Rondonópolis

Prefeito inaugura PSF e faz reunião ampliada com secretários, vereadores e comunidade

Publicado


O Prefeito José Carlos do Pátio esteve no Distrito de Boa Vista na manhã deste sábado, 1º de maio, onde inaugurou oficialmente as obras de reforma do PSF do Distrito, e ainda realizou a 1ª Grande Reunião Ampliada do ano com todo o seu secretariado, vários vereadores, lideranças comunitárias e a comunidade local.

Nessa reunião o prefeito fez um debate/avaliação das múltiplas ações desenvolvidas pela sua administração na região, como a construção de tanques de psicultura; perfuração de poços artesianos, iluminação pública, drenagem e asfaltamento de ruas, recuperação de estradas vicinais na região; reforma do PSF; da creche e instalação de playground infantil; reforma da quadra esportiva; instalação de academia popular; reforma e iluminação do campo de futebol, asfaltamento de ruas e construção de calçadas, construção de pontes de aduelas, construção do frigorífico/abatedouro de peixes que vai beneficiar os mais de 60 piscicultores da região, além da perfuração de dois poços artesianos e ampliação da rede de abastecimento de água da sede do distrito, entre outras obras.

Na saúde, o prefeito reformou o PSF e restabeleceu o atendimento médico odontológico, ampliando ainda a atenção básica de saúde para a comunidade local.

“Eu tenho um amor e um carinho muito especial com a comunidade da Boa Vista. Desde a minha primeira gestão eu venho trazendo benefícios para esta comunidade, como esta creche que instalei aqui e na época fui muito criticado por isso. Mas eu não desisti de Boa Vista, e na segunda gestão eu vim com todo o meu secretariado e junto com a comunidade iniciamos a transformação que Boa Vista agora está experimentando. Quem mora aqui sabe disso! O distrito agora parece outro, está muito mais bonito que antes. Nós modernizamos o bairro e valorizamos o povo trabalhador que mora e vive aqui. E nós iremos fazer muito mais ainda, vocês podem acreditar”, disse Pátio.

Veja Mais:  Prefeitura de Rondonópolis paga salário de servidores nesta terça (30)

Durante a reunião ampliada, o prefeito debateu inúmeras demandas da comunidade e se comprometeu em atender a praticamente todas elas. Pátio inclusive anunciou já para a próxima semana, uma ação da Secretaria de Habitação e Urbanismo, que vai estar no Distrito realizando um levantamento mobiliário para a legalização e regularização fundiária do bairro.

Ele também revelou que já foram licitadas as obras para a instalação de alambrado e plantação de grama do campo de futebol; garantiu a continuidade das obras de drenagem e asfaltamento da segunda parte do Distrito que fica na outra margem da rodovia; assumiu a responsabilidade da instalação da iluminação pública de acesso às ruas do distrito, que originalmente seria de responsabilidade do DNIT, e se comprometeu a urbanizar as vias de acesso às duas partes do bairro.

LOTEAMENTO SOCIAL

Ouvindo a comunidade, o prefeito se comprometeu ainda em adquirir uma área particular no Distrito para a criação de um loteamento social; nos moldes dos dois que estão sendo criados aqui na cidade, onde serão instaladas mais de 3 mil famílias carentes. Nessa futura área o prefeito pretende instalar ainda, pescadores da Colônia Z3” e construir tanques de piscicultura para que os mesmos possam trabalhar de forma sustentada criando peixes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), vai plantar cerca de 200 mudas de árvores nativas e ornamentais nos canteiros e calçadas do distrito, bem como instalar 50 lixeiras pelas ruas do bairro, onde os moradores poderão descartar seu lixo, sem sujar as ruas e calçadas.

Veja Mais:  Prefeito participa de missa de corpo presente e das últimas homenagens a Dom Juventino

A Secretaria de Educação (SEMED), vai iniciar na próxima semana o programa de “Busca Ativa”, de casa em casa, a procura dos pais, para que os mesmos garantam os diretos dos seus filhos à escola e os matriculem na creche, e na educação infantil.

A Secretaria de Saúde, garantiu o restabelecimento dos atendimentos médicos e odontológicos semanais no novo PSF, bem como os demais atendimentos rotineiros de saúde, coordenados pela enfermeira Sônia Erci Dias.

Sobre o frigorifico/abatedouro de peixes, recém-construído, o prefeito consultou seus secretários sobre o motivo do mesmo ainda não estar em funcionamento e descobriu que entraves burocráticos de mercado como: fornecimento de máquinas, insumos e equipamentos impediram o seu funcionamento; mas que dentro de no máximo 60 dias, eles estarão resolvidos e o abatedouro deverá entrar em pleno funcionamento, beneficiando toda a comunidade de piscicultores da região.

Ao final da reunião o prefeito anunciou para os próximos 30 dias, um grande mutirão social, o primeiro deste ano, que irá reunir todas as secretarias da administração, para estar em Boa Vista e atender todas as demandas possíveis do Distrito, que ainda por ventura não tenham sido atendidas.

Descerramento da placa de inauguração do PSF do Distrito de Boa Vista…

Comentários Facebook

Rondonópolis

Tecnologia 5G que irá melhorar produtividade no agronegócio é lançada em Rondonópolis

Publicado

Projeto piloto está sendo testado em fazenda modelo do IMA

Foto: Assessoria

Uma nova tecnologia que irá possibilitar aumento da produtividade e inovação para soluções no agronegócio. Essa é a proposta da 5g Standalone, ferramenta apresentada na terça-feira (11) pelas empresas de telecomunicações TIM e Nokia, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e a ConectarAgro.

O piloto do projeto foi demonstrado na área rural do município de Rondonópolis (240 km de Cuiabá), na sede do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA). Na apresentação, transmissões em tempo real de vídeos feitos em 4k e produzidos a partir de imagens obtidas por drones. A tecnologia permite, por exemplo, fazer a inspeção do plantio em tempo real.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do lançamento e exaltou a possibilidade que os agricultores passarão a ter de controlar em tempo real o manejo do plantio. “Temos que democratizar a tecnologia 5G, fazer com que ela seja acessível a todos. Essa é uma ferramenta que irá melhorar a produtividade e muito”.

Para o presidente da ConectarAgro, Gregory Riordan a tecnologia viabiliza uma série de benefícios que ultrapassam o plantio, e permeiam a inclusão digital. “Consegue-se produzir melhores dados para análise o que possibilita por exemplo, redução de agroquímicos, diminuir número de incidentes. Além disso, ela facilita a educação formal e técnica”.

O presidente da Ampa, Paulo Aguiar, explica em linhas práticas, de que forma a 5g Standalone impulsiona a produtividade. Ele pontua que ela permite que o produtor inspecione o plantio, habilitando soluções que podem ser aplicadas à colheita e ao manejo agrícola. Além disso, a gestão de equipamentos e a intercomunicação são facilitadas.

Veja Mais:  Câmara Municipal de Rondonópolis devolve 500 mil em economia para combate ao Covid

“Isso é algo que viabiliza uma resposta rápida no dia a dia. Permite que o produtor rural monitore de forma instantânea por 24 horas ao dia o que está acontecendo nas lavouras. Os dados são enviados diretamente para a pessoa que pode solucionar os problemas. A informação é rápida, confiável, possibilitando decisões mais assertivas”, ressalta Aguiar

Participaram ainda do evento de lançamento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o vice-presidente de negócios da TIM, Paulo Gouveia, o Senador Wellington Fagundes, os Deputados Federais Sérgio Souza e Alceu Moreira, presidente e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio.

Também estiveram presentes Alexandre Schenkel, presidente do Sindicato Rural de Campo Verde e lideranças associativas e sindicais regionais e estaduais.

NOVA TECNOLOGIA

A 5G Standalone é uma ferramenta que independe da estrutura da 4G para funcionar e está sendo encampado pelas empresas de comunicação e Ampa, com o apoio do Conectar Agro. O projeto que foi apresentado ao agronegócio, é o segundo de uma série de 20 que o Ministério das Comunicações apresentará até o fim do ano para diferentes áreas.

O primeiro, foi demonstrado na semana passada, com a ativação de rede do Palácio do Planalto, em Brasília.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura e Sanear buscam recursos para obras de saneamento em Brasília

Publicado


O diretor geral Interino do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) Hermes Ávila de Castro juntamente com o representante do escritório de Rondonópolis em Brasília Paulo José Correa se reuniram na última terça-feira (11) na Secretaria Regional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR com o secretário da pasta Pedro Maranhão e o deputado Federal José Medeiros para tratar da liberação de recursos que serão investidos em obras de saneamento básico em Rondonópolis. 

“Esta reunião tem o objetivo de trazer recursos para melhorar e atingir a universalização do saneamento em Rondonópolis, que já possui mais de 92% de rede de esgotamento sanitário e trata 100% do esgoto coletado”, disse Hermes Ávila.

O bom desempenho da Autarquia rumo à universalização do saneamento no cenário Nacional já rendeu o prêmio pela primeira colocação do Centro Oeste no quesito cidade de grande porte no Ranking da Universalização do Saneamento nos anos de 2019 e 2020, oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). E também, o prêmio do Instituto Trata Brasil 2019, por ser a Cidade com uma das melhores iniciativas em prol ao avanço do saneamento básico de todo o país.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Kalynka cita segurança e questiona centralização de vacinas na Escola Pindorama
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis e Sanear buscam recursos para obras de saneamento em Brasília

Publicado

Foto: Assessoria

O diretor geral Interino do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) Hermes Ávila de Castro juntamente com o representante do escritório de Rondonópolis em Brasília Paulo José Correa se reuniram na última terça-feira (11) na Secretaria Regional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR com o secretário da pasta Pedro Maranhão e o  deputado Federal José Medeiros para tratar da liberação de recursos que serão investidos em obras de saneamento básico em Rondonópolis.

“Esta reunião tem o objetivo de trazer recursos para melhorar e atingir a universalização do saneamento em Rondonópolis, que já possui mais de 92% de rede de esgotamento sanitário e trata 100% do esgoto coletado”, disse Hermes Ávila.

O bom desempenho da Autarquia rumo à universalização do saneamento no cenário Nacional já rendeu o prêmio pela primeira colocação do Centro Oeste no quesito cidade de grande porte no Ranking da Universalização do Saneamento nos anos de 2019 e 2020, oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). E também, o prêmio do Instituto Trata Brasil 2019, por ser a Cidade com uma das melhores iniciativas em prol ao avanço do saneamento básico de todo o país.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Câmara Municipal de Rondonópolis devolve 500 mil em economia para combate ao Covid
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana