Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Projeto começa a levar diversão, arte e cultura para praças

Publicado

A partir de agora, a população de Rondonópolis passa a contar com uma atração que oferece diversão, arte e cultura nas praças para as famílias. O projeto “Toda Praça é Arte”, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude de Rondonópolis, deu sua largada neste sábado (29), na praça do bairro Jardim Europa, e pretende ser uma opção de entretenimento saudável e gratuito aos moradores nos diferentes bairros do município.

A secretária adjunta de Cultura e Juventude, Éryka dos Passos Hill, explica que o projeto “Toda Praça é Arte” compõe o programa “Rondonópolis é Show”, proposto pelo prefeito Cláudio Ferreira, com o objetivo levar a cultura até a sociedade. “Nossa intenção é sair dos muros das nossas unidades e levar para a praça cultura, diversão e arte para toda a família”, externou.

Éryka informa que o projeto, dessa forma, vai ser realizado todos os meses em alguma praça distribuída nas regiões de toda a cidade. “Então, todos os meses nós estaremos em alguma praça com atividades de cultura e, em parceria com a Secretaria Adjunta de Esportes, também com as ações recreativas”, reforçou a secretária, informando que são os próprios servidores das pastas envolvidas que auxiliam nas atividades.

Adeildson José

A primeira edição do projeto, realizada no Jardim Europa, celebrou o Dia Internacional do Circo, com a apresentação do espetáculo circense Circo Du Cafundó, da Cia Du Cafundó. O público contou ainda com roda de capoeira com a Associação Rondonopolitana de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (Aradac), apresentação de Siriri, oficinas pedagógicas diversas e de swing poi, mediação de leitura com a escritora Rosilene Viana e aulão de ritmos e forró.

Veja Mais:  Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo passa a atender em novo endereço

A iniciativa é um alento para quem propaga ações culturais em Rondonópolis. A Aline Santos, da Cia Delmondes Dance, levou as crianças da Escola Municipal de Artes para fazerem uma apresentação de carimbó e siriri junto ao público do Toda Praça é Arte. “A gente precisa de mais iniciativas assim em vários bairros, pois tem alguns bairros de periferia que não têm esse acesso, de estar indo até um espaço para ter acesso à cultura. As minhas meninas mesmo ficam super felizes de estar nos bairros, de estar indo levar cultura”, analisou.

O público que compareceu na praça neste sábado também aprovou a iniciativa, apontando a carência de lazer e cultura na cidade. A professora Fernanda de Melo Cardoso levou as duas filhas para prestigiar a ação. “Achei muito importante porque faz falta esses momentos na sociedade, principalmente aqui no bairro da periferia. A gente sente vontade de ter esses eventos e, por isso, é muito importante. A gente vai curtir até o final. Eu acho que vai ser bastante divertido, elas estão preparadas pra se divertir”, afirmou.

Adeildson José

A aposentada Vânia Sosa também achou muito interessante o propósito do evento. “A minha neta faz parte do projeto do Centro Cultural, que eu acho muito importante, e vai apresentar hoje aqui a dança. Eu acho muito importante esse tipo de evento, porque isso aí contribui com as nossas crianças para aprenderem, tendo práticas saudáveis e para a comunidade. Eu gosto muito de participar, é um momento de lazer e descontração”, disse.

Veja Mais:  Vereadores mirins demonstram preocupação com a Santa Casa em Rondonópolis

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeitura realizará a primeira Copa do Trabalhador

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, realizará no próximo dia 1º de maio a primeira Copa do Trabalhador, um evento esportivo de futebol society. Todos os jogos vão acontecer no Estádio Engenheiro Luthero Lopes, das 14h às 18h50 reunindo profissionais de diversos setores em uma grande celebração de integração e lazer.

A iniciativa tem como objetivo valorizar os trabalhadores que constroem diariamente a cidade, proporcionando momentos de convivência e diversão, além de valorizar o futebol amador. A proposta é promover a pluralidade e inclusão, reunindo atletas homens, mulheres, idosos, crianças e pessoas atípicas, todos unidos pelo esporte.

A Copa do Trabalhador vai reunir aproximadamente 75 atletas amadores, distribuídos em 10 equipes. As equipes serão compostas por duas representações do funcionalismo público (Coder e Sanear), duas equipes do setor privado, duas equipes femininas, duas equipes de atletas atípicos e duas equipes mistas, formadas por homens, mulheres, idosos, crianças e pessoas atípicas.

O evento contará com a presença do prefeito Claudio Ferreira, da primeira-dama Alessandra Ferreira, além de secretários e autoridades locais.

De acordo com Bruno Serafim, gerente de Departamento de Esporte e Lazer, a Copa do Trabalhador carrega um forte simbolismo de gratidão e reconhecimento. Nossa proposta é resgatar o Futebol Amador e inserir no calendário anual esse evento esportivo, realizando todos os anos essa grande celebração. A ideia, inclusive, é que no próximo ano a competição tenha início em abril, com uma grande final no dia 1º de maio, acompanhada de premiações e troféus”, destacou.

Veja Mais:  Processo licitatório define empresas que realizarão a sinalização horizontal no centro de Rondonópolis

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

TRÂNSITO SEGURO: Ministério Público celebra TAC com o município de Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), representado pela promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis, titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis e pela promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, titular da 4ª Promotoria de Justiça Cível celebrou, na quarta-feira (23) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Rondonópolis visando a melhoria do trânsito.

A celebração do TAC põe fim a um procedimento administrativo instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis em 2023 e que resultou em inúmeras providências adotadas dentre elas a expedição de notificação recomendatória ao município de Rondonópolis no dia 12 de fevereiro deste ano, que culminou em acordo.

A Notificação recomenda a viabilização do pátio para depósito de veículos apreendidos em operações de fiscalização, oferecendo todos os serviços acessórios necessários e, ainda, diante da mobilização de vários setores da sociedade reivindicando melhorias no trânsito, o município de Rondonópolis, nessa nova gestão, encaminhou ofício no dia 20 de fevereiro, sinalizando positivamente para celebração do Termo de Ajustamento de Conduta.

O município de Rondonópolis, durante a instrução do procedimento administrativo, noticiou acerca da existência da Lei Ordinária nº 12.268/2022 e do Projeto de Lei nº 527/2023, visando alterar a referida Lei para incluir a possibilidade do serviço do pátio de apreensão e remoção de veículos ser prestado de forma direta pela administração pública ou por pessoas jurídicas de direito privado, nos moldes do art. 271, § 4º do CTB.

Veja Mais:  Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo passa a atender em novo endereço

A Lei nº 12.268, de 2022 prevê a criação e a instituição do pátio de apreensão e remoção de veículos apenas por concessão, tornando inviável a realização do processo licitatório por chamamento público, em razão da inexistência de série histórica de dados, números de veículos removidos, apreendidos e guardados no Município e a celebração do TAC confere segurança jurídica ao município de Rondonópolis na realização de chamamento público, visando credenciar empresas interessadas em realizar o serviço de guincho, remoção e depósito em pátio de veículos.

Segundo as promotoras de Justiça, o tema é de crucial importância para toda a sociedade e autoridades de trânsito na cidade de Rondonópolis em razão do elevado número de acidentes, o qual resulta na sobrecarga dos serviços de saúde e no aumento do número de vítimas com lesões graves, permanentes e, até mesmo, fatais.

Os dados estatísticos referentes a acidentes de trânsito que ocorreram no município de Rondonópolis entre os anos de 2022 a 2025 (somente janeiro) mostram que em 2022 ocorreram 3.102 acidentes, em 2023 houve um aumento de 449 acidentes (14,47%), totalizando 3.551 acidentes. Em 2024, houve uma leve redução de 28 acidentes (-0,79%), resultando em 3.523 acidentes. Já em 2025, até janeiro, foram registrados 668 acidentes, uma redução significativa de 2.855 acidentes (-81,04%), totalizando 10.844 acidentes no período.

Por outro lado, as lesões corporais culposas que ocorreram no município de Rondonópolis entre os anos de 2021 a 2024 foram 772 em 2021, 1.079 em 2022, 1.241 em 2023 e 1.238 em 2024, representando um aumento de 466 lesões (60,36%) no período, totalizando 4.330 lesões.

Veja Mais:  Procuradoria adota medidas judiciais e administrativas para garantir pagamento dos servidores de terceirizada da saúde

Já as mortes no trânsito ou em decorrência dele, no município de Rondonópolis, entre os anos de 2021 a 2024 foram 70 em 2021, 66 em 2022, 38 em 2023 e 60 em 2024, resultando em uma redução de 10 mortes (-14,29%) no período, totalizando 234 mortes.

Por fim, os danos materiais decorrentes de acidentes de trânsito no município de Rondonópolis, entre os anos de 2021 a 2024, foram 908 em 2021, 981 em 2022, 1.541 em 2023 e 2.024 em 2024, representando um aumento de 1.116 danos (122,91%) no período, totalizando 5.454 danos.

Diante deste cenário, a promotoras destacam a necessidade urgente de se desenvolver um projeto visando a implementação de ações de fiscalização e educação no trânsito e, para tanto, faz-se necessária a existência de um pátio de apreensão e guarda de veículos, além de serviços de remoção de veículos, de fiscalização eletrônica, readequação semafórica, melhoria da sinalização vertical e horizontal, projetos de educação de trânsito e publicitários, dentre outros, obrigações que foram assumidas no Termo de Ajustamento de Conduta.

Ato simbólico – A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Estadual e o município de Rondonópolis será realizada de maneira simbólica, em solenidade que ocorrerá na data de 28 de abril, às 9h, no Tribunal do Juri – Fórum de Rondonópolis, ocasião em que se farão presentes autoridades de trânsito como o Tenente Coronel Wanderson da Silva Sá – Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Rondonópolis, Audynei Rocha Almeida – Chefe da 2ª Delegacia da PRF, Wagner Plaza Machado Júnior – Juiz de Direito do 2º Juizado Especial e Maria das Graças Gomes da Costa – Juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude, além da promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, que representará o Ministério Público Estadual.

Veja Mais:  Saúde tem ouvidoria para garantir os direitos dos usuários

Acesse aqui o TAC.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura comemora 70 anos de Vila Operária com festa na Praça Bom Jesus

Publicado

Celebrando sete décadas da Vila Operária, a população ganhou uma festa na tarde desta sexta-feira (25), na Praça Bom Jesus. Por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria de Promoção e Assistência Social, a Prefeitura de Rondonópolis organizou o evento.

A comemoração na região central do distrito contou com atividades culturais como pintura em aquarela e desenho, apresentações musicais, baile para a melhor idade e distribuição de caldo de feijão, refrigerante, pipoca, picolé, algodão-doce, bombom, e claro, bolo de aniversário.

“Hoje é motivo de alegria, confraternização com a comunidade. Estou muito feliz que a comunidade veio em peso participar”, comentou a primeira-dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira.

A Vila Operária foi fundada em 25 de abril de 1955, sendo o primeiro bairro constituído na cidade e atualmente é a região mais populosa de Rondonópolis. E, apesar disso, não recebe investimentos públicos há um bom tempo, conforme lembrou o prefeito Cláudio Ferreira, citando como último grande aporte de recursos para a região, a construção da Mata Grande.

“Faz mais de 20 anos que a Vila Operária não tem um grande investimento, mas agora vai ter, será o maior investimento. Vai receber aqui a nova Policlínica [na Avenida Bandeirantes], um investimento na casa de 50 milhões de reais, que vai congregar equipamentos de alta tecnologia, atendimento de saúde especializado, exames de imagens, Vamos fazer uma coisa linda”, citou o prefeito.

Veja Mais:  Procuradoria adota medidas judiciais e administrativas para garantir pagamento dos servidores de terceirizada da saúde

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana