduzido de pessoas nesse começo, ele atesta que muita coisa já foi feita, melhorando o aspecto urbano em diversos pontos do município. Nesta última semana de janeiro, por exemplo, adianta que o trabalho de limpeza vai percorrer toda a Avenida dos Estudantes, Lar dos Idosos, Jardim Atlântico/Europa e o Conjunto São José e Avenida Irmã Bernarda.

Veja Mais:  ESF Bispo Pedro Casaldáliga recebe computadores para salas de vacina, odontologia e ACS

Conforme Álvaro Fachim, com a finalização de uma ata de contratação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai contar com dez equipes de dez pessoas nos trabalhos de limpeza urbana, a partir de fevereiro, aumentando em muito a capacidade de atuação e velocidade dos serviços. A quantidade de tratores, nesse período, também será aumentada de cinco para dez. Ele atesta que, após o trabalho de limpeza em um local, a intenção da gestão é fazer a manutenção nesse período de chuvas a cada 21 dias, para que o mato não venha se alastrar novamente.

Vale informar que o serviço de limpeza nas vias, canteiros e praças está seguindo um cronograma e, aqueles locais que ainda não foram contemplados, devem aguardar que em breve serão beneficiados.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura é parceira da UFR em edital de sobrevagas para idosos

Publicado

O primeiro edital de sobrevagas para idosos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi lançado nesta sexta-feira (24), em uma parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social. A medida que vai ofertar 50 vagas em todos os cursos da instituição foi oficializada durante evento no auditório do Paço Municipal, contando com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Cláudio Ferreira.

A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira Cróco de Souza, ressaltou na solenidade que o edital de sobrevagas é um marco na história da UFR. “Ao unir forças com a UFR, firmamos um compromisso de oportunidade que ultrapassa limites de gerações e socioeconômico, promovendo inclusão e o acesso à educação de qualidade para todos. Quero parabenizar a doutora reitora Analy Polizel por esse lindo projeto e falar que estamos firmes na parceria”, garantiu.

A reitora da UFR, Analy Castilho Polizel de Souza, destacou a importância da Prefeitura como parceira, assim como dessa iniciativa inovadora. “Hoje a UFR cumpre seu papel de transformação, papel inclusivo e olhar especial para o idoso. Semana passada lançamos o edital voltado para indígenas. Isso é um olhar diferenciado às pessoas que mais precisam, que necessitam de uma oportunidade para ser incluída e, muitas vezes, por falta dessa oportunidade não têm a educação como transformação”, externou.

Veja Mais:  Certidão de Regularidade Previdenciária pode sair nos próximos dias

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, por sua vez, elogiou a decisão da UFR, que classificou como altiva e independente, em beneficiar a terceira idade, sendo um aceno concreto em promover a inclusão social. “Eu acredito que todas as instituições deveriam fazer melhor uso da experiência dos nossos idosos. Em seu nome, Analy, parabenizo a UFR, onde me graduei; sou egresso da UFR, no caso da antiga UFMT”, repassou. “Tenho certeza que a presença dos idosos vai ser muito boa, muito produtiva, tanto para a academia quanto para a sociedade”, acrescentou ele.

Na ocasião, Cláudio aproveitou para anunciar que pretende oferecer às estudantes da UFR a primeira creche em período integral de fato de Rondonópolis, com funcionamento inclusive no período noturno, para que as mulheres possam fazer sua graduação deixando seus filhos em um local com segurança. Também externou que pretende estender a parceria com a UFR em várias áreas, como em tecnologia, mobilidade urbana, entre outras.

Na parceria com a UFR voltada à graduação de idosos, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social vai garantir o devido apoio visando à permanência desses alunos para realização dos cursos, verificando as necessidades específicas, como suporte humano e até estrutural.

Vale informar que o edital de sobrevagas para idosos já está disponível no site www.ufr.edu.br/ingresso, onde é possível verificar o cronograma e documentação necessária. As inscrições serão feitas de 3 a 14 de fevereiro de 2025, bastando que os interessados tenham o ensino médio completo.

Veja Mais:  Rondon Plaza Shopping sorteia ganhadores do Natal de luzes Premiado

Também prestigiaram a solenidade o senador Wellington Fagundes, o deputado estadual Nininho, diversos vereadores, entre eles o líder do prefeito na Câmara, Ibrahim Zaher, e a presidente da Comissão de Educação da Câmara, Kalynka Meirelles, pró-reitores da UFR, além de outros convidados.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Novos professores da rede municipal são empossados nessa sexta-feira (24)

Publicado

O prefeito Cláudio Ferreira empossou nessa sexta-feira (24) os novos profissionais da educação que irão integrar a rede municipal de ensino em Rondonópolis. A cerimônia aconteceu no auditório da prefeitura e marcou um importante passo para a melhoria da educação no município.

Os 23 professores empossados atuarão em diversas unidades escolares, com o objetivo de contribuir para a elevação dos padrões educacionais e atender às demandas da comunidade escolar.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância do trabalho conjunto para elevar os padrões educacionais. “Queremos focar no aperfeiçoamento, na motivação e na construção de uma cultura organizacional colaborativa. Temos desafios a superar, mas acredito que, juntos, podemos alcançar grandes avanços. Fazer uma educação de qualidade esse é o nosso objetivo”, afirmou Claudio Ferreira.

O secretário de Educação, Carlos Junior, comentou sobre o impacto positivo da posse desses profissionais para o município. “Hoje é um dia muito importante em que esses professores se tornam oficialmente servidores públicos, dedicados a atender toda a sociedade de Rondonópolis. Prorrogamos a validade do concurso, e, à medida que novas vagas surgirem, continuaremos chamando mais profissionais para fortalecer a educação municipal”, declarou o secretário.

Luciano Rodrigues, secretário da Administração, também celebrou a posse enfatizando o compromisso com o início do ano letivo. “Estamos vivendo um novo momento em Rondonópolis. Esses professores, que prestaram concurso, agora tomam posse como efetivos da Secretaria de Educação. Eles estarão nas salas de aula em fevereiro, contribuindo diretamente para o futuro da nossa educação”, pontuou.

Veja Mais:  Rondon Plaza Shopping sorteia ganhadores do Natal de luzes Premiado

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana