conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Cidades

Programa Siminina recebe palestras sobre violência e diversidade racial

Publicado

As 16 unidades do Programa Siminina recebem periodicamente no decorrer do ano, palestras educativas. Esta semana, as meninas das unidades dos bairros Dr. Fábio e Sucuri, participaram de palestras voltadas na formação e crescimento pessoal. Temas como prevenção de violência contra criança e diversidade foram abordados e discutidos.

Um forma de fácil entendimento em formatado em vídeos, slides, dinâmica e com uma linguagem fácil e simples, totalmente adequada para a faixa etária do programa, foi assim que cerca de 30 meninas participaram das palestras.

Na unidade do bairro Dr. Fábio, a professora Carmem Cenira, abordou o tema “Vozes da infância com a diversidade”, o principal foco da palestra era mostrar para as alunas sobre a diferença racial que existe na sociedade. Ela destaca que a abordagem desta temática da diversidade, especificamente a questão racial, se torna fundamental para a mudança de posturas e atitudes tendo em vista uma sociedade mais justa e humanizada. Ao problematizar essa questão com crianças e adolescentes permite que ideias e concepções equivocadas sejam desconstruídas. “É fato que ainda vivemos em uma sociedade racista e sexista. Isso significa que a escuta e diálogo são necessários para que haja o respeito as diferenças”, observa.

De acordo com Carmem, a partir do suporte didático, o livro Cabelo Ruim? As história de três meninas aprendendo a se aceitar. Da autora Neuza Batista Pinto e possível estabelecer um debate sobre os vários temas que configuram verdadeiros dilemas como identidade, auto estima, discriminação, preconceito racial, etc. “Penso que tratar sobre essa questão, nos espaços educativos e sociais permite que nossas crianças cresçam aprendendo a respeitar o diferente e não hostilizar outras pessoas porque têm características diferentes da sua, ou uma religião diferente. Por isso a ideia de dialogar com crianças e adolescentes do Programa Siminina sobre o tema”, reforça Carmem.

Veja Mais:  Prefeito se reuniu com vereadores para tratar de projetos para o município

Já na unidade do bairro Sucuri, a professora Vânia Araújo, destacou o tema “Prevenção de violência contra criança e adolescente”, ela ressalta que essas abordagens que envolvem violência sexual, psicológica e física são, na maioria das vezes, descobertas por meio deste trabalho que é realizado em projetos e escolas.

Um dos principais temas de violência abordados durante a palestra foi de casos ligados à internet, dado o fato de que a criança e ao adolescente, muitas vezes, não fazem a ideia de quem está por trás das redes sociais. “Atualmente um grande perigo que temos que atentar as crianças é o uso da internet, na maioria das vezes por inocência e falta de orientação a criança acaba sendo assediada por meio deste meio de comunicação por isso a atenção deve ser redobrada”, observa.

A metodologia desse trabalho preventivo é realizada, em primeiro momento, com orientação desenvolvida junto às coordenadoras e monitoras do programa Siminina e, posteriormente, é levado para as salas de aula.

 

Comentários Facebook

Cidades

Nasf cria projeto para cuidar dos servidores da saúde

Publicado


.

Os servidores da saúde municipal de Sinop estão sendo assistidos pela equipe do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF/AB) – gerido pelo Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV) – por meio do projeto Cuidando de quem Cuida. Os profissionais estão recebendo atendimento individual psicológico e participam de grupos de pilates, auriculoterapia, arteterapia, roda de terapia integrativa e, ainda, desenvolvem trabalhos com hortaliças e jardinagem.

Conforme a assistente social Lidionete Pedrina Borges de Sales, o intuito do projeto é fortalecer o emocional e ampliar o bem estar dos servidores que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. “Todo o trabalho iniciou após ouvir os anseios deles e assim estamos dando sequência neste projeto, sempre abrindo espaço para que todos os envolvidos possam participar trazendo sugestões e somando no crescimento desta ação”, explica Lidionete.

Os atendimentos são realizados na Academia da Saúde. O local também é aberto para que os grupos realizem atividades físicas, obedecendo todas as medidas de prevenção ao contágio por coronavírus.

As Unidades Básicas de Saúde também são parceiras do projeto. No posto Primaveiras está sendo desenvolvida uma horta de ervas medicinais. “O trabalho com a terra tem muitos benefícios à saúde, relaxa, é uma fonte de energia e alegria”, acredita a assistente.

O primeiro encontro de roda terapia foi realizado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade Violetas. Além da assistência social, a equipe multidisciplinar é formada por profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia, nutrição, educação social e física.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Saúde vacina caminhoneiros contra H1N1 nesta quinta (28)

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Saúde vacina caminhoneiros contra H1N1 nesta quinta (28)

Publicado


.

Pela quinta vez durante a Campanha de Vacinação contra Influenza deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis vai realizar a distribuição das doses para os caminhoneiros. A partir das 8 horas desta quinta-feira (28), a Pasta vai estar no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-364, saída para Cuiabá. A aplicação da vacina vai ocorrer até acabarem as doses.

“Este ano, promovemos várias ações para vacinação contra H1N1 voltadas aos caminhoneiros em virtude deles fazerem parte de um público-alvo itinerante. Então, repetindo o evento em datas diferentes damos a oportunidade deles se vacinarem, já que, se em uma dessas ocasiões o profissional não estiver na cidade, pode estar em outra”, esclarece a gerente do Departamento de Saúde Coletiva da SMS, Gilceny Machado.

Está prevista para amanhã a distribuição de 150 doses. Além da imunização, a Pasta também estará realizando testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite.

“Já temos vários casos de motoristas com coronavírus”, lembra Gilceny, que explica: “Essa vacina não combate a Covid-19. Porém, como os sintomas das duas doenças são semelhantes, ao se vacinar, o indivíduo se protege contra o vírus Influenza e, com isso, elimina o diagnóstico de H1N1 caso apresente os sinais dessas doenças”.

Trabalhando com esse esquema de exclusão da Influenza e como a imunização acontece após duas semanas de tomada a vacina, com essa mobilização, a Saúde, além de facilitar a identificação da Covid-19 no paciente, também ajuda a reduzir a aglomeração nos postos de saúde.

Fonte: AMM

Veja Mais:  Saúde vacina caminhoneiros contra H1N1 nesta quinta (28)

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Prefeitura realiza transmissão online da prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020

Publicado


.

A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, por meio da Secretaria de Finanças, realizou na tarde de terça-feira (26), a Audiência Pública de prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2020. Além de ser presencial, a prestação de contas foi pela primeira vez transmitida ao vivo na página do Facebook da Prefeitura. A medida foi tomada como forma de prevenção e não propagação do novo Coronavírus (Covid-19). O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores, às 15h30 da tarde.

Em meio à pandemia mundial do novo Cornavírus (Covid-19), as lives em redes sociais por instituições públicas e privadas, vêm sendo apropriadas como uma ferramenta de aproximar e levar informação para à população, além disso, é um meio de evitar aglomerações e a propagação do vírus.  A iniciativa da transmissão ao vivo segue orientação 04/2020 do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e as medidas de prevenção do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e os decretos Estaduais 424/462/2020 e Municipais 27/41/43/2020.

O objetivo da apresentação e avaliação das metas em Audiência Pública é uma exigência estabelecida pelo Artigo 9º, paragrafo 4 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que possibilita um espaço transparente e democrático para os munícipes e aos poderes públicos. Em tempos de pandemia, a transmissão ao vivo pelo Facebook da à oportunidade para que todos participem.

Estiveram presentes na Audiência Pública de prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2020, o prefeito Egon Hoepers, as secretárias de Finanças Marlene Carnelocci, de Assistência Social Adriana Nogarolli Borsato, de Saúde Raquel Neves de Oliveira, os vereadores Amarildo Nicolau de Borba, Nelci Venturini Dal ´Oglio e Rosalina de Souza Oliveira, e o Contador do executivo municipal, Alan Reis.  

As metas fiscais do 1º Quadrimestre de 2020 foram apresentadas pelo assessor contábil Juliano Maestro, da ForGov Consultoria, que apresentou as expectativas, demonstração e avaliação dos números.

Os participantes presenciais da Audiência Pública respeitaram as orientações preventivas da Covid-19, como uso obrigatório de máscara, distância de 2,00 mts (metros) uma da outra, evitaram aglomerações, e utilizaram o álcool em gel na entrada do local do evento.

Audiência Pública teve a duração de 01 (uma) hora, e estava aberta para perguntas que possibilitou a participação de internautas e os que estavam presentes na audiência. A live contou com a colaboração do espaço e equipamentos da Câmara de Vereadores. Você pode assistir a transmissão na página oficial do da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Trivelato, no Facebok/Prefeitura Trivelato/Audiência Pública e no canal do Youtube/PrefeituraTrivelato/AudiênciaPública.

 

Veja Mais:  Prefeitura realiza transmissão online da prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020
Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana