Rondonópolis
Por discriminação a aluno com microcefalia ‘MPE-MT’ denuncia duas professoras em Rondonópolis
Duas professoras do município de Rondonópolis foram denunciadas pela suposta prática dos crimes de maus-tratos e discriminação contra um menino portador de microcefalia e hipotonia generalizada (diminuição do tônus muscular e da força). Conforme a ação, uma delas tem 34 anos e é contratada pela rede municipal de ensino, a outra tem 44 e é assistente de desenvolvimento educacional. Elas são acusadas de praticarem “atos cruéis e graves” dentro de uma unidade municipal de educação infantil, especificamente na turma de crianças de 2 e 3 anos.
O MPE deu à causa o valor de R$ 592,5 mil e pede que, se condenadas, elas arquem com as custas processuais, além das demais verbas de sucumbência, ou seja, tudo o que foi gasto para ajuizar a ação. O órgão também quer que as professoras sejam condenadas à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos.
A denúncia foi ofertada pela promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower no último dia 7 e tem como base um inquérito civil instaurado para apurar o caso. Depoimentos colhidos nessa fase apontaram que elas “praticaram imorais e cruéis atos discriminatórios contra o menino”, cuja idade não é informada e o nome será preservado. As professoras teriam inibindo o convívio escolar do aluno com os demais colegas em sala de aula e estimulado as demais crianças a agirem de forma discriminatória, pedindo que imitassem o estudante, colocando a língua para fora e virando os olhos.
A investigação constatou que as professoras “maltratavam as crianças em geral, não permitiam que se expressassem e brincassem, determinando que permanecessem todo o tempo sentadas no tatame, chegando a repreender as estagiárias que queriam acolher com carinho os infantes quando choravam, proibindo que pegassem as crianças no colo”, diz trecho da denúncia. Além disso, se referiam a ele como “uma criança feia”.
A denúncia choca ao citar que há relatos de que a professora mais velha, usando de expressões inadequadas, chegou a dizer para uma das crianças que o pai devia ser “um negão gostoso”, que ela precisava conhecer. Para outra criança teria dito que ela tem a “b* fedida”. Já para os meninos, mandava comerem para ficarem fortes e para o “p* crescer”. Palavrões e xingamentos eram costumeiramente ditos em tom de brincadeira.
Partiu da estagiária que acompanha o aluno portador de deficiência em tempo integral reportar a situação à Divisão de Educação Especial, que enviou representantes à instituição. Na ocasião, a estagiária informou que as professoras determinavam que as demais crianças imitassem o menino. As professoras não negaram a conduta e ainda confirmaram que realmente faziam, mas alegaram se tratar de “uma brincadeira”.
A professora contratada teve seu contrato imediatamente rescindido. Já em relação à servidora efetiva foi solicitada abertura de sindicância e providenciado, inicialmente, o afastamento da sala da citada criança. Após intervenção do MPE, ela foi afastada da atuação direta com qualquer criança até a adequada apuração dos fatos.
O aluno maltratado possui um irmão gêmeo que também é deficiente. Ouvida pelo MPE, a mãe deles se mostrou profundamente entristecida com a situação e clamou por Justiça.
Para a promotora, as requeridas causaram, de forma irresponsável e cruel, danos de grande monta. “O desamor no trato com as crianças em geral, a incitação à conduta discriminatória dos infantes com o coleguinha com deficiência, evidenciam não só o prejuízo óbvio ao desenvolvimento e o sofrimento causado à criança […], mas o dano causado ao desenvolvimento de todas as crianças […], ensinadas a rir da vulnerabilidade, seguindo o exemplo da falta de empatia ofertado pela professora e assistente de desenvolvimento ora requeridas”.
O processo tramita na 6ª Vara Cível (Infância e Juventude) do município e tem como juíza Maria das Graças Gomes da Costa. Caberá à magistrada decidir se recebe a denúncia e processa as professoras ou toma outra providência.
A reportagem não localizou o contato das professoras.
Da redação com RD News

Rondonópolis
Área de lazer é entregue a comunidade

O prefeito José Carlos do Pátio inaugurou nessa quinta-feira (7) uma área de lazer para a população, localizada entre os bairros Padre Lothar e Vila Rica. A praça recebeu o nome de Aneraldo Rosa dos Santos, conhecido como Zezinho, líder comunitário que lutou pela região.
Com uma área de 14.651,56 m², o local oferece diversas opções de lazer para os moradores. Entre as opções estão uma quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, campo de futebol, playground e uma academia popular. Além disso, a praça conta com uma pista de caminhada e iluminação de LED.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito expressou sua satisfação com mais essa conquista para a região. Ele ressaltou a importância do nome escolhido para a praça, destacando a luta e o comprometimento de Zezinho com a comunidade. Além disso, o prefeito anunciou que mais obras e investimentos serão realizados na região, visando melhorar a qualidade de vida da população.
Wellington Rosa, filho de Zezinho, expressou sua felicidade e gratidão ao prefeito pela homenagem. “Estou muito feliz, meu pai lutou muito por essa comunidade. É uma grande alegria para todos nós e só tenho a agradecer ao prefeito por essa homenagem linda”, disse.

Dicelia Maria, moradora da região, também agradeceu ao prefeito por proporcionar um espaço de lazer para as crianças e destacou a importância desse local para a comunidade. “Estou muito grata ao prefeito por ter construído essa praça para nós, pois antes não tínhamos um lugar para ir aos fins de semana ou à tarde. Agora, nossas crianças têm um campo de futebol e podemos trazê-las aqui para passear e brincar”, agradeceu.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais, como o presidente do Sanear Paulo José, secretários, vereadores e familiares do homenageado.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
Rondonópolis
Prefeito inaugura centro cirúrgico de animais

O prefeito José Carlos do Pátio inaugurou nessa quinta-feira (7) o centro cirúrgico do Centro Integrado do Bem-Estar Animal de Rondonópolis Osvaldo Pereira Beltramini. O local é completo e conta com sala de pré-operatório, dois amplos centros cirúrgicos, sala pós-operatório, sala de esterilização de instrumentos, consultório médico e sala de necrotério.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito ressaltou a importância do centro para a cidade. “Hoje nós estamos inaugurando esse centro, esse complexo de apoio do bem-estar do animal, onde nós podemos atender até mil animais por mês”, disse.
Jailton Nogueira, coordenador do Centro Integrado, expressou sua satisfação com a conquista, destacando que o centro cirúrgico é um sonho realizado para todos aqueles que trabalham diariamente com os animais. “Nós agora temos uma casa, e essa casa é nossa, com uma capacidade muito grande e uma qualidade muito boa, para que nossos profissionais possam trabalhar e oferecer um atendimento ainda melhor para nossos animais”, afirmou.


Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
Rondonópolis
Prefeitura realiza leilão de bens móveis no próximo dia 18

A Prefeitura de Rondonópolis realiza no próximo dia 18 (segunda-feira), a partir das 8h, leilão de bens móveis diversos, que incluem veículos como carros, motocicletas, micro-ônibus, ônibus, maquinário, bem como sucatas. O leilão do tipo melhor lance ou oferta será realizado presencialmente no auditório do Paço Municipal e online pelo endereço eletrônico www.idleiloes.com.br.
Para participar, os interessados devem se cadastrar pelo site do leiloeiro (www.edleiloes.com.br) até a próxima sexta-feira (15). Os bens também podem ser consultados pelo endereço eletrônico do leiloeiro, onde estão disponíveis as fotos e descrições.
Presencialmente, os bens que fazem parte do leilão, podem ser visitados e examinados em dias
úteis e horário comercial ou diante agendamento pelo e-mail [email protected] no Estádio Municipal Luthero Lopes, na Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e na antiga escola municipal Albino Saldanha Dantas.
A Prefeitura destaca que as fotos disponíveis no site do leiloeiro dos lotes arrematáveis são meramente ilustrativas, não servindo de parâmetro para demonstrar o estado do bem.
Nos locais de visitação, não será permitida a entrada após o encerramento do leilão e durante a visitação não é permitida a entrada de pessoas com bolsas, sacolas ou assemelhados por medidas de segurança. Também não é permitida a retirada de qualquer item como “amostra” e nem a realização de fotos.
Qualquer dúvida sobre o certame pode ser sanada pelo telefone/whatsapp (66) 99979-2900 ou pelo e-mail do leiloeiro [email protected].
O edital do leilão com as informações das documentações exigidas, do valor de caução e pagamentos está disponível no Diário Oficial do Município nº 5.585 e pode ser acessado aqui.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
-
Rondonópolis04/12/2023 - 17:15
Alunos da rede elevaram grau em capoeira, judô e jiu-jitsu
-
Rondonópolis04/12/2023 - 17:45
Festival de Hip Hop em Rondonópolis é sucesso de público
-
Esportes02/12/2023 - 23:47
Atlético-MG vence o São Paulo e título do brasileirão será definido na última rodada
-
Rondonópolis04/12/2023 - 16:45
Prefeito se reúne com líderes comunitários
-
Rondonópolis04/12/2023 - 11:15
Aldeia Tadarimana recebe mutirão de serviços
-
Rondonópolis04/12/2023 - 12:45
Escola Padre Dionísio ganha estacionamento, revitalização e urbanização do entorno
-
Rondonópolis04/12/2023 - 11:15
Prefeitura entrega mais uma área de lazer para a população
-
Esportes03/12/2023 - 23:16
Bahia perde para o América-MG, e fica em situação difícil no Z4