Rondonópolis

Prefeitura constrói mais uma creche, agora no Jardim Dom Bosco

Publicado


O projeto da Administração Municipal de ampliar a rede de educação infantil na cidade segue firme, e mais uma, das 22 creches idealizadas pelo poder público, saiu do papel. 

Desta feita ficou pronta a CMEI- Maria Amélia de Araújo, localizada no bairro Jardim Dom Bosco, que possui uma capacidade de atender 188 alunos em dois turnos: matutino e vespertino ou 94 crianças em período integral. 

Segundo informações do engenheiro civil e fiscal da Semed, Hélio Farias, essa nova unidade educacional tem uma área construída de 775,85 metros quadrados e uma área de ocupação de 891,68 metros quadrados sobre um terreno de 1.575,00 m 2 e custou investimentos da ordem de R$ 1.943.292,46 em recursos do município. 

A creche possui uma infraestrutura que atende ao Projeto Padrão Tipo 2 do FNDE, desenvolvido pelo Programa Pró-infância, e atenderá alunos de 0 a 5 anos e 11 meses distribuídos em salas da seguinte forma: Creche: para crianças de 0 até 3 anos e 11 meses de idade sendo: Creche I, de 0 a 11 meses; Creche II, de 1 ano até 3 anos e 11 meses; Creche III, de 2 até 3 anos e 11 meses e, Pré-Escola: para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses de idade. 

Ainda conforme o engenheiro, as escolas de Ensino Infantil do “Tipo 2” por padrão, possuem 2 blocos distintos, sendo eles: Bloco A e Bloco B. 

 No Bloco A temos os seguintes ambientes: hall de entrada; administração; sala de professores/ reuniões, fraldários/depósitos / creche1, sala de atividades creche 1, amamentação creche 1, solário, sanitários acessíveis adultos masculinos e femininos, lactário, copa dos funcionários, lavanderia, rouparia, vestiário masculino e feminino, cozinha, despensa, varanda de serviços e pátio de serviços. 

Veja Mais:  Após intervenção de vereadores e deputados estaduais, 20 leitos de UTIs Covid-19 entrarão em funcionamento neste domingo (11) em Rondonópolis

Já o bloco B contempla 1 sala de atividades para a Creche II, 1 sanitário infantil, 1 sala de atividades para a Creche III contendo 1 sanitário PNE infantil; 2 solários, sala multiúso, 2 salas da pré-escola, 1 sanitário infantil, e almoxarifado, além de abrigar o setor de telefonia e elétrico. 

Além disso, a unidade conta com mobiliário e equipamentos novos, ambiente climatizado, um pátio coberto/refeitório e um playground. 

Vale dizer que o entorno da unidade é todo gramado e possui ainda um espaço de areia para atividades lúdicas. 

Para melhor segurança das crianças e servidores a creche foi dotada de uma cobertura estruturada com telhas termoacústicas que isolam o calor e os sons externos. 

No entanto, é preciso ressaltar que a Prefeitura tem se esmerado em construir unidades de educação infantil em todos os cantos da cidade, seguindo os altos padrões de qualidade do Ministério da Educação, o que possibilita um ambiente saudável, de melhor acolhimento, e que acaba refletindo na qualidade do processo de ensino aprendizado ofertado. 

Sem contar que construir creches é um ato de resgate da cidadania da população mais carente, que não tem onde deixar os filhos menores quando precisa sair para o trabalho e carece destes espaços públicos de qualidade.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeitura cumpre Decreto Estadual e aguarda nova classificação para fazer mudanças

Publicado


A Prefeitura de Rondonópolis está cumprindo na íntegra o Decreto Estadual, conforme a determinação da Justiça, que prevê restrições durante o combate a pandemia da Covid-19. O município que registrou queda na fila de espera por leitos de UTI espera baixar a classificação de risco passando de ‘Muito Alta’ para ‘Alta’.

 Uma comissão de vereadores se dirigiu até a Secretária de Estado de Saúde nesta segunda-feira (12) e protocolou pessoalmente em Cuiabá, uma solicitação de reclassificação do município. A classificação feita pelo Governo do Estado acontece semanalmente sempre as terças-feiras.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Vinicius Amoroso, “até que não tenhamos uma resposta quanto a reclassificação, o município segue cumprindo o decreto do Estado. Assim que tivermos uma resposta da Secretaria Estadual de Saúde, o município poderá fazer mudanças nas restrições e publicar um novo decreto dentro da situação existente e imposta pelo Estado”, explicou.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Após intervenção de vereadores e deputados estaduais, 20 leitos de UTIs Covid-19 entrarão em funcionamento neste domingo (11) em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Exposição da artista Marlene Trouva vai até domingo no shopping

Publicado

O Projeto “MARLENE TROUVA: Cor da Arte no Cerrado” quer evidenciar que a obra da artista tem por objetivo transformar, dar relevo e textura e colorir o vazio cotidiano existente com leveza, de forma encantadora, profunda e significativa. É um projeto individual e original em sua essência e expressão pois Marlene trabalha com encáustica, uma técnica de pintura conhecida como pintura a fogo, desenvolvida pelos gregos desde o século V A.C., na qual os pigmentos de cor são diluídos em cera quente. Ela também trabalha com cera fria.

Os pontos fortes da técnica, os quais encantam a artista são o relevo e a textura.

Em suas palavras: “A característica mais marcante em meu trabalho é a textura e o relevo produzido nos trabalhos com encáustica. Ela faz parte da minha vida! Me apaixonei por essa técnica justamente porque ela me possibilita criar uma gama de texturas e relevos na tela, de forma que eu consigo representar, do meu jeito, explorando o colorido do cerrado mato-grossense.” Quando fez o curso, os principais pontos que chamaram a atenção da artista foram: o desvendar de uma técnica milenar, o efeito produzido por ela e o fato de a cera de abelha ser uma matéria prima orgânica.

O fato de criar suas próprias obras, restaurar peças sentimentais, entre outras e ministrar cursos de pintura em tela para alunos em seu ateliê e no SESC-Rondonópolis, Trouva evidencia seu compromisso e cuidado em manter e preservar a cultura regional.

Veja Mais:  Exposição da artista Marlene Trouva vai até domingo no shopping

O evento pandêmico despertou Marlene quanto a inserção de cores, habilidades e técnicas sobre a tensa realidade do panorama atual, e para tanto, tem se superado e desdobrado criatividade sobre telas e painéis, tornando suportável, o momento vivido.

A ideia dessa proposta vem da efervescência criativa em meio ao isolamento social e a originalidade e caráter pictórico único dessa artista, no centro de uma crise sem precedentes na História, vem impactar a cena cultural de Mato Grosso e Rondonópolis e atrair o interesse público para uma forma de expressão artística milenar.

Para tanto, será realizado um documentário – Curta Metragem – registro digital, de intensa criatividade e imaginário, pois Marlene Trouva driblou as adversidades em 2020 e ressurgiu em 2021 com novo fôlego de vida e habilidade técnica singular, fomentando uma produção de caráter interativo, para todo o Estado de Mato Grosso. A exposição segue até domingo (18/04), das 8 às 19 horas, no Rondon Plaza Shopping. A entrada é gratuita.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Vereador Ozeas Reis (PP) e Vereador Marisvaldo (PSL) estiveram reunidos nesta manhã na Secretaria Municipal de Saúde

Publicado

 

Vereador Ozeas Reis (PP) e Vereador Marisvaldo (PSL) estiveram reunidos nesta manhã na Secretaria Municipal de Saúde. Vereador Ozeas Reis (PP) e Vereador Marisvaldo (PSL) estiveram reunidos nesta manhã na Secretaria Municipal de Saúde, oportunidade em que foram prontamente recepcionados pelo Secretário Vinicius Amoroso, foram levadas diversas demandas que beneficiará a população rondonopolitana, por fim, o Sr. Vinicius se comprometeu em atende-las.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Exposição da artista Marlene Trouva vai até domingo no shopping
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana